Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vista x64 ou XP???


RaphaLira

Posts recomendados

olá caros companheiros, espero a ajuda de vocês pra resolver este problema...

uma amiga minha aqui do serviço comprou um notebook (ou será um netbook??) com as seguintes configurações:

Intel Pentium Dual Core T2390 - 1,86 GHz 1Mb de cache (aceita x64)

HD Western Digital Caviar - 160 Giga

memoria ram 3 Gb

placa de vídeo compartilhada de 338 mb (nao sei, mas acho q é um chip intel)

resumindo o modelo: um Intelbras i39 (promoção pra aumentar a memória).

e veio com um linux instalado, mas como ela nao sabe mexer muito bem, me pediu pra formatá-lo e utilizar qualquer SO que eu achasse melhor...

meu ponto de vista é: com um XP, o pc ficaria razoavelmente rápido, mas já se pode considerar um sistema meio que "ultrapassado"...

ela possui DVD do windows vistar starter original, mas eu nao coloquei porque o starter nao gerencia 3 gigas de memoria, apenas 1...

eu também possuo uma licença do vista ultimate x64,

a pergunta que lhes faço é a seguinte:

com o ultimate x64, um pc como esse ficaria lento?

visto que a maioria das pessoas que reclamam do vista o consideram ruins, mas a grande parte delas tem pouca memoria ram!! (uso o windows 7 x64 e gosto muito do desempenho dele)

ou devo instalar o windows xp q já é reconhecido pela velocidade, mas o considero velho e sem suporte para alguma inovações, tais como o aero, readybost (ou boost??) e por aí vai???

por favor, ajudem-me na decisão urgente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem... eu iria de Windows XP, o desempenho será excelente, enquanto no Vista Ultimate poderá ser até satisfatório, mas também pode ser irritante prum notebook... vale lembrar que a disponibilidade de drivers costuma ser limitada pelo fabricante, então pode ser uma dor de cabeça adicional encontrar drivers x64.

Acho que prum note segurar legal o Vista Ultimate x64 ele precisaria de 4gb de ram, um core 2 duo e um chip gráfico mais potente, como os da série HD da ATI...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é lord, o fato é q sendo x64, ele naturalmente já é bem mais rápido (algumas coisas) do que um x86, que é lento

e como o pc tem 3 giga de ram, penso eu q seu desempenho nao seria muito afetado.

minha observância é porque o xp é antigo, pra fazer todas as atualizações iria demorar uma década e eu acho q ele nao tem suporte ao leitor biométrico (digital)...

na verdade, nao sei nem se o vista também tem isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Confira no site do fabricante do notebook ou do leitor que drivers estão disponíveis e para qual sistema eles são... pode ser que você decida por ae.

E concordo que o sistema x64 é mais rápido e gerencia mais memória, mas não é o caso, pois os 32 bits também trabalham com 100% dos 3gb... mas nem é pela RAM, o Pentium D é um pouco fraco pro Vista tanto 32 bits como 64, ainda mais versão Ultimate... e o chip gráfico da Intel, se for o GMA, também é fraco pra trabalhar com o Aero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po cara, agradeço muito a ajuda,

mas sofro de um mal muito estranho, a curiosidade...

então estou instalando o ultimate x64, fazer alguns testes práticos com ele, e se nao funcionar muito bem, realmente voltarei para o xp...

mas estou confiante no ultimate, embora seja uma confiança um pouco desacreditada, pois eu mesmo nunca indiquei vista pra ninguem, sempre o XP (apesar de que agora eu recomento o windows 7, que é muito bom, embora seja uma versão beta!!! ele promete!)

voltarei a postar sobre a minha tentativa...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu acabei de formatá-lo e estou nesse exato momento instalando seus drivers...

ele veio com um dfd de instalação e para minha surpresa (e alegria), possui os drivers pra TODOS os componentes...

e o que é o melhor, realmente impressionante, é q o integrador - montador - fabricante, disponibilizou os drivers de 64 bits de todos os perifericos que possuem tal recurso...

ja instalei vga (intel 965 - 256 + 128 compartilhado (eu acho)), até o driver do touchpad tb é x64...

ainda nao terminei, mas quando finalizar, postarei aqui o índice de experiencia do usuário dado pelo vista :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha...

O maior problema do Vista, como todos dizem, é o alto consumo de RAM. Mas não satisfeito, fiz um teste aqui em casa segunda, por coincidência.

QUando eu tinha o XP x64, notava o win usando 600 mb, 700 mb aprox. de RAM. Dai quando abria um jogo (HL² por exemplo), o Win usava 1.3, 1.5 gb de RAM.

Com o Vista (modo full, com Aero, etc), noto que ele usa normalmente 1.1 a 1.3 gb de RAM aprox. Quando abro o mesmo jogo, ele consome +/- 1.5 gb de RAM.

Então, conclui que quando se tem uma maquina boa, o consumo de RAM no VIsta é aprox. o mesmo do XP. Talvez a parte grafica do VIsta seja mais potente e use uns 300 mb a mais (Aero), mas em aplicações como games, pelo menos comparando com o HL², o consumo de RAM foi +/- semelhante.

Portanto, com 3 Gb de RAM, pode colocar o Vista (eu tiraria a função Aero e alguns itens graficos para melhorar o desempenho) e seja feliz! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o consumo de ram dele está por volta disto aí mesmo!!

todos os drivers instalados, aplicativos também ja estão prontos pra uso e terminando de instalar o SP1...

realmente fique bastante satisfeito com o resultado e desempenho dele, ainda mais por estar em um notebook (começo a perceber que talvez o problema, seja que a grande maioria dos usuarios q usaram o vista e o difamaram se deva ao fato de possuirem note's com apenas 1 GB de ram)

também baixei os "ultimate extras" como o tinker eu acho (sons do windows) e também o mais interessante de todos... o dreamscene, que permite a utilização de vídeos como papéis de parede ( muito legal mesmo)

no primeiro indice de experiencia feito, a nota ficou em apenas 2,5 sendo o as seguintes notas:

processador: 4,7

memoria (ram): 4,0

Elementos graficos (aero): 2,5

gráficos de jogos: 2,9

disco rígido primário: 5,3

considero relativamente pouco, porém, isso pra mim foi insignificante, pois ja havia utilizado pc's com indices maiores porém absurdamente lentos!

agora, com todas as aplicações instaladas, farei um novo teste de índice de desempenho, apenas pra atualizá-lo, pois eu considero q isso nao qualifica nem pra melhor nem pra pior o pc

(me questiono se essa "rapides" se deve ao fato de ser uma versão x64, e se na de 32 bits, ele ficaria "lento")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, service pack 1 instalado e novo indice de experiência:

processador: 4,9

Memória (ram): 4,1

Elementos gráficos (aero): 3,0

Gráficos de jogos: 3,2

disco rígido primário: 5,3

interessante o aumento das notas, tudo isso graças as instalações de atualizações do vista!

obrigado a todos que opinaram e me ajudaram em mais esta questão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O índice de experiência não deve ser levado muito a sério, como você mesmo disse, é normal ver máquinas mais lentas com índice maior do que isso... mas são bons números, 3.0 prum vídeo Intel...

Bem, não sei se vai instalar o XP, mas acho que você deveria levar em consideração outros fatores de comparação entre os sistemas, como velocidade de boot e duração da bateria com/sem aero e com XP e desempenho dos programas que vão ser mais usados.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim sim, também fiz essa comparação, a minha preocupação era justamente com os aplicativos que mais seriam usados (por uma professora)...

e o pacote office enterprise 2007 caiu como uma luva...

e ajustei o gerenciamento de energia (porque duvido q ela saiba fazer isso) para o modo "economia de energia", que automaticamente (desde q a fonte de alimentação externa) desativa o tema aero - com o dreamscene (sabe como é né, mulher gosta de coisa enfeitada), poupando e muuito o consumo e consequentemente prolongando o tempo de uso da bateria,

com toda certeza, o xp ficaria mais rápido, porém, pelo desempenho apresentado, fiquei "satisfeito" e o tempo de boot dele está "normal", embora demore apenas um pouco mais quando é necessário reiniciá-lo para completar o processo de atualização!

pessoalmente, se eu estivesse formatando esse note pra mim, eu sem sombra de dúvidas, usaria o windows 7 x64... eu o uso no meu pc pessoal, esse da assinatura, e o seu desempenho realmente supera qualquer outro SO anterior, mesmo xp (exceto os linux, que sao muito leves :D)

mas nem pensei nessa hipótese porque ele é só em inglês e a pessoa pra quem eu fiz essa formatação nao saberia mexer, pena

testem-no, o 7, e surpreendam-se

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Seven é muito bom mesmo! Eu instalei ele no meu pc de casa e, comparando se pelo indice de experiencia, ficou bem acima que o Vista (5.7 para 6.5).

O grande problema ainda é ser beta. Minha vga não se deu bem com seu ultimo update, dai só crash ao iniciar. Desisti e voltei para o Vista mesmo.

Assim que sair uma RC ou a final, estarei instalando imediatamente! :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou aproveitar o nome do topico (eu ia criar um agorinha com esse nome)

to pensando em formatar meu pc e to em duvida c mantenho o XP ou c coloco o vista x64

minhas configs:

Core 2 Duo E8500

2gb de ram

Radeon HD4850

uso o pc pra games e tb pra faculdade (faco ciencias da computacao)....

vale a pena fazer a troca do SO ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou aproveitar o nome do topico (eu ia criar um agorinha com esse nome)

to pensando em formatar meu pc e to em duvida c mantenho o XP ou c coloco o vista x64

minhas configs:

Core 2 Duo E8500

2gb de ram

Radeon HD4850

uso o pc pra games e tb pra faculdade (faco ciencias da computacao)....

vale a pena fazer a troca do SO ?

Pra seu caso que usa o PC com Gamer, o melhor seria XP 32bits, o XP x64 da muitos problema de incompatibilidade, porém, é bom dar uma olhada no Windows 7 quem mesmo na versão beta, mostrou melhor desempenho.

Um teste:

Um teste onde se mede duas configurações, um High e outra Mid e o uso do Directx10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu usava o XP x64 e tive problemas para instalar o PES2008 só.

Agora uso o Vista x64 e não tenho problemas de incompatibilidade nenhum com games. É um pouco de mito esse negocio de incompatibilidade. Olhe os games que tenho no pc:

PES2009, Call of Duty 4, CS 1.6, DoD, HL, HL², CSS, DoD Source, Swat 4, Resident Evil 4, Moto GP 2. Tenho mais uns 3 em cd, sem instalar, mas rodam normal: Star Wars Jedi num sei o q, LoK Return of the King e mais um q num lembro o nome.

O que eu não sei se vale a pena no seu caso é ter somente 2 gb de RAM. Precisaria fazer uns testes, eu tenho 4 gb e meu pc consome 1,1 a 1,3 gb se ficar paradinho no desktop. Rodando HL² ou CoD4, fica em torno e 1,5 gb o uso de ram.

Quanto ao Windwos 7, não é bom usa-lo, somente para testes. Por mais que ele esteja melhor que o Vista, é uma versão de teste e seu periodo de avaliação expira. Então não tem vantagem nenhuma instalá-lo agora se você pretende usar o pc para tarefas do dia-a-dia.

Eu usei o Seven pois tive que formatar o pc, mas houve incompatibilidade do driver da ATI da minha vga com o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!