Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

extensorcontroleremoto.png

Eu fiz este esquema para controlar um decodificador da sky de outro comodo.

mas antes de colocar a mão na massa quero saber se irá funcionar, ou se tem alguma coisa errada, pois eu que fiz e não sei se está certo.

vou utilizar um módulo infra de 38khz da sharp retirado de um vcr GP1U21X. aqui o datasheet deledatasheetgp1u521x.png

sugestões e criticas são bem-vindas.

Postado

olá amigo ... eu já pensei numa parada dessa também ...

acho que o seu vai funcionar sim ..bom tirando o led né acho que fica melhor. ou deixando o led e mudando o valor do resistor ..

mais assim eu pensei em montar um sem fio .saca .

a mesma coisa que você quer fazer mais monta um transmissor e um recptor de RF . no lugar de usar fios

.que ae poderia ser bem bacana para varias coisas .

mais queria saber como transmitir isso via RF .sera que por audio dá ? se tiver uma ideia sera também bem vinda kkkk

Postado

eu tenho um esquema por RF, mas queria saber se o esquema que eu fiz está correto, quanto aos valores, etc.. não quero queimar nada, pois só tenho um modulo.

Extensor Controle Remoto por RF:

cpiadereceptorrfmodulad.th.jpg

Postado

amigo obrigado pelo circuito . era o que eu queria mesmo .. vai me ajudar em uma ideia que eu tive aqui ... e pela sua boa votadade eu vou montar esse seu circuito aqui agora ..to indo pra bancada ! eu tenho ums modulos desses aqui hehehe...e daki a algumas horas eu volto com fotos e resultados ok?

abraços

olá amigo tentei aqui .mais deu tudo errado(_(

primeiro eu dei uma olhada no circuito e montei .mais o trosso fica aceso direto ..

.. vou falar o que eu percebi ...

bom em primeiro esse resistor de 10K não existe isso ae ..porque com ele ai o transisto vai ficar armado direto .

o transisto tá muito sensivel com esse resistor de 47k se você colocar o dedo nele ele já arma o transisto e acende o led ..tanto o led comum como o led emissor também ..claro né eles estão em serie ....

eu tentei fazer uma balança para o terra com um resistor para diminuir a sensibilidade do transisto .mais até agora sem sucesso.. dei uma parada por hoje mais amanha eu continuo ...

odeio fazer uma coisa e não funcionar :angry:

mais eu vou tentar até dar certo :cool:

se algum amigo ae tiver uma dica .vai ser bem vinda

abraços ...

Postado

E aí meus amigos!

Só queria dar os parabéns (hihihi) para vocês pela cooperação mútua!:D

É muito bacana de se ver a boa vontade de vocês...e meu caro amigo Danilo, Tu é o Cara dos Circuitos mesmo...consegue me "passar"!! rss...Muito boa sua iniciativa de até montar o circuito pra testar pro amigo Victor!

Posta as fotos aí mesmo! É interessante pra todos!

Sucesso pra vocês,

Abração,

R.Costa.

• Coordenador
Postado

Beleza de iniciativa Danilo!, o importante é tentar!, você vai conseguir...

Tente eliminar o resistor de 10K para VCC e coloque um somente aterrando a base do Transistor...

Abraços

Postado

olá pessoal como to desde cedo aqui batendo cabeça ..vim falar sobre o andamento do projeto ........

mais ums vez a frase se confirma (agente esinando acaba aprendedo ! ou é agente acaba aprendendo ensinando ?) á sei lá da no mesmo. é mais ou menos isso ..

bom é impossivel criar uma repetidora de controle remoto assim ..

eu consegui acertar o ponto .para o led acender .só quando o controle for acionado .e fico com um brilho legal ..

uma descoberta .pelo menos eu num sabia disso né ..um led comum não acende com um led emissor em paralelo .testei de todo quanto é forma .não me pergunte porque ,eu num sei! só sei q num dá ....

funciono a parte q tava dando trabalho aqui :D

.monitorei o led emissor pela camera do meu celular ..ela responde bem ao controle ..mais ele não retransmiti para o aparelho ..resumindo não funciono de novo ... ae eu já pilhei né .horas em cima disso e nada :wacko::mad:

ae fui para o titiu google fazer umas perguntas a ele ... adivinha o que eu descobri ...tamtamtammmmmm tamtamtammmmmmmm

o que estava na nossa cara o tempo todo e agente não viu ..

ele tem que ter um clock de 40KHz para poder retrasmitir o sinal perfeito ..

porque eu disse q tava na nossa cara?

no circuito que o victor me mando é só olhar a parte do recptor q é a mesma que envia os sinais para a tv .... a parte que tem o NE555 ele que faz o clock dos 40KHz e funciona tudo perfeitinho ...

bom sem esse clock num tem jeito de funcionar e como eu já cheguei até aqui .vou terminar o projeto todo e coloco aqui para os amigos ..fotos esquemas etc...

abraços aos amigos e obrigado pela força ..

Postado

olha eu montei aqui e no mais funcionou beleza, mas o meu ficou pouco sensivel, so funcionou até uns 30 cm de distancia. acho q o receptor IR que usei é meio ruim, mas consegui controlar a sky, o fio tem uns 15-20 metros.

no esquema os dois leds estão em serie, você disse q colocou em paralelo, não entendi porque, eu coloquei assim pra saber se o led infra tá acendendo, pois se ele não acender o vermelho tambem nao acende e vice versa já que nao dá pra ver infravermelho (a não ser q você seja outra coisa sem ser humano.. ou tenha um olho bionico... huahuaehuah)

quanto ao resitor de 10k tá errado mesmo, na verdade eu me confundi lá no paint... heheheh ele fica entre o transistor e o terra. e não entre o v+, ele é pra manter o transistor fechado, pois segundo o datasheet, mesmo sem luz o modulo mantem 0,6v na saida o que é suficiente para acoplar o transistor.

edit: tinha esquecido de falar, o meu não ficou exatamente como no esquema, pois usei umas resistencias com valores aproximados, pois eu retirei de outras placas aqui... mas acho q nao influencia muito.

quanto á portadora, o sinal usado nos controle remotos é de 38khz, você montou foi o esquema sem fio?.

me desculpe se postei um esquema que fez você perder o seu tempo, mas é que estou aprendendo...

att, vitim.

Postado

perder tempo?

que nada cara relaxa ..mais posso te garantir q não funciona ... sem o clock é impossivel !

eu comentei sobre o led em paralelo porque eu simplesmente fiz esse teste não ia usar no circuito tenho essa mania de quando estou na bancada fica no chutimetro e brincando com os componentes .adoro o cheiro de resistor torrando kkkk você num gosta? kkkk

enquanto a ver a luz do controle remoto ..eu num sou de outro mundo não ..

mais a olho nu você não consegue vela mais se você colocar em frente em uma camera qualquer. você ve ela acendendo ... pegue um controle de tv e aponte ele para a camera de um telefone celular ..você vai ver ela acendendo ..e pulsando ainda se você quer saber

bom no mais tudo em paz ..como eu falei agora q eu comecei eu vou terminar .

Obs: peço até para que o moderador deixe esse topico aberto até amanha q eu vou voltar com os meus resultados e com o circuito para a galera ..

grande abraço ...

Postado

quanto a essa de usar camera digital, eu sabia, eu faço isso pra testar led infra tmb... hehehhe

depois eu tiro uma foto e coloco aqui..

e os resistores... é otimo mesmo, mas as vezes consertando alguma coisa tenho a terrivel mania de deixar ligado e colocar as placas em cima de um parafuso ou chave de fenda... ai é só fumaçaa (acabando com a atmosfera... aeahaehuahuh)

ao led é so pra saber se você no comodo do receptor, tá apontando o controle direito sabe... depois vou ter q mexer no circuito pra ver se consigo sem ter q apontar pro bagulho, ou vou acabar colocando uma mira no controle remoto.. uahuheuhauhuha

boa sorte ai..

abraços, aguardo por novidades.

*moderadores, não vejo motivo pra trancar o topico ainda, calma ai.. hehhehe

Postado

olá amigo . demoro mais fuciono ..rs

agora sim ta tudo beleza.:D

ae esta o circuito que eu consegui colocar o treco para funcionar ..eu ia colocar as fotos dele aqui mais tenho até vergonha ...fico uma gambiarra pura :lol:

também imagina . depois de horas tentando e nada nada ..ae agente já parte pro tudo ou nada num ta nem ae para beleza do circuito ..mais o importante é que funciono .e que o circuito esta ae para quem quiser montar .e qual quer duvida na montagem to aqui .

o victor .num tenho nem ideia de como você coloco para funcionar sem o oscilador de 38KHz .eu tentei de tudo e nada ..só consegui assim como tá no esquema ..foi onde obtive os melhores resultados .. e testei com um cabo de 5 metros que eu tinha aqui .(cabo de microfone ).

bom pra mim num tem utilidade nenhuma no momento .mais ganhei a experiencia . quando eu precisar de um projeto que trabalhe assim pelo menos eu já tenho uma base ..

grande abraços a todos ...

post-391650-13884950705368_thumb.jpg

Postado

Pessoal!

Parabéns à vocês! Desculpe, mas desde ontem monitorando este tópico do forum cara, me surpreendi com tanta atenção por parte de vocês e o amigo Danilo que "partiu pra dentro" e BOOM, montou o circuito!

Achei muito bacana a atitude e honestamente tomo como exemplo pra mim também! É isso aí...

"De vez em quando, passamos pra ver e tá vendo!? Aprendemos até atos não eletrônicos no fórum de Eletrônica! :D Show de bola!

ABração pra vocês!

R.Costa.

• 2 meses depois...
Postado

desculpa reviver o topico , mais gostaria da ajuda dos colegas ...

montei o externsor de controle remoto desse artigo aqui

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/83

mais depois de pronto, não sei porque ele so funciona quando coloco meus dedos entre o resistor R3 e o pino 5 ( que não tem nada ligado ) do CI CA3140 huahuaauh

alguem pode me dar uma ajuda ai no que pode estar acontecendo? ja tentei baixar o valo do r3 pra uns 600ohms mais não funcionou

desde já,

obrigado

• Coordenador
Postado

Colega Paulovaz1, vou dar um palpite..., coloque um trimpot de 100K entre os pinos 7 (vcc) e pino 4 (terra) e o pino central do trimpot você coloca no pino 5, para testes vá variando o trimpot até um ponto que o circuito funcione...

Ps: nunca testei!, como disse, é só um palpite!...

Aguarde mais opiniões...

Postado

desculpa mais o que seria um trimpot?

so pra eu entender onde você acha que esta o erro no circuito e o que esse tal de trimpot estaria fazendo ? hehe to perguntando so pra tentar entender melhor

abraços e muito obrigado pela ajuda!

Colega Paulovaz1, vou dar um palpite..., coloque um trimpot de 100K entre os pinos 7 (vcc) e pino 4 (terra) e o pino central do trimpot você coloca no pino 5, para testes vá variando o trimpot até um ponto que o circuito funcione...

Ps: nunca testei!, como disse, é só um palpite!...

Aguarde mais opiniões...

Postado

procure pelo datasheet do CI pode estar faltando um gnd ali no pino 5. trimpot é o mesmo que um potenciomentro só que pequeno, é um resistor variavel.

• 11 meses depois...
Postado

pffontespoa será q o pessoal abandonou o assunto ha um ano? Eu estou mexendo exatamente com isso, tentando ler um controle remoto no 8051.

O pessoal já me ajudou a ler as informações IR para o 8051, funcionou, agora preciso ir adiante e essa história de padrão de 38Hz ou KHz me confundiu.

E se eu não souber qual é o controle? Tipo, estou tentando fazer um programador de controle remoto, onde eu possa interpretar as teclas, mesmo de um controle que ainda não foi programado, ou seja, qqer controle do mundo. hehehehe

Alguém se habilita a retomar o assunto? Idéias?

[]s

Graccs

• 4 meses depois...
Postado
desculpa reviver o topico , mais gostaria da ajuda dos colegas ...

montei o externsor de controle remoto desse artigo aqui

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/83

mais depois de pronto, não sei porque ele so funciona quando coloco meus dedos entre o resistor R3 e o pino 5 ( que não tem nada ligado ) do CI CA3140 huahuaauh

alguem pode me dar uma ajuda ai no que pode estar acontecendo? ja tentei baixar o valo do r3 pra uns 600ohms mais não funcionou

desde já,

obrigado

cara eu ja montei esse circuito e funcionou o problema e que tem que chegar bem perto para ele funcionar, verifique a montagem ,caso tudo ok troque o ci .

mauricio

• 6 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...