Ir ao conteúdo

Netbooks - Geral

vitorhp

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo certo?

Já vi diversos tópicos por aqui com informações espalhadas sobre netbooks... Uns falam de uma marca, outros de outra, outros nem sabem o que é netbook, então eu criei este tópico para solucionar minhas dúvidas que devem ser a mesmas de muitos aqui, que trabalham, estudam (faculdade) e não tem condições de ficar andando com celulares grandes (14, 15 polegadas) para lá e para cá. Conto com a colaboração de vocês.

1. Atualmente, qual o melhor netbook em custo/benefício para Office e Internet basicamente?

2. Netbooks realmente podem ser comparados com Pentium 3 e 4 em questão de desempenho?

3. A faixa de preço de um netbook BOM varia de quanto para quanto?

4. É possível dar 'upgrade' em netbooks, por exemplo, expandir a memória de 1 GB para 2 GB.

5. Quais as melhores lojas físicas atuais para se comprar um netbook bom e barato?

6. Já ouvi vários nomes como Asus EEE PC900, Positivo Mobi 1050, Atom N270, Acer Aspirate ONE, etc... Teria algum 'top' neste meio?

7. O que mais me atraiu foi este -> http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2653157 <- Será que vale a pena?

Conto com vocês galera!

Obrigado.

Postado

Para quem vai passar mais de uma hora na frente do note nao aconselho nada menor que 12 polegadas.

Ja usei os de 10 e são muito cansativos os de 7 e 8 então nem se fala.

Acabei de receber um anuncio do asus f9s de 12 por 2300, com placa de video dedicada e tudo

Abraços

• Membro VIP
Postado

1 - Os melhores (com garantia no Brasil) e com bom preço seriam o Acer Aspire One 150 e o Positivo Mobo 1050 ou 1080 (o 1080 já vem com Office 2007 instalado)

2 - Podem ser comparados a Pentium 3 e aos primeiros Pentium 4 desde que eles não tenham placa de video dedicada. É possível comparar com computadores básicos.

3 - Fica em torno de R$1500,00. Mas tem a opção economica (Asus EEE PC900 por exemplo) que ficaria próximo de 1000 reais. A diferença é que vem com processador Celeron 900 ao invés do Aton, vem com Linux ao invés do Windows XP e vem com SSD de 20GB no lugar de um HD de 120GB.

4 - Depende da marca / modelo. Tem modelo que vem tudo soldado na placa mãe (incluindo a memória) em outro modelos pode-se fazer upgrade de memória ou processador.

5 - Depende do Modelo. O Positivo Mobo 1050 e 1080 pode ser encontrado no Ponto Frio. O Acer em diversas lojas de informática. O Asus EEE PC900 tinha no www.balãodainformatica.com.br (loja física na região de campinas) e nas http://www.lojasmm.com/detalhes.aspx?pc=2917&cc=0&fc=0 (diversas lojas).

6 - Mesma resposta do 1

7 - Sim, vale a pena. Mas procure pelo modelo 1080 no Ponto Frio que parece que saia praticamente no mesmo preço (e já vinha com o Office).

Postado

@snague

Eu usaria ele apenas na faculdade para trabalhos e afins, portanto não acho que ficaria usando MUITO ele.

@carvalhoso

Qual a diferença entre o 1050 e 1080? Apenas os programas instalados? Ouvi que o 1050 não tem bluetooth (mesmo que tenha led para bt), o 1080 tem?

Postado

Eu atee havia postado em outro grupo hoje de manha.. todos falam do MOBO, HP , Asus mas e o inspiron mini 9 da Dell? Eu to super atraida pelo modelo. Por dentro, ee tudo da intel o que nos da uma certa segurança nao ee? Eu ja tive serios problemas com notebook de marca pouco conhecida (digamos assim) . A loja que me vendeu trocou por um novo e depois outro e no final acabei trocando por um toshiba satelite que nem era o que eu queria... Voltando ao netbook, gostaria de ouvir opiniao de vocês sobre a conexao . Sera que a conexao no Brasil ee boa o suficiente e sera que vale a pena ter um netbook? Qual o custo mensal para ter a conexao? Ee o mesmo de uma banda larga comum? Um notebook mais simples com uma boa conexao banda larga ou wifi nao sao suficientes? Como eu sou "sem nocao" queria que alguém me desse uma dica!!!!

So complementando a minha msg anterior, pretendo usar o computador (notebook ou netbook) para acessar sites de cursos (video) pois faco curso aa distancia. Nao pretendo trabalhar com nada muito sofisticado. Eventualmente abrir alguns sites , baixar uns pdfs e / ou power point.

Postado

Sk_clube

Você está se confundindo. Netbook é um computador normal, igual um notebook. As únicas diferenças são seu tamanho inferior e configurações. Conexões que você diz, ele tem as mesmas que qualquer notebook: wireless e cabo de rede (alguns com 3G embutida). Todo caso, você teria que assinar uma banda larga a parte (speedy, NET, velox, 3G, etc) do mesmo jeito. Uma coisa não tem ligação com a outra, entendeu?

Netbook é recomendado para pessoas que movimentam-se muito, como trabalhadores móveis (que trabalham na estrada, no carro, etc) e estudantes. Eu particulamente irei comprar um pelo seu tamanho beeem pequeno, já que é inviável eu ficar levando um notebook de 15 polegadas na mochila (mais fonte, mais mouse, etc) toda vez que eu for para a faculdade.

carvalhoso

Obrigado pelas informações!

Vou ver na loja amanhã se a diferença de preço é muito grande. Se não for, pego o de 1080 mesmo.

• Membro VIP
Postado

4 - Depende da marca / modelo. Tem modelo que vem tudo soldado na placa mãe (incluindo a memória) em outro modelos pode-se fazer upgrade de memória ou processador.

Quase todos os modelos vem com pelo menos 512MB de ram soldado na placa mãe, mas ainda assim, dispõe de 1 slot onde você pode adicionar memória ram.

Desconheço de algum modelo que não aceite mais memória ram.. acho que todos aceitam, mas não vi nenhum que aceitei troca de processador não, aí sim, todos vem soldados.

Sk_clube

Você está se confundindo. Netbook é um computador normal, igual um notebook. As únicas diferenças são seu tamanho inferior e configurações. Conexões que você diz, ele tem as mesmas que qualquer notebook: wireless e cabo de rede (alguns com 3G embutida). Todo caso, você teria que assinar uma banda larga a parte (speedy, NET, velox, 3G, etc) do mesmo jeito. Uma coisa não tem ligação com a outra, entendeu?

carvalhoso

Obrigado pelas informações!

Vou ver na loja amanhã se a diferença de preço é muito grande. Se não for, pego o de 1080 mesmo.

Velho.. netbook é um sub-notebook, algo abaixo.

você fala em tamanho e configuração, está totalmente correto, se você levar em consideração quando se falar em configuração a ausência de CD/DVD;

Agora a principal diferença fica mesmo com relação ao poder de processamento.

Li um review de um sub-note desses onde eles ripavam um dvd de vídeo e transformavam o mesmo em um arquivo de 700MB. O ATOM demorou 5 horas pra fazer o trabalho que qualquer notebook mediano faz em 1.

A diferença de preços costuma ser de R$100,00 entre cada versão pra sua superior ou inferior.

Se eu encontrar um MOBO 1015 (config mais básica) por um preço bacana, cairia de pau nele.

Até agora só fiquei sabendo de um usuário que comprou o 1080 por R$1.450,00 em até 12x na loja física e pela net a melhor oferta foi o 1050 com garantia extendida de +2 anos por R$1.600,00 já com frete em até 12x.

• Membro VIP
Postado
Quase todos os modelos vem com pelo menos 512MB de ram soldado na placa mãe, mas ainda assim, dispõe de 1 slot onde você pode adicionar memória ram.

Desconheço de algum modelo que não aceite mais memória ram.. acho que todos aceitam, mas não vi nenhum que aceitei troca de processador não, aí sim, todos vem soldados.

Os primeiros Asus EEE vinham somente com memória soldada na placa mãe (modelo EEE PC 2G Surf e EEE PC 900SD).

http://event.asus.com/eeepc/comparison/eeepc_comparison.htm

O Positivo MOBO Original também não é possível expandir a memória RAM.

mais informações nesta página: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=238751

Fotos dele aberto: http://picasaweb.google.com.br/tearodman/PositivoMobo#

• Membro VIP
Postado
Os primeiros Asus EEE vinham somente com memória soldada na placa mãe (modelo EEE PC 2G Surf e EEE PC 900SD).

http://event.asus.com/eeepc/comparison/eeepc_comparison.htm

Realmente eu tinha esquecido desse 1a mobo capadinho.

Quanto aos outros 2 da asus, eu não conhecia mesmo.. são 2 modelos que tb nunca vi por aqui.

Mas achei bacana o site com a tabela.

Postado

Eu, particularmente falando, acho besteira netbooks. Os bons mesmo custam na faixa de R$1.500.

Com R$1.500 da pra pegar um Intelbras de 12". Diferença pra 10" é bem mínima, mas já é um notebook mesmo, tem um modelo por R$1.600 com core2duo, 2gb ram, 160gb HD, show de bola. Eu acho bem mais negócio, tem muita portabilidade (12") e desempenho de notebook mesmo.

• Membro VIP
Postado
Eu, particularmente falando, acho besteira netbooks. Os bons mesmo custam na faixa de R$1.500.

Com R$1.500 da pra pegar um Intelbras de 12". Diferença pra 10" é bem mínima, mas já é um notebook mesmo, tem um modelo por R$1.600 com core2duo, 2gb ram, 160gb HD, show de bola. Eu acho bem mais negócio, tem muita portabilidade (12") e desempenho de notebook mesmo.

Concordo plenamente com você nessa parte.

Pelo preço que se paga, compensa mais comprar 1 notebook de verdade de 12" com muito mais recursos.

Mas o netbook não deixa de ser uma excelente ideia. você poder carregar ele diariamente dentro da mochila pra faculdade é excepcional!!!

Mas aqui no Brasil as pessoas tem a visão errada de comparar um SUB-notebook com um NOTEBOOK de verdade.

Aí como veem uma tela com teclado todo junto, olham e pensão::confused: Não é um PENSE-BEM, então é um NOTEBOOK!! :confused:

Aí metem o pau no preço, querendo colocar ele no mesmo patamar dos notebook's de verdade.

Nos EUA um netbook já está custando U$300,00. Quando será q esse preço chega por aqui?! :/

Postado
Mas aqui no Brasil as pessoas tem a visão errada de comparar um SUB-notebook com um NOTEBOOK de verdade.
Não há nada de errado em usar uma analogia para comparar os dois. Ambos são portáteis, ambos são computadores, ambos possuem grandes semelhanças. Há mais semelhanças do que diferenças e portanto é possível e totalmente aceitável esta comparação. Mudanças: tamanho, configurações, poder de processamento, com/sem alguns componentes (cd/dvd/modem). Até hoje não vi nenhum professor meu da faculdade (USP - São Carlos) utilizar a palavra 'sub-notebook', mas sim Netbooks e sim, realizando comparações com celulares e a fim de exemplificar sua potência, comparando com desktops antigos.
Depende da finalidade. Obviamente que não seria recomendado comprar um netbook pensando em brincar de Photoshop, Movie Maker, Jogos Online e etc. Netbook é um aparato novo criado para facilitar (e muito) a sua locomoção. Eu particulamente vou comprar somente para utilizar na faculdade, já que compensa bem mais do que carregar notebook+fonte+mouse na mochila.
Postado

Opa...

Apenas para concluir,

Comprei o netbook Mobo 1080 da Positivo por R$ 1.600,00. O Mobo 1050 estava R$ 1.500,00 mas não vinha o Office 2007 (vinha BrOffice).

Ele é um tesãozinho haha.

Funciona tudo que eu rodei até agora com perfeição: office 2007, firefox, counter strike 1.6, photoshop, warcraft, DevC++, Visual Basic, etc...

Pelo que eu pude perceber ele realmente tem as mesmas qualidades de um P4 da vida e com a vantagem de ser super pequeno.

Recomendo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!