Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
sim, esse gabinete existe.

se você tem dinheiro encomende um mountain mods, senão nem perca seu tempo olhando :)

http://www.mountainmods.com/

é.... coisa.. perdi meu tempo,sem $$$...

mas me deu algumas idéias, BTW, retomei algumas idéias encostadas na "caxola" acho que agora eu refino as idéias que eu tinha para um gabinete meio duplo para o WC...

agora uma outra coisa sobre WC, os radiadores com passagem mais fina são mais restritvos? aifnal...o que seria um sistema mais restritivo?

• Membro VIP
Postado
é.... coisa.. perdi meu tempo,sem $$$...

mas me deu algumas idéias, BTW, retomei algumas idéias encostadas na "caxola" acho que agora eu refino as idéias que eu tinha para um gabinete meio duplo para o WC...

agora uma outra coisa sobre WC, os radiadores com passagem mais fina são mais restritvos? aifnal...o que seria um sistema mais restritivo?

fala-se em restrição pra duas coisas:

- restrição pro ar passar pelo radiador

- restrição da passagem da água, quanto mais blocos, radiadores, tubos, no circuito = mais restrito.

Pros radiadores foi feita uma longa pesquisa pra chegar em um ponto ideal pra watercooling de computador. Algo com fans silenciosos e bom desempenho. Esse foi o trabalho do Cathar e outros pra fazer os radiadores Thermochill (que todo mundo copiou).

Radiadores largos e com fins restritos (muito comum em automóveis) tem ótimo desempenho com fans de alta velocidade e pressão aerodinamica, mas desempenho ruim com fans lentos, por consequencia silenciosos.

Pros blocos sempre é bom fazer as contas com alguma planilha de cálculo de restrição, como do Martin e do Andrea, ambas disponíveis no xtremesystems. Assim você sabe se seu circuito está em um bom nível de fluxo.

Postado

huuuum... a restrição seria a "força" que o líquido enfrentaria para passar pelo sistema então!?

sistemas com mangueiras mais "largas" e blocos com grandes "câmaras" seriam então menos restritivos? pois em teoria, teriam mais espaço para circular, certo!?

• Membro VIP
Postado
huuuum... a restrição seria a "força" que o líquido enfrentaria para passar pelo sistema então!?

sistemas com mangueiras mais "largas" e blocos com grandes "câmaras" seriam então menos restritivos? pois em teoria, teriam mais espaço para circular, certo!?

sim, é mais ou menos por aí.

entretanto algumas coisas já foram bem testadas e temos um "ponto ótimo" pra mangueiras e tipos de blocos.

Pras mangueiras o diâmetro interno entre 3/8 e 1/2 polegadas. A diferença de temperatura em um sistema médio com mangueiras de 3/8 pra um de 1/2 é de 0,1ºC. Já para mangueiras menores a diferença é bem maior. Pra mangueira maiores não há muita vantagem. A não ser quando você aumenta muito o comprimento das mangueiras, por exemplo, em sistemas com geotérmicos.

Os blocos estão agora na tendência de microfiletes. Ampliar muito a câmara dos blocos não adianta muito porque logo depois temos a mangueira pra passar a água. Criar uma restrição dentro do bloco também ajuda pra criar turbulência, que também ajuda na troca de calor. Muitas vezes um bloco não tem bom desempenho com uma bomba mais fraca mas é muito bom com uma bomba mais forte. Estes testes vem sendo feitos pelo Skinnee do Xtremesystems.

Postado
sim, é mais ou menos por aí.

entretanto algumas coisas já foram bem testadas e temos um "ponto ótimo" pra mangueiras e tipos de blocos.

Pras mangueiras o diâmetro interno entre 3/8 e 1/2 polegadas. A diferença de temperatura em um sistema médio com mangueiras de 3/8 pra um de 1/2 é de 0,1ºC. Já para mangueiras menores a diferença é bem maior. Pra mangueira maiores não há muita vantagem. A não ser quando você aumenta muito o comprimento das mangueiras, por exemplo, em sistemas com geotérmicos.

Os blocos estão agora na tendência de microfiletes. Ampliar muito a câmara dos blocos não adianta muito porque logo depois temos a mangueira pra passar a água. Criar uma restrição dentro do bloco também ajuda pra criar turbulência, que também ajuda na troca de calor. Muitas vezes um bloco não tem bom desempenho com uma bomba mais fraca mas é muito bom com uma bomba mais forte. Estes testes vem sendo feitos pelo Skinnee do Xtremesystems.

ah sim quanto aos blocos eu vi nos links postados anteriormente, já quanto a mangueira que dizer que ela mais grossa "a grosso modo" [perdão pelo trocadalho, não resisti] teria melhor desempenho, mas mesmo assim é pouco... ou é ao contrário!?

• Membro VIP
Postado
ah sim quanto aos blocos eu vi nos links postados anteriormente, já quanto a mangueira que dizer que ela mais grossa "a grosso modo" [perdão pelo trocadalho, não resisti] teria melhor desempenho, mas mesmo assim é pouco... ou é ao contrário!?

existem duas mangueiras recomendáveis.

1/2", 7/16" e 3/8". A diferença na temperatura de um sistema média, por conta do menor diâmetro da de 3/8" é de somente 0,1ºC.

Menor que 3/8" não é recomendável, pois começamos a usar mangueiras muito restritas. Maior que 1/2" é besteira por conta do tamanho dos blocos.

Muita gente gosta de 7/16 porque ela pode ser usada com conexões espigão 1/2" de forma bem justa e evita vazamentos. Eu prefiro as conexões "compression", que são mais fáceis de trabalhar e evitam vazamentos sem precisar de abraçadeiras.

Postado

I ae galera to montando um Water Cooler pro meu pc e queria saber qual e o fluido "ideal"para um WC para cpu.

Agua destilada + ???

ou

Produto "tal" encontrado em "tal" lugar.

Me ajudem ae galera.

valeu

Postado

AMD no mercado nacional acho que nao existe muitas opções, mas voce pode usar agua duplamente destilada sem muitos problemas e com bom desempenho, tambem pode usar agua duplamente destilada + Swiftech HydrX Coolant que da uma boa combinacao e protecao ao sistema, outra opcao seria os coolantes da LC Water Cooler, que ja vem prontos para uso e voce tem a opcoa de reagente a UV e nao reagente, valeu.

Postado

entendi então se misturar agua duplamente destilada + esse Swiftech HydrX Coolant.

Deveria ser 10 partes de agua por 1 do aditivo. Ou meia de agua meia de aditivo?

So essa e minha divida valeuu.

Postado

A mistura do Swiftech HydrX Coolant 'e um frasco para 500ml de agua destilada, seria essa a sua duvida (divida acredito ser outra coisa) então esta esclarecida.

Postado

Você pode usar o aditivo para radiador da WURTH (marca alemã) que é muito bom, o litro custa R$44, aqui eu usei + ou - 100ml para 4L de água bi-destilada, a coloração ficou bem verde e a condutividade térmica não caiu quase nada.

É mais recomendado você usar água deionizada ou desmineralizada, mas se você achar destilada prefira as que são BI, TRI ou mais, destiladas.

• Membro VIP
Postado
AMD no mercado nacional acho que nao existe muitas opções, mas voce pode usar agua duplamente destilada sem muitos problemas e com bom desempenho, também pode usar agua duplamente destilada + Swiftech HydrX Coolant que da uma boa combinacao e protecao ao sistema, outra opcao seria os coolantes da LC Water Cooler, que ja vem prontos para uso e voce tem a opcoa de reagente a UV e nao reagente, valeu.

já usei hydryx e não recomendo.

vira uma meleca dentro dos blocos em menos de 3 meses.

melhor líquido é água destilada ou deionizada, se você não achar a destilada, com algum algicida. Melhor são os feitos a base de sulfato de cobre.

Postado
melhor líquido é água destilada ou deionizada, se você não achar a destilada, com algum algicida. Melhor são os feitos a base de sulfato de cobre.

Leo, o sulfato de cobre CuSO4, não iria promover a corrosão galvânica? (em sistemas que usem mais de um tipo de metal ex: cobre e alumínio) já que ao entrar em contato com a água ira formar íons *****++ e SO4--, e por fim conduzir corrente.

• Membro VIP
Postado
Leo, o sulfato de cobre CuSO4, não iria promover a corrosão galvânica? (em sistemas que usem mais de um tipo de metal ex: cobre e alumínio) já que ao entrar em contato com a água ira formar íons *****++ e SO4--, e por fim conduzir corrente.

se você está usando alguma de alumínio no seu loop já começou errado ;)

watercooling de qualidade só usa cobre nos blocos. Nos radiadores latão e alumínio. Algumas vezes você encontra uma ou outra peça de bronze, como um top de um block.

alumínio simplesmente não presta. A última empresa séria que ainda tinha peças de aço e alumínio já largou de mão, que foi a koolance.

Qualquer outra fábrica que faz peças de alumínio em contato com água não merece respeito.

Postado
se você está usando alguma de alumínio no seu loop já começou errado ;)

watercooling de qualidade só usa cobre nos blocos. Nos radiadores latão e alumínio. Algumas vezes você encontra uma ou outra peça de bronze, como um top de um block.

alumínio simplesmente não presta. A última empresa séria que ainda tinha peças de aço e alumínio já largou de mão, que foi a koolance.

Qualquer outra fábrica que faz peças de alumínio em contato com água não merece respeito.

Hm, você se refere a loop como todo o sistema do water cooler? ou a alguma parte especifica?

Aqui no meu sistema o bloco é de cobre da LC WC, os radiadores são de ar quente de corsa, as aletas são 100% cobre, porém eu não sei qual é o metal dos tubos, so sei que não é alumínio nem cobre. em breve eu vou estar fazendo um tópico sobre o meu sistema aqui e apresentando ele melhor, vou tirar um dia pra fazer isso.

abraços

• Membro VIP
Postado
Hm, você se refere a loop como todo o sistema do water cooler? ou a alguma parte especifica?

Aqui no meu sistema o bloco é de cobre da LC WC, os radiadores são de ar quente de corsa, as aletas são 100% cobre, porém eu não sei qual é o metal dos tubos, so sei que não é alumínio nem cobre. em breve eu vou estar fazendo um tópico sobre o meu sistema aqui e apresentando ele melhor, vou tirar um dia pra fazer isso.

abraços

provavelmente é de latão, as fábricas não usam alumínio nesses radiadores. Latão, cobre e bronze tem índices galvanicos parecidos, não há corrosão entre eles. Alumínio com esses metais é que causa problemas.

Postado

Leo, esses radiadores foram feitos para passar ar dentro, logo não ha, como ter corrosão galvânica mesmo usando alumínio, certo?. Porque você diz que as fabricas não usam alumínio nesses radiadores?

Postado

Nao renato, esses radiadores de ar quente nao passao "ar quente" dentro passa "agua quente", a agua esquenta as haletas e os fans passao o "ar quente" para dentro do carro. Os fabricantes de sistemas de water cooler estão adotando o cobre e outros metais amarelos como latao e bronze nos seus componentes pelas qualidades termicas desses metais e a basicamente inesistencia reacao galvanica entre eles, caso um radiador tenha as haletas de aluminio mas os tubos de cobre nao existe problemas, o importante 'e evitar que o cobre e o aluminio entre em contato com o coolante, valeu.

• Membro VIP
Postado

como o betoUK falou, aletas de alumínio pode, o que não pode é alumínio e outros metais como cobre, latão e bronze em contato com a água.

Postado

olá pessoal...

eu acho que NÃO fiz uma besteira...

eu comprei um bloco, uma bomba da swiftech e um reservatório por 200 real, paguei caro?

seguem

27072010297.jpg

bloco em detalhe

27072010298.jpg

nesse caso eu já tenho o bloco, bom não o encontro aqui agora para fotos reais

mas é este bloco aqui da WCbr

21img2.jpg

o meu bloco atual é a mesma coisa do da TT? será que eu poderia aproveitar o bloco (qualquer um dos dois) na PV?

Postado

Nao foi um mal negocio, o reservatorio esta em torno de 140,00 novo e a bomba se for a Swiftech MCP350 esta 299,00 na waz, o bloco 'e Thermaltech esta fora de producao a algum tempo, mas nada impede de ser usado (eu tenho o meu antigo Alphacool bem guardadinho para um futuro projeto), basta ter cuidado se for fazer over, nesse kit basta apenas um bom radiador e algumas mangueiras e esta pronto para o trabalho.

Postado
Nao foi um mal negocio, o reservatorio esta em torno de 140,00 novo e a bomba se for a Swiftech MCP350 esta 299,00 na waz, o bloco 'e Thermaltech esta fora de producao a algum tempo, mas nada impede de ser usado (eu tenho o meu antigo Alphacool bem guardadinho para um futuro projeto), basta ter cuidado se for fazer over, nesse kit basta apenas um bom radiador e algumas mangueiras e esta pronto para o trabalho.

a minha ideia é usa-lo, o TT na VGA, claro que com alguma adaptação... eu to pensando em usinar a entrada e saída dele para colocar uns espigões de maior vazão... será que vai compensar??

• Membro VIP
Postado

essa bomba se não estiver zuada vale quase os 200,00 aqui no brasil.

o resto é brinde.

esse bloco eu usaria pra atirar na cabeça de alguém que me encher muito o saco, ou então como chaveiro ou peso de papel. ;)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!