Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Mas aonde você comprou essas peças? Saiu um bom preço!

bom, eu comprei as peças em vários lugares

com muita paciência e pesquisa, rolo, ML e peças usadas... aparecia uma oportunidade eu ia e comprava...

1 ML, 4 em fóruns e 3 em lojas...

será feito uma "saga" do franqui quando ele estiver completo em minhas mãos... aguardem...

em falar nisso alguém ai sabe de alguns equipamentos para testes, por exemplo, termômetros, medidos de vazão e pressão, viscosidade e afins?

Postado

marockosu, eu acho que é muito calor para um radiador de 240mmx120mm dissipar, fora que só essa bomba também não vai garantir uma vazão muito boa ao sistema, tem algumas formar de você amenizar isso: colocando um reservatório maior, pois havendo mais água, demorará mais para ela esquentar por completo (em relação a um sistema com menos água); colocando uma bomba mais potente (aumentará a vazão) e/ou mais um radiador (maior quantidade de calor dissipada); fazendo 2 sistemas independentes ou compartilhando um reservatorio maior, um para a CPU e NB e outro para a GPU.

Postado
marockosu, eu acho que é muito calor para um radiador de 240mmx120mm dissipar, fora que só essa bomba também não vai garantir uma vazão muito boa ao sistema, tem algumas formar de você amenizar isso: colocando um reservatório maior, pois havendo mais água, demorará mais para ela esquentar por completo (em relação a um sistema com menos água); colocando uma bomba mais potente (aumentará a vazão) e/ou mais um radiador (maior quantidade de calor dissipada); fazendo 2 sistemas independentes ou compartilhando um reservatorio maior, um para a CPU e NB e outro para a GPU.

pois é... mas como eu não vou fazer over por enquanto, eu "acho" que deve dar conta do recado, mas também será temporário, até eu me realinhar financeiramente, esse ano só estarei eu trabalhando, pelo menos por enquanto...

mas eu já estou de olho em um segundo radiador que e muito provavelmente um outro gabinete, o meu que eu tenho agora não servirá... já to vendo-o pequeno para o que ele já tem...

em tempo ainda, saiu o tópico do FRAMQUI

http://forum.clubedohardware.com.br/projeto-wc-framqui/902381

vejamos quando sai o outro radiador.

Postado

Pessoal estou pensando em compra um Watercooler corsair h70 porém não tenho certeza se vai caber no meu gabinete, acho q o radiador dele chegaria a encostar na fonte, também pensei em instalalo la lateral do gabinete no lugar do duto do processador, o q vocês acham?

segue a foto do meu gabinete para vocês darem uma olhada...

sera q ele vai caber?

dscn3875m.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Postado

Hi Kryliht, se o seu fan traseiro for de 120mm ele cabe sim, mas vai com certeza bloquear a circulacao de ar dentro da fonte.

Instalar ele na lateral do gabinete eu nao recomendo, fica difícil de instalar e mais difícil ainda de abrir a lateral para uma manutencao ou limpeza, valeu.

Postado
Hi Kryliht, se o seu fan traseiro for de 120mm ele cabe sim, mas vai com certeza bloquear a circulacao de ar dentro da fonte.

Instalar ele na lateral do gabinete eu nao recomendo, fica difícil de instalar e mais difícil ainda de abrir a lateral para uma manutencao ou limpeza, valeu.

No teste q o Clube do Hardware fez com ele, eles usavam um gabinete q a fonte ficava em cima também...

espero q de certo... xD

caso bloquei muito a fonte estou pensando e cortar a parte superior do gabinete e instalar a fonte de cabeça pra baixo...

o q acha?

Postado

Sim 'e uma opcao, todo gabinete full towe tem essa solucao, coloca o fan da fonte para pegar ar de fora do gabinete.

Como voce esta com um hardware de boa qualidade um novo gabinete tambem talvez seria uma boa opcao, valeu.

Postado
No teste q o Clube do Hardware fez com ele, eles usavam um gabinete q a fonte ficava em cima também...

espero q de certo... xD

caso bloquei muito a fonte estou pensando e cortar a parte superior do gabinete e instalar a fonte de cabeça pra baixo...

o q acha?

Sim 'e uma opcao, todo gabinete full towe tem essa solucao, coloca o fan da fonte para pegar ar de fora do gabinete.

Como voce esta com um hardware de boa qualidade um novo gabinete tambem talvez seria uma boa opcao, valeu.

mas nesse caso, será que não haverá a re-introdução do ar quente que sairá por trás do gabinete, pois como ele é mais leve, ele obviamente irá subir e ao pegar o fluxo de ar puxado pela fan da fonte ele não irá entrar na fonte novamente, tirando que também o calor do radiador irá junto com ele...

[pleonasmo rules ^_^]

ainda em tempo²

chegou o resto das partes do framqui... logo, logo teremos novidades...

Postado
Pessoal estou pensando em compra um Watercooler corsair h70 porém não tenho certeza se vai caber no meu gabinete, acho q o radiador dele chegaria a encostar na fonte, também pensei em instalalo la lateral do gabinete no lugar do duto do processador, o q vocês acham?

segue a foto do meu gabinete para vocês darem uma olhada...

sera q ele vai caber?

dscn3875m.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

O que você pode tentar fazer é instalar o radiador na ventoinha superior, e deixá-la como exhaust/outake/"saída".

Porque no painel lateral vai ficar dificílimo, e atrás vai atrapalhar MUITO o fluxo de ar da fonte. O radiador do H70 possui o dobro (talvez mais) de largura em relação ao H50. Ou seja, ele vai tampar o ventilador da fonte quase que por completo.

Então seria interessante deixar o ventilador lateral e o dos HDs como intake, e os outros como outake.

Abraço.

Postado
O que você pode tentar fazer é instalar o radiador na ventoinha superior, e deixá-la como exhaust/outake/"saída".

Porque no painel lateral vai ficar dificílimo, e atrás vai atrapalhar MUITO o fluxo de ar da fonte. O radiador do H70 possui o dobro (talvez mais) de largura em relação ao H50. Ou seja, ele vai tampar o ventilador da fonte quase que por completo.

Então seria interessante deixar o ventilador lateral e o dos HDs como intake, e os outros como outake.

Abraço.

Boa ideia coloca-lo no superior, nem tinha pensando nisso xD...

vamo v...

vou juntar dinhero pra comprar o cooler e um gabinete caso a instalação não fique boa neste atual, ai eu testo o cooler neste gabinete e c não der certo eu compro outro...

estou pensano em um thermaltake v9 caso seja realmente necessario q eu troque o gabinete para a instalação desse cooler...

Postado

Primeiramente gostaria de parabenizar o tópico ótimo, muito esclarecedor e instrutivo....

sou novo no meio e aventureiro em tudo qe faço...porém sou d euma classe não muito favorecida de numerários bancários $$$ :lol:

porém tenho habilidades com ferramentas, imaginação etc e etc...

e to fazendo o meu próprio water, com base em muita pesquisa.....e talves você's possam me auxiliar para qe não faça nenhuma "cagada's" por entusiasmo...

:unsure:

bom oqe ja aprontei....

peguei meu block normal e mandei ele no torno deixando ele com uma espessura mínima de 3mm, as aletas internas eu mantive e criei fissuras com a serrinha entre élas na parte debaixo interna do block....

o proximo passo a aventura foi o radiador, fui num truta meu qe mexe com radiadores de auto's(soldador mig, tig etc) e pedi qe ele fechasse as laterais do block, com o intuito de criar camaras para a circulação da água meu processador é um QuadCore AMD Phenom II X4 945, 3000 Mhz e o slot dele a presilha de ficçaçao é pelo meui do block, vou mantela;

((logo coloco fotos))

o radiador é outra locura....

meu amigo me disse qe tem uma máquina de solda encostada láh qe usa um sistema de refrigeração a liquido também, e o radiador pode me servir...isso é preguiça da parte dele, ja vi ele trabalhando, o cara manja e pode corta um velho para mim la ra´pidão e ainda confeccionar a caidas laterais e bicos....isso não é problema, converssei com ele qe também é meio fuçado e chegamos num acordo qe um radiador de 130x130mm seria bom, farei a instalação de modo “push-pull” como comentado no seu tópico((é eu li ele inteiro :D )) do lado externo do gabinete....a posição dele sera debaixo da fonte ao lado dos conectores da placa-mãe, onde no gabinete ja há furação para a instalação de um cooler de 120mm, instalarei um cooler empurrando ar de dentro para fora do gabinete+radiador+ outro cooler puxando o ar pelo radiador e jogando para fora.....resumindo, os cooler do radiador servira como exaustor e para resfriamento do radiador...ai qe vem, todo mudo fala, vai pegar ar quente para resfriar o radiador?

+/-

porque falo isso, porque ja possuo um exaustor FOX de 60cmf, um cooler de 80mm na baia5", um 80mm na parte superiosr do gabinete e ainda tem a fonte de 450wreais qe possui 2 cooler sendo um de 80mm e 92mm ligados em 12v....

tenho também uns cooler de acho qe 40mm no HD aqueles akas vendidos na WW.SPON.COM. BR....

reservatório, aqui na minha cidade tem outros amigos qe trabalham numa fábrica de acrilico, só fla oqe qéro qe ta no jeito, quanto a isso farei as medições necessárias no interior do gabinete onde acomodarei o tal para a confecção do mesmo ainda....

a bomba, como dito anteriormente, i dont $$$ money...kkkk

então, vou ver c acho uma bomba com pressão e vazão boa só qe...-_-...da até vergonhs de fala...kkk....vou coloca uma bomba submersa de aqário dentro do reservatório......sera qe dá ???

quanto ao liquido estou aberto a sugestões para qual seria uma melhor opção para meu rude sistema.....

ficaria grato por ajuda no meu mirabolante e desafiado projeto.....

grato!!

:wacko:

Postado

O gabinete qe disponho para realizar a fassanha é este....

img0286ao.jpg

O's cooler's qe possuo para ventilação interna....

img0283av.jpg

img0281ar.jpg

img0280av.jpg

ainda tem um qe ta na parte de cima do gabinete similar ao da baia e a fonte.

e por fim e não menus importante....

onde pretendo istalar o radiador com os 2x120mm cooler's;(ó a fonte ae)

img0282ao.jpg

PS:. desconsicerem a cor do gabinete, foi uma tarde de locura...kkkk

ja estou providenciando uma repintura....

grato por sugestões de qem entende realmente do assunto!!

t+

Postado

Outro Case que disponho para realizar o projeto, é das antigas e muito pequeno e sem ventilação para o qual....descarte....-.-''

img0383ar.jpg

o block qe utilizei para o WC é outro + ele c encontra num estado de lapidação semelhante a este

img0386ak.jpg

aja braço, lixa e detergente...kkkkk

Postado

Hi Cunifo seja bem vindo ao forum :)

Um projeto de water cooler caseiro 'e sempre um desafio então esteja preparado.

1. O bloco pode sim ser feito em casa, 'e claro que o custo vai depender muito ja que existe blocos a um bom preco no mercado. O mais importante aqui 'e pesquisar muito, procure um projeto de baixa restricao que 'e melhor na refrigeracao e te da uma margem maior na escolha da bomba, medidas precisas e um bom sistema de fixacao do bloco na mobo tambem 'e algo muito importante de tambem atencao a vedacao utilize uma argola de borracha se for possivel, muitos materiais perdem as suas caracteristicas ou tem reacoes quimicas com o tempo produzindo vazamentos.

2. voce pode usar um radiador de ar quente do corsa, ja vi muita gente utilizando e voce compra muito barato em qualquer desmanche. Tem um outro usuario que esta utilizando outro modelo aqui no forum, ele tem um topico de uma olhada.

3. Nada contra utilizar uma bomba submersa portanto que seja de boa qualidade, ai voce vai esbarar novamente em custo a LC Water Cooler tem uma bombas boas a um bom preco de uma olhada.

4. De resto leia o topico com bastante atencao aos detalhes (voce vai precisar) e pesquise muito antes de iniciar o projeto, boa sorte.

Postado

Primeiramente agradeço a ajuda....:lol:

o bloco sera fixado com a presilha original, ela tem a pressão na hora do encaixe, tem até qe ser feita com chafe de fenda, e ainda tem a trava qe você abaixa e cria uma presão muito boa.....isso ta ok

quanto a vedação, o único tipo de junção e vedação qe terei sera entre mangueiras e abraçadeiras, porque o radiador ja virá com os "bicos" soldados, o bloco também, o reservatório e bomba..."0" vazamentos.

ja havia conciderado o uso deste radiador de ar quente do corsa...em pesquisa vi qe ele tem um ótimo tamanho...só qe estou deixando me levar pela indicação de um amigo qe mexe com radiadores a mais de 15 anos....vou ver noqe dá...qeqe coisa vai demora um pouco + eu troco...^_^

uma bomba de WC das melhor custo benefício estariaum na faixa de R$ 150,00....estou achando bombas aqui na cidade mesmo bombas submersas de até 1200L/H ((a pressão não sei informar, só qe em média 2 metros de elevação das mangueiras, isso da uma pressão até boa não ?)) lojas especializadas em aquarios e o preço varia entre R$ 60,00 e R$ 80,00.....o cara de láh disse qe posso pegar para testar, vou ver 'colékié' destas bombas....

de resto pode deixar qe não tenho duvidas de qe vai funcionar...heheheheh

+ uma vez muito obrigado e logo dou notícias da façanha....

t+

Postado

Pode mistura um fabricante com outra.

Exemplo: Swiftech e Thermaltake.

Porque eu irei comprar o kit da Thermaltake e depois comprar um radiador da Swiftech para acoplar ao sistema WC.

E outra coisa, alguém poderia me indicar algum site que venda peças para WC, pois têm sites que são fracos em vendas do sistema WC.

Postado
Pode mistura um fabricante com outra.

Exemplo: Swiftech e Thermaltake.

Porque eu irei comprar o kit da Thermaltake e depois comprar um radiador da Swiftech para acoplar ao sistema WC.

E outra coisa, alguém poderia me indicar algum site que venda peças para WC, pois têm sites que são fracos em vendas do sistema WC.

Mas qual é esse kit da TT que você pretende comprar?

Tem uns kits que são bem ruinzinhos, então pesquise bem antes de comprar.

Como disse o Beto, tem vários kits que são bem razoáveis, sendo o H50 um deles.

Postado

olha uma boa opção seria comprar algumas peças usadas.. no meu FRAMQUI, isso foi muito bem vindo... hehehehe

em falar nisso ele já esta andando, falta só um pouco mais de tempo para desmontar a placa mãe e testar o sistema todo

http://forum.clubedohardware.com.br/projeto-wc-framqui/902381

deêm uma olhada, e me digam como está...

e beto.. acho que mesmo após montado, valeria um tópico sobre o seu WC...

Postado
Mas qual é esse kit da TT que você pretende comprar?

Tem uns kits que são bem ruinzinhos, então pesquise bem antes de comprar.

Como disse o Beto, tem vários kits que são bem razoáveis, sendo o H50 um deles.

É esse aqui colega Thermaltake Bigwater 735 - CL-W0075.

E o radiador da Swiftech Quiet Power Series - MCR220-QP-K. Só que na especificação desse radiador, diz o seguinte: Alumíneio e Cobre.

Postado

Olha Goku, eu nao gosto de dizer isso aqui 'e ruim, isso aqui 'e bom. O que pode ser bom para mim pode ser ruim para outra pessoa e vice-e-versa, agora para mim esse kit da Thermaltake 'e "Ruim" o desempenho dele nao passa de um bom cooler a ar. Quando ele foi lancado a alguns anos atrás a coisa era diferente e ele tinha sim um bom desempenho mas hoje em dia nao vale a pena, se for para comprar ele compra um bom cooler a ar que voce vai ter um melhor resultado.

O radiador da Swiftech por outro lado 'e muito bom e posso recomendar ele com certeza, valeu.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!