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Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


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@ eu comprei o primeiro link. Estou esperando chegar. Ele tem a D5, é bom pra um futuro upgrade no wc.

O 2º link usa  o EX240, pelo que eu li o acabamento desse radiador é ruim, inclusive com gente tendo problema com furação errada pra colocar no gabinete.

o 3º é igual o primeiro, mas com uma bomba mais fraca, se você pensa algum dia em aumentar o loop pra outros componentes ele não vai resolver. Se pretende manter só cpu, ele tem um custo x beneficio melhor.

 

 

@[member=demoniohf] então to pensando em mais pra frente adicionar mais um radiador de 120mm e blocar as 2 gpus então acho q nesse caso seria melhor o primeiro

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@[member=demoniohf] então to pensando em mais pra frente adicionar mais um radiador de 120mm e blocar as 2 gpus então acho q nesse caso seria melhor o primeiro

 

Nesse caso eu recomendo 2 loops.. você pode até testar com um, mas acho que vai ter restrição de mais e a agua já vai chegar quente nas gpu.

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Deu pau na outra conta, mas segue fotos do meu sem radiador:

 
Reservatório na lavanderia, parede oposta da sala, com a bomba dentro
e sem radiador
v1w4.jpg
 
Pc com gabine tudo em um de madeira
 
y5gm.jpg
 
Abri e desloquei um pouco a fonte para entrar luz e aparecer a placa na foto.
 
0v4t.jpg
Segue temps a 32ºC ambiente
eup3.jpg
 
Foto do bloco na placa
87hh.jpg
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Nesse caso eu recomendo 2 loops.. você pode até testar com um, mas acho que vai ter restrição de mais e a agua já vai chegar quente nas gpu.

 

Então nesse caso acho que vou com aquele mais simples mesmo por enquanto mais pra frente penso em blocar elas, com um segundo loop mas ai acredito eu precisaria trocar o gabinete, já que a pesar dele ser um full tower com 2 loops vai fica tudo bem apertado....rsrsrsr

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Então nesse caso acho que vou com aquele mais simples mesmo por enquanto mais pra frente penso em blocar elas, com um segundo loop mas ai acredito eu precisaria trocar o gabinete, já que a pesar dele ser um full tower com 2 loops vai fica tudo bem apertado....rsrsrsr

Sempre é possível colocar o radiador fora do gabinete e tal. Fica mais feio, pior pra possível transporte e tal. Mas fica funcional. Ai não precisa fazer tudo de uma vez, gabinete + wc fica caro.

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Sempre é possível colocar o radiador fora do gabinete e tal. Fica mais feio, pior pra possível transporte e tal. Mas fica funcional. Ai não precisa fazer tudo de uma vez, gabinete + wc fica caro.

 

Ja vi mesmo a galera colocando eles do lado de fora, realmente quanto a estética num fica aquela beleza, mas por ser o primeiro WC Custom que vou fazer melhor começar com algo simples bloca as vgas por enquanto é uma ideia mais longiqua quem sabe num próximo

 

e quanto ao transporte...num sei o seu mas no meu caso já é díficil uma que o gabinete é pesado 20kg e outra que o gabinete(nzxt phantom) desajeitado pra ser carregado

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Ja vi mesmo a galera colocando eles do lado de fora, realmente quanto a estética num fica aquela beleza, mas por ser o primeiro WC Custom que vou fazer melhor começar com algo simples bloca as vgas por enquanto é uma ideia mais longiqua quem sabe num próximo

 

e quanto ao transporte...num sei o seu mas no meu caso já é díficil uma que o gabinete é pesado 20kg e outra que o gabinete(nzxt phantom) desajeitado pra ser carregado

No meu caso o meu tem rodinhas hahaha HAF 932, também é bem pesado.

O bom de wc custom é que sempre dá pra fazer upgrade, sem precisar comprar todas as peças. Sempre dá pra manter o block, tubulação, fittings, a bomba caso ela seja boa.

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Alguem sabe a temperatura limite para o chipset?

 

Depende Giehl, o melhor é consultar o manual da sua mobo ou baixa-lo no site do fabricante, cada tido tem um determinado limite e esse limite pode facilmente ser atingido se voce fizer um over ou dependendo dos perifericos e portas que voce esta utilizando simultaniamente, então... pesquise e boa sorte

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Pessoal, comprei um Coolermaster Seidon 240m, tem algum MOD que eu possa fazer para melhorar ainda mais seu rendimento (aumentar tubulação, trocar o liquido, colocar um reservatório extra, etc...)? E se possível um pequeno desenho com tais modificações.

 

Obrigado

Não sei se ele é simples de modar. Se realmente quiser um mod, o ideal é trocar o "liquido arrefecedor" que costuma ser quase só fluido por agua destilada(compre um PT Nuke/Dead water e/ou Kill coils, são pra evitar algas e bactérias). Colocar um T ou um reservatório para colocação mais simples de agua e provavelmente uma bomba mais forte. A bomba é o coração do loop.

Mas em teoria, ele deve ser decente mesmo sem modificações.

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Povo, finalmente montei meu WC custom(http://www.frozencpu.com/products/20837/ex-wat-261/XSPC_Raystorm_AX240_Extreme_Universal_CPU_Water_Cooling_Kit_w_D5_Variant_Pump_Included_and_Free_Dead-Water.html?tl=g59c683s2174).

Ele tá rodando só com agua destilada e uma gota de deadwater(5% sulfato de cobre). A D5 está na potência 3, Meu quarto é o mais quente da casa, deve tá a uns 30~32º.

Estou usando a pasta térmica ThermalRight ChillFactor, ela é um pouco pior em baixas temperaturas mas é muito boa em temperaturas mais altas, como pretendo fazer OC ela é uma boa opção.

Mas ainda não fiz o OC. PC da assinatura com o radiador instalado dentro do gabinete na parte de cima, fans puxando ar de fora do gabinete para refrigerar o rad.

Minhas temperaturas em idle tão:

cpu: 52ºC

core 1: 53ºC

core 2: 53ºC

core 3: 53ºC

core 4: 53ºC

 

Full(depois de 1h de teste no everest):

cpu: 57ºC

core 1: 58ºc

core 2: 58ºc

core 3: 58ºc

core 4: 58ºc

 

A tubulação esquentou um pouco ao toque. Tá meio morna.

Eu esperava uma performance melhor, e imagino que deveria ter sido. Qual pode ser o problema? Radiador não está dando conta e a agua tá circulando quente? Bomba está fraca, devo aumentar pro 4 ou 5?

Obrigado.

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Eu já colocaria a bomba no 5 e faria um teste, o kit supostamente daria conta do recado sim, mas vai depender também da circulação do ar dentro do gabinete (caso você tenha colocado o radiador dentro) se houver pouca circulação o ar dentro dele deve estar bem quente o que vai prejudicar o desempenho como um todo, valeu.

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Povo, finalmente montei meu WC custom(http://www.frozencpu.com/products/20837/ex-wat-261/XSPC_Raystorm_AX240_Extreme_Universal_CPU_Water_Cooling_Kit_w_D5_Variant_Pump_Included_and_Free_Dead-Water.html?tl=g59c683s2174).

Ele tá rodando só com agua destilada e uma gota de deadwater(5% sulfato de cobre). A D5 está na potência 3, Meu quarto é o mais quente da casa, deve tá a uns 30~32º.

Estou usando a pasta térmica ThermalRight ChillFactor, ela é um pouco pior em baixas temperaturas mas é muito boa em temperaturas mais altas, como pretendo fazer OC ela é uma boa opção.

Mas ainda não fiz o OC. PC da assinatura com o radiador instalado dentro do gabinete na parte de cima, fans puxando ar de fora do gabinete para refrigerar o rad.

Minhas temperaturas em idle tão:

cpu: 52ºC

core 1: 53ºC

core 2: 53ºC

core 3: 53ºC

core 4: 53ºC

 

Full(depois de 1h de teste no everest):

cpu: 57ºC

core 1: 58ºc

core 2: 58ºc

core 3: 58ºc

core 4: 58ºc

 

A tubulação esquentou um pouco ao toque. Tá meio morna.

Eu esperava uma performance melhor, e imagino que deveria ter sido. Qual pode ser o problema? Radiador não está dando conta e a agua tá circulando quente? Bomba está fraca, devo aumentar pro 4 ou 5?

Obrigado.

 

 

com o meu H60

 

idle

os Cores ficam em 43-45

 

com jogos

 

os cores ficam em 55-60

 

com o teste do AMD Overdrive(1h)

 

ficou em 68

 

ele ta com over a 3.752 

 

coloca a força da pump em 4 que deve dar uma boa melhorada

 

a temperatura do ambiente ta na casa dos 30-34(temp infernal)

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Galera,

 

Quero/preciso trocar o cooler do meu pc e estou querendo colocar o Corsair H100i, mas não sei se vai caber no meu gabinete (aerocool atx strike-x one).

 

Sabem dizer se o cooler cabe nesse gabinete?? 

 

Valeu

 

o mais adequado seria medir o espaço que voce tem entre o topo até  o limite da mobo... você teria que ter ai por volta de uns 100 mm( no caso seria 25 mm da fan mais uns 35 mm do radiador do h100 totalizando 60mm e no caso de push pull ai daria 50mm de fan e 35 mm do radiador), para conseguir colocar o H100 e pelo que eu vi nas fotos com mobo acho que num chega a isso não, mas tem que conferir com certeza já que por foto fica meio difícil avaliar

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Tenho a seguinte configuração:

AMD FX 8150 octa-core Black Edition - 8 GB DDR3 1333 - Asus M 5A97 EVO R2.0 - 1TB HD- Nvidia DDR5 1 GB GTX 550-

Fonte Corsair 600W reais -Gabinete mid tower AeroCool VS-92 White Edition e duas fans adicionais.

Estou pensando em colocar uma WC mas não sei qual seria compatível e teria um preço acessível (se possível até R$400,00 a vista).

 

Uso o PC pra jogar e programar,estou querendo diminuir a temperatura dele que aumenta bastante especialmente quando estou jogando ou executando duas tarefas ao mesmo tempo.

 

Abraços

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FX é esqunetadinho de vida, principalmente os Bulldozer (essa 1ª geração).

 

Não faz over ou faz até 4.2GHz? Air cooler: TX3, A50, Hyper 212 ou outro no nível. Ainda sim quer WC?, Antec 620, Corsair H55/H60 2013 melhora muito, Isso, gasta-se ente 100,00-250,00.

Faz um over 'legal' até 4.5GH: H80i, TT 2.0, Antec 920, Kraken X40, H100i (c/ algumas bronquinhas). => 280,00-400,00.

 

.

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FX é esqunetadinho de vida, principalmente os Bulldozer (essa 1ª geração).

 

Não faz over ou faz até 4.2GHz? Air cooler: TX3, A50, Hyper 212 ou outro no nível. Ainda sim quer WC?, Antec 620, Corsair H55/H60 2013 melhora muito, Isso, gasta-se ente 100,00-250,00.

Faz um over 'legal' até 4.5GH: H80i, TT 2.0, Antec 920, Kraken X40, H100i (c/ algumas bronquinhas). => 280,00-400,00.

 

 

Eu vi esse  H100i e parece ser perfeito para o meu gabinete,estava meio na dúvida se compro ele ou o H60 .Apesar de morar em SP e as temperaturas no outono inverno estarem indo no máximo para 30º (verão ultimamente infernal) quero garantir uma boa temperatura para ele mesmo sem over.

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O que tinha de indicar, já foi dito. Over, sim ou não?! Dentre estes 2, H60 2013 (sem over, ou overzinho) ou H100i (over 'legal'),

A diferença é ~150,00 por 5-8ºC de ganho... que podem ser perdidos com má ventilação do gabinete. Vale pra você?

 

Se não for 'puxar' no over, vai de H60 2013. Guarda os ~150 contos e junta +200.. pega um SSD de 120GB e seja feliz!

 

.

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O que tinha de indicar, já foi dito. Over, sim ou não?! Dentre estes 2, H60 2013 (sem over, ou overzinho) ou H100i (over 'legal'),

A diferença é ~150,00 por 5-8ºC de ganho... que podem ser perdidos com má ventilação do gabinete. Vale pra você?

 

Se não for 'puxar' no over, vai de H60 2013. Guarda os ~150 contos e junta +200.. pega um SSD de 120GB e seja feliz!

 

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Sensacional cara.Muito obrigada pela ajuda!

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  • 2 semanas depois...

E ai pessoal,preciso de uma resposta, Meu processador é um core i7 2600 de segunda geração, com a ventoinha original ele já iniciava com 46º/50º, jogando Battlefield 4 como exemplo chegava aos 80º/89º, então decidi comprar um water cooler, comprei depois de ler muitos reviews o corsair h100i, instalei tudo direitinho, bem posicionado, com o block encaixado e deixei a pasta térmica original do water cooler, e mesmo assim a temperatura não mudou nada, no corsair link chega a 90º, troquei a pasta térmica, uma mx4 e nada mudou ainda, sei que depende também da temperatura ambiente, fiz o teste com 25° ambiente, a bomba esta funcionando também, deixei o pump em two, e os coolers setados em performance, estou achando que o problema é meu processador, se alguém puder me ajudar agradeço.

 

 

Anexo do corsair link e do AI suite da Sabertooth z77:

 

http://imageshack.com/a/img547/6504/o3as.png

 

Jogando:

 

http://imageshack.com/a/img842/4346/yt83.jpg

 

E só mais uma coisa, instalei o radiador na parte de cima do gabinete e as duas fans puxando o ar de dentro pra fora, gostaria de saber se esta certo nessa posição.

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Fala Oliveira!

 

Em relação ao cooler original do i7 2600, na época passei pelo mesmo perrengue quando jogava o Dirt3. Tive que adquirir um air cooler às pressas por causa disso. Quanto ao desempenho do H100i, realmente tem algo de errado nessa história, meu caro. Além de monitorar as temps pelo programa da Corsair, utilize paralelamente outros programas de monitoramento de temps e tensão do processador. O HW monitor ( http://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html ) ou o HWInfo ( http://www.hwinfo.com/download.php ) são boas opções para temperatura. Para tensão do processador em particular, eu acompanho pelo CPU-Z: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

 

-Observe principalmente se a tensão do i7 2600 está no patamar normal dele. Se a tensão estiver muito exagerada, a temperatura exagerada é um sintoma muito forte deste problema. Para efeito de comparação, o meu processador, o mesmo i7 2600, a tensão máxima em full é de 1,200V. Uma calibragem via Bios da Sabertooth se faz necessária se confirmar um exagero nessa tensão e, claro, alguns testes para ver se o processador consegue trabalhar em full após um eventual decréscimo de sua tensão.

 

SCi9CCg.png

 

Oliveira, se depois de checar o comportamento novamente com diferentes programas e ver que a maré continua braba, cheque (novamente) o funcionamento do WC. Não conheço muito bem o setup proprietário do H100i, o meu é um recente "pé de porco" Seidon 120V, então me desculpe caso falar alguma bobeira ou algo que já domina a respeito:

 

-Se tiver no setup diferentes padrões de rotação da bomba, selecione a opção de "performance máxima" ;

-Veja se há ruídos "estranhos" no funcionamento da bomba. Isso pode ser sintoma de bolhas de ar no interior do sistema. Uma boa sacudida no conjunto do H100i pode resolver, mas faça com cuidado e apenas com ele em mãos (bloco em uma mão e o radiador na outra).

 

Estando tudo ok, bomba na potência máxima e em seu perfeito funcionamento (sem ruídos exageradamente altos) e o negócio não melhorar, aí terá que revisar a instalação dele novamente:

 

-Apesar da MX-4 ser uma excelente pasta, o excesso pode diminuir a performance de transferência de calor entre CPU e bloco. Limpe os resíduos das aplicações anteriores de ambas as superfícies com álcool isopropílico (ou isopropanol) com o auxílio de um pano, ou guardanapo, limpo. Depois, reaplique o MX-4 de forma que não tenha excessos na borda após a pressão do bloco após instalado.

 

Nesse caso de métodos de aplicação de pasta, alguns preferem "pingar" uma pequena quantidade de pasta no centro da chapa da CPU (uma gota ligeiramente maior que um grão de arroz) para que a própria pressão do bloco a espalhe uniformemente. Há aqueles que preferem espalhar a pasta pela superfície da CPU com a ajuda de uma espátula; 

 

-Observe se algum duto está com alguma dobra ou retenção;

 

-Se for possível, tente inverter a posição do radiador no topo, ou até mesmo testar o micro "deitado". Parece mentira, mas pode ter uma diferença de performance só nisso aí.

 

Por enquanto seriam esses procedimentos que eu faria para lidar com essa situação que está passando, Oliveira. Eu acho muito improvável que seja problema de CPU, no entanto. Aguarde também mais opiniões dos amigos do CdH com mais dicas e procedimentos sobre o H100i.

 

 

 

E só mais uma coisa, instalei o radiador na parte de cima do gabinete e as duas fans puxando o ar de dentro pra fora, gostaria de saber se esta certo nessa posição.

 

Pelo que mostrou das temps dos demais componentes, não creio que o foco do problema está pelo sentido de ar que o H100 está instalado. Particularmente, eu contrariaria os "mandamentos do fluxo de ar" de um gabinete padrão e instalaria as fans para captar ar ambiente para o radiador (seja na posição Push - entre o gabinete e o radiador, ou na posição Pull - "atrás" do radiador), e deixaria a exaustão por conta da fan traseira apenas. É um teste válido em fazer, caso tenha paciência para isso, claro!

 

Oliveira, boa sorte nos procedimentos!

 

Abraço!!

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