Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

Eu coloquei pra funcionar com a 6970, o furo de parafusar o radiador estava exatamente em cima de um dos tubos onde passa o líquido, o parafuso raspou a parede do tubo e começou a vazar, eu vedei o furo com cola de cano, parou de vazar, mas a vga foi pro saco.

 

Vou juntar uma grana e pegar uma simples quando der, aproveito o waterblock, sai bem mais em conta ela sem o block, e não preciso me preocupar com uma que já venha com over de fábrica, pego a mais simples que tiver.

 

O processador tá rodando com 38°~42°, com a bomba de água no mínimo...

 

Eu penso como você, é aprendizado, confesso que fiquei muito chateado no momento, por que eu testei tudo antes, mas a vida é assim mesmo... Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que foi pro saco foi 290x, mas eu tenhobo cooler da 6970 PCS+ guardado

 

Foi pro saco.... opa easy tiger....

 

O dano foi aparente, existe algum tipo de sinal de curto aparente?

Você já tentou colocar o cooler stock e ver se funciona?

Existe algum dano aparente com o cooler stock?

Caso não tenha nada RMA nela colega e ver no que da, normalmente eles vão mandar outra no lugar.

 

E realmente teste de vazamento deve ser feito com 12 ou 24 hrs de funcionamento do loop, o saco é aguentar tudo isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não nenhum dano aparente ou sinal de curto evidente, o negócio é que o cooler stock da 290x* (correção) é o water block, o modelo que eu comprei vem com o block ao invés do cooler comum, mandei e-mail pra powercolor, não responderam nada ainda...

Eu meio que me conformei já por que eu percebi que tava úmido o conector de energia quando a placa-mãe indicou que a vga não tava funcionando... Mas vou tentar o RMA sim, é igual pegar mulher, só não acontece nada se você não fizer nada kkkkkkkkk

@Dalai_Brahma

Sim man, mas você tava falando que tá precisando de um cooler pra sua 6970, eu tenho um guardado aqui man...

top.jpg

Esse aí, tá em ótimo estado, eu troquei mais por experiência mesmo, não tem problema nenhum com ele, a base e os tubos são de cobre e gela bem com uma pasta térmica boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao loop, caso o liquido percorra do cpu direto à vga, a qual está em sli, seria melhor ao ives do liquido ir do cpu direto à vga ele passar por um radiador, para que o calor da cpu não comprometa a vga? ou o liquido possui uma temperatura igual independente do ponto em que ele estiver no loop, esta é minha duvida, espero que alguem me responda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

olá galera, estou querendo montar um WC custom baixou custo, atualmente estou usando um H70 a mais ou menos 2 anos, vi que alguns usuarios ja utilizaram wc selados e customizaram eles, na verdade só quero trocar o radiador e por um maior, um duplo ou triplo, minhas duvidas são em relação a bomba eo liquido, ser eu trocar o radiador por um duplo ou triplo minha bomba atual vai dar conta? pra trocar o liquido precisa de algum procedimento especifico pra que não fique ar no sistema? qual o mesmo tipo de mangueiras para utilizar com parede interna maior ou menor?
se alguem puder me ajudr ficarei muito grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@geemo

Siga a dica do modera... mas, aí vão umas dicas:

 

A bomba do H70, do porte do H80/H100, deve empurrar no máximo um duplo de baixa restrição - espessura até 28mm e pouco denso (baixo fpi) - ou 2 x120.

 

Por experiência, se você tiver um radiador desse fácil, a baixo custo, vai valer a pena. Um reservatório baratinho no Ebay/DX.com/Aliexpress ~ 20,00 e mangueiras 5/16 - 3/8 " transparente 2,00/m (em lojas de conexões/ferramentas) vai ajudar na manutenção e no visual. Isso, para valer o aprendizado.

 

Do contrário, é melhor começar a montar um, aproveitando o radiador do H70 e adicionar outro (120/240mm). Nos mesmos sites, consegue-se bombas de 30-50,00, blocos 35-70,00, mangueiras, fitting, abraçadeiras, reservatórios. O mais caro é radiador de cobre, 130-180,00. Ficaria ~ 400,00 isso sem ser de 'marca".

 

Minha experiência: tenho o kit H100 + radiador H60 + mangueiras + resrvatório de 150ml. A vazão caiu aparentemente para metade.

Eu preciso melhorar o layout para reduzir as mangueiras. Mas, a maior restrição foi a adição do radiador do H60. A ventilação do 2° radiador também não está legal

No final, 2°C de ganho - por enquanto - não referenda o projeto.

 

.

Esqueci... usei fluido de arrefecimento pronto da Wurth, azul. Estava a mão porque é usado aqui nos caminhões. Mas, pode pegar aditivo + água destilada (~7,00 / L). opcionalmente, + anti-algas/fungos de aquário (1 gota resolve!).

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma dúvida em relação ao meu H60 da Corsair, espero que eu esteja no tópico correto.

 

Eu tive sérios problemas de temperatura com placa mãe e processador da AMD (GA-970A-UD3 e Phenom II X6), troquei por Intel (MSI H97 GAMING 3 e i7 4790). Porém meu processador continua batendo na casa dos 80° em jogos e isso ocasiona em quedas de fps.

 

Achei que era por causa do H60 e coloquei o próprio cpu cooler da Intel, mas também teve altas temperaturas, voltei agora para o H60.

 

Meu gabinete é bem refrigerado, é um Cooler Master 690 II Advanced Nvidia.

 

Minha dúvida é a seguinte, em qual entrada de fan eu devo colocar o H60, pois eu tentei colocar no cpu fan 1 e ele estava em 4000 rpm e a temperatura assim que eu liguei o PC já estava em quase 60°. Coloquei ele no Sys Fan 1 como eu já usava, ficou em 800rpm e normalizou nos 32~36°.

 

Atualmente está da seguinte forma, sem nenhum jogo:

 

 e0XXWG1.jpg

 

Eu gostaria da ajuda de vocês, sobre qual entrada de fan deveria estar o H60 e qual a rotação correta, se essas que estão aí, tanto do H60 quanto das ventoinhas, se estão corretas. Em São Paulo está calor, mas eu acho que em idle era para ficar mais baixo, não?

 

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

H60 v1.0 ou 2013?

 

V1.0:

Both the pump in the cooling head and the fan need power. You may use available motherboard fan headers as shown below or connect them directly to the PSU if desired. A fan controller may used for the fan also however, it is not recommended to have the pump on a controller fan output. For power to the pump, be sure to use a header that supplies a continuous and uninterrupted 12v.

H608.jpg

(http://www.corsair.com/pt-br/blog/2011/march/mounting-the-hydro-series-h60-cpu-cooler-to-your-intel-motherboard)

 

 

V.2013:

you can now connect the CPU lead to your motherboard CPU FAN header. The SATA lead goes to the PSU.

 

(http://www.guru3d.com/articles_pages/corsair_h60_2013_review,6.html)

 

.

No Intel, é conhecido o problema de fixação do bloco que deixa uma folga no backplate, que pode ser resolvido com adição de 1 arruela de espessura 2-3mm em cada porca. Solas de torneira servem perfeitamente, com vantagem de ser não-metal.

Isso deve melhorar a o contato die/bloco.

 

Em AMD, não ocorre essa folga, já que o sistema de fixação é diferente. Mas, pode ter sido montagem errada ou pasta mal aplicada.

 

Mais em: http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=359014&page=280

 

 

Quanto à rotação, sua mobo deve ser uma das que leem o sinal em dobro ( leia aqui ). Então, o normal é 4000-4600 ( real: 2000-2300).

Você pode conectá-la num CHA_FAN ou SYS_FAN ou PWR_FAN 3 ou 4 pinos e deslique o Q-fan/smart fan no setup para garanti 12V constantes.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai, obrigado por responder.

 

Então, não consegui achar aqui a informação se é v1 ou 2013 a versão dele, mas é esse aqui da imagem:

 

 Corsair_H60_install2_sm.jpg

 

Eu fui na BIOS da placa mãe e coloquei todas as fans no máximo, deu uma ajudada na temperatura até, mas ainda não está do jeito que eu queria. Aqui em SP está muito quente, 30° graus, não sei se vou conseguir notar muita diferença agora. OBS: Ainda não testei nos jogos, mas estou a bastante tempo com o skype, face e steam abertos.

 

pjnlnna.jpg

 

A minha placa está da seguinte forma, cpu fan 1 (fan do water), cpu fan 2 (nada), sys fan 1 (water), 2 (ventoinha) e 3 (ventoinha).

 

Vou tentar ver essa folga que você disse, mas aparentemente está tudo bem conectado e justo.

 

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser um i7 4790, o H60 seguraria tranquilo em stock. Se fosse 80ºC em estresse, eu até ficaria conformado. Aposto nessa folga.

Deixe q-fan / smart fan desligado só do conector da bomba. Os conectores de fans pode deixar a opção ligada. Esse seu é um V.2013. Tenho um parado aqui, novinho (RMA).

 

(curtiu? qualifica!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa tenho um fx 8320 e 2 placa de video r9 270x power color sou meio leigo, e pelo jeito o tecnico q eu comprei esse e meio leigo no assunto, tipo meu processador ta esquentando muito quando jogo no ultra chegando a 90graus pra cima, Qual water coler me recomendam pra segurar isso, e possivel um overlock acho q e isso, e tb se e possivel melhorar a refrigeração dessas duas placa de video ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fransley

Em stock, qualquer cooler a ar bom ou um WC de 120mm já melhora muito.

Mas, você tem que verificar se não é o cooler (certamente box) que está mal fixado ou pasta térmica insuficiente ou de baixa qualidade.

Mesmo o cooler box deveria ficar abaixo dos 65°C jogando. Ventilação interna do gabinete, essa vga's (SLI?) aí também ajudam a aquecer o interior.

Recomendo verificar isso, pois, podes comprar um cooler bom e não resolver.

 

Sobre o WC, manda um MP... tenho 2 parados aqui se interessar.

 

.

(útil? qualifica!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me tirar uma duvida? È o seguinte, existe algum gabinete apropriado para se fazer water cooler custom? Eu sempre gostei do xPredator mas não sei se ele ficaria bonito com um water cooler e 4 ventoinhas tampando a visão do wc, por exemplo, um loop no qual seria assim, reservatorio > processador > radiador > placas de video (2way) > radiador > bomba >... Estaria certo? Alguem ai tem aquele block razor da xspc? Gostaria de uma placa de video no estilo aquela poseidon mas azul... Aceito recomendações de gabinete e de blocks para gpu. Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!