Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

Instalei agora pouco o Corsair Link v2.4.5110 e só reconhecia os sensores do WC, instalei o HW Monitor e abrir novamente o Corsair Link e, agora está apresentando todos os sensores (CPU, VGA, HD, WC).

É estranho pensei que o próprio software teria compatibilidade com sensores da placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar!

Ainda não tive tempo para testar, dediquei o final de semana para montar e, acredite tive diversos problemas, não em relação a hardware. o Windows 7 estava com problema. Instalei ele 2 vezes, instalei todos os drivers e quando fui instalar o Net Framework apresentava um erro "HRESULT 0xc8000222. Desistir e instalei o 8.1, teimei e voltei a tentar instalar o Windows 7 e, não é que não deu pau?

Corsair Link pode ter varios bugs, mas quando está em total funcionamento, é um software excelente!

A noite faço testes e posto a temperatura!

O HW Monitor é realmente o melhor que eu já usei. Mostra tudo o que preciso em relação à tensão e temperatura dos componentes.

E como está a temperatura do CPU em uso? Faça um teste aí pra ver se está tudo certinho. E posta aqui depois pra gente ver! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hummm.. interessante... trocou o radiador pelo reservatório 'GG'. Na verdade, está funcionando como um chiller improvisado. E o que resfria o reservatório?

É mais ou menos o que penso fazer. Porém, bem menor, ~500ml cilindríco e 'peltierizado'.

Já pensou nisso? um reservatório menor resfriado por um peltier... ou, joga gelo/gelo-seco dentro.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hummm.. interessante... trocou o radiador pelo reservatório 'GG'. Na verdade, está funcionando como um chiller improvisado. E o que resfria o reservatório?

É mais ou menos o que penso fazer. Porém, bem menor, ~500ml cilindríco e 'peltierizado'.

Já pensou nisso? um reservatório menor resfriado por um peltier... ou, joga gelo/gelo-seco dentro.

.

Maior problema disso é se a temperatura da agua for menor que a temperatura ambiente pode ter condensação dentro da sua maquina. É agua do ambiente dentro do seu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hummm.. interessante... trocou o radiador pelo reservatório 'GG'. Na verdade, está funcionando como um chiller improvisado. E o que resfria o reservatório?

É mais ou menos o que penso fazer. Porém, bem menor, ~500ml cilindríco e 'peltierizado'.

Já pensou nisso? um reservatório menor resfriado por um peltier... ou, joga gelo/gelo-seco dentro.

.

Na verdade Já pensei fazer com peltier alimentado por painel solar de 100W esfriando 5litros, mas desisti. O meu reservatório fica escondido do outro lado da parede na lavanderia. Assim que fizer os acababamentos eu posto fotos. Um fato curioso é que a temperatura ambiente de 29 graus a água ao iniciar de manhã estava 22º mantendo o phenon2 955 a 29º em repouso e a água se elevou a 33 no final do dia usando normal. Mas em teste com "apenas" 5 litros em 6hs a água chegou em 42º. Eliminando o radiador menos custo e menos oxidação. Quanto a pergunta "o que resfria o reservatório?" Nada, um pouco do calor se perde no trajeto e o resto dissipa no reservatório.

Minha config é:

http://www.aliexpress.com/item/High-Quality-DC-12V-Electric-Centrifugal-Water-Pump-Free-Shipping-TK0410/803180847.html

http://www.aliexpress.com/item/1-PCS-CPU-Water-Cooling-Block-Copper-Waterblock-Liquid-Cooler-for-Intel-AMD-W16-free-shipping/1207225403.html

Mangueira preta de alta pressão de hidráulica, 2 reais o metro.

Reservatório é um galão quadrado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal beleza... então to querendo fazer meu primeiro watercooler montado ja que tenho um h60 pra processador, queria fazer um loop para cpu e 2 vgas... tenho um nzxt phantom.... preciso de ajuda no que comprar gastando o necessario para que ele funcione bem mas nada extravagante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal beleza... então to querendo fazer meu primeiro watercooler montado ja que tenho um h60 pra processador, queria fazer um loop para cpu e 2 vgas... tenho um nzxt phantom.... preciso de ajuda no que comprar gastando o necessario para que ele funcione bem mas nada extravagante

O bloco que peguei é barato e ficou bom, a bomba está se mostrando boa, nem escuto ela porque é submersa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bloco que peguei é barato e ficou bom, a bomba está se mostrando boa, nem escuto ela porque é submersa...

então o problema é que moro em AP... e dei uma olhada nas temps... num cheguei a fazer teste de stress no meu mas fica nos 45-47(durante o verao) jogando AC4 tudo em high e BF3 tudo no maximo de boa durante o inverno dificilmentele ele chega 45 ta com over de 4.0Ghz o resto vou ter que olhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tenho visto em foruns americanos o povo falando pra não usar fluido, que só agua destilada com anti alga/bactéria (no caso dead water junto com o killcoil de prata) é a melhor solução e que com metais como cobre(block) e (provavelmente) níquel(fittings) juntos não trariam muito problema de corrosão galvanica já que eles são elementos proximos na tabela de séries galvânicas e que muito provavelmente o loop ficaria obsoleto antes da corrosão ser significativa.

 

Acham que posso ignorar um fluido com anticorrosivo no meu futuro loop? http://www.frozencpu.com/products/20837/ex-wat-261/XSPC_Raystorm_AX240_Universal_CPU_Water_Cooling_Kit_w_D5_Variant_Pump_Included_and_Free_Dead-Water.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho visto em foruns americanos o povo falando pra não usar fluido, que só agua destilada com anti alga/bactéria (no caso dead water junto com o killcoil de prata) é a melhor solução e que com metais como cobre(block) e (provavelmente) níquel(fittings) juntos não trariam muito problema de corrosão galvanica já que eles são elementos proximos na tabela de séries galvânicas e que muito provavelmente o loop ficaria obsoleto antes da corrosão ser significativa.

 

Acham que posso ignorar um fluido com anticorrosivo no meu futuro loop? http://www.frozencpu.com/products/20837/ex-wat-261/XSPC_Raystorm_AX240_Universal_CPU_Water_Cooling_Kit_w_D5_Variant_Pump_Included_and_Free_Dead-Water.html

 

 

A informação que você encontrou é correta, a agua é o melhor liquido para "water"cooler, a informação sobre corrosão galvânica também bem como aos aditivos, mas... como já foi citado anteriormente pelos colegas, "nuke" (anti algae) é venenoso e pode matar então cuidado....

Poder ignorar sim e não, depende do seu gosto alguns achao bunitinho o liquido colorido e gostam do bla bla bla dos rótulos eu pessoalmente já usei e deixei de lado, agua sim destilada de boa qualidade e um bom nuke e pronto "job done"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado BetoUK, quanto a ficar bonitinho, eu li que o melhor é usar tubulação colorida, e no reservatório utilizar leds pra deixar a água colorida, isso resolve o "problema". O problema mesmo era a corrosão, que poderia ser maior do que o esperado e causar problema de performance no loop depois de alguns meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não normalmente a corrosão galvânica é mais acentuada quando se usa metais sucessíveis a ela como cobre + alumínio no caso do kit que você citou ela é praticamente inexistente, mas devo salientar que com o uso de micro filamentos na grande maioria dos blocos um pequeno índice de corrosão pode sim prejudicar o bloco, mas sinceramente caso você não utilize metais sucessíveis a ela essa vai ser a sua menor preocupação, caso opte por líquidos coloridos limpar os blocos periodicamente para retirar resíduos sólidos vai ser uma das suas maiores.

 

Sim utilizar tubulação colorida e iluminação apropriada é hoje a solução mais popular entre os entusiastas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

 

Estou muito interessado em montar um sistema WC pro meu PC, de maneira que refrigere minha GPU e CPU.

Segundo meus planos necessitarei:

1º Blocks: GPU

                 CPU

2º Radiador e coolers

3º Bomba

4º Reservatório

5º Mangueiras e conexões

 

Minha duvida é, o que eu preciso saber para escolher a melhor bomba (que atenda satisfatoriamente esta configuração).

existe algum calculo de potencia, vazão, pressão ou perda de carga que precisa ser feito para o dimensionamento correto,

se sim, como faço?

 

Desde já grato :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem já que você pediu....

 

http://martinsliquidlab.org/pump-planning-guide/

 

No honorável mestre Martin Sansei você poderá encontrar toda a informação necessária a esse calculo, boa leitura...

 

...Tipo de leitura não do seu tipo O.o, bem nesse caso manda uma Laing D5 com um top legal e seja feliz ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to dando uma olhada em alguns kits na Performance PCs qual dos 3 vocês acham que seria o melhor custo beneficio

 

XSPC Raystorm Extreme Universal CPU Watercooling Kit w/ AX240 Radiator/D5 Pump/Res

 

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=39025

 

XSPC Raystorm Extreme Universal CPU Watercooling Kit w/ EX240 Radiator/DDC Pump/Res

 

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=33662

 

XSPC Raystorm Extreme Universal CPU Watercooling Kit w/ AX240 Radiator/750 Pump/Res

 

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=39024

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, Stahl?! Sumiu..

Comecei a angariar material pra minha gambiarra. Nada demais, um reservatório inox, alumínio ou cobre (difícil achar) resfriador por peltier.

Só estou em dúvida se não vou gerar a "pilha galvânica" com o sistema bloco cobre - fluido - reserv. inox/alumínio.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ eu comprei o primeiro link. Estou esperando chegar. Ele tem a D5, é bom pra um futuro upgrade no wc.

O 2º link usa  o EX240, pelo que eu li o acabamento desse radiador é ruim, inclusive com gente tendo problema com furação errada pra colocar no gabinete.

o 3º é igual o primeiro, mas com uma bomba mais fraca, se você pensa algum dia em aumentar o loop pra outros componentes ele não vai resolver. Se pretende manter só cpu, ele tem um custo x beneficio melhor.

 

 

------

 

@Dalai_Brahma Eu perguntei ai a trás sobre corrosão galvânica, se você utilizar um reservatório de alumínio com certeza terá. Inox tem pouca corrosão e cobre não vai ter nenhuma(desde que tudo seja de cobre, desde fittings até alguma parte de metal na bomba).

http://2.bp.blogspot.com/_Gi8PSpJPL_o/TE2h2f35YPI/AAAAAAAAAB4/VZFaOL6uzjs/s1600/Corrosao%2Bgalvanica%2B003.jpg

Quanto mais pra baixo nessa lista, menos corrosão possui(pelo menos é o que falam nos foruns gringos).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!