Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

@Dalai_Brahma poxa, tava achando até barato, comparado com os preços que tinha encontrado aqui no Brasil - cheguei a ver reservatório de US$50 a R$350. Vou dar uma olhada com mais calma depois, mas já vi umas coisas bem mais baratas no DX mesmo. Olhar o eBay também pra ver o que encontro.

Tinha me vindo mais duas dúvidas, que agora nem lembro mais o que era, depois que lembrar, edito aqui rsrs

Até mais e valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Buenas! Estou em vias de comprar uma R9 290x LCS da Powercolor, e notei que vou precisar entrar nessa onda de wc que, após a leitura dos tópicos, me fascinou bastante. (Principalmente a ideia de ter líquido verde UV brilhando dentro do pc huhuhu).

 

Então, como eu nunca montei ou mexi com wc antes, apesar de ter um certo conhecimento na área de manutenção de computadores, fiquei na dúvida se seria bom eu montar do zero.

 

Eu tava pensando se seria viável eu, por exemplo, comprar um H100i da Corsair e "adaptar" ele, ou se o negócio é partir do zero mesmo...

 

A vontade é partir do zero, mas morro de medo de queimar um investimento como uma R9 290x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stealthflac

Essa linha "LCS" já não é uma solução líquida??

Bem... H100i tem se mostrado 'bomba', literalmente. Parta para um H105 (até H75 se sai bem) ou Kraken X40/X60, TT 2.0/3.0, CM Seidon/Nepton, Antec 620/920.

 

Os de 120/140mm são mais compatíveis, flexíveis quanto à instalação/posição em gabinetes e já fazem um bom trabalho (em relação aos air coolers de vga's ). Os maiores (duplos, tripols...) têm limitações de espaço.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é rapaz, eu estava iludido pensando que vinha tudo completinho, mas na verdade o "Liquid Cooling Solution" é um bloco personalizado EK que já vem nele pra você conectar ele no ring do seu próprio wc.

Mas como eu sempre quis uma desculpa pra investir em wc...

Eu vou montar "do zero", achei uns kits na newegg que não são selados:

 

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=9SIA3TR1C10944&cm_re=Akust_WC02-0004-AKS-_-9SIA3TR1C10944-_-Product

 

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835288005

 

Vou pegar esse da Akust, dei uma lida nos tópicos do BetoUK e pelo que entendi, (que pode perfeitamente ser um entendimento errôneo), esse da Akust tem uma bomba melhor e um reservatório maior, apesar dos dois serem cobre + alumínio, (o que é ruim, certo?) foi o que achei a melhor opção.

 

Bom, deve demorar uns 3 meses pra chegar tudo, vou montar num mid tower Viper GX 512WBG, e com certeza vou pedir ajuda aqui no processo...

 

No que você puder opinar, ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pelo anuncio o Akust tem tubos de cobre e haletas de alumínio o que é muito comum.

 

Agora eu pessoalmente investiria nesse kit:

 

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_202_972&products_id=33590

 

com ele você pode realmente embarcar no water cooler custom com vontade, blocar o CPU e estender o loop ate a vga, como ela vem já com a opção de water cooler o mais difícil que seria blocar a vga esta pronto então so precisa de um pouco mais de tubo e talvez dois adaptadores mas nada complicado, além da performance mandar para o brasil diferente da newegg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu aqui respondi baseado em adaptar com o Kraken G10 ou aqueles adaptadores artesanais (como os feitos pelo Dwood, TripT.com) os WC AIO da vida.. :lol:

 

Como disse o Beto, o block é o mais difícil - e caro - nisso aí. Mas, eu faria um 'genérico'. Mangueira, fluido, fittings e abraçadeiras locais. Bomba, bloco cpu, mangueiras e reservatório do Ebay/Aliexpres... ou tudo.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoUK

Eu dei uma olhada nesse link seu em algum outro post, provavelmente de autoria sua, pra lhe ser sincero, eu nunca vi uma peça sequer de wc ao vivo, e não tenho familiaridade nenhuma com elas, fiquei perdido naquelas opções, só tive certeza na hora de escolher as cores :D  Green, Green, Green, UV Green :D

 

Fiquei sem saber o que pegar exatamente... Acabei optando pelo que vem "pronto". O básico, é bom pra começar, gostando do negócio (eu sei que vou gostar) eu estudo mais e invisto num mais top.

 

É uma má escolha esse kit da Akust? Ele já vem com block pra CPU. Vocês acham que não dá pra por a CPU e a VGA no loop?

 

Eu já tava até pensando em como vai ser o projeto xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Stealth eu não conheço essa marca Akust então fica difícil de falar alguma coisa, EVGA é conhecida na área de placas de vídeo mas também nunca vi ela na área de Water Cooler deve estar apenas remarcando alguma coisa, mas os reviews parecem dizer o mesmo "no too bad" então acho que sim pode ser uma tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu olhei vários vídeos no youtube, inclusive um postado pelo pessoal da performance-pcs, o site que você me recomendou fazer a compra. Daí fiquei mais tranquilo... Me pareceu bem simples por ele pra funcionar tb, pelo menos em um dos videos, a forma como o cara encheu o ring foi bem prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imaginei assim porque a VGA esquenta bem mais do que a CPU, pensei que o coolant saindo da cpu pra vga, ele já ia chegar um pouco quente, o que diminuiria a eficiência na VGA.

 

Como eu disse, tô começando nisso, queria saber se tem lógica o meu raciocínio, pra a partir daí eu ir tentando melhorar o ring.

 

Na verdade, na minha ideia inicial, o ideal era ter 2 radiadores, um pós CPU e um pós VGA, mas não sei dizer se há real necessidade disso. ou se é exagero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Beto está certo. Só acrescento uma correção: quem fica após o radiador, será o beneficiado.

No loop que você citou, o cpu fica sacrificado por 'pegar o calor' retirado da vga. Se o radiador ficar antes da cpu, este será beneficiado e a vga 'sacrificada'.

 

Como estarás montando um kit custom, dá - e recomenda-se - um radiador para cada.

Neste caso: bomba->cpu->rad->vga->rad->[tanque]->bomba. (coloquei um tanque opicional, já que não citaste).

 

Por que assim? Porque sim!.. brinks... um radiador esfria e manda à vga e outro esfria para mandar à bomba e cpu em seguida. Assim, a bomba não sofre também. Já pensou a bomba pegando 60-70-80°C, após a vga?! Veja as especificações dela e entenderás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não falei do tanque por que o sistema já vem com o tanque embutido.

 

Eu imaginei que o coolant chegando mais quente na bomba, estando menos viscoso, facilitaria o bombeamento no sistema. Então, o mais correto é conseguir um radiador de 120mm pra cpu.

 

Chamando o rad de 120mm de rad1 e o de 240mm de rad2, e levando em consideração o que você falou que pra bomba é ruim o coolant quente, teria essas opções:

 

bomba > cpu > rad1 > vga > rad2 > bomba - A cpu n esquenta muito, então o rad menor fica depois dele.

 

bomba > cpu > rad2 > vga > rad1 > bomba - O rad2 ficaria antes da VGA, garantindo o coolant na menor temp possível pra vga, porém, o rad1 talvez não fosse o suficiente pra diminuir o suficiente a temp do coolant.

 

Qual seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há o 'melhor', há opções... 'melhor' para quê?

Cpu - a 1ª opção; vga - a 2ª opção. Tudo teoricamente.

 

A vantagem desse seu custom é que você pode testar as 2 opções e ver o que lhe agrada.

 

Acredito até que a 1ª opção seja mais vantajosa, partindo do fato que só a troca de 'air cooler' para WC 120mm em vga's já traz ganhos expressivos - entre 12-20°C dependendo dos componentes envolvidos.

Assim, garantiria o bom desempenho do 240mm no cpu, onde 'se brinca' com maior margem de OC.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmmmmm, interessante isso, eu ainda não entrei nessa de OC, mas tendo um sistema de WC seria um bom momento pra começar...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575869679-radiador-120mm-cobre-water-cooler-pronta-entrega-watercooler-_JM

Esse radiador seria uma boa opção? além dos coolers, o que mais eu precisaria pra ligar ele no ring?

 

Os coolers eu vou usar 2 destes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575778990-fan-para-gabinete-120mm-shark-green-en55697-aerocool-_JM

82.6 CFM =D

 

Comprei 2 deste pra por no sistema Akust tb, porque td mundo falou q as fans davam pepino rápido. Vou manter um sistema push-pull até as q vem nele dar pau, s n der, fica assim de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575869679-radiador-120mm-cobre-water-cooler-pronta-entrega-watercooler-_JM

Esse radiador seria uma boa opção? além dos coolers, o que mais eu precisaria pra ligar ele no ring?

 

Os coolers eu vou usar 2 destes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575778990-fan-para-gabinete-120mm-shark-green-en55697-aerocool-_JM

82.6 CFM =D

 

1) 110,00 no radiador? sei não... melhor um Wc completo usado e adaptar na vga...

Vai precisar de mangueira, espigões/fittings e abraçadeiras.

Mas, por aqui, esse é o preço médio mesmo...;

 

2) se pegou os Shark, fez errado... só é silencioso (e duvido que o tanto que diz). É fraco, baixa pressão. Recomendo CM Sickleflow X, Akasa Viper, CM Blade, Cougar Vortex... Mínimo de 2,2 mmH20 e 70cfm, pra valer a pena.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fluxo é importante sim. Se não houver fluxo (ar 'parado'), não há troca de calor.

A questão é ele ter 'força' para vencer a resistência dos radiadores (restrição, n° aletas por pol. - fpi). Vencer tela de gabinete é fácil. E radiador?? E a galera ainda esquece que é radiador+tela.

 

Os radiadores de air coolers tem aletas retas e não tão 'apertadas'. Restrição menor.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando chegar eu instalo, vejo as temps como vão ficar, e posto aqui o resultado, se não ficar beleza, eu troco as fans por alguma das que você citou, provavelmente a Cougar, é bem silenciosa pelo que vi aqui... 

 

Valeu pela dica, pelo menos trocar as fans não é tão trabalhoso né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!