Ir ao conteúdo

TÓPICO OFICIAL Dicas sobre roteador D-link DIR-320

Serza

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
E ai beleza galera

Adquiri o Dir-320 para usar com virtua mas não consigo. 1° desligo o modem da motorola faço as conexões com o router e religo o modem. Qualndo entro no setup do dir-320 o e vou em status diz que esta online mas não consigo acessar pagina nenhuma Uso Windows 7

Ola' amigo,

O problema pode estar nas configurações do Windows 7. Verifique na Central de Rede e Compartilhamento as opções de compartilhamento avançado, ative a opção de descoberta de rede.

Você chegou a configurar ips fixos ou está usando automatico???

falou

Postado

Gente, estou na briga também para tentar fazer conectar a 3G da Claro, com modem ZTE.

O que mais chegou perto foi o Firmware russo, detectou... mediu intensidade do sinal... mas não conecta, fica apenas "Conecting ppp...". Estou procurando mais coisas na WEB, qualquer novidade poste aqui.

• Membro VIP
Postado

Olá pessoal,

Estou escrevendo para informar que dei uma melhorada no visual do tutorial e também para avisar sobre o lançamento do novo firmware na D-Link Russa de ABril de 2010:

dir320_v1.21_a3ia.bin

Confiram na primeira página deste tópico o link, além disso coloquei uma Lista de modens 3G compatíveis com este roteador.

Primeira Página

Melhorei também a parte do DD-WRT e coloquei as novas versões Beta disponíveis no site dd-wrt.com.

Continuarei atualizando e reformulando para facilitar a vida de vocês. Além disso, inspirado no amigo Polones, autor do tópico oficial do DIR-300, em breve colocarei vídeos.

falou

Postado

Melhorei também a parte do DD-WRT e coloquei as novas versões Beta disponíveis no site dd-wrt.com.

Continuarei atualizando e reformulando para facilitar a vida de vocês. Além disso, inspirado no amigo Polones, autor do tópico oficial do DIR-300, em breve colocarei vídeos.

falou

Fico bem maneiro o tópico, bem organizado...tb do precisando dar uma organizada no meu.

Quando tu for fazer videos, recomendo o CamtasiaStudio 7, software muito fácil de se usar.

Se me der licença, tenho uma dica boa.

Aproveitando para avisar o pessoal do ebook do dd-wrt, quem tiver interessado visite o link.

Guia Pratico do Usuário

capa.png

Até.

• Membro VIP
Postado

Olá Polones,

Ficou excelente o guia. Estarei adicionando o link na primeira página.

Obrigado.

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado

É possivel sim ligar um HUB USB e um HD externo, eu fiz justamente isso aqui.

Além do HD tenho tambem um pendrive.

Estou usando firmware openwrt 8.09.2 kernel 2.4, rodando openvpn, samba, e um cliente torrent(transmission). Funciona muito bem, apenas a taxa de transferência de arquivos do/para o roteador que ficou a desejar (2 megas/s).

É possivel ainda instalar programas e drivers no pendrive ou HD expandindo a limitação de 4 megas da ROM do roteador.

Pra quem manja de soldagem SMD, é possível aumentar a RAM do roteador para 64 megas:

http://dir320.blogspot.com/2009/09/dir-320-64-mb-ram-upgrade_18.html

Postado
ola a todos

no meu dir-320 instalei o dd-wrt v24 sp2 indicado no site para a instalação.

- http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database

depois actualizei com este

-dd-wrt.v24-11886_NEWD_mini_usb

depois de muito bater com a cabeça, consegui colocar um disco externo a trabalhar e a aceder-lhe de todos os pc s aqui em casa....

Olá, Sercor. Venho pensando em fazer o mesmo, mas tenho receio de danificar o router. Você se importaria em colocar um tutorial (um pequeno passo a passo) para a gente aqui no fórum? Eu e muitos outros ficaremos muito agradecidos.

Um abraço

Gian

Postado
....

Como usar as funções do DD-WRT ?

Veja o Guia Prático:

[URL="http://www.slideshare.net/polones/dd-wrt-guia-pratico"][B]GUIA PRÁTICO DO USUÁRIO INICIANTE[/B][/URL]

.....

Faz 3 dias que estou tentando baixar esse guia e não consigo!! (não recebo o e-mail de verificação depois que crio a conta no SlideShare). Será que tem como pegar de algum outro lugar???

Abraços

Gian

• Membro VIP
Postado

Olá ggentile,

Veja se o e-mail não esta sendo considerado como spam pelo seu provedor. Se mesmo assim não achar, me fale que eu entro em contato com o criador do guia.

falou

Postado

Boa noite, tenho interesse em adquirir o DIR-320 mas receio pelas minhas impressoras: Epson CX 6500, Epson T33 e HP 2600N (esta trabalha em rede); a lista de compatibilidade fornecida pela D-Link é antiga e não esclarece muita coisa, alguém já teve problemas com impressoras Epson?

Postado
Olá ggentile,

Veja se o e-mail não esta sendo considerado como spam pelo seu provedor. Se mesmo assim não achar, me fale que eu entro em contato com o criador do guia.

falou

Pois é.... até mudei o endereço para o envio do e-mail de confirmação, mas simplesmente não chega... Mas acabei lendo na tela do micro, mesmo. Resolvi meu problema. Mas seria interessante colocar o guia num 4shared ou algum outro serviço desse tipo e trocar o link na primeir página do tópico... fica a sugestão...

Abraço

Gian

Postado
ola pessoal

depois de tanta cabeçada,resolvi desistir. não por cansaço ,mas porque cheguei a conclusão que não dá.

o meu D-link dir-320 só tem 4 megas de flash, e necessitava de 8 megas pelo menos,pois a versao de dd-wrt que tem a funçao 3g é a versão mega que tem cerca de 7.68 megas de tamanho,logo nao cabe.

vou continuar a ter net 3g neste router mas com firmware da D-link com a versao Russa, quanto a ligar também um disco em rede com um hub esqueçam.

agradeço a todos os que me ajudaram.

abraço

http://yfrog.com/j3vodafonezj

http://yfrog.com/4j3gumtsj

Se eu fosse você não desanimaria... Ainda não testei, mas lendo a documentação do DD-WRT achei um HowTo (http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/USB_storage) que diz ser possível usar um hub comum para conectar vários dispositivos.

"The use of standard USB hubs allows other USB devices (such as printers, serial ports, CD/DVD drives and audio) to remain connected even while the USB interface is used for flash cards or hard drive interfaces."

E se você particionar o HD externo adequadamente (sempre seguindo esse HowTo) é possível disponibilizar memória extra para instalar o que eles chamam de Optware para rodar no DIR-320... Como eu disse, ainda não testei, mas se no HowTo diz que dá....

Assim que tiver qualquer notícia eu posto aqui...

Abraço

Gian

Postado

Olá!

Comprei há pouco tempo um DIR-320 e na procura de informação sobre este, dei com este tópico no Clube do Hardware.

Gostava de contribuir dizendo que as impressoras EPSON Stylus D120 e Lexmark Optra E310 funcionam bem com o print server. A Lexmark é uma impressora postscript bem velhinha.

O mais interessante é que liguei ambas as impressoras a um hub USB, que por sua vez liguei à porta USB do router e, para meu espanto, tudo funciona quase como previsto... Quero eu dizer que, depois de instalar as impressoras manualmente, o print server reconhece as duas, mas infelizmente estão ambas na mesma fila de impressão - sim, posso ter as duas ligadas em simultâneo e o print server encontra-as, ambas na mesma fila de impressão. Contudo, porque estão ambas na mesma fila de impressão, apenas posso imprimir para a impressora que liguei em primeiro lugar (talvez seja melhor dizer, que o print server encontrou primeiro).

Convém dizer que o meu router ainda tem o firmware 1.10 que vem de origem.

Agora a primeira dúvida. O meu router é um H/W: A2 (ver a etiqueta por debaixo do router). Existe algum problema em fazer o upgrade do firmware para o 1.21? Tenho a noção de ter lido que num router A1/A2 apenas se deve fazer upgrades com firmware A1/A2. Isto é verdade?

Última pergunta. Para que serve o botão do lado direito do router?

Até à próxima!

• Membro VIP
Postado
Olá!

Comprei há pouco tempo um DIR-320 e na procura de informação sobre este, dei com este tópico no Clube do Hardware.

Gostava de contribuir dizendo que as impressoras EPSON Stylus D120 e Lexmark Optra E310 funcionam bem com o print server. A Lexmark é uma impressora postscript bem velhinha.

O mais interessante é que liguei ambas as impressoras a um hub USB, que por sua vez liguei à porta USB do router e, para meu espanto, tudo funciona quase como previsto... Quero eu dizer que, depois de instalar as impressoras manualmente, o print server reconhece as duas, mas infelizmente estão ambas na mesma fila de impressão - sim, posso ter as duas ligadas em simultâneo e o print server encontra-as, ambas na mesma fila de impressão. Contudo, porque estão ambas na mesma fila de impressão, apenas posso imprimir para a impressora que liguei em primeiro lugar (talvez seja melhor dizer, que o print server encontrou primeiro).

Convém dizer que o meu router ainda tem o firmware 1.10 que vem de origem.

Agora a primeira dúvida. O meu router é um H/W: A2 (ver a etiqueta por debaixo do router). Existe algum problema em fazer o upgrade do firmware para o 1.21? Tenho a noção de ter lido que num router A1/A2 apenas se deve fazer upgrades com firmware A1/A2. Isto é verdade?

Última pergunta. Para que serve o botão do lado direito do router?

Até à próxima!

Olá amigo,

Primeiramente, agradeço as contribuições de informação. Em breve adicionarei estas informações no primeiro post.

Quanto ao firmware, o ideal é atualizar com os firmwares feitos para o hardware do roteador, porém não sei lhe dizer se pode dar certo ao atualizar o A2 com o firm do A1, estarei verificando.

Esse botão do lado direito é usado para o sistema de WPS( Wireless protect setup), se eu não me engano, ao pressioná-lo, o roteador procura aparelhos compatíveis com o sistema WPS e configura automaticamente. O problema é que nem todas as placas tem esse sistema.

Esse sistema é mais uma segurança, o roteador cria um número de ID.

falou

Postado
Olá amigo,

Primeiramente, agradeço as contribuições de informação. Em breve adicionarei estas informações no primeiro post.

Quanto ao firmware, o ideal é atualizar com os firmwares feitos para o hardware do roteador, porém não sei lhe dizer se pode dar certo ao atualizar o A2 com o firm do A1, estarei verificando.

Esse botão do lado direito é usado para o sistema de WPS( Wireless protect setup), se eu não me engano, ao pressioná-lo, o roteador procura aparelhos compatíveis com o sistema WPS e configura automaticamente. O problema é que nem todas as placas tem esse sistema.

Esse sistema é mais uma segurança, o roteador cria um número de ID.

falou

Olá!

Um dia destes ganho coragem e actualizo o meu router com o firmware russo :unsure: Se algo correr mal, utilizando as informações do Klaufag, posso sempre voltar ao firmware original (se tiver uma cópia) ou ao OpenWrt 10.03 que, tanto quanto sei, suporta o DIR-320 utilizando a imagem openwrt-brcm47xx-squashfs.trx (ATENÇÃO: Eu nunca experimentei esta imagem no meu router, mas pelo que li funciona no DIR-320!).

Já agora, alguém sabe como copiar a imagem (instalada) do firmware do DIR-320 para o computador? Saber como fazer isto é obviamente útil - com uma imagem que sabemos funcionar e com as instruções do Klaufag podemos fazer as experiências sem medo de "brickar" o router, digo eu... Vou pesquisar e se encontrar alguma coisa útil logo vos informo.

Finalmente, obrigado pela explicação para que serve o botão do lado direito. Acho deplorável que essa informação não venha no manual :angry:

Até à próxima!

Postado
Olá!

Um dia destes ganho coragem e actualizo o meu router com o firmware russo :unsure:....

Vai sem medo!!! Eu atualizei há um bom tempo e parei de ter problemas (como meu E71 que não conectava sempre....). Só troquei pelo dd-wrt porque quero colocar um HD externo e compartilhar com toda a rede... Ainda estou tentando (na verdade estou mesmo é apanhando... hehehe).

Mas quando eu fiz a atualização para o firmware russo, também estava com receio de fazer alguma besteira, mas deu tudo certo e foi muito fácil.

Boa sorte!!

Postado

Bom dia

Tenho uma impressora HP Deskjet 3745 e SO Win7 (Ultimate 64 bits em uma máquina e Home Basic 32 bits em outra). Quando instalo a impressora diretamente na porta USB de cada máquina ela funciona normalmente (imprime 100% da página). Agora quando coloco no roteador para compartilhar via wireless (Dlink 320), ela imprime 3/4 da página tanto de uma máquina como da outra (travando a impressora no final desses 3/4 de página impressos). No WinXP conseguia compartilhar via wireless as duas máquinas com essa impressora ligada na porta USB do roteador. Como resolvo esse problema? Será o driver do roteador, da impressora (obtido via Windows Update) ou alguma configuração errada dos computador/impressora?

Obs: o problema ocorre quando vou imprimir boletos, pdf, etc diretamente do browser (IE 8, Firefox 3.6). Quando vou imprimir um arquivo gravado no HD este imprime normalmente (via wireless)!

Dados:ícone da impressora > direito do mouse > propriedade > impressão diretamente pela impressora

Drive do roteador 1.21 que depois voltei para o 1.20

Setup da Mobo:Paralel Port Mode: EPP

Postado
É possivel sim ligar um HUB USB e um HD externo, eu fiz justamente isso aqui.

Além do HD tenho também um pendrive.

Estou usando firmware openwrt 8.09.2 kernel 2.4, rodando openvpn, samba, e um cliente torrent(transmission). Funciona muito bem, apenas a taxa de transferência de arquivos do/para o roteador que ficou a desejar (2 megas/s).

É possivel ainda instalar programas e drivers no pendrive ou HD expandindo a limitação de 4 megas da ROM do roteador....

Você seguiu algum tutorial em particular? Estou tentando fazer isso, mas não consigo... O problema é que não tenho todo tempo do mundo.... Já consegui fazer o router reconhecer um pendrive e um HD externo (ao mesmo tempo usando um hub USB com fonte de alimentação), mas não sei como instalar e configurar o samba.... eu tenho um DIR-320 A1 e instalei o firmware dd-wrt conforme este tópico. Só que eu vi que você usa outro firmware...

Me dá uma luz!!!

Abraço

Gian

Postado
Você seguiu algum tutorial em particular? Estou tentando fazer isso, mas não consigo... O problema é que não tenho todo tempo do mundo.... Já consegui fazer o router reconhecer um pendrive e um HD externo (ao mesmo tempo usando um hub USB com fonte de alimentação), mas não sei como instalar e configurar o samba.... eu tenho um DIR-320 A1 e instalei o firmware dd-wrt conforme este tópico. Só que eu vi que você usa outro firmware...

Me dá uma luz!!!

Abraço

Gian

Também estou interessado nisso, podendo postar um tutorial, ficaria agradecido :D

Postado

Como contribuição: Comprei um DIR-320, instalei uma impressora Epson T33, funciona perfeitamente exceto por uma coisa - não tenho retorno do nivel de tinta. É como se a comunicação fosse apenas unidirecional tanto no WinXP quanto no Win7.

• Membro VIP
Postado
Como contribuição: Comprei um DIR-320, instalei uma impressora Epson T33, funciona perfeitamente exceto por uma coisa - não tenho retorno do nivel de tinta. É como se a comunicação fosse apenas unidirecional tanto no WinXP quanto no Win7.

Obrigado pela contribuição Célio, estarei adicionando à primeira página.

falou

Postado

Bom Dia

Tenho a seguinte dúvida: posso conectar a porta USB do Dir-320 na porta USB do DVD Sony DVP-NS728HP e compartilhar via wireless um filme que baixei pela internet no computador?

Postado

Me dá uma luz!!!

Abraço

Gian

Também estou interessado nisso, podendo postar um tutorial, ficaria agradecido :D

Irei elaborar um tutorial e posto aqui.

• 2 semanas depois...
Postado

Muito obrigado... Já estou com tudo o que preciso.... DIR-320 com DD-WRT, HD Externo Seagate 1 TB com fonte, HUB USB também com fonte e um monte de filmes e músicas para compartilhar... só falta mesmo é fazer tudo funcionar...

Abraço

Gian

Postado

Olá, onde configuro o modo cliente nesse aparelho ? Existe ? nao consegui ver essa opção lá. Tenho um aprouter wr254 no 1o andar que recebe o sinal adsl do modem (roteado), e este dlink vai ficar terreo, junto com a impressora, preciso que ele receba o sinal do wr254 e compartilhe a impressora na rede, porque nao tem como passar cabeamento entre os andares, a rede é toda sem fio, 02 pcs, 02 nbs e a impressora. Dá pra fazer isso com ele ? Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...