Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TÓPICO OFICIAL Dicas sobre roteador D-link DIR-320


Serza

Posts recomendados

Guia rápido para instalação do OpenWrt

A ultima versão do OpenWrt é a backfire 10.03 que suporta o DIR-320 e usa o kernel 2.4.

Para quem gostaria de usar o kernel 2.6 (openwrt-brcm47xx) recomendo que aguarde as próximas versões pois ainda há instabilidade com relação ao wireless.

O Openwrt ocupa 2,8 MB, deixando o resto dos 4 MB da rom do roteador para instalação de novos programas e drivers (lista). Os arquivos que são instalados podem ser removidos devolvendo o espaço antes ocupado, mas os programas que fazem parte do firmware mesmo removidos não liberam o espaço perdido. Dessa forma o firmware da página do OpenWrt vem junto apenas os drivers para o roteador funcionar, não inclue suporte há usb, samba, cliente para bittorrent (não existem várias versões como no dd-wrt).

Para quem tem um conhecimento mais avançado sobre o linux ou quiser se aventurar na construção de seu próprio firmware, segue os passos para o ubuntu (outras distribuições entre aqui):


svn co svn://svn.openwrt.org/openwrt/branches/backfire
cd backfire
./scripts/feeds update
make prereq
make package/symlinks
make menuconfig
sudo aptitude install build-essential subversion libncurses5-dev zlib1g-dev gawk flex

Selecione em target system "Broadcom BCM947xx/953xx [2.4]" e os pacotes que gostaria de acrescentar.

make

A imagem será criada após o termino da compilação em ./bin/brcm-2.4/openwrt-brcm-2.4-squashfs.trx

Se seu roteador está com o firmware original, siga o guia do usuário Serza para a instalação do DD-WRT. Desconecte todos os dispositivos USB ligados no roteador.

Faça download do firmware do OpenWrt e renomeie para openwrt-brcm-2.4-squashfs.bin

Na pagina de configuração do DD-WRT, vá em Administration -> Firmware Upgrade

ddwrt_firmware.jpg

Em Please select a file to upgrade escolha a imagem openwrt-brcm-2.4-squashfs.bin

Clique em Upgrade e aguarde alguns minutos.

O roteador irá reiniciar com o ip: 192.168.1.1

Feche a página do DD-WRT e acesse o endereço http://192.168.1.1, clique em login (usuário root, senha em branco).

Para liberar mais opções de configurações clique em Administration

Pronto seu roteador está rodando o OpenWrt.

Mais detalhes para configurar o OpenWrt você encontra no wiki.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, fiquei bastante interessado, mas acontece que eu não tenho tanto conhecimento de linux assim.... Do jeito que você coloca os comandos parece tudo muito fácil, mas para alguém, como eu, que não tem essa experiência toda, fica difícil... Desculpe jogar esse balde de água fria, mas depois de "cutucar" para colocar esse tutorial era o mínimo que eu podia fazer...

Abs

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá jakabin,

Agradeço a paciencia em criar esse tutorial para os colegas, assim que terminar me avise para eu dar uma revisada e depois colocar um link da sua mensagem no primeiro post desse tópico.

falou

Excelente trabalho que você tem feito nesse tópico, organizando as informações e esclarecendo as dúvida do pessoal, esta de parabéns.

Fique a vontade para editar e colocar no lugar mais adequado.

Cara, fiquei bastante interessado, mas acontece que eu não tenho tanto conhecimento de linux assim.... Do jeito que você coloca os comandos parece tudo muito fácil, mas para alguém, como eu, que não tem essa experiência toda, fica difícil... Desculpe jogar esse balde de água fria, mas depois de "cutucar" para colocar esse tutorial era o mínimo que eu podia fazer...

Abs

Gian

Eu que te peço desculpas, mas não se preocupe ainda vou detalhar melhor cada passo, estou querendo primeiro terminar o tutorial. Se quiser mandar MP dos passos que ficaram muito técnicos pode mandar, é importante o feedback para saber o nível de detalhe para atender a todos que estão acompanhando o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Meu roteador simplesmente não aceita entrar no site da CVC. Já tentei entrar com firefox e internet explorer. Mudei o DNS, e continua sem acessar. Para efeito de teste, liguei o cabo do modem direto no computador, e acessou normal. Já resetei o roteador e o problema continua. Alguém pode me ajudar?!

Grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Existe um tutorial de como se configurar o acesso via modem 3G no DIR-320 ?? Uso modem da claro acho que é um huawei.

Olá amigo,

Por enquanto não encontrei nenhum tutorial. Este roteador já vem pré-configurado para a conexão da Claro. Verifique na primeira página deste tópico a lista de modens 3G compatíveis com o roteador.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jakabin você chegou a usar o DD-WRT ?? Você acha o OpenWRT melhor que ele??

Consegui fazer tudo que queria com o DD-WRT, atualmente estou compartilhando um HD externo na rede, tenho um cliente de torrent rodando direto no roteador e nao preciso mais deixar o Pc ligado pra fazer downloads. O único problema é que ele é meio instável, as vezes 'cai' e preciso reiniciar o serviço de torrent (mas creio ser limitação de processamento do roteador).

A única coisa que ainda não consegui mesmo foi usar a impressora pelo roteador (minha HP multifuncional) sempre dá problema e não imprime a página até o fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jakabin você chegou a usar o DD-WRT ?? Você acha o OpenWRT melhor que ele??

Consegui fazer tudo que queria com o DD-WRT, atualmente estou compartilhando um HD externo na rede, tenho um cliente de torrent rodando direto no roteador e nao preciso mais deixar o Pc ligado pra fazer downloads. O único problema é que ele é meio instável, as vezes 'cai' e preciso reiniciar o serviço de torrent (mas creio ser limitação de processamento do roteador).

A única coisa que ainda não consegui mesmo foi usar a impressora pelo roteador (minha HP multifuncional) sempre dá problema e não imprime a página até o fim.

Cheguei a usar o DD-WRT, mas ainda prefiro o OpenWrt por ser mais fácil em customizá-lo.

Sobre a instabilidade, acredito que seja falta de memória. Você esta usando swap?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

estou com o DIR-320 a pouco tempo.. antes tava com o DI-524 e tenho um Linksys PAP2 (Voip) e quando estava conectado no DI-524 funcionava direitinho. Agora no DIR-320 quando eu o ligo, ele registra na boa, mas depois ele na consegue registrar novamente automaticamente, tem algum parâmetro especial para colocar no roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal,

estou com o DIR-320 a pouco tempo.. antes tava com o DI-524 e tenho um Linksys PAP2 (Voip) e quando estava conectado no DI-524 funcionava direitinho. Agora no DIR-320 quando eu o ligo, ele registra na boa, mas depois ele na consegue registrar novamente automaticamente, tem algum parâmetro especial para colocar no roteador?

Olá Alex,

Não entendi a sua dúvida.

Registrar o que?

Por favor, especifique mais.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serza, o aparelho do Voip da Linksys (PAP2T) a cada hora ele tem que se registrar no seridor do Voip (no meu caso da Uol) porém quando eu ligo ele pela primeira vez ele se registra, assim posso fazer ligações, quando vira a primeira hora ele não consegue se registrar fazendo assim com que o telefone fique mudo e eu não consiga realizar ligações no PAP tenho a seguitne mensagem: "Registration State: Can't connect to login server" por isso que eu digo que não consigo registrar. Ai quando eu desligo o roteador da energia e ligo npovamente ele simplesmente volta a registrar normalmente. Já coloquei no port fowarding, application rules, DMZ e no firewall habilitando as portas 5060 e 5061 que são as SIP Ports

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, eu estou querendo saber uma coisa, antes eu usava d-link 500b roteado da velox aqui em funcionava tudo de boa, ai mudei pra gvt e ganhei modem novo Intelbras 1210q, só que me passaram uns parâmetros de configuração mas não consigo acesso a internet com o modem conectado no roteador(dir-320), apenas o modem direto no desktop. se alguém puder me ajudar responde ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi, eu estou querendo saber uma coisa, antes eu usava d-link 500b roteado da velox aqui em funcionava tudo de boa, ai mudei pra gvt e ganhei modem novo Intelbras 1210q, só que me passaram uns parâmetros de configuração mas não consigo acesso a internet com o modem conectado no roteador(dir-320), apenas o modem direto no desktop. se alguém puder me ajudar responde ae

Olá amigo,

Você tem dois modos de configuração nesse caso:

1- Se o seu modem adsl está roteado, então o roteador wireless deverá estar configurado no modo Dynamic IP.

2 - Se o modem for configurado como bridge, o roteador wireless deverá ser configurado no modo PPPoE com usuário e senha do provedor.

Se quiser configurar o modem no modo bridge e configurar o roteador, veja este tutorial que lhe ajudará:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3016698&postcount=110

Não é o mesmo roteador, mas é muito parecido.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, coloquei como trigger 5060-5061 e no firewall as mesmas portas e qualquer tipo de trafego

Olá Alex,

Esse tipo de caso é díficil dizer o que pode ser. Você já atualizou o firmware para a versão que eu coloquei na primeira página deste tópico???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alex,

Esse tipo de caso é díficil dizer o que pode ser. Você já atualizou o firmware para a versão que eu coloquei na primeira página deste tópico???

Já.. coloquei o firmware 1.21..

E basta eu dar um reboot no roteador que o Linksys volta a conseguir se registrar.. é como se depois de um tempo ele bloqueasse a porta, sei lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alex,

Esse tipo de caso é díficil dizer o que pode ser. Você já atualizou o firmware para a versão que eu coloquei na primeira página deste tópico???

Já.. coloquei o firmware 1.21..

E basta eu dar um reboot no roteador que o Linksys volta a conseguir se registrar.. é como se depois de um tempo ele bloqueasse a porta, sei lá

Bem no Firewall Rules tem o seguinte:

Name: Voip

Interface: WAN

IP: *

Protocol: Any

Action: Allow

Interface: LAN

IP: 192.168.0.101

Port: 5060

No ADVANCED PORT FORWARDING RULES:

Name: Voip

Public Port: 5060~5061

IP Address: 192.168.0.101

Private Port: 5060~5061

Traffic Type: Any

DMZ Host:

Enable DMZ Host: Check

DMZ IP Address: 192.168.0.101

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vi diversas pessoas perguntando se o DIR-320 faz controle de banda. E após muito tentar, posso dizer que NÃO! :o

Isso ai, é um absurdo, mas com o firmware nativo e suas atualizações, este roteador não faz controle de banda. O pior é que está escrito na caixa do produto, no site da d-link e em tudo quanto é lugar (principalmento nos locais de venda), que ele faz!!

Fui descobrir isso no sábado, após já ter comprado, e pensei: "Segunda-feira vou ligar para a d-link e vou exijir que me mandem um modem que faça isso!", apesar de ter certeza que isso não iria acontecer. No domingo resolvi instalar a versão special do firmware da dd-wrt, e agora ele FAZ!

Isso ai meus amigos, se querem controle de banda (traffic management, como está escrito na caixa), podem partir para para um firmware alternativo, porque o oficial não faz a função que promete fazer.

Obs.: Não testei obviamente 100% dos firmwares, mas se na caixa está escrito, o nativo já deveria fazer!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já.. coloquei o firmware 1.21..

E basta eu dar um reboot no roteador que o Linksys volta a conseguir se registrar.. é como se depois de um tempo ele bloqueasse a porta, sei lá

Bem no Firewall Rules tem o seguinte:

Name: Voip

Interface: WAN

IP: *

Protocol: Any

Action: Allow

Interface: LAN

IP: 192.168.0.101

Port: 5060

No ADVANCED PORT FORWARDING RULES:

Name: Voip

Public Port: 5060~5061

IP Address: 192.168.0.101

Private Port: 5060~5061

Traffic Type: Any

DMZ Host:

Enable DMZ Host: Check

DMZ IP Address: 192.168.0.101

Cara tenta o seguinte:

Na faixa de portas que você libera, tente liberar uma faixa maior, por exemplo:

Você quer liberar as portas 5060 e 5061. Então libere uma faixa de 10 portas, assim 5058 a 5068.

Esse ip que você está colocando é do LInksys???

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!