Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto ganha um engenheiro da computação?


Enir Ferraz

Posts recomendados

  • 3 meses depois...

Muito bom esse tópico mesmo.

Eu estou terminando o ensino médio e optando por Engenharia da Computação, mas a minha dúvida era sobre o salário. Me falaram que é uma das engenharias que menos pagam. Tenho receio também de onde achar trabalho. Eu estou dividida entre essa engenharia e alguma outra faculdade que praticamente todos os graduados são bem sucedidos financeiramente, mas dizem que quem vai com "olhos de cifrão" sempre se dá mal. Porém com esse tópico minha vontade de cursar Engenharia da Computação subiu.

Gostaria de saber se tem alguém que já é formado no Rio Grande do Sul e se teve facilidade em encontrar trabalho, o salário inicial e em qual cidade. Também gostaria de saber se vocês que estão cursando ou que cursaram, tiveram bastante dificuldade com a matemática. Sou boa em matemática mas não excelente. :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Muito bom esse tópico mesmo.

Eu estou terminando o ensino médio e optando por Engenharia da Computação, mas a minha dúvida era sobre o salário. Me falaram que é uma das engenharias que menos pagam. Tenho receio também de onde achar trabalho. Eu estou dividida entre essa engenharia e alguma outra faculdade que praticamente todos os graduados são bem sucedidos financeiramente, mas dizem que quem vai com "olhos de cifrão" sempre se dá mal. Porém com esse tópico minha vontade de cursar Engenharia da Computação subiu.

Gostaria de saber se tem alguém que já é formado no Rio Grande do Sul e se teve facilidade em encontrar trabalho, o salário inicial e em qual cidade. Também gostaria de saber se vocês que estão cursando ou que cursaram, tiveram bastante dificuldade com a matemática. Sou boa em matemática mas não excelente. :S

Caro Jenny, salve!

Quem se forma na UFGRS tem emprego garantido e com salários iniciais de R$ 12 mil para cima.

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Realmente um tópico bom...

Sou do Rio de janeiro e faço sistemas de informação e estou caminhando para o terceiro período e estou com algumas duvidas relacionadas ao meu curso.... Estou pensando em mudar de curso e tudo, no caso mudar para eng. da computação...

Não sei muito bem como funciona o mercado mas acredito que seja praticamente o mesmo, estava dando uma procurada na internet sobre o salário inicial é quase igual... e estou procurando alguns cursos complementares... se alguem tiver algumas dicas.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Faço curso de Engenharia da Computação no Centro Universitário UNA - MG estou no 6º período, é um excelente curso porém como todas as engenharias muito puxado e umas das grandes vantagens que a sua especialização pode ser tanto em hardware, software ou integração dos dois. Em relação a salário, recém-formados não ganharam bem logo de inicio vai ser necessario experiencia na area para começar a ter um salário satisfatório.

abraço

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Faço curso de Engenharia da Computação no Centro Universitário UNA - MG estou no 6º período, é um excelente curso porém como todas as engenharias muito puxado e umas das grandes vantagens que a sua especialização pode ser tanto em hardware, software ou integração dos dois. Em relação a salário, recém-formados não ganharam bem logo de inicio vai ser necessario experiencia na area para começar a ter um salário satisfatório.

abraço

t+

concordo com o amigo pois apenas com experiência se consegue almejar melhores salários, eu sou da área da saúde e estou mudando de área, estava cursando o curso de engenharia da computação na FIAP SP mas como trabalho 12hrs todas as noites ficou puxado o curso principalmente no quesito de programação, utilizava linguagem C mas como não tinha feito o técnico de informática não tinha o conhecimento que meus colegas possuiam e o pouco tempo para estudar me complicava a situação, sendo assim parei o curso, estou revendo o trabalho para trabalhar 12x36 e estou fazendo o curso de programação desde o início incluindo lógica introdução, introdução a objeto, sql e a linguagem ainda estou em dúvida pois com isso pretendo sair da área da saúde no final de 2012 entrando na área como programador e assim retornar para a faculdade de engenharia que é muito boa pois se pode estar em diversas gamas de trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gostei muito do tópico, estou cursando eng. da computação mais a faculdade onde estudo não é publica nem federal , e não tem nome pois não é muito conhecida, queria saber se nessa área onde vou atuar no mercado de trabalho o nome da faculdade é tão importante quanto medicina etc,...

e se for muito importante o nome da faculdade eu consigo reverter a situação fazendo uma pós-graduação em uma faculdade de nome?

obg...:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma boa formação acadêmica pressupõe: 50% instituição e 50% aluno. Quando a escola é assim como você falou, então terá que ser 75% responsabilidade do aluno superar o nível da instituição.

Nem com um doutorado você reverterá se não mostrar resultados práticos. Minha sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá povo. Discussãozinha boa. Leio esse tópico a algum tempo mas não posto nada e sempre esqueço.

Bienidessi, como você disse, a instituição onde é feito o curso conta, desde que, é claro, você se coloque no nível da instituição, isso dá pra perceber ao pesquisar essa questão de salários.

Gostaria de saber como é o mercado para engenheiros da computação do ITA, Unicamp e UFGRS. Os salários são melhores pra quem sai desse tipo de instituição? Melhores quanto? Dá pra chegar perto 12 mil em 5 anos? Essas 3 instituições seriam as mais recomendadas para esse curso? Vejo que muita gente elogia a Unicamp, porém lá entra muita gente, não chega a ser concorrido como um ITA. Não sei muito da federal do rs, mas sei que criticam muito o ITA pois as engenharias são voltadas pra área de aviões (não sei se o mesmo vale pra EC), apesar de o ensino e a estrutura serem de primeira, sem falar das parcerias com várias empresas, e pelo fato de ser uma instituição militar. São poucos alunos, muitos professores, e você ainda pode optar por uma carreira militar, que, dependendo das condições do mercado, é um emprego estável garantido no Exército. E lá você pode trocar de especialização nos dois primeiros anos. Mas como é muito difícil de passar lá e tem essa questão aeronáutica, fico em duvida. A Unicamp é reconhecida pelos vários cursos e não parece ser um absurdo de entrar como o ITA, pois o curso de EC possui muitas vagas, e as provas deles não são muuuuito puxadas como as do ITA. Porém cobram biologia, história, a ***** toda. O fato é que a divisão de lá de engenharia AA e AB me deixa na dúvida, se vou software, vou ser um CC com um pouco de eletrônica, se vou hardware, sou em engenheiro eletrônico que aprendeu C++. Acredito que isso, meio que, corta o mercado pela metade pra quem gosta e quer se aprofundar em ambas as áreas. Porém elogiam muito a Unicamp com relação a parcerias com empresas do exterior e também pelo corpo docente. Porém acho ruim o fato de estar numa sala com 200 estudantes, apesar de no final sobrarem uns 50, ainda chegar a ser muito comparado aos 20, 25 do ITA. Quando você precisar falar com o professor, outros 15 também vão precisar, aí é ****. Da UFRGS não pesquisei muito, mas parece estar quase na mesma coisa da Unicamp. Se não passar no ITA, mas passar na Unicamp, vale a pena do mesmo jeito? Ou vale tentar mais uma vez no ITA?

Ah, e na Unicamp, eles possuem lugares pra estudantes de fora morarem, alugarem, próximo à instituição, ou tem que ir cidade-facul-cidade todo dia? Gastos aí seriam muitos, comparado aos 50 reais do ITA.

Pretendo ir morar no exterior, a EC seria uma profissão de TI que atrairia o mercado exterior ou empresas como Google valorizam mais CC do que uma EC voltada pra software? E no caso de ser mais voltado pra hardware e ir para empresas como Samsung, LG, a possibilidade de ir trabalhar fora é menor? ECs chegam a ser "exportados" pra países como EUA, Alemanha, China? Posso traçar minha carreira pra ir pra fora?

Penso em fazer ITA, arranjar um emprego fixo por uns 5 anos num lugar onde eu vá ganhar experiência, fazer um mestrado durante esse período, juntar todos os centavos durante esse tempo, e ir fazer um doutorado no exterior, voltado pra área que atuei e sabendo o que aprendi na faculdade. Instituição boa, experiencia, sabendo falar inglês, chines e arriscando um alemão, mestrado, e doutorado no exterior, devem dar um bom currículo pra atrair empresas de fora. Algum conselho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venham para Fortaleza, pois aqui é uma máquina de fazer pessoas passarem no ITA e IME. Leiam o Diário do Nordeste e o O Povo. Só perde para São Paulo.

Tenham cuidado com instituições top de linha que foram grandes no passado. Agora vivem apenas de Propaganda. Certa universidade de São Paulo vive apenas de nome. Uma vaga de graduação sai a R$ 139.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

William,

você ainda está fazendo o curso?

Caso não se importe, gostaria de conversar sobre o curso. Se puder passar seu e-mail.

Obrigada de qualquer forma.

Juliana

[email protected]

Isso depende, da experiência, do local em que trabalha, do cargo que ocupa e da importância do cargo em relação ao empreendimento, e do talento.

O salário fica entre uns 3 mil à 40 mil

Estágio remunerado fica em média 2mil.

Você pretende fazer vestibular ou já ta fazendo o curso?

Se quiser umas dicas, eu to no 3º período ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu precisava de uma opinião, fui aprovado no vestibular da UNICAMP em Engenharia de Computação, porém o meu grande sonho é o ITA, andei pesquisando e vi que talvéz o curso de EC da UNICAMP seja até melhor que o do ITA. Eu já fiz a matrícula na UNICAMP, mas eu ainda estou pensando em continuar fazendo cursinho para tentar o ITA, o que compensa mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu precisava de uma opinião, fui aprovado no vestibular da UNICAMP em Engenharia de Computação, porém o meu grande sonho é o ITA, andei pesquisando e vi que talvéz o curso de EC da UNICAMP seja até melhor que o do ITA. Eu já fiz a matrícula na UNICAMP, mas eu ainda estou pensando em continuar fazendo cursinho para tentar o ITA, o que compensa mais?

O que vale é um pássaro na mão, do que dois voando. -_-

Continua na UNICAMP. :lol:

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu precisava de uma opinião, fui aprovado no vestibular da UNICAMP em Engenharia de Computação, porém o meu grande sonho é o ITA, andei pesquisando e vi que talvéz o curso de EC da UNICAMP seja até melhor que o do ITA. Eu já fiz a matrícula na UNICAMP, mas eu ainda estou pensando em continuar fazendo cursinho para tentar o ITA, o que compensa mais?

Com certeza Unicamp. A prova+concorrência no ITA é desleal. Você já está em Campinas, e a EC na Unicamp é considerada uma das melhores, senão a melhor do país, então não há um porque de perder um ano pra trocar 6 por meia dúzia. Tanto ITA quanto Unicamp tem suas vantagens e desvantagens em EC. Você não vai ser melhor ou pior se escolher o ITA, apenas será diferente, entende? Se já passou em uma, não vale perder mais um ano pra tentar entrar na outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

1. Tem gente que acha que gostar de computador é pré-requisito pra estudar programação/eng. de computação. Não, não é.

Minha prima de 10 anos gosta muito mais que eu, passa o dia inteiro no MSN.

Gostar/saber/se dar bem com Matemática conta INFINITAMENTE MAIS.

Computação vem de computar, contar, exatas, é matemática. É raciocínio e criatividade, nada mais.

Quem gosta de computador desde os 3 meses de idade, gosta, na verdade, de informática.

2. Todo mundo vai puxar o saco pra sua instituição de ensino.

"Revista tal, numero tal, edição tal na pag tal disse que minha faculdade foi eleita a mais simpática".

3. ITA não é voltado pra aviação. Algumas engenharias são. A de computação N-Ã-O ! MITO!

4. No frigir dos ovos, dessa inutilidade de ranking e elogios, segundo o enade, o IME é, de longe, a "melhor" instituição de tecnologia.

5. A faculdade não importa. IME é o IME e ITA é o ITA não por causa da faculdade, mas por causa dos alunos.

Quem conhece as instituições ou estudantes, sabem que eles estão lá por estudaram MUITO, estão estudando MAIS AINDA e continuarão ao se formar. Resumindo: IME é IME e ITA é ITA, porque quem passa por lá é MUITO competente.

6.Se você é da UNIESQUI (Universidade da Esquina) e estudar o tanto que um aluno do IME estudou pra entrar e estuda o tanto que ele estuda lá dentro (o dia inteiro), você vai ser competente e ter as MESMAS oportunidades.

7.Não existe isso de dizer o salário de uma pessoa após se formar ou quando for estagiar.

São pessoas.

Há pessoas preguiças. Há aqueles que só fazem o mínimo pra se formarem (90% dos que estão nas universidades particulares e federais/estaduais). Há os que querem aprender o máximo possível. Há os mais esforçados. Há os que amam e respiram sua profissão.

Cada uma vai se diferenciar ao longo de sua vida (incluindo colégio, cursinho, faculdade, estágio...).

Conheço gente que passou 5 anos tentando ITA/IME. Nâo passou, mas adquiriu um raciocínio, disciplina e inteligência absurda, de tanto estudar exatas e isso é o que mais conta em nossa área de computação.

8.Você, nem ninguém, sabe o que vai fazer depois de entrar na faculdade.

A visão muda totalmente. Sabe-se nem se iremos continuar. Muito menos onde trabalhar, que país irá estudar ou quanto irá ganhar.

O máximo que pode prever, é estudar e se esforçar o máximo possível pra se ter opções.

Mas, 99% irão pra primeira oportunidade que surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eae gente to ressuscitando o tópico, mas tipo assim, eu to terminando o 3ano e vou fazer a prova na UFES para engenharia de computação. Também vou fazer ITA, mas acho que eu não vou conseguir. Eu queria mais era falar com a galera que fez EC na UFES: o curso lá é bom? O ambiente, professores. Estão bem sucedidos hoje? EC era o que vocês esperavam? Já conseguiram emprego? Eu tava doido para trabalhar e estudar, mas como o amigo aí já disse, o horário é complicado. Tipo eu amo computadores e amo matemática, será que eu iria gostar do curso? Ás vezes eu acho que é a escolha errada, sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!