Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estava fuçando na internet, quando vi um post falando sobre HD4890 e "Enable manual fan control" para tentar diminuir a temperatura da placa.

Fiquei curiosa e fui xeretar ...

Essa opção está bloqueada (tela em cinza) para mim - exibe 50%.

Isso é por que a placa não é black edition ? OU eu tenho de configurar algo para que esta opção seja habilitada ?

O modelo é XFX HD4890 ZDEC

[]s

Postado
Olá,

Estava fuçando na internet, quando vi um post falando sobre HD4890 e "Enable manual fan control" para tentar diminuir a temperatura da placa.

Fiquei curiosa e fui xeretar ...

Essa opção está bloqueada (tela em cinza) para mim - exibe 50%.

Isso é por que a placa não é black edition ? OU eu tenho de configurar algo para que esta opção seja habilitada ?

O modelo é XFX HD4890 ZDEC

[]s

Então, a opção para controlar a velocidade do fan manualmente ("Enable Manual Fan Control") faz parte do menu "ATI Overdrive™".

Assim, antes de você mudar manualmente a velocidade do cooler, você deve destravar o ATI Overdrive clicando no cadeado que se encontra próximo da opção "Enable ATI Overdrive™", como na imagem abaixo:

overdrivey.jpg

Mesmo com um pouco de over, eu sempre deixo a velocidade do cooler da minha HD 4890 em automático, até porque aqui pelo menos a temperatura dela não é muito alta (cerca de 55 a 60º C em idle e 70º C em load).

[]s!

Postado

@timmy,

Obrigada - vi a imagem, e fiz o teste, tudo certinho ... fiz um teste, e aumentando em 10% a temperatura caiu bem - mas o barulho fica meio insuportável. De qualquer forma, nunca é demais saber.

E de quebra você respondeu outra dúvida : a da temperatura ... estava achando meio alta, mas pelo visto está dentro do normal mesmo (principalmente se contarmos que esses dias aqui estava bem quente - agora com chuva e frente fria, os números devem cair)

Outra pergunta : Minha mobo é a ASUS M4A79T. Coloquei a VGA no primeiro slot PCIe disponível. Pensando na temperatura do processador, será que o melhor seria que estivesse o mais longe possível, para que o calor da VGA não interferisse ?

[]s

Postado
@timmy,

Obrigada - vi a imagem, e fiz o teste, tudo certinho ... fiz um teste, e aumentando em 10% a temperatura caiu bem - mas o barulho fica meio insuportável. De qualquer forma, nunca é demais saber.

E de quebra você respondeu outra dúvida : a da temperatura ... estava achando meio alta, mas pelo visto está dentro do normal mesmo (principalmente se contarmos que esses dias aqui estava bem quente - agora com chuva e frente fria, os números devem cair)

Outra pergunta : Minha mobo é a ASUS M4A79T. Coloquei a VGA no primeiro slot PCIe disponível. Pensando na temperatura do processador, será que o melhor seria que estivesse o mais longe possível, para que o calor da VGA não interferisse ?

[]s

Então, pelo que sei a ordem não importa na performance da placa de vídeo (se eu estiver errado, favor me corrijam), mas o interessante é você colocar a VGA em uma entrada PCI-E 16X (não sei se sua placa-mãe tem todas as entradas PCI-E a 16X).

Aqui eu coloquei a placa de vídeo na entrada PCI-E mais próxima do processador mesmo e as temperaturas não passam daquilo que mencionei, apesar de que qualquer placa de vídeo realmente interfira na temperatura dos componentes que estão ao seu redor.

Além disso, a HD 4890 é meio esquentadinha mesmo, e não há diferença muito grande de temperatura em idle e em load por causa da velocidade do fan, que aumenta bastante em load (tanto que o barulho também aumenta bastante :D, enquanto que em idle o cooler é quase inaudível).

O meu processador fica em torno de 40 a 45º C, mesmo em load (às vezes passa um pouco, chegando a 48º C). E olha que meu gabinete é bastante ventilado (tem 1 fan frontal e 2 laterais de 120mm jogando ar para dentro do gabinete e um traseiro e 2 superiores servindo como exaustores).

A minha recomendação é que, se você não estiver completamente satisfeita com as temperaturas da placa de vídeo e estiver utilizando um cooler do tipo torre no processador, faça uma "baia fan" frontal com um fan de 120mm, arrumando os cabos da fonte de forma que o fluxo de ar chegue até à placa de vídeo, porque o calor que ela gera em volta dela é bem considerável, forçando que esse calor seja jogado para o fan traseiro do gabinete, auxiliado pelo cooler do processador. É o que pretendo fazer aqui num futuro próximo (só estou esperando chegar na Spon um fan de 120mm parecido com o fan frontal do CM-590, já que lá um da Akasa bem parecido está esgotado há algum tempo, porque lá tem a baia fan que eu quero nesse link, e é a única loja que achei a baia fan :().

Qualquer coisa estou à disposição.

[]s!

Postado

Eaew turma, bom to voltando com os capitulos ineditos da minha ladainha com a Hd4890, troquei a placa q nao tava nem acendendo o monitor e trouxe a novinha... coloquei na maquina com a fonte 500w da seventeam, mas(eu meio q ja esperava) deu tela azul novamente, levei na loja pra testar com um corsair 650w e rodou um tempao numa boa!! inclusive rodou a 8800gt tb sem problemas, e nenhuma tela azul!!! Ou seja provavelmente era problema da fonte desde o inicio!!.... Mas, ja consegui 2 telas azuis (com bem menor frequencia dentro dessa 1 semana q se passou), mas ja li aí q esse catalist 9.8 deu tela azul para alguns, e é o que esta instalado aqui....bom hj dexei o comp ligado o dia todo fazendo 3dmark06 e 3dmarkvantage e nada de tela azul!!! temperaturas entre 59 e 70 o tempo td... mas me veio uma duvida...esses resultados do 3d mark estão condizendo com minha configuração?! Peco ajuda de vocês q manjam mais aí!!! valeu turma!!

configuração:

- psu corsair 650w

-core 2 duo e7300 2,66

-4gb ram ddr2

-hd 160gb sata2

-mobo intel dg31pr

- Radeon Hd4890 xfx

post-146871-13884952913726_thumb.jpg

Postado

Você está sendo radical demais, esses testes são ótimos principamente para se saber se algum ajuste foi positivo ou não comparando com resultados anteriores. Além de ser fácil de fazer, basta botar para rodar e ir fazer qualquer outra coisa, ou seja bem menos trabalhoso.

Postado

O Timmy tem razão falando dos jogos.

Esses benchmarks mostram sim se o sistema é melhor que o testado anteriormente, por exemplo: Eu tinha um PC com um determinado processador, conseguia 10K. Troquei SÓ o processador, vou lá e testo consigo 14K. Melhorei a performance do meu PC. Comparam com segurança máquinas semelhantes.

Agora pra você ter uma noção de como esses números não tem muita informação agregada..

Ta vendo o PC da minha assinatura? Vou colocar aqui embaixo meu resultado no 3D Vantage.

3dmarkvantage180709.jpg

Minha máquina não tem overclock, a dele tem. Compare o resultado da CPU.

Agora minha HD4890 está sozinha, a dele tem Croosfire. Compare o resultado da GPU.

Onde quero chegar? O resultado do GPU dele quase dobrou, o que leva a média pra cima disparado. Não desmerecendo o PC do Danilo, um belo PC sem dúvida, e parece estar bem configurado.

Vai lá e roda um game, tipo GTAIV. Você acha que a performance da máquina dele vai ser o dobro da minha? Em quantos jogos você ve um SLI/Crossfire ter o dobro da performance que uma placa sozinha?

Postado

Seja como for não justifica um "Isso não serve para nada!", pois não é verdade. Quanto aos jogos não creio que isso irá mudar, uma vez que são muitos e cada um se comporta de forma diferente com as soluções multi-gpu. Para jogos creio que uma configuração equilibrada seja melhor, mesmo que represente menos pontos no 3D Mark. Talvez o peso das pontuações GPU e CPU precisem realmente ser revistas em um próximo 3D Mark. Espetei uma 9800 GT para fazer Physx aqui e minha pontuação de CPU passou dos 30000, mas representou menos de 2000 na pontuação geral.

Postado

alguem me identifica o modelo EXATO da minha hd4890?

ela veio com todos os acessorios, incluindo o negocio d pendurar na porta e o hawx...

as unicas diferenças sao as seguintes:

caixa

dcam0954.jpg

adesivo

dcam0955.jpg

e entradas d fonte

dcam0956.jpg

e então, qual é o modelo?

Postado

Igual a minha acredito, modelo XXX 900mhz, 1ª revisão.

Pode ser a HD-489A-ZDDC ou a HD-489A-ZDD7.

Acho que é a ZDDC.

[]'s

Postado

Cara, eu tô achando que a sua é a XXX, com 900MHz de clock da GPU de fábrica. Só estou chutando isso pelos conectores, já que a minha é um modelo abaixo, XT de 875MHz, e possui dois conectores de 6 pinos, iguais à do modelo padrão de 850MHz, e a Black Edition, de 1GHz, que também tem 1 de 8 e outro de 6 pinos, tem o desenho do logo da XFX diferente (todo preto e escrito Black Edition).

Se for esse mesmo o modelo, a sua VGA é a HD-489A-ZDDC.

E com relação ao 3DMark e companhia, eu não ligo porque eu só me importo se a placa está rodando os jogos perfeitamente como os outros que têm a placa ou um sistema igual ou parecido ao meu estão. Já vi muita gente conseguir resultados superiores a outros com o mesmo sistema nesses programas sintéticos e nos jogos não ir tão bem quanto. Tanto é que a minha placa-mãe veio com o 3DMark Vantage original no DVD que acompanha ela e eu não instalei, diante da completa inutilidade desses programas (na minha modesta opinião).

[]s!

Postado
eu não ligo porque eu só me importo se a placa está rodando os jogos perfeitamente como os outros que têm a placa ou um sistema igual ou parecido ao meu estão. Já vi muita gente conseguir resultados superiores a outros com o mesmo sistema nesses programas sintéticos e nos jogos não ir tão bem quanto.

tem certeza?

eu tb nem ligo pros testes e benchmarks, só qro ver os jogos rodando com antialiasing no maximo e sem lags....

sua hd4890 é a d 850mhz né? bom, pelo menos na parte q compete à vga de 900mhz vai rodar melhor

vendo sua assinatura, você tem bom processador, pm, e ram, o q ajuda a rodar os jogos bem xD

Postado
tem certeza?

eu tb nem ligo pros testes e benchmarks, só qro ver os jogos rodando com antialiasing no maximo e sem lags....

sua hd4890 é a d 850mhz né? bom, pelo menos na parte q compete à vga de 900mhz vai rodar melhor

vendo sua assinatura, você tem bom processador, pm, e ram, o q ajuda a rodar os jogos bem xD

A minha HD 4890 é de 875MHz (modelo Xtreme ou XT). Mas, de qualquer forma, já coloquei em 900MHz e a memória em 1GHz no ATI Overdrive! :D

Essa placa é realmente excelente. Ela superou bastante as minhas expectativas. Você vai ficar muito feliz com a sua, tenho certeza!

[]s!

Postado

Boa noite pessoal!

Desculpe se não estou no local certo, mas gostaria de saber se o cooler da HD4890 de vocês faz muito barulho?

Se deixo o fan em automatico ele não faz barulho (fica em 37%) porém a Placa em idle fica a 60º.

Jogando Grid a rotação sobe para 55% (barulho alto) e a temperatura fica em quase 80º.

O que será que está errado?

:confused:

Postado
Boa noite pessoal!

Desculpe se não estou no local certo, mas gostaria de saber se o cooler da HD4890 de vocês faz muito barulho?

Se deixo o fan em automatico ele não faz barulho (fica em 37%) porém a Placa em idle fica a 60º.

Jogando Grid a rotação sobe para 55% (barulho alto) e a temperatura fica em quase 80º.

O que será que está errado?

:confused:

Não tem nada errado. Pode ver que a temperatura não vai passar de 80ºC, se passar o cooler acelera e desce ela.

Perfeitamente normal.

Postado

Boa noite pessoal.

To pra pegar uma 4890, mais não sei qual marca e modelo comprar.

Me ofereceram uma da Gigabyte, não sei o modelo agora.

Queria um dica de vocês. Qual seria a melhor marca: SAPPHIRE, XFX, ... ??

Falou.

• Membro VIP
Postado
Boa noite pessoal.

To pra pegar uma 4890, mais não sei qual marca e modelo comprar.

Me ofereceram uma da Gigabyte, não sei o modelo agora.

Queria um dica de vocês. Qual seria a melhor marca: SAPPHIRE, XFX, ... ??

Falou.

Se nenhuma tiver cooler diferente, são todas iguais, pegue a mais barata.

Postado
Se nenhuma tiver cooler diferente, são todas iguais, pegue a mais barata.

Hum, segue o mesmo "esquema" da 4870: sai da fabrica da ATI núa, dai os fabricantes põe o adesivo, cooler diferenciado, embala e poe pra vender.

Vou ver, talves pegue um da XFX, ou da GeCube que ta mais barata.

Valeu ai Xita.

Postado
A minha HD 4890 é de 875MHz (modelo Xtreme ou XT). Mas, de qualquer forma, já coloquei em 900MHz e a memória em 1GHz no ATI Overdrive! :D

Essa placa é realmente excelente. Ela superou bastante as minhas expectativas. Você vai ficar muito feliz com a sua, tenho certeza!

[]s!

Essa sua placa tem 2 conectores de 6 pinos ou 1 de 6 pinos e 1 de 8 pinos?

Postado

ela veio com todos os acessorios, incluindo o negocio d pendurar na porta e o hawx...

Creio que sua placa seja igual a minha... Segue um post meu de um tempo atrás...

''A minha HD4890 da XFX é o modelo de clocks padrão ZDFC e possui conectores de alimentação 6/8 pinos, acho que não se fabrica mais os modelos com 6/6 pinos.''

Então que se esclareça, definitivamente, que existem placas em stock com conectores 6/8 pinos.

Segue um link da placa no site newegg: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814150359

Postado
Essa sua placa tem 2 conectores de 6 pinos ou 1 de 6 pinos e 1 de 8 pinos?

A minha tem dois conectores de 6 pinos, igual à padrão de 850MHz, embora o amigo acima disse que existe HD 4890 com clock padrão e 1 de 6 e 1 de 8.

[]s!

• Membro VIP
Postado
Hum, segue o mesmo "esquema" da 4870: sai da fabrica da ATI núa, dai os fabricantes põe o adesivo, cooler diferenciado, embala e poe pra vender.

Vou ver, talves pegue um da XFX, ou da GeCube que ta mais barata.

Valeu ai Xita.

48*0, 4770, 4670, GTX2**, GF 8 e uma outra porrada de placas.. a maioria é assim, mas ainda temos modelos diferentes como os PCS+ e Cyclone no caso das 4890.

Postado

oi galera

tenho uma duvida

estou praticamente comp´rando esta placa

porém agora no fim do mes a ati lanca a serie 58xx

com o lançamento da nova ati, o preço da 4890 vai baixar?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...