Ir ao conteúdo

Lan House com Linux?

ATMOSPHERA

Posts recomendados

Postado

Ola amigos do Forum, estou montando uma Lan House voltada pra jogos e internet, mas tenho visto muitos problemas no Windows com o acesso do publico(vejo nas lans de amigos), tendo de formatar quase todo mês as maquinas dele tamanha quantidade de virus, trojans e outras porcarias que o publico tras, e ficam fuçando em todas as partes do computador. Aqui é cidade pequena e eu mesmo terei de dar o suporte, estou ferrado hehehehe...

Estava pensando em fazer na minha diferente, ter um Windows só pra jogos, e uma distribuição linux pra acesso da net, uma vez que me parece que seja mais segura e poderia "zerar" o sistema a cada reinicio.

vocês acham que essa ideia tem cabimento? Se sim, respondam a essas questoes:

1- tem antivirus free pra Linux?

2- Qual dsitribuição mais amigavel atualmente, que seja parecida com o Windows pro publico nao estranhar?

3- Poderia rodar essa distribuição numa maquina virtual dentro do Windows, opcionalmente?

4- Seria valido linux a partir de um CD, pra nao modificar nenhuma config??

5- Num disco com 320gb, como deveria particionar, pra usar dual boot? Daria pra usar uma partiçao unica de arquivos pra Linux e pra windows, elas sao compativeis(fotos, dados, planilhas, musicas, downloads)?

7- Tem msn pra Linux?:lol: porque 100% do meu publico é fanatico por msn e orkut hehehe...

As maquinas são mobo Foxcom VSX, Athlon X2 5200+, 2gb memoria, HD Samsung 320gb, video 9600GSO, fonte cooler master 350W, mouse A4Tech laser 6 botões(o linux reconhece?), monitor Samsung 19' lcd.

Antecipadamente agradeço.

Postado

Olá!

Bom vamos por partes:

1°) Existe antivirus para linux , porém não serve pra po... nenhuma porque NÃO

existem virus no linux.O antivirus serve pra coisas mais não pra virus.Ou seja , não precisa usá-lo.

2°) A distribuição mais amigável é Ubuntu, mas em qualquer outra pode colocar o ambiente gráfico que parece com o Windows ( é uma porcaria ) .

3º) Você quer rodar o linux dentro do windows ? se sim , é possivel mas é orrível.

Você quer rodar o windows dentro do linux ? se sim, é possível mas é orrível !

4°) Você quer rodar o linux sem instalação ? é possível, e é possível também que instale pacotes nele , mais a cada reiniciada perderá tudo.Esta opção não te recomendo devido à pluggins de audio , vídeo entre outros.

5º) Sim, pode usar muitos sistemas . Os arquivos do como fotos,planhilhas, etc... serão compativeis, mas o que estiver na partição do linux o windows não reconhecerá , pois o windows não reconhece a partição que não ntfs,fat...

Já o linux reconhece todos os tipos de partição.

7º) (não tem 6º :P)MSN da microsoft não, mas existem diversos mensageiros instantâneos para linux, alguns semelhantes ao MSN, um deles é o aMSN.

Muito interessante seu tópico, e acho que dará certo fazer isso.

Mas lembrese que você precisará de conexão com a internet nos windows para jogos on-line , apenas bloquear qualquer servidor que não o dos seus jogos.

Outra coisa:seu servidor precisará ser linux.Recomendo para isso o Slackware ou mesmo o Ubuntu, sendo que o slackware é o melhor dos melhores mas é o mais complicado e você terá de ter experiencia nele,mas caso não tenha use o ubuntu mesmo que dará conta do recado!

É isso?

Até Mais!

Postado
  ATMOSPHERA disse:
Ola amigos do Forum, estou montando uma Lan House voltada pra jogos e internet, mas tenho visto muitos problemas no Windows com o acesso do publico(vejo nas lans de amigos), tendo de formatar quase todo mês as maquinas dele tamanha quantidade de virus, trojans e outras porcarias que o publico tras, e ficam fuçando em todas as partes do computador. Aqui é cidade pequena e eu mesmo terei de dar o suporte, estou ferrado hehehehe...

Estava pensando em fazer na minha diferente, ter um Windows só pra jogos, e uma distribuição linux pra acesso da net, uma vez que me parece que seja mais segura e poderia "zerar" o sistema a cada reinicio.

vocês acham que essa ideia tem cabimento? Se sim, respondam a essas questoes:

1- tem antivirus free pra Linux?

2- Qual dsitribuição mais amigavel atualmente, que seja parecida com o Windows pro publico nao estranhar?

3- Poderia rodar essa distribuição numa maquina virtual dentro do Windows, opcionalmente?

4- Seria valido linux a partir de um CD, pra nao modificar nenhuma config??

5- Num disco com 320gb, como deveria particionar, pra usar dual boot? Daria pra usar uma partiçao unica de arquivos pra Linux e pra windows, elas sao compativeis(fotos, dados, planilhas, musicas, downloads)?

7- Tem msn pra Linux?:lol: porque 100% do meu publico é fanatico por msn e orkut hehehe...

As maquinas são mobo Foxcom VSX, Athlon X2 5200+, 2gb memoria, HD Samsung 320gb, video 9600GSO, fonte cooler master 350W, mouse A4Tech laser 6 botões(o linux reconhece?), monitor Samsung 19' lcd.

Antecipadamente agradeço.

Boa noite.

Tenho algumas opiniões um pouco diferentes do Thefuga que postou logo acima, portanto vamos complementar as idéias.

1 - Os antivírus para Linux são para servidores Linux, principalmente relacionado a fluxo de dados e e-mail. O Linux tem um sistema de segurança bem consolidado, o vírus, cavalo de tróia, etc, só acessa seu micro se o root (administrador) permitir colocando senha.

2 - É difícil escolher uma distribuição Linux para você. As mais amigáveis para o público em geral são as que usam o KDE, ambiente gráfico que é bem desenhado e se você disser para um leigo que é Windows, ele acredita. Recomendo você testar o Mandriva, Kubuntu e Mint/KDE. Para o público, o importante é o ambiente gráfico, não a distribuição utilizada.

3 - Sim, poderia. Mas é mais recomendável rodar o Windows numa máquina virtual. Como o Linux tem um sistema de administração mais eficiente, a chance de um vírus/trojan se disseminar é mínima. E se alguma máquina virtual der problema, você apaga e cria outra no lugar, pode até deixar uma básica pré gravada e recuperá-la sempre que necessário.

4 - Rodar o Linux do CD só para instalar, para recuperar dados do computador ou para testar. O acesso ao CD é MUITO mais lento que ao HD, comprometendo a velocidade. No Linux você pode criar diversas contas de usuário sem que elas se relacionem entre si ou comprometam o funcionamento do sistema base do computador. O sistema é pré-programado para gravar todos os arquivos e configurações numa pasta do usuário, que só ele com a senha ou o administrador terão acesso. No seu caso, os usuários poderiam gravar seus e-mail, textos, fotos e deixar arquivados no seu servidor para um acesso futuro, você até pode cobrar uma mensalidade por isso, limitando o tamanho dos dados, claro. Todas essas configurações são habituais em máquinas com Linux.

5 - O Linux consegue ler partições Windows, mas o Windows não reconhece as partições Linux, é como se elas nem existissem. O que você poderia fazer é criar uma partição para o Windows (NTFS), uma partição para dados (NTFS) e uma (na verdade são 3) para rodar o Linux (sistema, swap e home). Coisa simples de fazer com qualquer CD live. O problema é que não dá para rodar Linux e Windows ao mesmo tempo sem que seja como máquina virtual.

6 - O Linux tem vários programas para MSN, Google Talk, Skype, etc. Um muito bem é o aMSN, também disponível para Windows, outro é o Pidgin.

Suas máquinas vão rodar o Linux sem nenhum problema, inclusive com maior agilidade que o Windows. Talvez precise de um servidor mais potente, mas não tenho conhecimento técnico para te dizer com certeza.

Quanto ao mouse, precisa ver se existe algum driver para o Linux, muitas vezes ele reconhece sozinho, mas algumas vezes tem que baixar a arquivo e configurar.

Se for usar Linux no servidor, recomento o Slackware e o Debian. Não são simples de usar e configurar, porém são muito rápidos e confiáveis. Para as máquinas, Mandriva.

Abraço.

Postado

É realmente o kubuntu é uma boa , mas o gnome tambem é bastante simples, talves até mais que o kde.Ja viz servidores linux sem antivirus , pois até em servidor é muito pouco necessário.Mas é isso, tem varias opções.eu acho a ideia da maquina virtual ruim, pois ja testei e não fica legal.

• Membro VIP
Postado

Para lan House a ideia de usar linux é boa, mas para administração da rede e tráfego de dados.

Infelizmente, o Linux é péssimo para rodar jogos Windows, devido a falta de interesse das empresas desenvolvedoras de hardware e games. Por isso, acredito que terás que comprar licenças para essas máquinas. No entanto, para internet e trabalho o linux se torna uma ótima opção, bem melhor do que pagar uma licença em cada máquina.

Uma observação em relação as ISO. Uma ideia interessante é criar sua própria ISO, a partir de um Linux já instalado. Com essa ISO, quando fores reinstalar, será bem rápida e já configurado. Como se fosse um ghost....( Usando o comando dd ).

Postado

Poxa gente, muitissimo obrigado mesmo, muita coisa nao entendi porque só usei ate´hj o Kurumin e o que veio no Compaq, nao lembro qual era, mas vou me esforçar pra entender...

Seguinte, os jogos nao vão ser on line, só na lan porque a net por aqui é cara e lenta(radio), então nao tem problema bloquear a net no Windows, sendo que ja tenho muitos jogos pra Win e esta descartado nao usa-los. Só queria deixar uma porta pra atualização do NOD.

O Linux seria só pra navegar na net, tipo um palm entende, só o basico mesmo e algum aplicativo, planilha etc... sendo que até facilitaria pra mim a pessoa dizer se vai jogar ou navegar na net, seria bom ela dar o boot pra fazer essa troca, facilita minha cobrança e distribuição da banda.

Usarei conexao por Radio e wirelees, radio é um APRouter e as placas pci com antenas. O servidor sera igual aos outros, um X2 5200+.

Com relação ao Dep Freeze, é aquele que volta ao estado inicial toda vez que reinicia né? então, o problema nesse caso seria como salvar o progresso nos jogos, os salves de Crysis, COD, Grid, nao sei se daria certo, e os proprios downloads... Tem algum programa que bloqueie o Windows, deixe só a tela desktop com uma pasta de jogos? Pro cara nao ficar fuçando e desconfigurando entende...

Obrigado ae pelas infos.

Postado

Como é proíbido instalações pirata do windows(obvio), sobre tudo em lan house apesar de não ser respeitado, você pode se complicar bastante por isso, então usar o linux também é uma boa econômia!

Postado

Só um aparte sobre máquinas virtuais.

Para rodar uma máquina virtual, o computador tem que ser bom, não adianta querer rodar o Windows XP numa máquina virtual num Athlon XP com 512Mb de RAM. Eu já tentei, funciona, mas fica lento. Rodei a mesma máquina virtual no meu notebook com Vista, também ficou lento mais rodou direitinho. Agora, rodar a mesma mv no Linux ficou muito bom, o Linux consome poucos recursos da memória e processador. Não é o ideal, mas é uma alternativa.

Postado

Um atlhon 5200 com 2gb de ram , talvez até 1 roda legal, mas como eu disse máquina virtual é ruim.

Usa o "linux com linux" mesmo, usa o ubuntu(gnome) ou o kubuntu(kde) , daí tu vê qual tu acha melhor.Essa é minha opinião.

Até mais!

Postado

Era um Arhlon XP 2400+, o seu X2 roda tranquilo. Testei o VMWare e o Virtualbox, os 2 são bons, mas prefiro o Virtualbox que é mais fácil de configurar, mas até onde sei, só para Linux.

Para você ter uma ideia, instalei o Debian com LXDE (ambiente gráfico mais simples) num computador antigo que estava parado. Consegui boot em 15 segundos e uso de 72Mb de RAM em idle - setenta e dois megas mesmo!!!. Rodar uma maq virtual fica fácil porque o sistema é leve e gasta poucos recursos, mas não dá para rodar o Vista dentro da maq virtual.

Sugiro instalar uma versão do Linux num dos seus computadores e testar se vale a pena o ganho de velocidade. Instale o Virtualbox e crie uma Máquina Virtual com Windows, confira sempre a velocidade, use algum programa de benchmark.

Postado

Caro Thefuga,

Acho o Linux bem superor ao Windows em todos os aspectos, principalmente se tratando de redes de computadores, como numa Lan House. Só que praticamente todos os jogos famosos só rodam em Windows, então para uma Lan House é necessária a alternativa do Windows. Existem bons jogos em rede para Linux, vários em primeira pessoa, os mais procurados numa Lan House mas não são muito conhecidos e pouco divulgados, quase todos são GLP ou Freeware. O wine roda programas do Windows, mas não é adequado para programas de alta demanda e complexidade como jogos. Aí a máquina virtual é melhor pois é um ambiente completo, não uma simulação/adaptação.

Abraço.

Postado

É verdade.

Mas o cedega 7.(alguma coisa), o último, ta muito bom pra emular os jogos, os mais famosos ele emula beleza.

Mas a ideia de ter máquinas pra jogo e máquinas pra internet separada é uma boa,caso o custo não seja o problema.

Mas é isso aí cada um com sua opinião e vamo em frente!

Até mais!

Postado
  Citação
É verdade.

Mas o cedega 7.(alguma coisa), o último, está muito bom pra emular os jogos, os mais famosos ele emula beleza.

Mas a ideia de ter máquinas pra jogo e máquinas pra internet separada é uma boa,caso o custo não seja o problema.

Mas é isso aí cada um com sua opinião e vamo em frente!

Até mais!

Não teria custo algum amigo, seria na mesma maquina mas em sistemas operacionais diferentes.

Citação
Tem um detalhe aí, jogar em uma máquina virtual ???

Vai perder desempenho e vai ser uma dor de cabeça para configurar....

Se for usar uma maquina virtual, seria o linux dentro do windows, embora pior o simples acesso à net é bem menos complexo que embutir os jogos na maquina virtual. Se nao usar a maquina virtual será dual boot.

Postado

colocar usuários para reiniciar os pcs de uma lan não é nada agradável, eles querem chegar e sair usando o pc

para não ter problemas com saves, eu usava o shadow user, que pode controlar as pastas que não serão modificadas quando reiniciar o pc, então o pc quando reinicia limpa todos os virus, mas não apaga os saves

Postado
  belther7 disse:
colocar usuários para reiniciar os pcs de uma lan não é nada agradável, eles querem chegar e sair usando o pc

para não ter problemas com saves, eu usava o shadow user, que pode controlar as pastas que não serão modificadas quando reiniciar o pc, então o pc quando reinicia limpa todos os virus, mas não apaga os saves

Pois é, teria esse problem, mas espera de 1 ou 2 minutos nao chega a ser assim estão chata, mas a ideia é ter sempre uma maquina no ponto, seja de jogos seja de linux. Que otima noticia você me dá, esse Shadow User permitir os saves, muito bão, vou pesquisar. Ele é free? Baixa onde amigo?

thefuga disse:
O que quis dizer de custo é que sua primeira ideia era ter máquinas diferentes.

Peço desculpas por nao ter sido claro, mas nunca cogitei essa possibilidade que o amigo citou, justamente pelos custos...:D:p

Abraço e obrigado.

Postado

Cara então fica minha dica e obviamente você decide.

Ou usa linux, tem todas as possibilidades de jogar via cedega, pois ele está com uma enorme lista de compatibilidade.

Ou usa o windows mesmo, porque a ideia de máquina virtual não vai ficar bom, acredite.

Até mais!

Postado

Existe ainda a possibilidade de reservar algumas máquinas para acesso a Internet, usando Linux pelo maior controle e menor possibilidade de vírus, além de permitir que o usuário deixe alguns arquivos "hospedados" no sistema, deixando o Windows para rodar os jogos em rede, bloqueando acesso a CD/DVD, pendrives e Internet, diminuindo a vulnerabilidade a vírus.

Essa seria minha sugestão para uma rede mista.

Abraço.

• Membro VIP
Postado
  thefuga disse:
Cara então fica minha dica e obviamente você decide.

Ou usa linux, tem todas as possibilidades de jogar via cedega, pois ele está com uma enorme lista de compatibilidade.

Ou usa o windows mesmo, porque a ideia de máquina virtual não vai ficar bom, acredite.

Até mais!

Como está o cedega ? Está a altura do directx/windows ?

Rico Coelho disse:
Existe ainda a possibilidade de reservar algumas máquinas para acesso a Internet, usando Linux pelo maior controle e menor possibilidade de vírus, além de permitir que o usuário deixe alguns arquivos "hospedados" no sistema, deixando o Windows para rodar os jogos em rede, bloqueando acesso a CD/DVD, pendrives e Internet, diminuindo a vulnerabilidade a vírus.

Essa seria minha sugestão para uma rede mista.

Abraço.

É uma boa hipótese e , adicionando a essa ideia, colocar dual boot nessas máquinas, para que possam também ser máquinas para internet, já que deixá-las só para jogo é pedir para ter dinheiro parado.

Postado

Bem a altura não esta.

Mas os jogos mais populares rodam, e muitos outros também.

Até hoje o unico jogo que não consegui jogar foi hitman-silent assassin, e um outro jogo que não me lembro o nome.

Postado

Bem amigos, ontem instalei o Ubuntu 8.10 64bits num velho HD de 40gb que tinha aqui. Nao consegui conectar na internet. Usi uma placa pci Ralink e net a radio, tinha baixado o driver pra linux, achando que seria só clicar no executavel como no windows hahahahaha, linux 1X0.

Nao consegui usar o gerenciador de pacotes, um tal de synaptic, ele mandou procurar um rsgdisk(nao lembro como escreve) e nao "ecsistia" esse arquivo no ubuntu. Enfim, estou apanhando aqui e lendo a apostila do ubuntu, mas tá difícil, e o bixo nao consegue tocar nem mp3, como vou baixar o codec se nao tem net? Esse fds vou baixar a versao 32bits que dizem ter maior compatibilidade, agora estou com a sensação que o Kurumim era mais desenrolado...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...