Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

Olá.

Tenho um Core I5 3550 com o Hyper 212+ dual fan (Xtraflo 120mm).

Segundo o Asus Probe, a temperatura da CPU em idle ficou em torno de 30 C.

Rodei o Prime 95 por alguns minutos, segue as temperaturas dos 4 cores de acordo com o Real Temp 3.70:

Mínimo: 20 C, 26 C, 18 C, 21 C

Máximo: 47 C, 51 C, 47 C, 48 C

Durante o teste do Prime 95 as fans ficaram entre 600 rpm a 900 rpm.

Creio que o desempenho do cooler foi bom.

Vocês acham que as temperaturas foram boas mesmo ou deveriam ser melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsonSM, melhor q estas temperaturas com o hyper é difícil, acho q esta até um pouco abaixo na media...

suas temperaturas estão muito boas, não tem com se preocupar, basta fazer uma limpeza pelo menos a cada 6 meses, e ta de bom tamanho... (desde que sua região não seja muito movimentada)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

andre.wj, obrigado por responder.

Bom saber que o desempenho que postei esteja dentro ou até melhor do que a média.

Um detalhe no meu caso é que acabei trocando a Blade Master que é fan original do cooler por 2 Xtraflos.

A Blademaster tem bem mais Air Pressure do que a Xtraflo, porém um pouco menos de CM do que a Xtraflo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ironicamente. Ontem chegou meus 4 akasa viper, porém ao olhar para o pc que estava ligado a umas duas horas, notei a bomba do corsair h100 com todas as luzes apagadas, abri o pc e notei que uma das ventoinhas originais dele estava parada e as luzes apagadas, porém a bomba funcionava. Nem deu tempo de instalar os vipers, o meu H100 deu um dos problemas de projeto da bomba que tanto falam. Tirei ele do pc e liguei na fonte de outra máquina para testar e sem sucesso, nada dos leds da bomba acenderem, os dois coolers ora giram e ora param e não reseta o firmware e para completar durante os testes tirei os coolers originais e coloquei um dos vipers, e adivinha, o h100 queimou um dos vipers e olha que avia ligado os viper um por um em outra máquina para ver se não estavam com defeito rsrsrs. Agora to usando o cooler box do fx 8150 até meu H100 voltar do RMA que mandarei na segunda feira. Com o cooler box o fx8150 em idle está entre 36º e 45º e em full entre 55º e 61º, não passou disso. Só para completar, meu corsair H100 tem o numero de série 12079403.

O jeito é esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsonSM, então é bem provável q sua temperatura esta melhor por essa mudança...

Diego27, ta loco, vai congelar o liquido com os akasa... kkkkk acredito q ficara mt bom... e silencioso, que já era pra ser

Oi andre.wj,

Pra mim mesmo foi uma surpresa.

De qualquer forma não vou saber como seria o desempenho com 2 fans Blade Master.

Talvez no final das contas a diferença seja pouca.

Creio que o importante é que as fans tenham bons atributos de air pressure e CM.

Ouvi falar que a Blade Master que vem com o cooler tem bom desempenho por ter principalmente air pressure grande e boa CM.

Tem gente que recomenda nem trocar essa fan por outra.

Só troquei a fan stock Blade Master do Hyper 212+ justamente porque queria 2 fans iguais e daí acabei ficando com a Xtraflo.

Sobre essa Xtraflo acabei descobrindo que é a mesma que vem no Hyper 212 Evo.

junp31, eu mesmo nunca tive esse problema. Não sei dizer o que pode ser.

Mas se eu tivesse que chutar, diria que pode ser a sua fonte.

Note que pela especificação no site da GeForce, a 9600 GT tem como recomendação mínima de uma fonte de 400W.

A fonte que você postou tem 460W. Será que ela tá suportando mesmo a sua placa de vídeo e processador quando eles estão rodando jogo pesado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito triste mesmo. comprei ele na loja ultrahardware a 20 dias, ao informar o ocrrido em menos de duas horas já haviam me altorizado o envio para análise. A garantia é com a loja, agora troca com o fabricante eles que vão resolver. Provavelmente vão trocar para mim, pois se tentarem arrumar e não der certo não conseguirão trocar junto ao representante corsair que fornece para eles. O viper, nem vira tentar trocar, paguei barato nele, R$22,00 o frete para enviar pro cara ficaria quase isso, esse fica no prejuízo. O Fx 8150 com o cooler box me surpreendeu, embora barulhento, segura a CPU muito bem, agora aqui, CPU 36º núcleos 20º. Me decepcionei com a corsair, segundo produto que compro dessa marca e segundo problema que tenho com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configuração:

Intel DH67BL

Intel Core i5-2500

8GB Kingston

1TB WD Caviar Green

DVD-RW Samsung

Corsair 430CX V2

CM 690 II Advanced

Por meio da BIOS, vi que a temperatura da CPU, durante o dia, chega à 69°. À noite, chega à 64°. Meu receio é quando chegar o verão carioca. Além disso, penso em instalar uma Placa de Vídeo em breve e não sei como vai ficar...

OBS.: O PC não está reiniciando e aparenta funcionar com normalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configuração:

Intel DH67BL

Intel Core i5-2500

8GB Kingston

1TB WD Caviar Green

DVD-RW Samsung

Corsair 430CX V2

CM 690 II Advanced

Por meio da BIOS, vi que a temperatura da CPU, durante o dia, chega à 69°. À noite, chega à 64°. Meu receio é quando chegar o verão carioca. Além disso, penso em instalar uma Placa de Vídeo em breve e não sei como vai ficar...

OBS.: O PC não está reiniciando e aparenta funcionar com normalidade.

Olá, meu caro.

Partindo do princípio de que você possui um excelente gabinete, algumas observações relevantes:

1) O gabinete possui fans auxiliares instalados (injetores e exaustores)? Caso sim, quantos são e onde estão instalados?

2) Verifique a perfeita acoplagem do cooler à base fixadora. Ao proceder a revisão da montagem, não esqueça de reaplicar a pasta térmica. Não é raro este fator (folga na acoplagem) influenciar diretamente na temperatura aferida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

Partindo do princípio de que você possui um excelente gabinete, algumas observações relevantes:

1) O gabinete possui fans auxiliares instalados (injetores e exaustores)? Caso sim, quantos são e onde estão instalados?

2) Verifique a perfeita acoplagem do cooler à base fixadora. Ao proceder a revisão da montagem, não esqueça de reaplicar a pasta térmica. Não é raro este fator (folga na acoplagem) influenciar diretamente na temperatura aferida.

Não acrescentei fans adicionais. Ele veio com um injetor de 140mm na frente e dois exaustores: um de 140mm no topo e um de 120mm na traseira. A máquina foi montada por um técnico e nesse quesito parece estar em ordem.

Meu PC antigo passava de 70° fácil e tinha uma configuração bastante inferior. A diferença era que o gabinete era uma porcaria da Clone.

Talvez meu apartamento seja realmente mais quente que a média. Ou, talvez, como eu suspeito, o problema seja o cooler. Nunca usei coolers profissionais como Zalman, Evercool ou Cooler Master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acrescentei fans adicionais. Ele veio com um injetor de 140mm na frente e dois exaustores: um de 140mm no topo e um de 120mm na traseira. A máquina foi montada por um técnico e nesse quesito parece estar em ordem.

Meu PC antigo passava de 70° fácil e tinha uma configuração bastante inferior. A diferença era que o gabinete era uma porcaria da Clone.

Talvez meu apartamento seja realmente mais quente que a média. Ou, talvez, como eu suspeito, o problema seja o cooler. Nunca usei coolers profissionais como Zalman, Evercool ou Cooler Master.

Pois é!

Mesmo para um cooler stock, a temperatura está anormal (69º aferidos via BIOS); principalmente no inverno.

O problema pode residir no cooler ou "no técnico". Sugiro que refaça a instalação do cooler para eliminar possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, as configs do computador estão na imagem do PC Wizard, o Gabinete é um Xblade 2 com um Fan frontal e um traseiro, a tampa lateral dele é em grade ( vazada) e o Cooler do processador é o original.

Gostaria de saber se as temperaturas se encontram altas, em idle ele nao passa de 30c

BgObI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herweg, acredito q o cooler deva estar mau encaixado ou a pasta deve ter secado, porque 70º na bios, é meio tenso quando carrega o SO deve ficar uns 90...

ThiPardini, pelo q vi ali, esta a 52º em full, então isso é muito bom, ainda mais esses x3, q se n me engano eram esquentadinhos...

Herweg, acredito q o cooler deva estar mau encaixado ou a pasta deve ter secado, porque 70º na bios, é meio tenso quando carrega o SO deve ficar uns 90...

ThiPardini, pelo q vi ali, esta a 52º em full, então isso é muito bom, ainda mais esses x3, q se n me engano eram esquentadinhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é!

Mesmo para um cooler stock, a temperatura está anormal (69º aferidos via BIOS); principalmente no inverno.

O problema pode residir no cooler ou "no técnico". Sugiro que refaça a instalação do cooler para eliminar possibilidades.

ahlc, andre.wj e demais usuários do FCdH,

Instalei o "Intel® Desktop Utilities". Ele informa que:

Processor: 37° C;

PCH: 61° C;

Memory: 32° C;

VR: 31° C;

Hard Drive 1: 30° C.

A BIOS, diferentemente, diz "CPU" entre 63-69° C.

Essas informações mais detalhadas mudam alguma coisa? O sinal do "Intel® Desktop Utilities" está "verde" para todas as temperaturas. Aparentemente nada muda quanda entro no Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Herweg. Cara segundo o site da intel suporta até 72,6º na chapinha, nos núcleos pode considerar o padrão de no máximo 100º, mas seu processador tem uma arquitetura muito bem desenvolvida e mesmo o cooler box da intel sendo subdimencionado, a temperatura que você citou está um pouco alta, meu Fx 8150 com cooler box não passou de 55º sem turbo core, com turbo core 61º jogando bf3. Em testes que fiz em um I3 550 da empresa onde trabalhava, o I3 rodando LinX chegou a 70º e seus dois núcleos bateram 87º, porém o pc não desligou, mesmo com essa temperatura o processador estava a funcionar normalmente. Faça o que o pessoal a cima disse, retire o cooler verifique a pasta térmica e aplique uma pasta térmica nova, te recomendo a TG2 da termaltake. Caso não resolva, troque o cooler por um melhor, mesmo que você nunca tendo usado um cooler parrudo, garanto que não irá se arrepender, tenho um Hyper 212 plus, um CM V8, um Hyper TX3 e um H100 no RMA. Para finalizar, dependendo do seu orçamento, te recomendo um water cooler, na loja londritech tem o H40 e H70 a ótimos preços, caso esteja sem grana pegue um Hyper 212 plus com duas fans que dentre os que tenho é o melhor custo benefício. Assim seus problemas de temperatura no CPU serão resolvidos.

Espero ter ajudado :D

Notei que sua placa mãe é intel, tenho uma placa mãe intel aqui com um Dual core E5700 e 4 giga de ram ddr2 800mhz, pela bios da placa mãe normalmente, a temperatura do CPU aparece alta, em torno de 55º, porém no windows fica em torno de 33, a placa mãe da intel deve utilizar um parâmetro diferente das outras, pois a temperatura que ela te mostra parece uma estimativa de qual a temperatura máxima que sua CPU atingirá quando for 100% utilizada, a bios da intel deve se basear na atual temperatura do seu CPU e no atual uso do mesmo para lhe fornecer o que podemos chamar de uma temperatura de pico. Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahlc, andre.wj e demais usuários do FCdH,

Instalei o "Intel® Desktop Utilities". Ele informa que:

Processor: 37° C;

PCH: 61° C;

Memory: 32° C;

VR: 31° C;

Hard Drive 1: 30° C.

A BIOS, diferentemente, diz "CPU" entre 63-69° C.

Essas informações mais detalhadas mudam alguma coisa? O sinal do "Intel® Desktop Utilities" está "verde" para todas as temperaturas. Aparentemente nada muda quanda entro no Windows 7.

Para monitorar a temperatura dos cores do processador, você pode instalar também o RealTime. Ele vai mostrar as temperaturas dos cores, além de mostrar também a temperatura máxima que cada core atingiu.

Existe também o HWMonitor, que faz a mesma coisa que o RealTime, além de mostrar também temperaturas do HD e da GPU.

Acredito que a temperatura que o software da Intel apresenta seja a temperatura correspondente a "package", enquanto que a Bios mostra as temperaturas dos cores.

Concordo com o Diego27, que as temperaturas apresentadas pela Bios não estão boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, por favor, vejam a comparação:

BIOS

Processor ....... 69° C

PCH ............... 60° C

Memory .......... 32° C

VR ................. 43° C

INTEL® DESKTOP UTILITIES

Processor ....... 38° C

PCH ............... 61° C

Memory .......... 32° C

VR ................. 32° C

Hard Drive 1 .... 30° C

HWMONITOR

Intel Corporation DH67BL

SYSTIN ..... 31-51° C

CPUTIN ..... 30-32° C

AUXTIN ..... 2-38° C

SYSTIN ..... 31-32° C

CPUTIN ..... 7-427° C

AUXTIN ..... 7-78° C

TMPIN3 ..... 2-118° C

Intel Core i5 2500

Core #0 ..... 28-34° C

Core #1 ..... 32-38° C

Core #2 ..... 34-40° C

Core #3 ..... 35-38° C

Package ..... 36-41° C

OBS 1: No HWMonitor, copiei apenas as temperaturas "Minimum" e "Maximum" e ignorei "Value".

OBS 2: Li muitas notícias sobre um defeito de fabricação nessa placa DH67BL. Minha versão, DH67BL/B3, seria, em tese, a revisão corrigida dela. http://www.intel.com/support/pt/chipsets/6/sb/CS-032521.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Herweg.

Provavelmente sim, e uma revisão que teve seus parâmetros base corrigidos para melhor dar margens as temperaturas mostradas. Baseado no que você mostrou, siga as temperaturas do HWmonitor, estão batendo com as do intel utilities se observarmos o sensor de CPU e o programa hwmonitor é muito útil para saber a que temperaturas chegou seu hardware durante um jogo por exemplo. As outras temperaturas mais altas, no caso do intel utilities 61º deve referir-se ao video interno do seu processador, mas não se preocupe com elas, baseie-se nas temperatura de cpu e cores, placa mãe, verifique se está aquecendo muito encostando o dedo no dissipador dela de tempos e tempos, digamos 3 meses e mantenha o pc limpo. assim não terá problemas. Parabéns pelas temperaturas do processador, excelentes. :D

E eu aqui aguardando meu corsair H100 voltar do RMA :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essas temperaturas da placa-mãe, mostradas pelo HWMonitor, não preocupam a vocês?

CPUTIN 7º - 427°

AUXTIN 7º - 78°

TMPIN3 2º - 118°

Não estou conseguindo sequer instalar o driver de vídeo dessa placa-mãe (sandy bridge).

Relatei o problema aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/windows-7-trava/1065778?t=1065778

Se eu instalar, o computador trava e acontece isso: http://communities.intel.com/message/124262

Imagina se eu instalar -- e eu pretendo -- uma placa-de-vídeo?

O computador é novo e está na garantia! Além disso, se está comprovada a pouca confiabilidade da placa-mãe, posso perfeitamente trocar o modelo.

Penso que a saída mais sensata seria levá-lo à assistência técnica da loja (a mesma que me vendeu todos os componentes e montou), avaliar a troca da placa-mãe e a adição de um cooler profissional. Troquei de máquina pra acabar com os meus problemas e não ter novos. Bom, pelo menos por algum tempo. :D

Concordam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperaturas malucas essas, 118º e 427º, 78º poderia até ser algo relacionado ao video interno, quanto o programa nomeia o sensor como aux geralmente é porque não reconhece de onde é o sensor. Desse erro você não havia comentado, bem estranho, pode ser problemas na sua placa mãe ou até mesmo no seu processador, já que ele tem GPU interna. Leva na assistência e diz para eles testarem placa mãe, cpu e memorias. Fala das pesquisas que você fez e tal. Se for uma boa loja, vai testar encontrar o problema e resolver pra você.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://lh6.googleusercontent.com/-CrckN7ytabs/UCGweVdjjGI/AAAAAAAABjI/a0dMT0Kbxy4/s434/Sem%2520t%25C3%25ADtulo.png

tem algo de errado nessas temperaturas e voltagens ? sei que pelos programas nunca é bom confiar mas nunca é de mais prevenir . ate hoje nunca tive problema de desligamento , travamentos nem nada.

acho que postei no lugar errado, se for pode apagar que eu procuro melhor o topico certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
https://lh6.googleusercontent.com/-CrckN7ytabs/UCGweVdjjGI/AAAAAAAABjI/a0dMT0Kbxy4/s434/Sem%2520t%25C3%25ADtulo.png

tem algo de errado nessas temperaturas e voltagens ? sei que pelos programas nunca é bom confiar mas nunca é de mais prevenir . ate hoje nunca tive problema de desligamento , travamentos nem nada.

acho que postei no lugar errado, se for pode apagar que eu procuro melhor o topico certo.

Dá vontade de rir com essas leituras absurdas por software. Não existe leitura correta por software, salvo em raros casos que o sensor lê mais ou menos igual ao multímetro (já tive uma placa mãe que lia razoavelmente bem as voltagens, 3.3v e 5v mostrava certinho, e 12v mostrava 0.2v a menos do que realmente era no multimetro).

Pra medir tensão de fonte, só tem um jeito: multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá vontade de rir com essas leituras absurdas por software. Não existe leitura correta por software, salvo em raros casos que o sensor lê mais ou menos igual ao multímetro (já tive uma placa mãe que lia razoavelmente bem as voltagens, 3.3v e 5v mostrava certinho, e 12v mostrava 0.2v a menos do que realmente era no multimetro).

Pra medir tensão de fonte, só tem um jeito: multímetro.

isso que eu vou fazer, medir com multímetro. so que eu não sei o valor que cada um significa, tipo, o 3.3v so pode ficar no maximo 3.3v ? e o 5v e 12v a mesma coisa ? ou tem nada a ver ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
isso que eu vou fazer, medir com multímetro. so que eu não sei o valor que cada um significa, tipo, o 3.3v so pode ficar no maximo 3.3v ? e o 5v e 12v a mesma coisa ? ou tem nada a ver ?

3.3V - entre 3.14 e 3.47

5V - entre 4.75 e 5.25

12V - entre 11.40 e 12.60

-12V - entre -10.80 e -13.20

5VSB - entre 4.75 e 5.25

Repare que há uma tolerância de 5% para as tensões positivas e 10% para as tensões negativas, que no caso hoje só existe a de -12V. Antigamente tinha a de -5V também, mas foi aposentada. Teste todas essas voltagens em idle e em full load, de preferência rodando prime95 (opção in-place large FFTs) e furmark, garantindo assim o stress máximo do processador e placa de vídeo, fazendo com que as peças puxem o máximo que puderem da fonte. Se as tensões se mantiverem dentro da faixa de tolerância tanto em idle quanto em full, então a fonte está OK e pode ficar despreocupado. Do contrário, aí pode considerar trocar de fonte.

Agora, voltando desse enorme off-topic, pois o tópico é sobre temperatura e caímos no assunto tensão... suas temps estão boas sim, mas reparei que o PC estava em idle no momento do print. Confira novamente as temps enquanto estiver rodando prime95 e furmark ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!