Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

3.3V - entre 3.14 e 3.47

5V - entre 4.75 e 5.25

12V - entre 11.40 e 12.60

-12V - entre -10.80 e -13.20

5VSB - entre 4.75 e 5.25

Repare que há uma tolerância de 5% para as tensões positivas e 10% para as tensões negativas, que no caso hoje só existe a de -12V. Antigamente tinha a de -5V também, mas foi aposentada. Teste todas essas voltagens em idle e em full load, de preferência rodando prime95 (opção in-place large FFTs) e furmark, garantindo assim o stress máximo do processador e placa de vídeo, fazendo com que as peças puxem o máximo que puderem da fonte. Se as tensões se mantiverem dentro da faixa de tolerância tanto em idle quanto em full, então a fonte está OK e pode ficar despreocupado. Do contrário, aí pode considerar trocar de fonte.

Agora, voltando desse enorme off-topic, pois o tópico é sobre temperatura e caímos no assunto tensão... suas temps estão boas sim, mas reparei que o PC estava em idle no momento do print. Confira novamente as temps enquanto estiver rodando prime95 e furmark ao mesmo tempo.

pois é, hehehe. em full, rodando prime 95 por 6 horas as temperaturas ficaram em

Placa Mãe: 37ºc

Processador: 55ºc

Core 1: 56

Core 2: 56

Core 3: 56

Core 4: 56

HD: 24ºc

Placa de Video jogando fifa em 1980x1080 45ºc

Jogando bf3 em 1980x1080 ficou em 65ºc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jotave087, suas temperaturas todas eles estão muito boas, inclusive da placa de video q pode chegar até uns 75º sem problemas...

já testeou a fonte com o multimetro, acredito não ser necessario, visto suas temperaturas e como você relatou q não desligou nenhuma vez, então 99% de chance de estar tudo certo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimas temperaturas mesmo.

Sobre as voltagens, como é offtopic, clique no Mostrar pra ler...:D

Se quiser arrumar um multímetro pra testar voltagens... a fonte é muito boa mas nunca se sabe. Eu comprei uma Antec VP-450, que no teste do CdH apresentou voltagens excelentes e que não variaram mais de 3%, mas o exemplar que veio pra mim a linha de 12V já despencava pra 11.65v usando uma simples GTX550 + i5 3450, onde o consumo não passa de 220 Watts. E em idle ficava cerca de 11.80. O que eu fiz? Acionei a garantia do kabum e me deram uma fonte nova, essa com as voltagens certinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi pessoal deu tudo no limite em relação a temperatura

a unica q ta alta é da GPU,, eu nao sei o q é GPU, sei que tem uma tal de gpu na placa de video mais na placa-mãe ou processador nao sei.

E deu alto deu 66 C o q viria ser isso e porque ta dando alto?

usei o SpeedFan pra monitorar obrigado1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
oi pessoal deu tudo no limite em relação a temperatura

a unica q ta alta é da GPU,, eu nao sei o q é GPU, sei que tem uma tal de gpu na placa de video mais na placa-mãe ou processador nao sei.

E deu alto deu 66 C o q viria ser isso e porque ta dando alto?

usei o SpeedFan pra monitorar obrigado1

GPU é o processador gráfico da placa de vídeo, e geralmente esquenta mais pois tem muito mais "núcleos" do que um processador normal (uma GTX680 tem 1536 núcleos, uma GTX560 tem 336 núcleos, uma GTS450 tem 192 núcleos, etc). Então tá normal esses 66°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperaturas malucas essas, 118º e 427º, 78º poderia até ser algo relacionado ao video interno, quanto o programa nomeia o sensor como aux geralmente é porque não reconhece de onde é o sensor. Desse erro você não havia comentado, bem estranho, pode ser problemas na sua placa mãe ou até mesmo no seu processador, já que ele tem GPU interna. Leva na assistência e diz para eles testarem placa mãe, cpu e memorias. Fala das pesquisas que você fez e tal. Se for uma boa loja, vai testar encontrar o problema e resolver pra você.

Abraços

Liguei para a Intel e, após muito tempo de espera, fui muito bem atendido. Fui informado de que as temperaturas máximas suportadas para Core i5-2500 e MB são 75° C e 111° C, respectivamente. Recomendaram, ainda, que eu apenas considerasse as temperaturas da BIOS e ignorasse outros programas.

A questão é que, no momento, estou sem Vídeo Off-board e no inverno carioca. Ainda não estou me sentido totalmente seguro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa madruga!

Por curiosidade eu tava olhando este tópico e me deparei com o sufoco do Herweg com a temperatura do i5 dele mostrada na bios. Fui desconfiando do modelo da placamãe dele e recordando a mesma "encucação" quando me deparara com o mesmo problema ano passado, quando montei o meu PC. Voltando algumas páginas do tópico, logo confirmei o que tinha suspeitado...

Configuração:

Intel DH67BL

Intel Core i5-2500

8GB Kingston

1TB WD Caviar Green

DVD-RW Samsung

Corsair 430CX V2

CM 690 II Advanced

Por meio da BIOS, vi que a temperatura da CPU, durante o dia, chega à 69°. À noite, chega à 64°. Meu receio é quando chegar o verão carioca. Além disso, penso em instalar uma Placa de Vídeo em breve e não sei como vai ficar...

OBS.: O PC não está reiniciando e aparenta funcionar com normalidade.

A placamãe é igual a minha, a Intel DH67BL!

Caro Herweg, eu já fiz de tudo pra tentar baixar a temperatura do meu i7 mostrada na bios. Inicialmente, os programas de monitoramento que eu uso pra medir as temps (HW Info e Aida) mostravam certa concordância com o sensor da bios. Antes de derreter a CPU, pois em full jogando Dirt 3 chegou aos 88º Celsius, parti pra essas etapas abaixo:

-Aumentei a RPM do cooler original do processador para 100%;

-Coloquei duas fans TT de 12cm pra ajudar na exaustão;

-Comprei um air cooler Silent 1156, jogando o original de castigo de volta à caixa.

Resultado: Consegui reduzir bastante a temperatura e no verão do RJ em full não passa dos 70º e em idle uns 37º. Mas quando vejo pelo sensor da bios, sempre a temperatura sobe pacas e só estabiliza em 59º~60º. Não compreendo isso até hoje, pois verifiquei a temperatura colocando a mão no pipe de cobre do cooler e não tava isso tudo. Na minha opinião, ou o sensor da bios desta placa é Pinel, ou a bios sobrecarrega um núcleo pra que tenha essa leitura.

Aconselho, porém aumentar a percentagem de trabalho das fans ligadas à DH67BL (putz...vou ter que reiniciar pra ver qual é a seção. depois edito!), porque o controle automático das fans só "se liga" em aumentar a rotação quando o negócio já tá pra lá de doido. Aqui eu pus, tanto no cooler da CPU quanto das fans, 70% de regime mínimo de RPM máximo delas.

Resumindo, não confio no cooler da Intel e nem confio na leitura da bios. Verifique as temperaturas com vários programas para esse fim. Se não houver uma disparidade muito grande de medição entre eles tá tudo bem. Mas se puder por um cooler melhorzinho no i5 não seria uma má ideia em trocá-lo, porque vem chegando o verão....

Edição: O que poderá atenuar a temperatura configurando a bios da DH67BL:

Na bios, na seção Config>Fan Control & Real Time Monitoring:

-Aumente a percentagem de RPM do cooler CPU e das fans (identificadas como front and rear)

-No monitoramento da CPU, diminuir o limite para o "aviso" de temperatura da DH67BL (coloquei no meu caso 80º), para o mínimo de temperatura que as fans irão trabalhar no máximo de suas RPMs (aqui 70º) e o limite da qual as fans começam a aumentar o giro gradualmente (50º no meu).

-Ainda no monitoramento, coloque o tempo de resposta das fans como "fast" e deixe o Dump como normal mesmo.

Depois de salvar as configs, verifique se a temperatura pela bios deu uma melhorada e, entrando no windows, cheque-a pelos programas de monitoramento pra ver como se comporta as temps e, sobretudo, as RPMs do cooler CPU e das fans. E aí pode comparar o trabalho das ventoinhas pela configuração que você fez tendo uma ideia mais próxima da realidade.

Obs: No momento que verificava as opções na bios, o sensor oscilava entre 55º e 56º. A seguir, no W7 operante e com a ajuda do AIDA, o i7 marcava 30º na "preguiça" e no teste de stress por 5 minutos, estabilizou em 64º.

Abraço irmão e aos camaradas CdH!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo75 e demais usuários,

A questão é que o suporte da Intel afirmou que todas as minhas temperaturas estão ótimas. Fiquei sem argumentos.

Agora, é esperar o verão chegar e ver como vai ficar...

Seu gabinete é o CM 690 II, certo?

Você já cogitou em substituir o cooler stock do processador por um air cooler que esteja dentro do limite do seu gabinete?

Creio que por usar o cooler stock as temperaturas ainda estão ok, mas eu não diria ótimas.

Tais temperaturas ainda estão boas por sua máquina estar em idle.

Porém, dependendo dos programas ou jogos que você usar a tendência é o cooler original ter mais dificuldade em manter a temperatura da CPU.

Um bom air cooler ai sim poderia ter dar ótimos resultados, não só na temperatura da CPU, mas como também conseguir trabalhar em menor rotação/menor ruído da fan do cooler.

Ele pode ser até um custo a mais, porém seria uma garantia melhor para evitar algum problema futuro por conta do aquecimento da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto eu aqui pessoal para informar minhas temperaturas do FX 8150. Agora com o meu cooler master V8 de volta. Em idle está variando de 37 a 40 graus em full de 58 a 61 graus, núcleos em full não passam de 46.

Minha saga com a corsair ainda não chegou ao fim, estava com um H100 comprei 4 akasa vyppers para e ele, e o h100 apresentou problemas na bomba com 20 dias de uso. Mandei para loja, que mandou pro RMA da corsair, beleza, 27 dias depois eu recebo outro H100 (24/08/2012). Ao receber não instalei no pc, testei o bixo por fora em outra máquina e para minha surpresa, pufffff. Problema identico ao enviado para a corsair, parecia até o mesmo, se não tivesse lacrado e sem os riscos que fiz na instalação do primeiro pensaria que nem foi trocado. Vou pedir reembolso, Corsair H100 nunca mais! Série dos dois é 12079403, o problema ocorre quando tentá-se utilizar fans de 4 pinos ligados na bomba, simplesmente a bomba apaga e nada mais funciona, quem tiver essa série do H100, fuja de fans 4 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Scaloni?

Estão um pouco altas sim, seu processador está reduzindo o vcore e o clock quando ocioso? Isso ajuda o processador a reduzir suas temperaturas.

Agora se as temperaturas da foto são do notebook em full, rodando um programa mais pesado, jogo ou um teste como LinX. Aí estão normais para um notebook.

Qual seria a situação que você tirou essa print, com o note em Full ou Idles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

scaloni, pelo q vejo essas temperaturas são quando iddle mesmo.. ou seja esta bem alta...

por um acaso o note não esta sujo, ou com as entradas de ar tapadas? você poderia fazer um teste com o proprio aida 64 para ver as temperaturas em full? ele ja chegou a desligar, ou blue screens, cousas do genero ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, to tendo um problema com o meu pc, eu fico mexendo cm ele na net,e de boa , nao trava nem nada tudo uma beleza, mais quando eu vou jogar ''wyd'' ele simplesmente congela, eu atualizei tudo, placa de video etc, tá com dois coolers e mesmo assim trava ;x

Ja deixei o lado do gabinete aberto e mesmo assim .-.

Acho que é a fonte... porque ela é generica

Alguem da um HELP ai

post-999089-13884963799189_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MaiconKun

Pelos dados que postou parece que está havendo uma variação nas linhas de

12V e 3,3V da sua fonte, como você mesmo está desconfiando dela, seria uma

boa pedida começar por substitui-la por uma de qualidade e bom desempenho,

com indicação que pode ser obtida no setor Fontes e Energia aqui no fórum.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Ohayoo minna (Bom Dia Pessoal). Se possível,

gostaria que fosse analisado essas SS's de temperatura. Estou preocupado, ja

que a Neo (meu computador), esta superaquecendo muito rápido (na minha humilde opinião).

Ps.:Algo a se levar em conta, é o tamanho da Case e posicionamento que minha Placa Mãe

me obriga a utilizar a Placa de Video e a minha Fonte.

Fonte Real Blue Case 500w (50-60hz)

Segue Thumbnails

iddleli.th.jpgfullwj.th.jpg20120902225609.th.jpg20120902225556.th.jpg20120902225634.th.jpg

Ps².: Será que é uma boa ideia cortar a parte de cima da case e virar a Fonte, para deixar o

cooler virado para cima e não jogar calor na Placa Mãe e Placa de Video?

20120903023708.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal do Clube do Hardware. Bom primeiramente ao Felipe de carvalho, cara eu tenho um toshiba aqui com processador amd turion II 64 X2 de 1,6 ghz, seguinte. Rodando LinX nele ele atingiu 92º e cada um de seus núcleos chegou a 105º, e de boa, ele concluiu o teste tranquilamente. O seu I5 aparentemente está normal, essa temperatura foi medida, como você mesmo disse durante teste com o Aida 64, então considerarei essa temperatura de 91º do seu I5 sendo em Full load. Está normal cara, embora não conheça seu processador como conheço o meu, aparentemente não tem com o que se preocupar, daqui uns 3 meses abre ele e aplica uma boa pasta térmica, faz uma limpesa e tal, mas por ora tha tranquilo. Depois posta temperaturas dele em Idle se possível.

E para o Z Shadow . Pelo que pude observar, Os núcleos do seu processador estão aquecendo um pouco sim e sua placa mãe também. Você cortar o gabinete e virar a fonte será pior, pois da forma que está a fonte age como um grande exaustor no seu pc, o que você deveria fazer, como seu gabinete comporta duas fans de 80mm na parte de trans, coloca a mais baixa jogando ar para dentro e a fan mais alta puxando ar para fora, se possível troca o cooler do seu processador, por um Hyper tx3 ou um Hyper 212 plus se couber em seu gabinete. O que estáacontecendo é pouco ar frio entrando e a fonte puxando muito ar de dentro do pc, seu pc está literalmente sufocado. Acredito que essas mudanças irá melhorar muito, pois ja tive problemas assim, hoje meu FX 8150 não sai de 36 em idle e 56 em full com um cooler master V8.

Falou, abraço a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa noite. Então Felipe de carvalho. 44º em idle pra um note do porte do seu, está ótimo, o meu amd turion ii X2 de 1.6ghz em idle fica entre 54º e 60º, núcleos entre 65 e 70º em idle também ou com tarefas simples. Sua máquina está funcionando perfeitamente. Como eu disse use sem preocupações, daqui uns 3 ou 4 meses abra ele para limpar e troque a pasta térmica por uma própria para overclock, eu uso em notebook, a TG2 da thermaltake, ou a MX4, são muito boas.

Abraço, e boa diversão com a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para o Z Shadow . Pelo que pude observar, Os núcleos do seu processador estão aquecendo um pouco sim e sua placa mãe também. Você cortar o gabinete e virar a fonte será pior, pois da forma que está a fonte age como um grande exaustor no seu pc, o que você deveria fazer, como seu gabinete comporta duas fans de 80mm na parte de trans, coloca a mais baixa jogando ar para dentro e a fan mais alta puxando ar para fora, se possível troca o cooler do seu processador, por um Hyper tx3 ou um Hyper 212 plus se couber em seu gabinete. O que estáacontecendo é pouco ar frio entrando e a fonte puxando muito ar de dentro do pc, seu pc está literalmente sufocado. Acredito que essas mudanças irá melhorar muito, pois ja tive problemas assim, hoje meu FX 8150 não sai de 36 em idle e 56 em full com um cooler master V8.

Falou, abraço a todos.

Oopa, Arigatou Gozaimasu (Muito Obrigado) pelas dicas Diegos ^_^, mas não querendo abusar,

ainda tenho algumas dúvidas referentes a temperatura da Neo :confused:, e das informações que

você me passou. Quando ligo ela, mesmo depois de horas desligada, ela inicializa com uma rotação

(Além do relógio atrasado que não consigo dar jeito) de Cooler que parece que vai

levantar voo, mas se passa 1 ou 2 minutos e diminui um pouco, mas ainda fica um barulho muito

chato e alto. Li no Fórum as opções que existem na Bios para diminuir os ruidos ou rotação,

mas não consegui localiza-los na minha Bios, que é uma Phoenix (que por sinal, o horário nela

também fica travado no ano de 2008). Então, .. Coloco a mão na frente do Cooler do

processador e sinto vento quente (principalmente nas laterais do dissipador logo abaixo do cooler),

na Fonte e na Placa de Video o vento é morninho. Então, esse Cooler Hyper tx3 que

você recomendou, é compatível com um Processador Phenom X3 com Cooler que Utiliza um Dissipador ??:huh:

E Quanto ao meu Gabinete comportar mais 2 Fans de 80mm, essas fans (Poooor favor desculpe a

falta de conhecimento nessa parte:unsure:) .. são ligadas na Placa Mãe, que é uma PCChips,

ou vai ligada na Fonte ?? Porque se for na Placa só tenho espaço para mais 1, se estou

reconhecendo bem o conector.

Desculpe a chuva de dúvidas, mas quanto mais observo ela, os efeitos nela,

e os artigos do Fórum (são muitos hahahah), mais confuso fico, afinal, um

Computador, Várias Causas. ^^"

Desde ja, agradeço pela atenção e ajuda.

Ja ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Bom, vamos lá. Então Z Shadow, passei exatamente pelo que você está passando a um ano atras. Saí de um pentium 4 modelo 631 de 3.0 ghz para phenom ii X4 955 de 3.2 ghz revisão C2, me assustei muito quando liguei o pc com esse phenom, pois esquentava muito, parado tava batendo 60º e o cooler, como você disse, fazia um barulho insuportável. Não tive outra alternativa, como meu gabinete era um Thermaltake V4 black edition pude comprar um cooler grande, comprei um Hyper 212 plus com duas fans de 120 mm e ficou perfeito 36 graus idle, 58 em full. O bafo quente que você disse sentir próximo ao cooler do processador sumiu com o Hyper 212 plus. Esse bafo quente se deve ao fato de, o cooler do seu processador não estar conseguindo dissipar a potência que seu processedor emite, seja por fatores como mal encaixe, ou pasta termica ruin ou mesmo o cpu que esquenta mesmo demais. Meça seu gabinete, pelas fotos vi que ele é grande, compre um hyper 212 plus, caso não caiba compre um TX3 mesmo, e sim ambos são compatíveis com seu phenom X3. Te recomendo a loja londritech, inclusive se você comprar o Hyper 212 e não caber no seu gabinete, eles trocam pra você.

Com relação a hora do seu pc bagunçar toda hora, provavelmente a bateria da sua placa mãe, que provavelmente é de 2008, está ruin, ou está com defeito por uso ou descarregada mesmo, substitua a bateria da sua placa mãe que esse problema desaparece.

Com relação as duas fans de 80mm, exato, uma delas você vai ligar na placa mãe e a outra direto na fonte. Normalmente as placas mãe normais tem dois conectores para fans, um para cpu fan e um para chassis fan, exatamente o que você descreveu. As fans, te recomento da cooler master ou akasa modelo vyper, são excelentes, possuem rolamento e fazem pouco barulho, visto que dessas fans traseiras você não terá redução de rotação, procure fans que girem no máximo a 2000 rpm, pois se a rotação for maior que isso vai fazer muito barulho.

Tenho muitas peças em casa que comprei para testes mesmo,tenho configurações variadas para simular situações como a que você vivência.

Tudo que falei para você foi baseado em coisas que pude ver nos meus testes, não me baseio para responder suas perguntas em coisas que encontro pela net e sim nos meus próprios testes :D.

Abraço brother, e fique a vontade se quiser perguntar mais. Prazer em responder.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!