Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A instalação aqui em casa foi refeita por um vizinho eletricista que têm " 20 anos de experiência". À primeira vista e sob os olhos de um leigo o trabalho parecia estar bem feito: a substituição de um quadro de distribuição que usava 3 famigerados fusíveis rolha e apenas poucos circuitos para a casa inteira por um quadro novinho e "moderno", com disjuntores, e circuitos independentes pra chuveiros, iluminação, tomadas 220 V na área de serviço e 110V para o restante da casa e ainda por cima com " aterramento" , parecia que o serviço tinha ficado bem feito.

Depois de ler esse tópico sobre aterramento fui abrir o quadro pra matar minha curiosidade: quem quase morreu ( de susto ) foi eu. O cara é louco, na verdade esses 20 anos não são de experiência e sim de estagnação, vejam só que loucura e que " balaio de gato" o cara fez::angry:

1) o condutor verde de 2,5mm foi usado como FASE nas tomadas 110V

2) dois condutores iguais e de mesma cor ( branco, 2,5 mm) são usados ao mesmo tempo como FASE e como NEUTRO nas outras tomadas 110V em outros cômodos da casa

3) o condutor vermelho é o TERRA ( TT diga-se de passagem) até o quadro de distribuição, de onde a partir daí, uma emenda num condutor de outra cor ( verde, que camuflou essa cagada esse tempo todo) vai até a haste de cobre que reina soberana no meio do quintal.

4) E Agora o Pior: o condutor Neutro lá no poste padrão parece não estar aterrado junto ao poste. O vizinho trocou os condutores que chegam ao poste padrão e os dois fios Fase vão para dentro da caixa do medidor mas o neutro é um condutor contínuo que passa por fora da caixa do medidor do pradrão e vai direto pra caixa de distribuição dentro de casa, sem estar aterrado no padrão.:eek:

Depois de todos esses absurdos, pergunto a vocês:

a) O padrão aqui em casa é um poste metálico e não encontrei em sua caixa o condutor de aterramento deixado pela Cia Eletrica. Nesse caso, o poste por ser metálico substitui a haste de cobre e por isso o Neutro seria ligado pela Cia elétrica direto na Caixa metálica?

B) o padrão, por ser metálico, substitui a haste de cobre?

c) meu pai não quer que mexa na instalação porque na visão dele o trabalho tá maravilhoso e eu não sou ninguém pra por defeito no trabalho de um profissional que têm quase o mesmo tempo de experiência quanto as velinhas do meu bolo de aniversário . Coloco então um aviso bem grande advertindo dos perigos, e uma etiqueta maior ainda no fio VERDE avisando que ele é o FASE, e que o fio BRANCO 50% das vezes também é FASE e espero uns 10 anos pra fazer a coisa certa na próxima manutenção e troca dos condutores?:confused::wacko::confused:

• Curtir 1
Postado
A instalação aqui em casa foi refeita por um vizinho eletricista que têm " 20 anos de experiência". À primeira vista e sob os olhos de um leigo o trabalho parecia estar bem feito: a substituição de um quadro de distribuição que usava 3 famigerados fusíveis rolha e apenas poucos circuitos para a casa inteira por um quadro novinho e "moderno", com disjuntores, e circuitos independentes pra chuveiros, iluminação, tomadas 220 V na área de serviço e 110V para o restante da casa e ainda por cima com " aterramento" , parecia que o serviço tinha ficado bem feito.

Depois de ler esse tópico sobre aterramento fui abrir o quadro pra matar minha curiosidade: quem quase morreu ( de susto ) foi eu. O cara é louco, na verdade esses 20 anos não são de experiência e sim de estagnação, vejam só que loucura e que " balaio de gato" o cara fez::angry:

1) o condutor verde de 2,5mm foi usado como FASE nas tomadas 110V

2) dois condutores iguais e de mesma cor ( branco, 2,5 mm) são usados ao mesmo tempo como FASE e como NEUTRO nas outras tomadas 110V em outros cômodos da casa

3) o condutor vermelho é o TERRA ( TT diga-se de passagem) até o quadro de distribuição, de onde a partir daí, uma emenda num condutor de outra cor ( verde, que camuflou essa cagada esse tempo todo) vai até a haste de cobre que reina soberana no meio do quintal.

4) E Agora o Pior: o condutor Neutro lá no poste padrão parece não estar aterrado junto ao poste. O vizinho trocou os condutores que chegam ao poste padrão e os dois fios Fase vão para dentro da caixa do medidor mas o neutro é um condutor contínuo que passa por fora da caixa do medidor do pradrão e vai direto pra caixa de distribuição dentro de casa, sem estar aterrado no padrão.:eek:

O racinha ruim essa! O problema é que muitos eletricistas não possuem nem o primeiro grau completo e nunca procuraram evoluir, fazer cursos de especialização na área nem nada! Sem o segundo grau completo tem muita teoria de elétrica que eles nem entender vão. As cores não irão influenciar no funcionamento, mas a qualidade do serviço é mostrada também pelo esmero e cuidado com o que as normas pedem. O terra TT poderia até ser usado, mas com o uso de Dispositivo DR e proteções por DPS's instalados no quadro de disjuntores.

Tem que ver se os disjuntores utilizados batem com a corrente de passagem permitida pelos disjuntores. O condutor terra principal deve seguir a "bitola" do condutor Fase principal da rede, até o valor de 16mm2. Salvo casos específicos onde propositalmente se pode reduzir a "bitola" do condutor terra sabendo-se de antemão de algumas peculiaridades da instalação.

Depois de todos esses absurdos, pergunto a vocês:

a) O padrão aqui em casa é um poste metálico e não encontrei em sua caixa o condutor de aterramento deixado pela Cia Eletrica. Nesse caso, o poste por ser metálico substitui a haste de cobre e por isso o Neutro seria ligado pela Cia elétrica direto na Caixa metálica?

Sim, o poste de metal zincado substitui a haste de aterramento, mas o neutro precisa estar ligado na caixa independente de qualquer coisa. O neutro dá proteção contra choques na carcaça e em caso de curto-circuito contra a caixa, o disjuntor ou fusivel desligará a energia.

B) o padrão, por ser metálico, substitui a haste de cobre?

Sim, mas não é nada mal adicionar uma ou mais hastes espaçadas.

c) meu pai não quer que mexa na instalação porque na visão dele o trabalho tá maravilhoso e eu não sou ninguém pra por defeito no trabalho de um profissional que têm quase o mesmo tempo de experiência quanto as velinhas do meu bolo de aniversário . Coloco então um aviso bem grande advertindo dos perigos, e uma etiqueta maior ainda no fio VERDE avisando que ele é o FASE, e que o fio BRANCO 50% das vezes também é FASE e espero uns 10 anos pra fazer a coisa certa na próxima manutenção e troca dos condutores?:confused::wacko::confused:

Quem mexer na instalação deve saber o que tá fazendo e não confundir por exemplo o neutro com o terra na hora de fazer as ligações finais. Trocar fios agora é ruim, o melhor é marcar nos pontos visiveis quem é quem - existe fita isolante de várias cores q você pode encontrar em casas de material elétrico. A não ser que os fios sejam de qualidade ruim e estão dimensioados de forma errada para o uso deles.

Esse aterramento em TT só serve pra uma coisa, evitar aqueles choquinhos na carcaça dos equipamentos, do resto ele pode trazer outros problemas, como você deve ter lido na primeira postagem desse tópico.

• Curtir 1
Postado
(LED + resitor + diodo) isso não basta? A tensão de pico será (raiz de 2) vezes 127V = 179,6V...

Preciso fazer aquela ponte retificadora de diodos? Um só não basta para impedir q o LED queime?

Ó cara, 180V de pico mas varia bem né meu. E você sabe que LED não é a coisa mais resistente à sobretensão que existe, quando ele está conduzindo.

É verdade, pensando bem acho que só o diodo dá sim, 60Hz é bastante pra você perceber ele variando a luminosidade.

Tenta ai com um LED fulera. O ideal é você deixar ele funcionando com 75% da corrente nominal, ai acho que não vai queimar muito fácil não, e vai da pra ver que está aceso.

• Curtir 1
Postado
Quem mexer na instalação deve saber o que tá fazendo e não confundir por exemplo o neutro com o terra na hora de fazer as ligações finais. Trocar fios agora é ruim, o melhor é marcar nos pontos visiveis quem é quem - existe fita isolante de várias cores q você pode encontrar em casas de material elétrico. A não ser que os fios sejam de qualidade ruim e estão dimensioados de forma errada para o uso deles.

Esse aterramento em TT só serve pra uma coisa, evitar aqueles choquinhos na carcaça dos equipamentos, do resto ele pode trazer outros problemas, como você deve ter lido na primeira postagem desse tópico.

Vou providenciar essas mudanças pra identificar os condutores e vou mudar o aterramento pra TN-S também. Mas se eu adicionar mais uma ou duas hastes de cobre, elas devem estar espaçadas de 2 a 2,40m do padrão, é isso mesmo?

Postado Originalmente por _rau_

Tem que ver se os disjuntores utilizados batem com a corrente de passagem permitida pelos disjuntores. O condutor terra principal deve seguir a "bitola" do condutor Fase principal da rede, até o valor de 16mm2. Salvo casos específicos onde propositalmente se pode reduzir a "bitola" do condutor terra sabendo-se de antemão de algumas peculiaridades da instalação.

O Terra principal até 16mm2 seguindo até o quadro de distribuição, e a partir daí pode deixar como está mesmo , ou seja, 2,5mm2 ?

Valeu _rau_ Abraço!

• Curtir 1
Postado
O Terra principal até 16mm2 seguindo até o quadro de distribuição, e a partir daí pode deixar como está mesmo , ou seja, 2,5mm2 ?

Valeu _rau_ Abraço!

Não sou muito entendido na área mas tenho a impressão que não pode não.

Sempre vi o fio verde grosso indo até a tomada, nunca mudando para o 2,5mm²

• Curtir 1
Postado
Vou providenciar essas mudanças pra identificar os condutores e vou mudar o aterramento pra TN-S também. Mas se eu adicionar mais uma ou duas hastes de cobre, elas devem estar espaçadas de 2 a 2,40m do padrão, é isso mesmo?

Isso! Quanto mais hastes espaçadas, melhor!

Valeu _rau_ Abraço!

Sim, afinal o Fase das tomadas de uso geral geralmente tb é 2,5mm2. O terra deve sempre seguir a bitola do Fase no trecho em que ele se encontra. Se o trecho usa Fase 2,5mm, o terra será 2,5mm2, se usa 4mm2, o terra será 4mm2 e assim por diante, até 16mm2. Em 25mm2, o terra por norma fica geralmente uma medida atrás do fase, nesse caso ficaria em 16mm2. Há questões bem técnicas da razão disso...

Não sou muito entendido na área mas tenho a impressão que não pode não.

Sempre vi o fio verde grosso indo até a tomada, nunca mudando para o 2,5mm²

Não Jorno, já imaginou passando um condutor 16mm2 dentro de um eletroduto de 20mm (1/2")? Se passar dois é muito! Outra coisa, é IMPOSSÍVEL ligar um condutro desses numa tomada, não dá mesmo, nem teria lógica.

• Curtir 1
Postado
Não Jorno, já imaginou passando um condutor 16mm2 dentro de um eletroduto de 20mm (1/2")? Se passar dois é muito! Outra coisa, é IMPOSSÍVEL ligar um condutro desses numa tomada, não dá mesmo, nem teria lógica.

Aqui em casa (tomada do ar condicionado e chuveiro elétrico) e na casa do meu tio está errado então, o fio do terra está visivelmente mais grosso que a fase(quer dizer, estaria mais grosso que a fase, porém eu impedi ele de botar um preço no chão e ligar o fio terra lá... isso porque ele chamo um eletricista que ele me falou que era "bom"... cada uma...), e olha que eu tenho um olho ruim para diferenciar essas coisas :D

• Curtir 1
Postado
Aqui em casa (tomada do ar condicionado e chuveiro elétrico) e na casa do meu tio está errado então, o fio do terra está visivelmente mais grosso que a fase(quer dizer, estaria mais grosso que a fase, porém eu impedi ele de botar um preço no chão e ligar o fio terra lá... isso porque ele chamo um eletricista que ele me falou que era "bom"... cada uma...), e olha que eu tenho um olho ruim para diferenciar essas coisas :D

Jorno, pelo que pude entender da explicação do _rau_, -Muito obrigado pelas explicações _rau_!!!-estaria teoricamente incorreto porque a bitola do Terra não acompanha a do Fase, já que a do Terra é maior e a norma pede pra acompanhar a mesma bitola. Na prática talvez não haja problema algum, mas isso já seria assunto pro _rau_...

Pelo que você está dizendo, imagino que aí na sua instalação e na do seu tio a situação seja exatamente a que descrevi quando perguntei ao _rau_: penso que aí na sua instalação o Terra tenha uma bitola maior ( 16mm2, por exemplo) até o barramento do Terra no quadro de distribuição. A partir daí, o Terra deriva deste barramento para vários circuitos e nesse circuitos, cada condutor Terra segue a bitola do Fase do circuito correspondente, ou seja, se o Fase do Chuveiro usa condutor de 10mm2 o Terra do chuveiro seria também 10mm2, ou um pouco maior no seu caso. Na tomada lá na área de serviço se o Fase é de 4 ou 6mm2 o Terra dessa tomada também seria 4 ou 6mm2, e nas tomadas de uso geral, em que geralmente o Fase é de 2,5mm2 o Terra também seria de 2,5mm2. Aí no seu caso, o Terra que parte do quadro de distribuição até as tomadas certamente não tem a mesma bitola do Terra do chuveiro e do ar.

Abraço!!!

• Curtir 1
Postado

Não está errado, só está sobredimensionado ou seja, gastou-se mais sem necessidade.

O fio fase precisa suportar as mesmas correntes de curto-circuito que aconteceriam entre Fase-Neutro e assim permitir que o disjuntor atue rapidamente. Essa é uma das explicações pro fio terra seguir a mesma "bitola" da fase do trecho. Mas porque por exemplo em 25mm2 a norma permite terra de 16mm2? Primeiro porque dificilmente um circuito final usará condutor de 25mm2 e dificilmente vários circuitos entrarão em curto-circuito Fase-Terra ao mesmo tempo. Geralmente quando dá algum problema que o fio terra é carregado, é um circuito final com condutores mais finos. E outra coisa, os condutores de 16mm2 ou maiores, geralmente são de qualidade superior e suportam corrente de curto-circuito mais elevadas que condutores mais baratos e finos, que em muitos casos roubam no cobre, na pureza do cobre, etc...

• Curtir 1
Postado

Grande rau, me tire uma duvida,para se instalar 6 tue ,devo usar fio 2,5mm ou 4mm,um amigo meu engenheiro eletrico me disse para usar 4mm,visto q é no quarto e la devo usar secadores ou ferros de passar roupa e 2,5mm seria muito pouco.Qual sua opiniao?

obs:O disjuntor seria de 16a,curva b.

• Curtir 1
Postado

Via de regra:

2,5mm2: 20A (máximo).

4mm2: 30A (máximo).

Mas não é só isso que define qual medida utilizar, deve ser considerado o comprimento do circuito, temperatura ambiente, entre outras coisas.

• Curtir 1
Postado

o circuito nao tera 10m acredito.então ,o que me você me sugere amigo?Outra duvida e o seguinte ,meu padrão e bifasico ,disjuntor geral 63a ,fios 16mm,essa mesma bitola deve chegar ao meu qdro de distribuiçao?e visto q no padrão ja possui disjuntor ,mesmo assim devo usar um geral no meu qdro de distribuiçao?

obs:Sao dois banheiros,portanto irei utilizar dois chuveiros ,um com potencia 7200w 220v,outro de 5400w 220v.

• Curtir 1
Postado

EU sugiro que se o consumo for maior do que 20A, que use 4mm2.

Sim, o fio 16mm2 deve chegar ao quadro.

Disjuntor geral no quadro é opcional.

O chuveiro de 7200W deve receber um disjuntor bipolar de 35A com fiação 6mm2 e o de 5400W um disjuntor de 25A e fição 4mm2.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Opa, bl?

faço curso de eletrotecnica, e to tendo materia sobre tal assunto...

Bom, o Prof fez a seguinte pergunta "como se faz pra aterrar de forma eficaz, componentes eletronicos q nao tenha pino/entrada pro terra.

Bom teve chamada oral disso q ngm da turma acertou e agora a pergunta vai cair na prova...

Bom minha resposta foi +/- assim " aterrar o neutro, fazer equipotencializaçao dos terras e colocar um dispositivo contra surtos" ele disse q falta coisa e eu to perdido ^^

alguem por acaso saberia a resposta? =P

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal.

Parabéns ao _rau_ pela aula dada até aqui e a todos os outros que contribuiram com este tópico. Passei horas lendo todas as páginas, vendo os problemas, soluções, comparações, imagens, normas, enfim, creio que li por completo.

Porém creio que o fiz minuciosamente um pouco tarde demais.

A residencia que moramos a mais de 20 anos tem uma instalação antiga e a não muito tempo, foi passado de monofasico para bifásico.

Hoje temos 3 pontos bifásicos (220V), uma tomada do grill da churrasqueira, o único chuveiro da casa e a tomada que alimenta meu computador e alguns periféricos.

Pelo que pude ver no quadro de força, temos 2 disjuntores e a fiação percorre todo o "forro" da residencia e desce pras tomadas, etc, sem nenhum ponto de distribuição/caixa de disjuntores. Já sabemos que a fiação da casa toda deve ser renovada (apesar de que aparentemente vai "ter" de aguentar um bom tempo assim). Os conduites também não tem diametro suficiente e tem 1 ponto meio que sobrecarregado, não tem como descer nem agua mais por ele ...rs

O meu problema começou com o fato de "querer" fazer um aterramento achando que não haveria nada na "caixa de luz" principal, sendo assim fizemos um buraco no quintal e espetamos um varao de 2,4m com caixa de inspeção, etc etc, só que nem cheguei a ligar o sistema quando li melhor as mensagens aqui, pois o esquema TT não iria satisfazer o que eu busco, que é ter um Terra na tomada do PC.

Já adquiri um ótimo filtro, o Upsai que foi indicado aqui e eu já tinha um bom filtro da Belkin que trouxe de quando morei na Inglaterra. Tenho bastante equipamento que utiliza o padrão de tomada de lá, incluindo minha "antiga" fonte do computador que só funciona de 190/260V Hoje uso uma outra com PFC ativo e que aceita variacao de 90/260.

Resumindo, surgiram algumas dúvidas, até simples em relação ao meu sistema.

Pretendo realizar o aterramento da melhor forma possível pro meu sistema. Vi que na "caixa de luz" existe o aterramento padrão, mas este não segue pra dentro da residência. Só temos Fase e Neutro (110) e nas tomadas 220 Fase Fase que seguem pra dentro da residencia.

1) - Qual seria o melhor a fazer? Levar um fio do Neutro na Caixa de Luz até o meu aterramento gambiarra no quintal (varao enterrado) pra poder equipotencializar o sistema e dali partir com um Terra pro meu PC ou então puxar diretamente um Terra dali da caixa padrão, junto com a equipotencialização que já existe entre Neutro e Terra e levar esse Terra até o meu PC ?

Lembrando que o varão no quintal se encontra a uns 10 metros da Caixa Padrão e havia sido feito pro meu TT.

2) - No caso do Filtro de Linha do PC que é ligado 220V no esquema Fase Fase, o que aconteceria se ligasse o Neutro no pino do Terra?

Esse filtro de linha sem o Terra como está hoje ajuda a prevenir ou evitar o que especificamente?

Logo terei o Terra pro filtro e os problemas serão parcialmente resolvidos. Antes, quando eu tinha o meu filtro da Belkin ligado a minha fonte "Antiga", sem PFC, quando alguém ligava o chuveiro (mesmo com a fonte desligada), ela emitia um leve zunido, nunca houveram choques ou fuga de corrente aparente no PC ou qualquer outro objeto proximo.

Eu havia feito a porca ligação do Neutro no Terra da Tomada 110V e "puxado" um fio pro Terra do 220V e nisso a luz de Terra do Filtro da Belkin ficava levemente aceso. Acredito que este led se acenda por completo quando o aterramento está correto (ao menos eu acho que ele acendia na Inglaterra).

Desde já agradeço por qualquer resposta, mesmo já tendo uma certa ideia do que seria mais correto.

Eu após ler tudo acredito que puxar um Terra do Padrão seria o sistema TN-S e o mais correto, porém não queria perder o investimento de tempo e dinheiro para colocar o varão no quintal. Neste caso, o que fazer? Se for pra perder o pqno investimento pra não ter problemas no futuro, com certeza irei acatar este critério.

Desculpa pelo longo texto =)

Abraços!

• Curtir 1
Postado
Opa, bl?

faço curso de eletrotecnica, e to tendo materia sobre tal assunto...

Bom, o Prof fez a seguinte pergunta "como se faz pra aterrar de forma eficaz, componentes eletronicos q nao tenha pino/entrada pro terra.

Bom teve chamada oral disso q ngm da turma acertou e agora a pergunta vai cair na prova...

Bom minha resposta foi +/- assim " aterrar o neutro, fazer equipotencializaçao dos terras e colocar um dispositivo contra surtos" ele disse q falta coisa e eu to perdido ^^

alguem por acaso saberia a resposta? =P

Cara, aterramento é um assunto muito vasto e é cheio de "depende's" e "se's". Há medições diversas, há questões de que tipo de equipamento será aterrado, há questões de análise de solo, há medições de resistência, impedância, só pra te dar um exemplo, um motor elétrico geralmente se recomenda o uso do aterramento TT + DR ao invés de um TN puro, sem DR porque as grandes correntes de curto-circuito Fase-Terra podem vir a danificar o motor - palavras da Schneider Electric:

Critérios de escolha do esquema de aterramento:

http://www.electrical-installation.org/wiki/Selection_criteria_for_the_TT,_TN_and_IT_systems

Todos os esquemas de aterramento são importantes, TT, TN, IT e suas variantes, o TT apesar de muitos desvantagens é a única alternativa segura em alguns casos, desde que tomadas precauções. Tudo é uma questão de onde se aplicará o aterramento. Eu mesmo como pesquisador do assunto não se de tudo.

Olá pessoal.

Parabéns ao _rau_ pela aula dada até aqui e a todos os outros que contribuiram com este tópico. Passei horas lendo todas as páginas, vendo os problemas, soluções, comparações, imagens, normas, enfim, creio que li por completo.

Porém creio que o fiz minuciosamente um pouco tarde demais.

A residencia que moramos a mais de 20 anos tem uma instalação antiga e a não muito tempo, foi passado de monofasico para bifásico.

Hoje temos 3 pontos bifásicos (220V), uma tomada do grill da churrasqueira, o único chuveiro da casa e a tomada que alimenta meu computador e alguns periféricos.

Pelo que pude ver no quadro de força, temos 2 disjuntores e a fiação percorre todo o "forro" da residencia e desce pras tomadas, etc, sem nenhum ponto de distribuição/caixa de disjuntores. Já sabemos que a fiação da casa toda deve ser renovada (apesar de que aparentemente vai "ter" de aguentar um bom tempo assim). Os conduites também não tem diametro suficiente e tem 1 ponto meio que sobrecarregado, não tem como descer nem agua mais por ele ...rs

O meu problema começou com o fato de "querer" fazer um aterramento achando que não haveria nada na "caixa de luz" principal, sendo assim fizemos um buraco no quintal e espetamos um varao de 2,4m com caixa de inspeção, etc etc, só que nem cheguei a ligar o sistema quando li melhor as mensagens aqui, pois o esquema TT não iria satisfazer o que eu busco, que é ter um Terra na tomada do PC.

Já adquiri um ótimo filtro, o Upsai que foi indicado aqui e eu já tinha um bom filtro da Belkin que trouxe de quando morei na Inglaterra. Tenho bastante equipamento que utiliza o padrão de tomada de lá, incluindo minha "antiga" fonte do computador que só funciona de 190/260V Hoje uso uma outra com PFC ativo e que aceita variacao de 90/260.

Resumindo, surgiram algumas dúvidas, até simples em relação ao meu sistema.

Pretendo realizar o aterramento da melhor forma possível pro meu sistema. Vi que na "caixa de luz" existe o aterramento padrão, mas este não segue pra dentro da residência. Só temos Fase e Neutro (110) e nas tomadas 220 Fase Fase que seguem pra dentro da residencia.

1) - Qual seria o melhor a fazer? Levar um fio do Neutro na Caixa de Luz até o meu aterramento gambiarra no quintal (varao enterrado) pra poder equipotencializar o sistema e dali partir com um Terra pro meu PC ou então puxar diretamente um Terra dali da caixa padrão, junto com a equipotencialização que já existe entre Neutro e Terra e levar esse Terra até o meu PC ?

Lembrando que o varão no quintal se encontra a uns 10 metros da Caixa Padrão e havia sido feito pro meu TT.

2) - No caso do Filtro de Linha do PC que é ligado 220V no esquema Fase Fase, o que aconteceria se ligasse o Neutro no pino do Terra?

Esse filtro de linha sem o Terra como está hoje ajuda a prevenir ou evitar o que especificamente?

Logo terei o Terra pro filtro e os problemas serão parcialmente resolvidos. Antes, quando eu tinha o meu filtro da Belkin ligado a minha fonte "Antiga", sem PFC, quando alguém ligava o chuveiro (mesmo com a fonte desligada), ela emitia um leve zunido, nunca houveram choques ou fuga de corrente aparente no PC ou qualquer outro objeto proximo.

Eu havia feito a porca ligação do Neutro no Terra da Tomada 110V e "puxado" um fio pro Terra do 220V e nisso a luz de Terra do Filtro da Belkin ficava levemente aceso. Acredito que este led se acenda por completo quando o aterramento está correto (ao menos eu acho que ele acendia na Inglaterra).

Desde já agradeço por qualquer resposta, mesmo já tendo uma certa ideia do que seria mais correto.

Eu após ler tudo acredito que puxar um Terra do Padrão seria o sistema TN-S e o mais correto, porém não queria perder o investimento de tempo e dinheiro para colocar o varão no quintal. Neste caso, o que fazer? Se for pra perder o pqno investimento pra não ter problemas no futuro, com certeza irei acatar este critério.

Desculpa pelo longo texto =)

Abraços!

1 - O ideal seria derivar o fio terra lá da caixa de energia da entrada e utilizar um dispositivo DR independente do esquema de aterramento ser TT ou TN, mas no TT é primordial o uso do dispositivo DR. Entrantando DR somente vai bem com instalações impecáveis.

Você pode manter a haste que você colocou, mas é bom interliga-la com a da entrada por baixo da terra se possível, com uso de um cabo tipo cordoalha de cobre de 10mm2 pelo menos.

Você pode derivar o fio pras tomadas de qualquer um dos pontos ou hastes, mas o ideal é que venha lá da entrada.

2 - Nesse caso você estaria criando um esquema TN-C de aterramento, o que não é bom a não ser que não haja corrente passando muito próximo nesse condutor. Quanto mais próximo um equipamento aterrado no neutro está de um condutor carregado (com corrente passante), maiores são as chances de haver algum tipo de interferência, especialmente com equipamentos informáticos e hospitalares, além de maior chances de o equipamento dar choque na carcaça em situações adversas.

Esse filtro sem o terra, tendo proteção de sinal (TV/Telefone/Internet) reduz drasticamente sua eficácia de proteção. A proteção de força para Fase/Fase tb fica comprometida sem um condutor aterrado para o caso de descargas atmosféricas, seja o neutro ou o terra específico, então esse filtro só seria eficaz em surtos de tensão gerados por chaveamentos elétricos durante uma queda de energia por exemplo, durante o desligar de um máquina pesada com motor elétrico, etc.

Seu chuveiro por acaso é do tipo eletrônico?

Não sei nos Belkin, mas nos APC o LED de aterramento se apaga ao ter um aterramento ligado. Se no Belkin for o contrário, quando mais apagada a luz, pior o aterramento e quanto mais aceso, melhor, logicamente nos APC é o contrário. Entretanto, independente da intensidade de acendimento ou apagamento do LED, ele não diz muita coisa sobre a qualidade do aterramento, apenas diz que é existe ou não ou se há uma tensão entre neutro/terra - isso que faz a intensidade do LED mudar, idealmente não devemos ter muita tensão entre esses condutores, em condições ideais esses valores não ultrapassam 3V.

O esquema TT é válido tb, desde que se use um Dispositivo DR e que se realize testes periódicos através do seu botão de teste e que se utilize bons DPS's no quadro de energia entre Fase-Neutro (ou terra) e Neutro-terra. É até recomendável que em áreas onde a rede externa é predominantemente aérea e com neutro mal aterrado, que se utiliza o esquema TT com as precauções devidas.

• Curtir 1
Postado

Ok Rau, muito obrigado pela resposta, detalhada como sempre.

O chuveiro aqui tem um controlador de temperatura mais abaixo, ajustavel "on the fly" eu diria, mas utiliza de resistencia comum, nao sendo blindado. Vi que tem um aterramento no chuveiro, mas pelo que vi parece ser um fio Neutro e nao o Terra propriamente dito, que deveria vir da Entrada. Para me certificar eu vou ter que subir no forro e ver o caminho que ele faz, mas antes vou verificar as ligacoes de entrada.

Vou procurar resolver esta meu aterramento aqui.

abraço

• Curtir 1
Postado

Sim, é um chuveiro com controle eletrônico, acredito eu, por isso o zumbido que você notou. Esses chuveiros distorcem muito a onda elétrica, o que faz com que os elementos de filtragem vibrem.

Qualquer novidade só potar, só não garanto resposta imediata, nos ultimos dias tenho acessado pouco os foruns...

• Curtir 1
Postado

Boa tarde.

Estou interessado em instalar um A/C aqui, do modelo Split de 7000BTUs e lendo as informações tecnicas do modelo, surgiu uma duvida.

Como ficaria a instalacao eletrica aqui, sendo que tenho 220V Bifasico? Da certo?

Capacidade (BTU/h)

7000

Tensão (V) / Fase

220-1F

Consumo (W)

639

abs

• Curtir 1
Postado

Aqui no lote tem duas casas e apenas um medidor monofásico então fiz um orçamento com um eletricista para instalação de dois medidores monofásicos 220V, porém ele fez o orçamento com fios de 6mm para cada casa dos medidores até o poste da rua e disjuntor geral de 35A para cada casa, atualmente há um disjuntor geral de 50A para duas casas instalado erradamente pois a fiação é apenas de 6mm.

Mais pergunto ele não deveria ter orçado com fios de 10mm e disjuntor geral de 50A já que somente o chuveiro daqui de casa é de 7500w e seu respectivo disjunto é de 40A ? Medi a carga somente de uma das casas com amperimetro direto no quadro de disjuntores e deu 36A com chuveiro ligado no máximo, Tv 42, computador, geladeira e máquina de lavar ?

A distancia do cabinho de 6mm do quadro de disjuntores, passando pelo quadro de medidores do lado de fora até o ponto de ligação no poste da rua é de cerca de 32metros.

Com relação a ligação dos fios partindo do quadro de medidores( 2 medidores) até o ponto de ligação no poste da rua seriam 3 fios (2 fases + 1 neutro ) é isso ?

• Curtir 1
Postado

O Alicate amperímetro precisa ser TRUE RMS pra medir corretamente a corrente passante. Pode haver uma diferença de até 30% a mais na corrente medida com um alicate simples.

Esses 32 metros pode gerar uma queda de tensão de até uns 20 Volts ao passar 35A.

Sim, 2F + N, ficando 1F para cada medidor.

Em 220V com chuveiro de 7500W a corrente é de ~ 34A só pro chuveiro.

A fiação 10mm2 para os 32 metros é mais recomendável mesmo que o consumo seja abaixo de 50A, devido a queda natural de tensão.

• Curtir 1
Postado
O Alicate amperímetro precisa ser TRUE RMS pra medir corretamente a corrente passante. Pode haver uma diferença de até 30% a mais na corrente medida com um alicate simples.

Esses 32 metros pode gerar uma queda de tensão de até uns 20 Volts ao passar 35A.

Sim, 2F + N, ficando 1F para cada medidor.

Em 220V com chuveiro de 7500W a corrente é de ~ 34A só pro chuveiro.

A fiação 10mm2 para os 32 metros é mais recomendável mesmo que o consumo seja abaixo de 50A, devido a queda natural de tensão.

Bom dia, vou convecer o eletricista a fazer outro orçamento com fiação de 10mm então e aproveitar para instalar um DPS Clamper 45KA 275V (25KA tava em falta ) que comprei na caixa do medidor pois é Rau, meu alicate não é TRUE RMS o que me deixa mais preocupado ainda pois ele pode estar medindo até 30% abaixo em si tratando de cargas distorcidas.

Esses chuveiros eletrônicos também são considerados cargas não lineares como o meu computador?

• Curtir 1
Postado

Sim, se o chuveiro for eletrônico, ele gera muita distorção harmônica, o que vai dar um resultado incorreto no alicate amperimetro e sim, ele é uma carga não linear como o PC.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

_rau_, fiz algumas perguntas que já foram respondidas por você nas mensagens #377 e #381.

Hoje eu desmanchei aquele aterramento TT que existia na minha instalação e peguei uns 3 metros de um condutor verde de 10mm2 que estavam sobrando aqui em casa e liguei na caixa do poste ( ambos de aço zincado) através de um parafuso. A partir deste parafuso o condutor verde passa a ter 6 mm2 ( mesma bitola dos condutores Fase e Neutro )e vai até o interior da residência onde está o quadro de distribuição e de onde o Terra deriva para as tomadas seguindo a bitola dos condutores Fase.

1) No ponto em que parafusei o Terra na caixa do poste aproveitei para colocar também um conector de latão onde pretendo conectar o Neutro. Fazendo isso terei um aterramento TN-S?

2) Quando o eletricista mexeu na instalação, parece que ele desfez o aterramento do Neutro no poste. Pelo menos é o que parece, pois em nenhum lugar aqui da caixa ou do poste existe ligação ( visível) do Neutro com as partes metálicas do poste ou da caixa. Caso o Neutro já esteja aterrado no poste em algum ponto não visível e eu faça a ligação desse mesmo Neutro neste parafuso que liguei o condutror Terra e a haste na caixa do poste metálico existe algum problema?

Talvez a foto ajude em alguma coisa. Repare que a caixa é antiga, com fundo de madeira, e o Neutro nem aparece na foto. Os condutores Preto e Vermelho na parte superior do disjuntor são os Fases da entrada e os dois condutores da parte inferior são os Fases que partem para o interior da residência, todos possuem 6mm2.

Muito obrigado! Abraço!

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img824.imageshack.us/img824/5561/kdk0287.jpg' alt='kdk0287.jpg'> Uploaded with ImageShack.us

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!