Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vista, Linux e XP


nelsonspbr

Posts recomendados

Olá a todos.

Estou pensando seriamente em comprar um notebook e, como a maioria que eu vi até agora, ele virá com alguma distribuição do Windows Vista instalado.

Entretanto eu já estou bem acostumado com o WinXP, e portanto pretendo instalá-lo. E, finalmente, também precisarei rodar alguma distro do Linux. Logicamente tudo no mesmo HD, usando partições diferentes.

Li aqui no fórum que serão necessárias quatro partições ao todo para a operação desejada: uma para o Vista, uma para o XP e duas para o Linux (ext3 e swap, correto?). A criação de partições pode ser facilmente realizada pelo gerenciador de partições do Windows Vista, cujo uso é extremamente simples (e há tutoriais que podem ser encontrados através do Google).

Busquei informações em diversos locais e até encontrei casos parecidos com o meu (http://forum.clubedohardware.com.br/boot-xp-vista/438214), mas queria respostas mais finais, decisivas.

Antes de mais nada, ninguém tem a menor obrigação de responder às minhas perguntas. Desculpem-me se elas já foram respondidas em outros tópicos neste ou em outros fóruns (provavelmente já foram, devido à imensidão de informações disponíveis), mas garanto de antemão que pesquisei bastante.

Pergunta 1: A ordem de instalação deve ser primeiro XP e depois Linux, certo? Tem a ver com a distribuição do Linux conseguir enxergar os outros sistemas operacionais instalados, não é?

Pergunta 2: Já li diversos fóruns e sites sobre a instalação do XP com o Vista instalado. Pelo que vi, após criar as partições basta inserir o CD do XP no drive, bootar pelo CD e instalar normalmente o XP. Terei aqueles famosos problemas com o HD SATA? Faz um bom tempo que instalei o XP, na época armazenei os drivers do HD em um disquete. O notebook não tem leitor de disquetes, então o que devo fazer? Li (http://forum.clubedohardware.com.br/problema-instalar-xp/638320) que devemos "enxergar" o HD (no Setup da BIOS) como IDE e prosseguir com a instalação. Isso é válido? Se sim, instalado o XP enxergando IDE, será necessário obter e atualizar os drivers do HD, correto? Para isso, posso rodar o Vista, copiar os drivers, ir para o XP e atualizá-los, é isso?

Pergunta 3: Supondo que o Windows XP já esteja instalado. No site Guia do Windows (http://www.guiadowindows.net/2008/11/como-instalar-o-windows-xp-com-o-vista-ja-instalado.html) li que "Depois do sistema [WinXP] instalado você perderá a capacidade de arranque do Windows Vista e então deverá instalar um gerenciador de boot como o VistaBootPro...". Portanto, pelo que entendi após instalar o XP ele irá carregar diretamente o XP, ignorando o Vista, correto? E para corrigir isto, eu devo instalar um gerenciador de boot pelo WinXP. Bom mas depois eu pretendo instalar o Linux, então realmente é necessário instalar esse gerenciador, ou é melhor instalar o Linux primeiro e depois configurar o boot completo?

Pergunta 4: Embora esta seção do fórum seja dedicada a Windows, creio que subdividir o tópico para tratar cada SO seria desnecessariamente oneroso. Como sou um completo principiante em termos de Linux, não sei exatamente qual distribuição escolher. Li muito sobre Debian, openSUSE, Ubuntu, Kubuntu... a minha opção inicial era Kurumin, mas o projeto foi encerrado, então... estou na dúvida. Em todo caso, com Vista e XP instalados, basta novamente realizar o boot por CD e, com o CD do Linux no drive, instalá-lo. Lembro que instalei o Ubuntu uma vez, mas quase não o usei. Após instalar a distro do Linux, precisarei configurar o boot certo? Há algum macete ou a operação é simples? Parece que basta gravar o GRUB na MBR, pois o GRUB conterá as informações de boot dos três sistemas operacionais, correto?

Por enquanto é "só", possíves (e prováveis) dúvidas adicionais serão postadas neste mesmo post (desculpe o pleonasmo), em forma de edição, para não sobrecarregar o tópico.

Desde já obrigado,

Nelson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Nelson, tenho um notebook Dell Vostro 1310 com exatamente esses 3 sistemas instalados:

Vista Business comprado com especificação para downgrade de XP e Ubuntu 8.10 .

São várias situações de instalação, mas se o HD puder ser zerado,

1) Primeiro instale o XP ( ocupa de 10 a 25 GB ), dependendo dos upgrades a serem feitos ( O SP3 ocupa quase 8 GB )

2) Em segundo o Vista ( ocupa de 20 a 30 GB- tem que deixar espaço devido às atualizações )

3) Por último o Linux- em qualquer das distribuições ocupa pouco, depende de quanto voce pretende usar, já que a área de dados do Linux tem que ser separada da área de dados do Windows- O windows não lerá nem gravará arquivos Linux, já o contrário pode ser feito: o Linux lê perfeitamente partições Windows. O Linux tem normalmente 3 partições, o /boot, a partição / e a partição swap, mas podem ser todas partições extendidas

4) Uma área de dados Windows ( ntfs )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...