Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
faller, há muito tempo vejo seus posts por aqui e só agora, há quase 2 semanas, resolvi me libertar do estabilizador. Uso agora um protetor de linha da SMS (o Clean Energy, que você falou tão bem). Mas mesmo com o estabilizador percebi uma coisa estranha no meu gabinete: se eu molhá-lo com suor (transportando de um lugar pra outro, por exemplo), essa parte onde está o suor fica dando choque. É normal isso?

O gabinete é um Akasa Eclipse 62 (de alumínio).

gab_akasa_eclipseg.jpg

No meu modesto pensar, perdestes esse tempo todo sem fazer essa operação muito antes...

Aproveite para olhar naquela figura do post #1651 para entender como é que uma pessoa sente a corrente Ih, responsavel pela sensação de choque..

Ela, sua intensidade, depende muito da qualidade do caminho desde o gabinete do PC pela sua mão, seus pés, seu sapato/chinelos, tipo se piso em que estás...

Tanto melhor esse caminho, maior será essa corrente Ih, e com maior intensidade vais perceber essa sensação de choque..

Pois bem, não necessita que eu te diga que a água, principalmente do suor das mãos, com sais, melhora a condutividade, o acoplamento elétrico de sua mão com o gabinete..

O pico dessa corrente se dará se em ambiente úmido, com superfíciues úmidas, de pés descalços em piso frio, tocares o gabinete do PC (mas mesmo assim, se não houver nenhuma falha de isolação ai, esse choque não é danoso, não vai lhe fazer nenhum mal.. Às vezes até acalma)..

• Curtir 1
Postado

Me acalma muito mais a sua resposta. Agora ficarei mais tranquilo (eu tinha visto o diagrama antes hehehe). Muito obrigado! :joia:

Se me permite fazer mais uma pergunta, é em relação ao módulo isolador. Aqui na sala da minha casa tem uma LG 42LE5300, com a tomada de 3 pinos (novo padrão). Preciso mesmo ligá-la num módulo isolador ou posso ligar direto na tomada, fazendo a adaptação de 3 pinos para 2?

Adaptador

s_MLB_v_Z_f_150188458_7092.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Me acalma muito mais a sua resposta. Agora ficarei mais tranquilo (eu tinha visto o diagrama antes hehehe). Muito obrigado! :joia:

Se me permite fazer mais uma pergunta, é em relação ao módulo isolador. Aqui na sala da minha casa tem uma LG 42LE5300, com a tomada de 3 pinos (novo padrão). Preciso mesmo ligá-la num módulo isolador ou posso ligar direto na tomada, fazendo a adaptação de 3 pinos para 2?

Adaptador

s_MLB_v_Z_f_150188458_7092.jpg

Amigo.. Certamente deves ter ai o manual de instruções desse televisor, correto???

Se esse manual citar, fizer referência, recomendar, minimamente sugerir que adotes um módulo isolador para alimentar o televisor, eu como o manual, e te dou um novo...

Esse televisor tem entrada ful range, de 100-240VAC +-10% que dá na prática de 90 VAC até 265 VAC.. Colocar estabilizador ai é só para quem não gosta da TV.. Detesta eu diria..

Ai, como o televisor tem plug de 3 pinos, tasca nela um módulo isolador..

Eu mereço...

Antes, bem antes de fazer isso poderias:

1) Colocar um adaptador decente (esse seu, não o conheço de perto, mas não tem nenhuma pinta de ser decente. Isso é produto do 1,99)

2) Trocar a tomada da parede, por uma de padrão novo, que vai te acompanhar até você se ir desse mundo, e ela ainda fica..

Além de tudo pode até ser que esse MIE esteja sufocando seu televisor, que ele nem tenha a potência necessária para tocar o mesmo..

Além do calor que tu mesmo podes sentir colocando a mão nele..

Adivinha agora quem é que paga essa energia posta fora ai, no calor do MIE???

• Curtir 3
Postado

É, farei isso mesmo. Melhor trocar a tomada da parede. Não quero perder um equipamento por causa de algo que custa menos que R$ 5,00.

Obrigado pelos esclarecimentos, faller! :joia:

• Curtir 1
Postado

Opá então faller , eu uso estabilizador ( usava né , vou comprar um filtro) no meu pc , a config é essa :

core i5 2500k

gtx 580 msi

1 hd

14 fans

1 monitor 22 led

fonte é Seasonic 620W SII-2 80 Plus Edition

ai tipo tinha ligado ontem a fonte direto na tomada , e num queimou não , esperei so uns 40 segundos ai desliguei com medo , fosse pra queimar ja tinha queimado ?

ai tipo quero comprar um filtro de linha , vi voce falando bem do clamper computer protect pro, aque onde moro em petrolina no pernambuco é senão me engano 220v a rede , ai tipo esse clamper posso usar ele de boa ?

jogando skyrim o estabilizador soltou uma metralhada de Tlecs , kkkkkkkk coisa de louco.

valeu irmão , se puder me ajudar agradeço :D

• Curtir 1
Postado

Slimshaddy321, enquanto o nosso querido Faller não te responde (ele está offline agora) já te adianto algumas informações: o Clamper Computer Protector Pro já possui uma versão melhorada e corrigida chamada Clamper Computer Protector (sem o Pro). E mais uma informação para o amigo: a Clamper está com toda uma família nova de filtros (pode ver aqui: http://www.clamper.com.br/), ou seja, Computer Protector é um produto mais antigo (mas igualmente excelente). O produto top de linha da Clamper é hoje o Clamper Multiproteção, que pode ser comprado no site oficial de vendas da Clamper: http://www.clamperlojavirtual.com.br/ Eu estava na sua mesma situação (usava estabilizador e morria de medo de abandoná-lo) e agora já estou 4 meses sem usar estabilizador e não quero mais outra coisa! Hoje protejo o equipamento com um Clamper também! Pai Faller me livrou deste encosto (estabilizador)! Rsrs!

• Curtir 1
Postado

hehehe bom demais parceiro , brigadão mesmo .

Ei amigo no site eu vi 2 , o Multiproteção e o Multiproteção com contador de surtos ?

tem como c me passar o link do ideal pra mim ? a variação de preço compensa o Custo beneficio ?

• Curtir 1
Postado

A proteção oferecida por um filtro de linha ou protetor eletrônico é muito superior a de um estabilizador comum?

Vez ou outra meu estabilizador solta uma rajada de "Tlecs" talvez tenha sido o motivo da queima da fonte do meu pc antigo, então agora que estou montando um novo gostaria que vocês me recomendassem um bom produto que me dê tranquilidade com a fonte nova, no caso uma Cosair Cx600.

• Curtir 1
Postado
A proteção oferecida por um filtro de linha ou protetor eletrônico é muito superior a de um estabilizador comum?

Vez ou outra meu estabilizador solta uma rajada de "Tlecs" talvez tenha sido o motivo da queima da fonte do meu pc antigo, então agora que estou montando um novo gostaria que vocês me recomendassem um bom produto que me dê tranquilidade com a fonte nova, no caso uma Cosair Cx600.

Matheus, eu também procurei esse fórum em busca das mesmas respostas e as obtive! Fui muito bem recebido aqui e os grandes cobras do Fórum me esclareceram! Em especial o Pai Faller (ele retira das pessoas um encosto terrível chamado estabilizador).

Vou te dar a minha humilde opinião, sempre lembrando que também eu estou aqui na posição do iniciante que necessita de esclarecimento e paciência dos demais!

(Des)Estabilizadores são verdadeiras pragas que a cada "tlec" causam uma perturbação elétrica em sua fonte. Eu nunca mais usei um (já foram 4 meses) e hoje a fonte do meu PC esquenta beeeem menos!

Existem produtos aceitáveis mais baratos (como SMS Clean Energy), mas eu só indico filtros como esses (marcas top):

Clamper Multiproteção (meu favorito): http://goo.gl/wegHT

Belkin (vários): http://goo.gl/kpcLv

Monster Cable (vários): http://goo.gl/h7CDx

APC: empresa que confio, mas não encontrei na WAZ (loja que mais gosto).

Acesse esse site, vai gostar: http://www.clamper.com.br/

Abraço e parabéns por se livrar do terrível encosto!

• Curtir 1
Postado

Muitos filtros têm um mísero varistor que protege tão mal ou quase nada como o estabilizador. Então depende do filtro. De qualquer forma todo filtro será melhor que um estabilizador, porque se alguns desses filtros não protegem, também não prejudicam.

Mais baratos: Clone F6 Plus, Clone F8 Plus, SMS Energy Clean.

Melhores: Clamper Multiproteção, Clamper Multienergia.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
hehehe bom demais parceiro , brigadão mesmo .

Ei amigo no site eu vi 2 , o Multiproteção e o Multiproteção com contador de surtos ?

tem como c me passar o link do ideal pra mim ? a variação de preço compensa o Custo beneficio ?

Ambos vão dar a mesma proteção elétrica contra surtos aos seus equipamentos e um deles vai te mostrar, num visor, quantos surtos ele segurou, suprimiu, absorveu..

Quem tem de pesar a relação custo benefício é você mesmo..

• Curtir 1
Postado
Matheus, eu também procurei esse fórum em busca das mesmas respostas e as obtive! Fui muito bem recebido aqui e os grandes cobras do Fórum me esclareceram! Em especial o Pai Faller (ele retira das pessoas um encosto terrível chamado estabilizador).

Vou te dar a minha humilde opinião, sempre lembrando que também eu estou aqui na posição do iniciante que necessita de esclarecimento e paciência dos demais!

(Des)Estabilizadores são verdadeiras pragas que a cada "tlec" causam uma perturbação elétrica em sua fonte. Eu nunca mais usei um (já foram 4 meses) e hoje a fonte do meu PC esquenta beeeem menos!

Existem produtos aceitáveis mais baratos (como SMS Clean Energy), mas eu só indico filtros como esses (marcas top):

Clamper Multiproteção (meu favorito): http://goo.gl/wegHT

Belkin (vários): http://goo.gl/kpcLv

Monster Cable (vários): http://goo.gl/h7CDx

APC: empresa que confio, mas não encontrei na WAZ (loja que mais gosto).

Acesse esse site, vai gostar: http://www.clamper.com.br/

Abraço e parabéns por se livrar do terrível encosto!

Obrigado me ajudou bastante!

Pois é depois de ler o tópico fui refletir o tanto de coisas que o estabilizador pode ter ajudado a queimar xD

Muita gente precisa saber disso!

• Curtir 1
Postado
Obrigado me ajudou bastante!

Pois é depois de ler o tópico fui refletir o tanto de coisas que o estabilizador pode ter ajudado a queimar xD

Muita gente precisa saber disso!

Verdade! Muita gente precisa saber disso mesmo, mas infelizmente esse tipo de informação não chega nos grandes veículos (revistas especializadas e grandes sites de tecnologia). As marcas de estabilizadores são anunciantes fortes e poderiam ser desagradadas. Já me cansei de enviar e-mail para todos os grandes sites de tecnologia do Brasil para fazerem matérias comparando as proteções elétricas e só obtive uma resposta: o colunista de segurança virtual do G1 e fundador do Linha Defensiva (Altieres Rohr) se posicionou contrário ao uso de estabilizadores no seu artigo datado de 11/01/12, mas mesmo assim foi muito diplomático, ou seja, teve cuidado verbal ao atacar o que deve ser atacado de forma aberta.

Mas, como disse Vitor Hugo, nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou, ou seja, a verdade se propaga queiram os poderosos ou não!

Esse pessoal deste fórum está fazendo uma revolução silenciosa no mercado. Muuuitos amigos meus já abandonaram o terrível estabilizador por causa desse fórum. São pessoas que nunca postaram aqui, mas leram os posts e se convenceram. Eu fui um deles!

E o mais legal: são pessoas que manjam, mas não são esnobes! São acessíveis!

Abraço!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O pior de tudo, colega RafaP, é que alguns, assim como eu, labutam nessa luta pelo óbvio, de longuíssima data. Olha ai, só para teres uma ideia, alguns posts datados de 5 anos atrás aonde já orientava como bem tratar seus PC's e demais equipamentos: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=207878#p1764024

ou aqui mesmo no fórum: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2206350&postcount=10

Ainda não cansei..

• Curtir 1
Postado
O pior de tudo, colega RafaP, é que alguns, assim como eu, labutam nessa luta pelo óbvio, de longuíssima data. Olha ai, só para teres uma ideia, alguns posts datados de 5 anos atrás aonde já orientava como bem tratar seus PC's e demais equipamentos: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=207878#p1764024

ou aqui mesmo no fórum: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2206350&postcount=10

Ainda não cansei..

Nossa! 2007! A indústria da propaganda é muito forte, Faller! Eles fazem as pessoas acreditarem que seus equipamentos precisam dessas coisas. Eu até bem pouco tempo atrás também estava entre "os que dormem".

Não canse não, Faller! Muitas pessoas estão entrando nas fileiras anti-estabilziadores! Esse é um movimento sem volta! E você deve se orgulhar pelo prestígio que alcançou no Brasil. Muitas pessoas citam você Brasil a fora como fonte segura para os argumentos contra os estabilizadores.

Faller, você parou de usar estabilizador por causa do seu conhecimento profissional? Refaço a pergunta: foi em razão da sua profissão (conhecimento técnico) que abandonou estabilizadores ou antes da faculdade já estava convencido da inutilidade (diria nocividade) deles?

Faller, os nobreaks vendidos no exterior (onde não há estabilizadores) possuem os malfadados relés?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
...Faller, você parou de usar estabilizador por causa do seu conhecimento profissional? Refaço a pergunta: foi em razão da sua profissão (conhecimento técnico) que abandonou estabilizadores ou antes da faculdade já estava convencido da inutilidade (diria nocividade) deles?

Faller, os nobreaks vendidos no exterior (onde não há estabilizadores) possuem os malfadados relés?

Fica difícil separar as decisões do conhecimento. Sempre tive como ponto positivo de minhas decisões o conhecimento de causa, a clareza, a objetividade.. Nem me lembro de ter usado estabilizador junto de um equipamento de informática, acho até que jamais usei..

Lembro dele lá na casa de meu pai, junto ao televisor daqueles valvulados ainda. Ai a falta dele, associado com as fontes ruins, de regulagem linear dava reflexo na altura da imagem na tela, numa queda de tensão por exemplo. A solução sempre foi usar estabilizador ou antes mesmo dele, os reguladores manuais de tensão, esses dai:

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

Reguladordetenso-Bredinha.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

Sai da casa de meus pais aos 15 anos e agora, 43 anos depois, posso dizer com segurança, jamais adotei estabilizador.. Os aparelhos de TV que comprei, lá no meu começo de vida, já eram híbridos, a maioria das etapas transistorizadas e uma que outra válvula.. Já operavam bem sem estabilizador..

Em informática, até mesmo no princípio do princípio (TK85, CP400 CP500 antes até do PC) não usava estabilizador..

No-breaks existem os bons, os verdadeiros no-breaks, que geram forma de onda senoidal a partir da bateria, em modulação PWM em alta frequência. Pela modulação desse PWM conseguem gerar a tensão AC estabilizada em tensão dentro de +-2% tipicamente.. Não precisam corrigir a mesma, como o faz o estabilizador, mudando a relação de transformação, tomando mais ou menos espiras de um bobinado (e para tal fazem uso dos relés)..

Os short-breaks, os no-breaks interativos, que vieram para baratear o produto, esses sim tem incorporado um estabilizador com seus malfadados relés, tanto aqui no Brasil como lá fora..

• Curtir 1
Postado
Fica difícil separar as decisões do conhecimento. Sempre tive como ponto positivo de minhas decisões o conhecimento de causa, a clareza, a objetividade.. Nem me lembro de ter usado estabilizador junto de um equipamento de informática, acho até que jamais usei..

Lembro dele lá na casa de meu pai, junto ao televisor daqueles valvulados ainda. Ai a falta dele, associado com as fontes ruins, de regulagem linear dava reflexo na altura da imagem na tela, numa queda de tensão por exemplo. A solução sempre foi usar estabilizador ou antes mesmo dele, os reguladores manuais de tensão, esses dai:

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

Reguladordetenso-Bredinha.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

Sai da casa de meus pais aos 15 anos e agora, 43 anos depois, posso dizer com segurança, jamais adotei estabilizador.. Os aparelhos de TV que comprei, lá no meu começo de vida, já eram híbridos, a maioria das etapas transistorizadas e uma que outra válvula.. Já operavam bem sem estabilizador..

Em informática, até mesmo no princípio do princípio (TK85, CP400 CP500 antes até do PC) não usava estabilizador..

No-breaks existem os bons, os verdadeiros no-breaks, que geram forma de onda senoidal a partir da bateria, em modulação PWM em alta frequência. Pela modulação desse PWM conseguem gerar a tensão AC estabilizada em tensão dentro de +-2% tipicamente.. Não precisam corrigir a mesma, como o faz o estabilizador, mudando a relação de transformação, tomando mais ou menos espiras de um bobinado (e para tal fazem uso dos relés)..

Os short-breaks, os no-breaks interativos, que vieram para baratear o produto, esses sim tem incorporado um estabilizador com seus malfadados relés, tanto aqui no Brasil como lá fora..

Impressionante essas images! Como o fornecimento de energia evoluiu!

Espero que os estabilizadores fiquem cada vez mais raros, muito embora eu saiba que o progresso é demorado.

Entendi a questão dos no-breaks.

Um outro fenômeno ajudará a diminuir o uso de estabilizadores: cada vez mais pessoas usam tablets. Ninguém usará um estabilizador para carregar tablets!

Muito obrigado por mais essas respostas, Faller!

• Curtir 1
Postado

Tem algum problema usar adaptadores (novo padrão para antigo) nesses filtros da Clamper? Todas os equipamentos aqui são no padrão antigo, não encontrei nenhum filtro confiável nesse padrão =X

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Tem algum problema usar adaptadores (novo padrão para antigo) nesses filtros da Clamper? Todas os equipamentos aqui são no padrão antigo, não encontrei nenhum filtro confiável nesse padrão =X

Podes sim usar adaptadores embora a troca do cabo, quando for destacável, pode ser melhor e mais barato. Ohe ai só como exemplo: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

A troca do plug (que você mesmo pode fazer) também é ótima alternativa

Veja ai: Plugjaboticaba.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller com respeito a troca do plug como vou saber qual o F,N e T do cabo para formar a polarização correta e não inverter?

Qualquer multitester, medidor de continuidade, resolve esse problema. É só te lembrar de que o fio fase deve aparecer nas tomadas, na exata posição dele e que a chave interrompe o mesmo.

Já o fio neutro como também o terra, sempre estarão presentes nas tomadas, em seus respectivos locais..

Medidor de continuidade, se não tens, faça com pilhas e led..

• Curtir 1
Postado
Qualquer multitester, medidor de continuidade, resolve esse problema. É só te lembrar de que o fio fase deve aparecer nas tomadas, na exata posição dele e que a chave interrompe o mesmo.

Já o fio neutro como também o terra, sempre estarão presentes nas tomadas, em seus respectivos locais..

Medidor de continuidade, se não tens, faça com pilhas e led..

O meu medo é de confundir apenas o neutro com o terra, pois o fase, com a propria chave teste na saída do cabo (femea) se consegue detectar.

Farei a ligação com um multimetro e uma chave teste. Primeiro acharei o fase e ligarei o neutro e depois o terra sempre conferindo com o multímetro e a chave teste no plug femea do cabo.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado faller, abriu-me a mente e esclareceu muitas dúvidas. Restou apenas uma, tu me indicas algum filtro de linha? Moro em Caxias do Sul e não está muito fácil achar algum decente. Desde já agradeço, abraços.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Muito obrigado faller, abriu-me a mente e esclareceu muitas dúvidas. Restou apenas uma, tu me indicas algum filtro de linha? Moro em Caxias do Sul e não está muito fácil achar algum decente. Desde já agradeço, abraços.

Com certeza amigo.. Somente lhe peço, por uma questão de ordem, procurar por essa sua dúvida no tópico correto, dedicado a esse tipo de dúvida, aonde é discutido inclusive posições de mercado, que é esse dai: Recomendação de filtros de linha? Dúvidas aqui!

• Curtir 1
Postado

Oi eu estava querendo compra um No-break SMS Net Winner Expert, 1800VA, que segundo as Especificações ele tem 1260w temho um pc que comsome muito o No-break SMS que eu tenho de 1400VA que tem 980w entra em sobrecarga minha fonte é uma corsair de 1050w tenho refrigeração liquida dupla uso até uma Pastilha De Peltier de 97w tenho um processador amd fx8120 de oito núcleo uma placa mãe crosshair formula v e uma placa de video gtx560 ti 2 win que é 2x e isso comsome muita energia mais depois que dei uma lida no seu tópico fiquei em duvida em compra esse No-break de 1260w

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!