Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá... vou trocar minha fonte mês que vem... e o noivo da minha irmã é formado em eletrotecnica ele vai fazer um aterramento na minha tomada do meu quarto onde eu ligo o PC... a questão é... aqui tem muito queda de luz, alias não costantemente... mais as vezes dá uma quedinha... e volta rápido, coisa de segundos... eu vou poder ligar o pc direto na tomada?! não vou ter problemas?!

Obrigado!

• Curtir 1
Postado
Para saber se sua fiação está sub-dimensionada, requer no mínimo um voltímetro, ou multímetro. No ML tem multimetro digital por menos de R$ 10,00

Deixe seu multímetro medindo a tensão da tomada e ligue tantas cargas quantas possa ser normal ligar. A tensão não da tomada não deve cair mais de 5% a 7%.. Se cair, fiação subdimensionada...

Faller, agradeço a ajuda. Tenho um multimetro em casa, vou testar e posto os resultados.

Obrigado

• Curtir 1
Postado
Olá... vou trocar minha fonte mês que vem... e o noivo da minha irmã é formado em eletrotecnica ele vai fazer um aterramento na minha tomada do meu quarto onde eu ligo o PC... a questão é... aqui tem muito queda de luz, alias não costantemente... mais as vezes dá uma quedinha... e volta rápido, coisa de segundos... eu vou poder ligar o pc direto na tomada?! não vou ter problemas?!

Obrigado!

Pode ligar que não vai ter problemas.

Apenas já deixe baixado um cd de restauração do windows, porque pode acontecer de uma vez ou outra ser necessário colocá-lo para reparar algum arquivo do windows. (processo pode demorar de 10 a 30 minutos)

E se você trabalhar com edição de alguma coisa no computador (texto, fotos, vídeos, áudio, modelagem 3D) lembre-se de salvar o seu progresso com frequência.

No mais, sem problemas.

• Curtir 1
Postado
Para saber se sua fiação está sub-dimensionada, requer no mínimo um voltímetro, ou multímetro. No ML tem multimetro digital por menos de R$ 10,00

Deixe seu multímetro medindo a tensão da tomada e ligue tantas cargas quantas possa ser normal ligar. A tensão não da tomada não deve cair mais de 5% a 7%.. Se cair, fiação subdimensionada...

Olá Faller, não conhecia esse procedimento.

Deixa eu ver se entendi direito, coloco o multimetro em paralelo com a tomada e ligo diversos equipamentos nela ?!

Nesse caso, 5% de diminuição da tensão seria o limite ou seja, posso ir ligando até a tensão cair para 120,65V(medindo 127V.)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Olá Faller, não conhecia esse procedimento.

Deixa eu ver se entendi direito, coloco o multimetro em paralelo com a tomada e ligo diversos equipamentos nela ?!

Nesse caso, 5% de diminuição da tensão seria o limite ou seja, posso ir ligando até a tensão cair para 120,65V(medindo 127V.)

Não, definitivamente não...

- Ligue o voltímetro numa tomada;

- Registre a tensão lida nele;

- Agora ligue a bater=deira, lá na cozinha, o chuveiro, lá no banheiro, a televisão da sala, a máquina de lavar roupas, lá na lavanderia, a escova elétrica de escovar dentes.. Tudo coisas normais de se ligar e nos liocais aonde elas estão..

Veja ao reflexo disso na leitura de tensão do Voltímetro...

Isso dará uma ideia de como os equipamentos normais de sua casa estão carregando a rede e de como está a admissão de energia de sua casa (também se perde energia na linha de entrada, se mal dimensionada).

• Curtir 2
Postado

E ae Faller, eu perguntei no tópico de recomendações ontem sobre qual comprar, o belkin ou o clamper....ps: a entrada do belkin que me indicastes é diferente, o que complicada um pouco.

A fonte do pc que to montando é essa da Corsair 600W, tem PFC ativo, no link pode encontrar o resto da descrição, me parece uma excelente fonte.

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:10:176:21411&sugestao=OK

O pc que to montando vai ser pra jogos, e vou ser i7 ivy + gtx670, o que deve consumir ai entre 400~500w, ou ate menos.

Esse da campler seria muito indicado? Ja que a fonte também ajuda, por ter pfc ativo? O que você me indicaria nesse caso?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto.html

Ps: Tem um tomada do meu quarto que tem fio terra, e vou pedir pro eletricista botar na tomada onde vou botar o pc, pois vou mudar de lugar o local do pc.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
E ae Faller, eu perguntei no tópico de recomendações ontem sobre qual comprar, o belkin ou o clamper....ps: a entrada do belkin que me indicastes é diferente, o que complicada um pouco.

A fonte do pc que to montando é essa da Corsair 600W, tem PFC ativo, no link pode encontrar o resto da descrição, me parece uma excelente fonte.

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:10:176:21411&sugestao=OK

O pc que to montando vai ser pra jogos, e vou ser i7 ivy + gtx670, o que deve consumir ai entre 400~500w, ou ate menos.

Esse da campler seria muito indicado? Ja que a fonte também ajuda, por ter pfc ativo? O que você me indicaria nesse caso?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto.html

Ps: Tem um tomada do meu quarto que tem fio terra, e vou pedir pro eletricista botar na tomada onde vou botar o pc, pois vou mudar de lugar o local do pc.

- Dificilmente esse seu PC vai chegar a demandar 400 Watts, praticamente impossível... Vai demandar bem menos...

- Você não perguntou se deveria comprar Belkin ou Clamper não!!! Você disse que queria comprar um Belkin e não sabia como. Por isso te indiquei como fazer.. Ademais filtros da Belkin vais encontrar com todo o tipo de tomada, menos o novo padrão brasileiro. Afinal, para um mercado que massivamente compra estabilizador ainda, qual seria o interesse de uma Belkin de desenvolver matrizaria para injetar tomada nesse padrão nacional, único no mundo???? Tá certa ela..

- A fonte ter PFC ativo ajuda e muito, mas nada com respeito a raios e surtos tensão na rede elétrica.. Por isso a adesão a um bom filtro de linha é muito interessante. O Clamper Multi Proteção é sem nenhuma dúvida uma boa proteção..

• Curtir 1
Postado
- Dificilmente esse seu PC vai chegar a demandar 400 Watts, praticamente impossível... Vai demandar bem menos...

- Você não perguntou se deveria comprar Belkin ou Clamper não!!! Você disse que queria comprar um Belkin e não sabia como. Por isso te indiquei como fazer.. Ademais filtros da Belkin vais encontrar com todo o tipo de tomada, menos o novo padrão brasileiro. Afinal, para um mercado que massivamente compra estabilizador ainda, qual seria o interesse de uma Belkin de desenvolver matrizaria para injetar tomada nesse padrão nacional, único no mundo???? Tá certa ela..

- A fonte ter PFC ativo ajuda e muito, mas nada com respeito a raios e surtos tensão na rede elétrica.. Por isso a adesão a um bom filtro de linha é muito interessante. O Clamper Multi Proteção é sem nenhuma dúvida uma boa proteção..

É isso, eu falei que queria comprar o belkin, ai depois de seua resposta eu perguntei qual deveria comprar hahahaha.

Entendi. Sim, se não tem demanda, vai fazer pra que?

Vou ficar com o clamper mesmo. Valeu pela ajuda

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Bom dia pessoal,

Bem da para ver que cada dia a gente aprende mais a mais de 10 anos que tenho pc para games e tal sou um atrevido, fico fuçando tudo do pc pra aprender e ate hj não sabia o estabilizador era tamanho mal elemento de uma fonte.

Muito bom post parabens,estou de cara ^^x

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Radeon Hd7950 / HD Sata 320G Samsung /monitor lg 20 polegadas.

• Curtir 1
Postado
Nem prejudicar e muito menos ajudar. Aqueles chamados "filtros de linha" de R$ 28,00, em sua maioria não tem nenhum elemento de proteção dentro dele e algumas vezes tem, de filtragem um capacitor de R$0,10. Desse modo eles são na verdade uma extensão... Atrapalhar em nada, ajudar, em muito pouco ou nada também.. Se a ideia é proteção elétrica não adianta ela estar somente no nome e não dentro do dispositivo.

Faller, pesquisei mais sobre o assunto, porém não consegui sanar algumas duvidas.

Quanto a esse filtro de linha apc, a função dele é proteger o sistema contra redução e aumento no fluxo de alimentação correto? ou não, quem controla a redução na tensão é a propria fonte?

se for a fonte que controla, que dispositivo faz isso? para que eu possa consultar se minha fonte possui.

obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller, pesquisei mais sobre o assunto, porém não consegui sanar algumas duvidas.

Quanto a esse filtro de linha apc, a função dele é proteger o sistema contra redução e aumento no fluxo de alimentação correto? ou não, quem controla a redução na tensão é a propria fonte?

se for a fonte que controla, que dispositivo faz isso? para que eu possa consultar se minha fonte possui.

obrigado.

Esqueça o termo fluxo de alimentação, que isso é a corrente circulante... Nada tem a ver com as proteções..

A função de uma proteção é clampar, ceifar cortar alguma elevação brusca de tensão sobre a rede elétrica. Essas elevações, chamadas surtos de tensão, são originadas basicamente de dois modos distintos:

- Pelo desligamento de motores e elementos indutivos pesados ao longo da rede elétrica;

- Pela indução derivada das descargas elétricas em tempestades (raios)

Um bom filtro de linha clampa, limita, corta esse pico de tensão não deixando que ele adentre seus equipamentos a ponto de danificar a isolação dos elementos semicondutores da mesma..

• Curtir 1
Postado

Faller, fiz os testes e colocando o multimetro em uma das tomadas do filtro SMS (onde está ligado a TV), quando utilizo os interruptores que fazem a TV piscar (inclusive o do ventilador de teto), não há variação no medição continua 125v. Em outras tomadas da casa obtive a mesma medição, a unica grande variação que vi foi na tomada que está ligada na mesma fiação do ventilador de teto, nesta chega a cair para 100v assim que ligo o ventilador e rapidamente volta ao normal (125v).

obs: nas TV´s do quarto dos meus pais e da sala isso não acontece

O que você acha que pode estar causando este "piscar" na TV

Mais uma vez agradeço a ajuda, obrigado

• Curtir 1
Postado

Tópico Lindo Faller !!

Amigo Faller , eu to montando 1 Pc e Sobrou 60 Reais que seria para por 1 estabilizador,

Visto que ele é muito prejudicial Você poderia me indicar alguns bons modelos de estabilizador para eu comprar até 60 Reais :confused:

Grato Desde Já.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Tópico Lindo Faller !!

Amigo Faller , eu to montando 1 Pc e Sobrou 60 Reais que seria para por 1 estabilizador,

Visto que ele é muito prejudicial Você poderia me indicar alguns bons modelos de estabilizador para eu comprar até 60 Reais :confused:

Grato Desde Já.

Estabilizador???? Não recomendo nem para os inimigos...

• Curtir 2
Postado

Faller, fiz os testes e colocando o multimetro em uma das tomadas do filtro SMS (onde está ligado a TV), quando utilizo os interruptores que fazem a TV piscar (inclusive o do ventilador de teto), não há variação no medição continua 125v. Em outras tomadas da casa obtive a mesma medição, a unica grande variação que vi foi na tomada que está ligada na mesma fiação do ventilador de teto, nesta chega a cair para 100v assim que ligo o ventilador e rapidamente volta ao normal (125v).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
...Em outras tomadas da casa obtive a mesma medição, a unica grande variação que vi foi na tomada que está ligada na mesma fiação do ventilador de teto, nesta chega a cair para 100v assim que ligo o ventilador e rapidamente volta ao normal (125v).

Fiação mal dimensionada, emenda mal feita, mau contato em alguma conexão.. Eu começaria por rever esas questões ai, justo onde dá problema..

• Curtir 1
Postado

Olá, primeiramente parabéns pela matéria muito boa!

Agora uma dúvida: Minha cidade é 220v eu tenho um xbox360 que é 110 e uso ele no estabilizador, então ele sofre essa agressão também certo, teria que comprar um transformador pra ele, os trasnformadores não causam esses tipos de dano?!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Agora uma dúvida: Minha cidade é 220v eu tenho um xbox360 que é 110 e uso ele no estabilizador, então ele sofre essa agressão também certo, teria que comprar um transformador pra ele, os trasnformadores não causam esses tipos de dano?!

Salvo engano tem fonte bivolt para Xbox ou fonte 220V. Procure uma "bivolt".

• Curtir 1
Postado

Transformador não causa nenhum dano, apenas transforma tensão. Outra opção é trocar a fonte do XBox.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Transformadores são usados largamente na rede elétrica sem nenhum dano, sem nenhuma restrição. Estabilizador com sua estúpida mania de desligar e religar seus equipamentos, mesmo que muito rapidamente, é que potencialmente os prejudica..

• Curtir 1
Postado

Boa noite pessoal. Eu sei que não tem nada a ver com computadores e tal, mas já pesquisei em todo lugar e não achei. Enfim, gostaria de saber se um estabilizador é o ideal para meu amplificador de guitarra "studio pro 110" da Peavey. O amp é dos EUA. Consumo: 200w, 50/60Hz, 120V AC. A potência dele é 65W RMS 8 ohms. O ideal é uma fonte, estabilizador, filtro de linha, ou algo do tipo? Valeu.

A intenção não é apenas proteção, é realmente questão de tensão. Aqui em BSB é 220v.

• Curtir 1
Postado
Tópico Lindo Faller !!

Grato Desde Já.

Você sabe que estabilizador prejudica e ainda pergunta qual o melhor?

Num entendi o que ele falô!!!!

0.jpg

Boa noite pessoal. Eu sei que não tem nada a ver com computadores e tal, mas já pesquisei em todo lugar e não achei. Enfim, gostaria de saber se um estabilizador é o ideal para meu amplificador de guitarra "studio pro 110" da Peavey. O amp é dos EUA. Consumo: 200w, 50/60Hz, 120V AC. A potência dele é 65W RMS 8 ohms. O ideal é uma fonte, estabilizador, filtro de linha, ou algo do tipo? Valeu.

A intenção não é apenas proteção, é realmente questão de tensão. Aqui em BSB é 220v.

Para reduzir a tensão pode usar um autotransformador sem medo e para a proteção basta usar um bom filtro de linha. Nada de estabilizadores.

• Curtir 1
Postado

Para reduzir a tensão pode usar um autotransformador sem medo e para a proteção basta usar um bom filtro de linha. Nada de estabilizadores.

Obrigado ritlay. E você me indicaria um bom transformador, de preferência pra uma tomada de 3 pinos?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...