Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Economia, fluorescente e LCD


Novo

Posts recomendados

Já faz algum tempo que segui as recomendações sobre a fiação elétrica, fio terra e afins que tem no fórum. Na ocasião, o eletricista me disse que as lâmpadas fluorescentes gastam mais para ligar que para permanecer ligada durante um certo tempo. Exemplificando, caso eu ligasse a lâmpada e voltasse a utilizá-la dentro de 2 horas era melhor deixá-la ligada que apagar e ligar novamente.

No caso daquelas lâmpadas longas (não sei o nome: aquelas que tem o reator fora; que parecem um sabre de luz :D) isso é mais importante para a economia de energia que nas compactas (as semelhantes as incandecentes, que têm o reator embutido e são de rosca). Acreditei nele.

Esta semana, conversando com outro eletricista, a informação foi confirmada. Se existir algum erro nisso, peço que me avisem.

Então, me surgiu uma dúvida, os monitores LCDs não funcionam a partir de uma lâmpada fluorescente? E dessa forma, quando se usa o esquema de "economia de energia" do SO do computador, que desliga o monitor despois de um tempo x (10-15'), isso não acaba aumentando o desperdício de energia?

Grato por atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Já havia escutando um comentários desses sobre lampadas fluorescente.

A verdade é que elas gastam muito menos energia comparada com as incandescentes.

As lampadas incandescentes convertem apenas 5% de sua energia consumida em luz, isso porque as ondas de comprimento de luz visível ficam próxima das ondas de comprimento de infra-vermelho (calor). Assim a lampada tem que aquecer muito para conseguir alcançar as ondas de luz.

Já as fluorescentes tem outros processos que não conheço envolvendo gases.

O LCD não vai gastar mais energia se a sua fonte de imagem não enviar mais informação (que é o caso do windows 'desligar' o monitor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As lâmpadas fluorescentes transformam um gas dentro do tubo de vidro em plasma frio, o plasma frio faz o fósforo/fluor(sei la o que) que está contido no tubo (a "tinta branca" que o vidro é pintado por dentro). Quando isso acontece você tem uma coisa chamada "radiação de corpo negro", quando um objeto sólido emite luz. O processo é extremamente eficiente comparado com todas as outras lâmpadas existentes.

O que existe é um "Pequeno pico" de energia para ligar, que o reator puxa mais corrente para descarregar dentro da lâmpada e acender/criar o plasma, porém é como um carro, que na hora do arranque ele puxa mais corrente, mas é muito pouco, e é apenas no momento em que você liga a lâmpada, não é como um carro a alcool que precisa esquentar, no momento que ela consegue acender o plasma ela fica em um regime muito bom e eficiente. Você consegue descobrir isso facilmente, a lâmpada de 25W fluorescente

As incandescente transforma 5% da potência em luz e o resto emitido em Infra vermelho é convertido em calor (além de não ser visível). A fluorescente é fria, maior parte da energia é transferida para a "tinta especial" que ilumina quando em contato com o plasma... eficiencia muito superior e não produz muitos infra-vermelho (tanto que após usada por horas ela está no máximo morna).

com certeza é mais barato apagar a luz pelo tempo que você não estará na sala (mesmo que por 2 minutos) do que mante-la acesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade que existe um pico de consumo, mas dizer que é melhor deixar ela ligada por 2 horas do que desligar e ligar de novo é um completo absurdo. Fazendo calculos simples... uma lampada de 25W ligada por duas horas vai consumir 50 W.hora de energia, que equivale a 180 KJ (quilojoules) de energia, ou 43Kcal (quilocalorias), o suficiente para aquecer 1 litro de agua em 43 graus celcius. Imagina toda essa energia sendo consumida no pequeno espaço de tempo que a lampada leva para estabilizar o consumo de energia? Nenhum interruptor poderia aguentar a corrente eletrica necessária para isso. Então, a não ser que voce volte para o comodo em pouquissimo tempo, vale a pena, como regra geral, desligar a lampada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal e é verdade que elas sao "perigosa" como o sol, porque um cara uma vez me mostrou que num acho que é velcro que tinha colocado na casa onde batia a luz da lampada ela ficou escura como se tive-se queimado "bronzeado", e que as casas ficam com a parencia de suja por causa dela.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mentira, elas realmente emitem sim luz ultravioleta, porém não em frequências perigosas, além de ser muitissimo pouco.

A "aparência suja" é porque a casa REALMENTE está suja, acontece que a luz dessas lâmpadas está na faixa cromática azul~branca, e a incandecente está no vermelho, o vermelho obscurece manchas e outras sujeiras, enquanto que o azul e branca revelam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!