Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C.I. DS1869 DS1868 DS 1669 DS1804 (Alguém sabe onde posso encontrar?)


Agricio

Posts recomendados

Adaptei o C.I "KA2250" no lugar, mas, porém, contudo, entretanto; esse C.I. não atinge os valores de resistências dos DSxxxxx. Há três versões para os DSxxxx; para 10K, 50K e 100k enquanto que no datasheet do KA2250 não há uma clareza quanto a esses valôres.

OBS: Não estou utilizando esse potenciômetro para controlar volume de audio e sim para controlar a largura de pulso PWM de um circuito que estou montando. "FALTA SÓ ELE".

Obrigado

Agricio

[email protected]

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas, se usasse um microcontrolador, não seria muito mais fácil gerar esse PWM ???

Pra te ajudar, só mesmo vendo o circuito... se é que pode mostrar!

Tem certeza que está tentando adaptar um KA2240 ( FM IF system with quadrature detector)???

http://zeta.octopart.com/Samsung__KA2240__0.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo SOCHIP. (Não sei como devo chamá-lo)

Eu não só tenho certeza, como já adaptei e já funcionou, porém não da maneira que eu tenho certeza que irá funcionar com qualquer C.I. da linha DSxxxxx.

É claro que o KA2250 não gera PWM nenhum, ele apenas serve como potenciometro digital do gerador de PWM que é outra parte do circuito.

TENTANDO EXPLICAR: O gerador de PWM eu fiz com o C.I. "CD4093B", numa frequência próxima de 1.200Hz onde a largura de pulso é controlada por um potenciômetro comum, "TRIMPOT de 100K."

Variando-se esse TRIMPOT eu controlei o MOTOR de uma esteira ergométrica de 2 HP, numa linearidade impressionante. É claro que eu tive que montar o circuito de potencia também usando um MOSFET p/ 40 amperes como saída final.

Voltando então ao KA2250, eu não só controlei a rotação, como também o MOTOR fica estavel na rotação determinada pela posição definida no POTENCIOMÊTRO DIGITAL pelas teclas UP and DOWN. (Deu p/ entender?).

Então o circuito é composto de três estágios: POTENCIÔMETRO DIGITAL que vai atuar no lugar do TRIMPOT, o circuito PWM usando um "4093B" e o estágio de POTÊNCIA final.

O KA2250 não dá uma variação tão uniforme na rotação, pois com apenas cinco posições ele atinge a velocidade máxima ou a mínima, devido a resistência do potenciometro não atingir o valor de 100K. (MAS HÁ OUTROS RECURSOS A SEREM analisados AINDA)

O potenciometro digital MEMORIZA A ÚLTIMA INFORMAÇÃO e mantém a saída naquela posição até que venha um novo click em qualquer das teclas UP ou DOWN.

Tenho ainda a acrescentar que o MOSFET de saída não tem como polarização de gate uma simples resistência de 1K, (DIRETO). Foi feito um circuito de tal maneira que o MOSFET trabalha frio como uma pedra de gêlo sem a necessidade do dissipador de calor, trabalhando apenas com os ciclos ativos do PWM.

O esquema ainda está incompleto, feito á lápis, cheio de correções e eu ainda tenho que passar a limpo. (MAS HAJA TEMPO)

Espero não ter esquecido nada

Obrigado pelo interêsse

Agricio

[email protected]

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ERRATA: O C.I. correto é o KA2250 e não KA2240 como havia sido descrito acima.

Link para conferência

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/K/A/2/2/KA2250.shtml

Por isso que perguntei se tinha certeza...

Faça como eu já disse e o Lucas reforçou...

Com um PIC ou AVR de 3 a 5,00 você faz um excelente PWM de 8 bits com boa linearidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Amigo UAPSHOP!

Já resolví o problema de outra forma, ou seja, usando um PIC16F628A programado como um contador crescente e decrescente. Os detalhes estão no link abaixo e contou com a ajuda do pessoal aqui da casa, como você mesmo poderá ver ao abrir o POST.

http://forum.clubedohardware.com.br/programa-pic/713720

Obrigado pelo interêsse.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!