Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão máxima para capacitor de filtro em fontes


maskador

Posts recomendados

Oi.

Minha duvida é a seguinte: estou fazendo uma fonte, na saída retificada da mesma há 33V de pico no sinal DC pulsante (onde sera conectado os capacitores de filtro). Já comprei os capacitores sendo todos eles de 35V, ou seja, eles irao operar proximo do limite de tensão de operacao. Há algum problema nisto?

Geralmente tudo que é eletrônico/mecanico e projetado para suportar 10% acima da especificacao definida, no caso a tensão maxima DC absoluta sobre o capacitor seria de 38,5V (o que me daria uma faixa de segurança). então minha duvida é a seguinte: Há algum problema se o capacitor venha a operar com apenas alguns volts acima da tensão escificada? (35V no caso), pois se a tensão da rede subir bastante, a tensão sobre os capacitores tambem será elevada.

Até ja estou separando uns varistores para por no primario do transformador com a finalidade de protege-la contra picos de tensão da rede eletrica.

Qual a opiniao de vocês quanto a isto? O capacitor pode operar um pouco acima da tensão especificada (caso a tensão da rede aumente e o sinal retificado venha a ter 36V de pico por exemplo)? Ou serei obrigado a trocar os capacitores de 35V por outros de 50 ou 63V?

Ajuda Please :)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo maskador, normalmente varístores vem com um valor de tensão maior que o da rede, exemplo o para rede de 220V suportam tensão ate 250V, pois a nossa rede tem uma variação não me lembro de quantos %. Assim e interessante você colocar um capacitor de 50V para que não aja em momento algum tensão maior de 35V no seu capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas.

O problema é que eu ja tenho os capacitores, e eles sao de 35V.

Acho que vou colocar uns varistores pra suprimir picos na entrada do trafo e usar dois diodos retificadores em serie (porque daí ja é 1,4V a menos).

Bom, gostaria ainda assim de saber se alguem aqui ja usou capacitores no limite da tensão especificada e se os capacitores tambem sao fabricados para suportar 10% a mais do limite de tensão especificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o trem e perguntar.

Não seria possível colocar os capacitores em série para somar sua tensão máxima?

Sim, se voce colocar 2 capacitores em série as tensoes de trabalho destes serao somadas e a capacitancia equivalente sera = [C1*C2] / [C1+C2].

O problema para mim é que eu ja possuo os capacitores de 35V e a PCI ja está pronta, só nao soldei os capacitores ainda. Nao ha esta possibilidade de colocar dois capacitores em serie no meu caso, ficaria uma gambiarra das brabas shuahsuashu :D Vou rezar para que eles nao explodam hehehe

O que me complicou é que a fonte foi projetada para usar um transformador com tensão de saida MENOR que a tensão do transformador que eu recebi para usar na mesma.

Estou pensando tambem na possibilidade de atenuar a tensão de entrada ou saida do trafo com resistores e/ou a reatancia (rede de 60Hz) de capacitores/indutores. Alguem tem alguma ideia a respeito disto?

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo custo, pois sao 3 de 4700uF e 4 de 3300uF

beleza esses são mais caros mesmo, porém você deve avaliar o custo beneficio total. Por quanto você vai comercializar essa fonte, ou e um projeto caseiro? Mesmo que os preços sejam autos acredito que ainda assim valem a pena, porque se os que você tem explodirem, toda sua placa pode se perder, e ai meu jovem Fu......d.....!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza esses são mais caros mesmo, porém você deve avaliar o custo beneficio total. Por quanto você vai comercializar essa fonte, ou e um projeto caseiro? Mesmo que os preços sejam autos acredito que ainda assim valem a pena, porque se os que você tem explodirem, toda sua placa pode se perder, e ai meu jovem Fu......d.....!!!

É uma fonte prta usar aqui na empresa mesmo :D Nao será comercializada.

Bom, hoje de noite ou amanha irei soldar apenas um dos capacitores de 35V na placa e ver como ele "reage" hsuhAUShauS. Vamos ver se vai explodir ou algo do tipo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha fera, seguinte, quando me mudei para Ctba trouxe alguns aparelhos meus do Rio Grande do Sul, a tensão dos primários do trafos éra 110+110 porém a rede aqui é 127V. Resumindo, quando utilizava em 110 tinha secundário 24+24 que após bem retificado me dáva em torno de 33,1. Até ai beleza, usava 6 de 4700/35V, estava bem na limiar do capacitor. Porém o aumento de tensão no primario aqui elevou em muito a tensão na saída, cerca de 7 volts. Resumindo, um belo dia liguei o aparelho e saíu em cheiro forte de queimado e não funcionava, abri e constatei que 3 dos 6 vazaram e corroeram toda a placa, o outros tres estavam a beira de estourar, inxados! Vale como exemplo pra tí! Enquanto a tensão se mantem próxima do limite, tudo bem, mas passou meu velho; se f@#$%&!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha fera, seguinte, quando me mudei para Ctba trouxe alguns aparelhos meus do Rio Grande do Sul, a tensão dos primários do trafos éra 110+110 porém a rede aqui é 127V. Resumindo, quando utilizava em 110 tinha secundário 24+24 que após bem retificado me dáva em torno de 33,1. Até ai beleza, usava 6 de 4700/35V, estava bem na limiar do capacitor. Porém o aumento de tensão no primario aqui elevou em muito a tensão na saída, cerca de 7 volts. Resumindo, um belo dia liguei o aparelho e saíu em cheiro forte de queimado e não funcionava, abri e constatei que 3 dos 6 vazaram e corroeram toda a placa, o outros tres estavam a beira de estourar, inxados! Vale como exemplo pra tí! Enquanto a tensão se mantem próxima do limite, tudo bem, mas passou meu velho; se f@#$%&!

Não quero correr este risco :D

Já resolvi o problema, colocando diversos diodos em série (mais de 10, gambiarra total :D) depois da ponte retificadora, aí ficou com aproximadamente 28V sobre os capacitores de 35.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!