Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Intelbrás i268


rogeriocal

Posts recomendados

Este é o meu primeiro review. Como também é o meu primeiro notebook, não tenho muito parâmetros de comparação (eu tive um Kennex, mas foi por tão pouco tempo que não adianta muito). Mas vou tentar fazer o meu melhor.

A Empresa

A Intelbras é uma tradicional empresa de equipamentos de telefonia, fundada em 1976. Nesse área parece fazer muito sucesso, pois é lider do mercado de centrais telefônicas (60% de participação), telefones (32%) e centrais condominiais (62%).

Atua também no mercado de segurança eletrônica e estreou no mercado de informática em 2007, com a compra da Nova Computadores, e em dezembro de 2008 já alcançou uma participação de 7,3% do mercado de computadores (notebooks e desktops).

A revista Exame publicou um artigo sobre a atuação da empresa na indústria de computadores. Esse artigo está disponível no site da empresa e pode ser acessado pelo link abaixo:

Artigo da Exame sobre a Intelbras

O notebook

O i268 faz parte de uma família com muitos modelos, todos com a mesma carcaça e funcionalidades, diferindo pelo processador, capacidade do HD, quantidade de memória e sistema operacional. No site da empresa não tem todos os modelos nas páginas do site, mas está disponível para download um catálogo de todos os produtos da empresa e lá constam todos os modelos desta família.

O i268 é um notebook com:

Processador Intel Pentium Dual Core

2 GB de RAM Samsung

160 GB de HD Samsung

Chipset Intel Crestline-GML GL960

Adaptador gráfico 3D GMA X3100

Tela de 14,1' Widescreen

Gravador de DVDs

Webcam de 1,3 Mpixels

Modem

Rede

Rede Wireless

Leitor de cartões

4 portas USB

Saída VGA

Microfone

Saída para fones de ouvido

Windows Vista Starter

Peso de 2,5 kg

Preço: paguei R$ 1.640 no Carrefour. Na mesma loja tem o modelo com Celerom e 1 GB de memória por R$ 1.200

Minhas impressões

O notebook é preto com riscas de giz na tampa (onde? onde?). Só depois de ler essa descrição no catálogo da empresa é que eu fui notar as riscas de giz. São muito discretas... A tela LCD não tem trava. Os cantos são arredondados e há uma faixa em prata rodeando a base. Os lados dele também possuem uma curvatura muito leve, mas que deixa a impressão de que todo ele é um pouco arredondado. A primeira vez que eu vi esse notebook eu o achei muito feio. Como ele é vendido no Carrefour perto de casa, onde eu sempre vou fazer compras, a cada vez que eu entrava eu ia ver os notebooks e aos poucos ele foi me conquistando. Agora eu o acho lindo. Questão de gosto mesmo.

O choque inicial foi porque as dobradiças dele são muito aparentes e fica um vão entre a base do notebook e a tela LCD. Nunca tinha visto um notebook assim. Mas esse jeitão arredondado e o teclado me conquistaram. Ah, o teclado! É o ponto forte na minha opinião. Acho que as teclas não são maiores que o comum, mas são totalmente planas, chamando muito a atenção visualmente. E, por serem planas, acho que a área de toque fica um pouco maior. E é muito confortável de usar. Vejam as fotos se o teclado não se destaca.

Na lateral esquerda há o drive de DVD, uma porta USB, o leitor de cartões e os conectores para microfone e fone de ouvido. Na lateral direita apenas o conector do modem. Na traseira mais 3 portas USB, a trava kensigton, o conector VGA, o conector de rede e saída de ar para refrigeração, onde dá para ver as aletas do dissipador dentro do notebook.

O touchpad é agradável ao tato e possui marcação da zona de rolagem. O botão do touchpad é único, no mesmo nível da área do touchpad e é macio e silencioso.

A ventoinha entra em ação quando a temperatura do processador chega a 49º C. Ela é bem silenciosa, mas provoca uma leve vibração perceptível ao pousar as mãos no corpo do notebook.

A rede wireless é da Realtek e achei a sensibilidade muito boa. Em casa funciona em todos os cômodos e também detecta a rede do vizinho. Em um apartamento com duas unidades por andar, ele detectou a rede do próprio apartamento e mais 5 redes.

O som depende do arquivo executado. Em vários filmes que eu assisti, em alguns o som é forte, em outros, mesmo no máximo, ainda achei fraco. A qualidade é satisfatória, deixando a desejar nos graves. Com fone de ouvido o som é ótimo.

O microfone interno está no lado esquerdo, ao lado da tecla fixa e é muito sensível. Não testei gravar conversas, mas quando eu uso o fone de ouvido, o som da teclas e das minhas mãos raspando no superfície do corpo do notebook saem no fone de ouvido.

A webcam não cheguei a usar. Só liguei para testar e a imagem me pareceu razoável.

Achei a imagem da tela de LCD linda, mas até aí nada de diferente. A imagem dos outros únicos dois notebooks que tive contato, um Acer e um Kennex, tinham imagem igualmente lindas. Os 3 muito superiores à imagem do monitor do meu desktop.

Achei o corpo do notebook bem sólido e resistente, feito para durar. Já a tela LCD me pareceu sensível demais à torção. Acho que deveria ser um pouco mais rígida.

No fundo tem duas tampas presas apenas com um parafuso, que dão acesso aos slots de memória e ao HD. E essas tampas ainda possuem ressalto para facilitar a abertura. Parecem que fazer um upgrade é facilitado, mas tem uma etiqueta da Intelbras impedindo a abertura sem violá-la. E o aviso da etiqueta é bem claro. A violação da mesma implica perda da garantia. O CPU-Z indica haver 2 slots de memória.

Só usei na bateria uma vez e infelizmente não cronometrei o tempo, mas deu algo por volta de 2h30m. A fonte é uma Delta Electronics, com saída de 20V e 3,25A. A etiqueta no fundo do notebook indica que a alimentação do mesmo deve ser de 19V, com corrente de 3,42A a 3,92A. No hora lembrei do imbróglio da fonte do Kennex com vídeo dedicado ATI, mas essa Delta só fica morna. Mesmo quando esta carregando o notebook com ele ligado, ela esquenta, mas muito menos do que acontecia com a fonte do Kennex.

Bom, vamos às fotos e capturas de tela.

Tampa

img2071w.th.jpg

Panorama geral

img2067.th.jpg

Vistas do teclado

img2068a.th.jpg

img2069.th.jpg

Everest Processador

everestprocessador.th.jpg

Everest Memória

everestmemria.th.jpg

Everest GPU

everestgpu.th.jpg

Everest Chipset

everestchipset.th.jpg

Everest HD

everesthd.th.jpg

Everest Vídeo

everestvdeo.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...

Boa noite!

Tenho um note i268 a mais ou menos 5 meses, formatei ele para por o windows 7, mais a rede wireless não funcionava de jeito nenhum.

Instalei de novo o windows vista starter na intenção de instalar o cd de recuperação, mais pra variar, ele pede que tenha um "windows PE" instalado.

Pesquisei sobre esse windows e pelo o que eu percebi ele e um windows da "positivo". Baixei os drivers que o site disponibiliza para downloads, não adiantou nada. Instalei os drivers e nada acontece. Alguem sabe como eu posso resolver isso? Pode ser algum problema no hardware?

Agradeço desde já, Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Boa noite!

Tenho um note i268 a mais ou menos 5 meses, formatei ele para por o windows 7, mais a rede wireless não funcionava de jeito nenhum.

Instalei de novo o windows vista starter na intenção de instalar o cd de recuperação, mais pra variar, ele pede que tenha um "windows PE" instalado.

Pesquisei sobre esse windows e pelo o que eu percebi ele e um windows da "positivo". Baixei os drivers que o site disponibiliza para downloads, não adiantou nada. Instalei os drivers e nada acontece. Alguem sabe como eu posso resolver isso? Pode ser algum problema no hardware?

Agradeço desde já, Abraços.

pode me ajudar instalaei o seven e nao consigo driver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Apesar de não possuir esse notebook, tive que realizar a manutenção em um desses de uma amiga, como não tinha disponivel o Seven original, pois ela tinha perdido o Selo com a numeração no fundo do mesmo, e possuia um Windows Vista Ultimate 64, fiz a temeridade de instala-lo, eu acredito que ele rodaria muito melhor com o Windows XP 32, mais não tive paciencia para tentar instalar, ele não reconhece o HD e necessario usar um "disquete" com as informações do fabricante para que isso aconteça, como ele não tem esse drive e não estava disposto a correr atrás de um externo parti para o Vista, todos os drives que está no link abaixo funcionaram perfeitamente, apesar dele apresentar uma nota de performance de 1, consegui instalar os outros aplicativos de forma tranquila, apos as atualizaçoes e instalação do Antivirus NoD, a maquina se mostrou com uma boa performance, mesmo com os recursos do Aero ligado, não acredita muito na maquina em si, mais me surpreendeu.

http://www.intelbras.com.br/suporte_resultado.php?lng=1∏=518#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!