Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte "explodiu" ao ligar - alguma sugestão?


erick_cartman

Posts recomendados

Recentemente eu troquei meu pc pela seguinte config

Asus P5KPL/1600 - R$ 243,00

Core 2 Duo E7300 2.66 1066mhz 3m - R$450,00

Fonte ATX 550W Real Seventeam 319,00

2x 2gb 800mhz Kingston - R$160,00

PLACA DE VIDEO HD 4850 R$730

que montei com a ajuda de sugestões do pessoal neste meu post de 3 meses atras http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-configuração/633777

Apesar de observar que a placa demorava para dar boot mais que o normal não notei nenhum outro problema, tudo perfeito, nada de aquecimento e a luz da fonte sempre no normal.

Jogos rodavam normal, apesar que esse ultimo mes mal joguei devido a correria da faculdade.

Entretanto hoje ao ligar o estabilizador e depois apertar o on da cpu quase cai pra tras...vi um clarão vindo da parte de tras da CPU (parece que foi do lugar onde a luz da fonte fica) e um forte estalo.

Na hora desliguei o estabilizador e tentei novamente ...nada...

Automaticamente liguei na loja onde comprei a fonte afinal paguei a ultima parcela este mes dela. E a levei lá.

O que poderia ter causado isso? dei uma pesquisada e li que a sevemteam é normal dar uns pipoco assim, mas quando me falaram para comprar ela só ouvi elogios e ate aqui no clube vi uma analise positiva dela.

O que devo fazer?

se precisarem de mais informações é só pedir!

obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu erro foi ter ligado uma fonte com PFC ativo em um estabilizador, ainda mais se seu estabilizador for dos "comuns" de 300VA. Leia o tópico "Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC" encontrado aqui nesta mesma seção entre os fixados. Tirando isso, não tenho nenhum palpite, mais o fato de você ter dito: "Apesar de observar que a placa demorava para dar boot mais que o normal" significa que ao puxar a corrente necessária para o funcionamento e a fonte não encontrando-a o estabilizador pode ter passado uma tensão acima do suportado. Não sou perito no assunto, mais caso o faller responda, talves ele diga algo a respeito.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu erro foi ter ligado uma fonte com PFC ativo em um estabilizador, ainda mais se seu estabilizador for dos "comuns" de 300VA. Leia o tópico "Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC" encontrado aqui nesta mesma seção entre os fixados. Tirando isso, não tenho nenhum palpite, mais o fato de você ter dito: "Apesar de observar que a placa demorava para dar boot mais que o normal" significa que ao puxar a corrente necessária para o funcionamento e a fonte não encontrando-a o estabilizador pode ter passado uma tensão acima do suportado. Não sou perito no assunto, mais caso o faller responda, talves ele diga algo a respeito.

Abraço!

Então eu deveria ter ligado em uma régua? tipo seria melhor esquecer o estabilizador? e talvez até direto na tomada?

uma vez eu ouvi que certos estabilizadores atualmente servem apenas para enfeite...

nesse caso que estabilizador seria recomendado de acordo com essas configurações? ou melhor que forma eu deveria proceder para não ter dores de cabeça futuras?

e de acordo com o que você disse posso presumir que a fonte morreu? porque não me perguntaram sobre como ela estava ligada nem se eu tinha estabilizador...

e como esta na garantia ....

bom vou ler os topicos sobre o assunto que você citou, mas toda luz a mais é bem vinda...rs

Obrigado!!

Nossa Redfield, to lendo o topico do Faller, muito interessante..meu estabilizador e de antes de 2008...pelo que você falou pode ser ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador??? Você ainda não leu esses tópicos aqui, me parece:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Ainda é tempo..

To lendo agora Faller, só gostaria de ter lido antes de apertar on hoje....rs

pelo que li até agora se perguntarem la na loja o que devo falar? que tava com estabilizador ou tava sem? porque muita gente ainda acha que o estabilizador é o salvador da patria...rs

obrigado!

Acabaram de ligar da loja eles vão trocar a fonte...

mas qual a diferença da Fonte Atx 550w Real Seventeam - Pfc Ativo (aquela que você regula o cooler) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88644434-fonte-atx-550w-real-seventeam-pfc-ativo-_JM , para a versão Fonte Seventeam 550w Reais Com Pfc Ativo Black (sem esse regulador) acredito que é essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95127924-fonte-seventeam-550w-reais-com-pfc-ativo-black-nova-na-caixa-_JM . O vendedor disse que é a mesma coisa...mas conversa de vendedor né..já sabe...rs inclusive disse ele que o preço é o mesmo.

diz ele que a seven não esta mais fabricando a que eu tenho...isso que passou tres meses desde que eu comprei..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se quiseres maior longevidade para teus equipamentos coloca na frente deles uma boa régua de proteção. Só isso...

Fico contente que a loja vai trocar a fonte..

quando falares em uma fonte fales de sua marca/modelo. A primeira por ti mostrada é a ST-550P-AM e a segunda é a ST-550P-AM, a mesma portanto...

O problema é o estabilizador que bagunça a vida das fontes.

Da onde tivestes um Televisor estragado assim tão cedo ai na tua casa??? Tinha estabilizador na frente do televisor?? Claro que não.. É só pensar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu deveria ter ligado em uma régua? tipo seria melhor esquecer o estabilizador? e talvez até direto na tomada?

uma vez eu ouvi que certos estabilizadores atualmente servem apenas para enfeite...

nesse caso que estabilizador seria recomendado de acordo com essas configurações? ou melhor que forma eu deveria proceder para não ter dores de cabeça futuras?

e de acordo com o que você disse posso presumir que a fonte morreu? porque não me perguntaram sobre como ela estava ligada nem se eu tinha estabilizador...

e como esta na garantia ....

bom vou ler os topicos sobre o assunto que você citou, mas toda luz a mais é bem vinda...rs

Obrigado!!

Nossa Redfield, to lendo o topico do Faller, muito interessante..meu estabilizador e de antes de 2008...pelo que você falou pode ser ele...

Pois é colega, existem coisas que apenas um ligeiro estudo muda nossos conceitos. Aposente seu estabilizador, ligue ele em seu refrigerador respeitando a tensão de ambos ou o guarde para usar como um transformador apenas.

Como conselho, adote um bom filtro de linha (peça conselhos aos usuários daqui do fórum a respeito) para a tensão de sua cidade. Quanto a fonte, já que irão trocar fique feliz, seu problema está resolvido.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é colega, existem coisas que apenas um ligeiro estudo muda nossos conceitos. Aposente seu estabilizador, ligue ele em seu refrigerador respeitando a tensão de ambos ou o guarde para usar como um transformador apenas.

Como conselho, adote um bom filtro de linha (peça conselhos aos usuários daqui do fórum a respeito) para a tensão de sua cidade. Quanto a fonte, já que irão trocar fique feliz, seu problema está resolvido.

Abraço!

Pois é, o pior é que até sabia, mas sabe nunca atrapalhou,então ficava lá...

mas então já peguei o pc e liguei ele direto na tomada. Ligando normal e aquele cheiro de fonte nova...rs mas tipo ainda noto que o boot esta lento...vou ver se arranjo uma forma de verificar como anda a parte eletrica aqui de casa...não to afim de passar outro susto....rs

o ruim é que to preocupado agora...rs apesar que tá no seguro huhuhauahua....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!