Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé para ligar motor monofasico


mrcdlf

Posts recomendados

Pessoal,

estou precisando de um relé para ligar um motor monofasico de 0,5cv 127v e consome 12,5A, tenho sinal de 12v para ativa-lo

o vendendor da eletronica me vendeu um rele DNI0102 de 40A vi que ele é para carro, tem problema eu usar ele? teria algum mais indicado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cara te mandou um rele automotivo (o seu)porque seus contatos aguenta 40a, como voce precisava de um de pelo menos 13A, ele te vendeu esse ai.

mais cuidado tem uns de 24v bobina

a bobina do rele é 12v e o sinal para ligar o motor é de 12v, ou seja, está perfeito para o uso...

minha unica duvida se eu poderia passar 127v sendo que ele foi projetado para 12v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caro amigo, a função do diodo no relé é bem simples.

Quando ocorre o desarmamento do relé, sua bobina gera uma tensão inversa altíssima, podendo danificar outros componentes, como o transistor por exemplo. Daí coloca-se um diodo e o pico de corrrende se dissipa entre o a bobina e o diodo.

E... claro, não vai queimar .

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mrcdlf, está certo essa corrente de 12,5A?

Isso dá uma potência de mais de 1500W em 127V. Um motor de 0,5CV não dá 370W.

Pode usar um relê de 10A nesse motor de 0,5CV.

Esse relê de 40A vai aguentar bem.

O correto seria:

Se esse motor ficar ligando e desligando seguidamente use um contator, que esse foi projetado para isso. O contator é para cargas indutivas e muitas partidas. Use um relê de baixa corrente, ativado em 12V para ligar o contator em 127V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O rele que voce citou, suporta a corrente nominal do motor, não pode ser utilizado com segurança devido a tensão de operação ser 24vcc contra 127v do motor, ou seja, os contatos não estão preparados para extinguir o arco gerado pela manobra em 127vca. outro ponto relevante é a corrente de partida do motor - em geral 7 vezes a nominal que pode acarretar problemas tambem com esse rele. o ideal é utilizar um rele com tensão de contatos maiors que 127vca (em geral são padronizados em 250vac) e corrente maior que 15A classe AC3 (carga indutiva).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!