Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O segredo dos monitores. As tecnologias que os fabricantes escondem de você.


Dr Tech

Posts recomendados

Muitos usuários quando vão comprar alguma coisa, acabam por analisar primeiramente a marca (fabricante); ora seja pela boa fama ou pelo simples fato de ter comprovadamente produtos de qualidade. No mundo da informática não é diferente, quem é que vai arriscar comprar um modem, por exemplo, de uma marca pouco conceituada? Mas há alguns aspectos que você deve saber, pois muitas vezes estará pagando mais pela marca, ao invés de comprar outro com a mesma qualidade, porém de uma marca menos famosa. E é justamente isso que acontece, principalmente com produtos eletrônicos. Um exemplo disso, são os monitores LCD´s, motivo pelo qual, postei esse tópico. Você sabia que muitos fabricantes desse periférico utilizam paineis de fabricantes concorrentes para fabricar seus monitores, apenas colando a sua marca? ou seja, aquele famoso fabricante de monitor conceituado utiliza paineis LCD´s de outros fabricantes digamos menos conceituados. Eu dei o exemplo de paineis, porque é o item que mais irá influenciar na qualidade final do seu monitor. Por exemplo, se você acha que a Marca A é melhor que a Marca B, fique sabendo que essa última pode ser uma das principais fornecedoras de paineis da primeira. Muitas vezes os monitores da Marca A constumam ter um valor mais elavado, será muito provável que você esteja comprando uma Marca A disfarçado de Marca B pagando mais por isso! Existem 3 tecnologias por trás das telas LCD que os fabricantes ocultam e que acabam prejudicando o consumidor na hora da compra, são elas:

1- TN: A que é mais utilizada, custo menor, e pior resultado. Os monitores desse tipo costumam ter 6 bits de resolução de cor por componente, causando gradação das cores. Em se tratando de cores em preto e branco, a fidelidade se torna bastante ruim.

Outro problema desse tipo de tela é o ângulo de visão bem restrito olhando por baixo e relativamente restrito dos lados e por cima (desvia as cores e deixa os detalhes distantes mais escuros), o que também interfere na qualidade das cores em telas maiores (pois em telas maiores o olho não enxerga toda a tela, então há um certo ângulo para as extremidades da tela).

A imagem é ruim no modo retrato.

2- VA (Também conhecidos como PVA, S-PVA, MVA, S-MVA) – Possuem melhor fidelidade de cor, no entanto, exibem uma certa tendência de deixar a imagem ligeiramente amarelada (e lavada) dependendo do ângulo de visão (mas os ângulos de visão olhando-se por cima ou por baixo são bem melhores que do TN, porém os laterais são parecidos e com um efeito um pouco diferente). Não há restrições no modo retrato.

O único porém é que geralmente acompanha essa tecnologia é a deficiência na uniformidade das cores, ou seja, ao olhar por diversos ângulos de visão você irá perceber que as cores não possuem a mesma uniformidade.

A grande maioria é de 8 bits, mas existem alguns de 6 bits mais antigos.

3- IPS (Também conhecidos como S-IPS, SA-IPS) – São os melhores painéis, principalmente para designer gráficos. São os que possuem a melhor fidelidade de cor, os melhores ângulos de visão, e que muitas vezes possuem componentes de alta qualidade. Não possuem os inconvenientes das outras tecnologias mais antigas. O porém, é que esses monitores possuem custos maiores.

Mas como eu vou saber qual tecnlogia é usada no monitor se os fabricantes escondem isso? ou se um monitor usa a tecnologia do outro? Existe um site chamado www.tftcentral.co.uk onde você poderá pesquisar fácilmente isso. No topo da tela em Panel Search, digite o fabricante desejado e ele irá listar vários modelos de monitores com seus respectivos fornecedores. Mas o mais legal disso é que você irá identificar a tecnologia usada nesses monitores, item que os fabricantes costuman esconder. Por exemplo, neste site se você digitar APPLE e apertar enter, irá descobrir que o principal fornecedor de telas para a Apple é a Philips ! ou seja, ao invés de pagar uma fortuna por um tão sonhado Apple Cinema, poderá optar por um modelo da Philips com a mesma qualidade e tecnologia economizando uma grana preta !

Abraços e até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela explicação, de uns tempos pra cá essa diferença entre monitores ficou mais evidente, o pessoal anda querendo se informar melhor sobre a qualidade real dos produtos que elas compram do que a marca delas. Foi o que eu fiz antes de comprar o meu, que usa um painel IPS, foi meio caro mas compensou cada cent !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse lance de monitores com paineis não mencionados é o que anda acontecendo atualmente na indústria nacional. Nenhuma especifica o tipo nos dados de ficha técnica do equipamento por um simples motivo - o painel utilizado em quase maioria dos monitores é o famigerado 'tn-film', que possui ângulos de visão super limitados.

Coisas do mercado nacional, a famosa economia a base de porcaria! É simplemente horrível sentar-se em frente a um monitor com um cliente para lhe mostrar determinados aspectos de uma arte, ou mesmo tentar ver um filme com uma companhia agradável em frente a esses lcds de preço inferior a 1000 reais! É uma embaçada geral de cores!!!

Tem horas que vejo que o meu antigo CRT 19 997 DF faz menos feio que o T220 que uso. De que adianta uma tecnologia dita de ponta, com imagens digitais em cabo dvi se basta eu mudar um pouco a direção da cadeira para mudar toda a coloração das imagens? No dia que puder, comprarei um monitor com painel S-IPS! Me prometo isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

ola dr tech

acompanho suas explicações no forum e gostaria q você me recomendasse uma tv LCD. vou utiliza-la para sky HD, videogame (ps2 por enqto) e assistir filmes q baixo da net conectando o note na tv. vou coloca-la na sala, logo vou assistir a uma distancia de 2m ou 2,5m. qto ao tamanho estou pensando em 39" ou 42".

mas o que mais tenho duvidas é qto aos termos HD, full HD, entrada HDMI, conversor integrado, etc.

vi também o que você escreveu sobre marcas famosas q usam tecnologia de marcas menos conhecidas, então se possivel me recomende uma marca q tenha bom custo-beneficio.

ps: se quiser colocar essas duvidas como um topico, fique a vontade, nao fiz isso porque sou novo no forum e nao sei faze-lo.

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, como também estou no tópico vou antecipar-me ao Dr. Tech para esclarecer coisas mais simples.

Full HD é a resolução recomendada para filmes de blu-ray e HD-DVD. Baseiam-se numa área de 1920 x 1200 pixels (a área de resolução do dvd é de 720 x 540). Por isso mesmo, alguns filmes costumam "estourar" um pouco em monitores e tvs com resolução acima de 1440 x 900 (como os de 19 polegadas para cima).

A conexão HDMI é uma conexão especial para o envio de áudio e vídeo pelo mesmo cabo.

Mesmo que utilize essa conexão apenas para vídeo, esta apresenta resultados melhores que a conexão DVI-D utilizada em monitores de computador e num patamar mais abaixo, a de video composto - aquela onde a imagem segue em três cabos de cores distintas (verde, vermelho e azul).

O conversor digital integrado é apresentado por alguns modelos, seguindo a onda da HDTV, transmitida por canais como a Globo, Band e Record. Infelizmente, algumas partes da programação que sao feitas em HDTV, tais como a transmissão de jogos, jornais, novelas e algumas mini-séries.

Quanto você está pensando em investir? Pode até adquirir sua tv lcd de 39 ou 42, mas saiba desde já que o "quente do momento" são as novas tvs de led. Mais finas, mais leves, com um contraste incrivelmente superior a das lcds tradicionais, com possibilidade inclusive de carregar o conteúdo de mídia de seu pc(musicas, clipes, filmes) diretamente via rede wi-fi! Bem, custa o dobro do preço, mas é um senhor investimento que ao meu

ver, vale cada centavo! É tecnologia nova, mas muito superior. Se compararmos seu custo de lançamento aos das tvs lcds quando lançadas, está relativamente bem mais em conta, com resultados muito mais impressionantes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas explicações Nilsi!

então pelo q voce falou, não preciso de uma TV full HD porque nao tenho blu-ray nem HD-DVD, certo? e acho q essas tv de LED não cabem no meu orçamento :(

e qto a assistir filmes, direto do notebook pra tv (seja por DVD ou arquivo baixado da net)? essa entrada HDMI é o que a tv precisa ter para q isso seja possível essa conexão (notebook-tv)?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o que eu quis dizer foi que o ideal mesmo é que você não abra mão de ter um aparelho full HD por um simples motivo. Mesmo não tendo um player de blu-ray, essa é uma tecnologia que vai estar mais acessível digamos daqui a um ano e meio ou dois.

Então uma tv full hd é a mais indicada, ou você corre o risco de pegar uma 720p e ter de trocar o equipamento quando comprar seu player. Outra coisa em questão é que os drives de blu-ray para pc também vão estar com preços mais populares nesse mesmo tempo.

Quanto a assistir filmes direto do notebook para a tv, depende do tipo de saída que tiver em seu notebook. Há notebooks com placa aceleradora e saída s-video. Daí para jogar na tv, é só conectar o notebook a tv via s-vídeo/s-vídeo ou s-vídeo/video composto.

Depende muito das conecções disponíveis, tanto para a saída de vídeo de seu notebook quanto para a entrada da TV que você optar.

Aqui em casa, uso a saída da placa 3d em s-vídeo/vídeo composto. A imagem fica muito nítida, dependendo do tipo de arquivo a ser mostrado. Meu PC já veio com adaptadores inclusos, então, tive apenas que comprar os cabos necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que excelente tópico, deveria ir pra parte de tópicos fixos.

Eu estava em dúvida entre os monitores Samsung P2370 e LG W2353V , agora decidi e ficarei com o da LG até pelo fato do angulo de visão dele ser maior.

Fiquei até com vontade de comprar algum monitor melhor, mas muitos desses que são melhores não são vendidos por aqui, tem o preço muito alto e o design muito feio, então não compensa muito =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também apoio pra um moderador fixar o tópico!

A coisa que mais vemos,principalmente quando se trata de Monitores LCDs,é desinformação(mesmo na maioria dos fóruns técnicos do Brasil!)

A maior parte dos usuários só compram monitor pelo desing,contraste dinâmico e outras specs infladas,se é FullHD ou não,entre outras frescuras.

Como consequência,as opções de escolhas no mercado brasileiro são horríveis(simplesmente não tem demanda pra produtos melhores)

Volta e meia eu vejo afirmações absurdas nos forums da vida sobre LCDs(já vi coisa do tipo que FullHD é preferivel a 1920x1200,que 1366x768 é melhor que 1440x900 só por ser 16:9,de que 5ms é mesma coisa que 2ms,que contraste dinâmico importa,etc.).

Enfim,não se trata apenas de conhecer ou não os diferentes tipo de paineis,o consumidor leigo(maioria) não entende quase nenhum dado sobre Monitores :eek:

Se reparar bem,dá pra ligar uma coisa com a outra,as empresas sabendo do total desconhecimento do consumidor,só lançam produtos "mais do mesmo" ou mesmo engana trouxa(vide monitores 18,5" 16:9 e TVs 26" com painel TN,alem de insistirem em empurrar monitor TN lerdo 5ms)

PRa min,o mercado de monitor LCD no Brasil tá igual como era o mercado de fontes de alimentação(genérica) um tempo atras,se não pior..

Enquanto o pessoal não saber o que realmente importa,vamos continuar vendo mais (re)lançamentos requentados com desing bonitinhos e specs fakes cada vez mais infladas... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava em dúvida entre os monitores Samsung P2370 e LG W2353V , agora decidi e ficarei com o da LG até pelo fato do angulo de visão dele ser maior.

Fiquei até com vontade de comprar algum monitor melhor, mas muitos desses que são melhores não são vendidos por aqui, tem o preço muito alto e o design muito feio, então não compensa muito =/

É o que eu falei,muita gente cai nas specs do fabricante.

O ângulo de visão do p2370 e W2353v são praticamente a mesma coisa,e são bem inferiores do anunciado pelo fabricante(ignore os 170º/160º),se tiver 100º/60º o melhor TN,é MUITO.

Desconfie sempre dos dados que o fabricante menciona em um monitor TN,quase todos são inflados ou testados com metodologia duvidosa.

Na questão de ângulo de visão,só dá pra confiar nos IPS/VA(176/176,que na prática é MUITO maior que os ditos 170/160 dos TNs)

E desing,na minha opinião,não é o mais importante num monitor,e sim qualidade de imagem.

O P2370 é um belo exemplo de um monitor que é exatamente o resultado da demanda dos consumidores leigo(um produto que é voltado completamente pra desing,a ponto de terem que ter capado as conexões!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso antigamente,lá pra 2006+-.

Hoje,um Dell 2209WA por exemplo,tem tempo de resposta de 6ms(que na verdade,se equivale a um TN de 4 ou 2ms) e baixo input lag,sendo uma boa opção pra jogos.

Normalmente são os S-PVA/PVA que são meio ruimzinho pra jogos,e não pelo tempo de resposta(6~8ms),mas normalmente pelo alto input lag.

Claro que tem excessões,como os F2308 cPVA,que o fabricante anuncia como 8ms,mas na verdade é 25ms+-...

Edit:O melhor monitor pra jogos atualmente é o Samsung 2233Rz tN 3ms 120Hz(mas ele é bom pra jogos não pelo painel ou tempo de resposta,mas sim pelos 120Hz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DVBreakout

Ué amigo, certeza? Se for assim então contradiz um pouco sobre o tópico e sobre o que pesquisei creio eu. Pra mim após umas 5 horas ou 6 horas de pesquisa, cheguei a conclusão de que o melhor para jogos é o Dell UltraSharp 2408WFP, só que ele é S-PVA/PVA se não me engano. Até agora é o único que vi que tinha o melhor contraste junto do angulo de visão e do tempo de resposta.

Pra mim, 120Hz é realmente algo muito bom, mas que também não conta tanto se o "conjunto" não for completo como por exemplo se ele tiver contraste estático de 500:1, pois muitos dos IPS que pesquisei tinham contraste no máximo 700:1 .

Dos IPS que vi, a maioria estava no mesmo nivel mudando pouca coisa, o único que incluia tudo ao mesmo tempo além de um belo designe é o apple cinema apesar do preço salgado (só que apesar de tudo ele é LED).

OBS: Analisei tudo em cima de monitores entre 22" e 25".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DVBreakout

Ué amigo, certeza? Se for assim então contradiz um pouco sobre o tópico e sobre o que pesquisei creio eu. Pra mim após umas 5 horas ou 6 horas de pesquisa, cheguei a conclusão de que o melhor para jogos é o Dell UltraSharp 2408WFP, só que ele é S-PVA/PVA se não me engano. Até agora é o único que vi que tinha o melhor contraste junto do angulo de visão e do tempo de resposta.

Pra mim, 120Hz é realmente algo muito bom, mas que também não conta tanto se o "conjunto" não for completo como por exemplo se ele tiver contraste estático de 500:1, pois muitos dos IPS que pesquisei tinham contraste no máximo 700:1 .

Dos IPS que vi, a maioria estava no mesmo nivel mudando pouca coisa, o único que incluia tudo ao mesmo tempo além de um belo designe é o apple cinema apesar do preço salgado (só que apesar de tudo ele é LED).

Não entendo essa fixação pelo valor de contraste alto. Isso só influencia a reprodução do preto. Pra jogos, definitivamente não é um fator limitante. Pra filmes que um alto contraste é importante.

Além disso, o contraste medido do 2408WFP é 970:1, enquanto o do 2209WA é 620:1. Não é uma diferença tão grande.

O 2209WA tem input lag bem menor (o que é bem importante pra jogos online), reprodução de cores e ângulo de visão melhores, e além disso, tempo de resposta muito menor, chegando ao nível dos melhores TN. Então, dizer que o 2408WFP é melhor para jogos, só por causa do contraste, não faz o menor sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, comprar um monitor Full HD e não aproveitar pra assistir filmes com essa resolução também é meio que vacilo.

Acho que um nível de contraste ajuda e muito em certos jogos não tão rápidos mas com belas paisagens, estou visando mais os futuros jogos que serão lançados (StarCraft 2 e Diablo 3), pelo que ví os dois terão ótimos niveis de contraste e não sei se o tempo de resposta ajudaria tanto neles.

O que me diz? Nesse caso será que compensa mais ou samsung mesmo?

Eu vi o 2233Rz pra vender, achei que seria mais caro mas o preço esta até bom, pena que o nivel de cores dele é bem ruim, só o tempo de resposta que é excelente.

Não pesquisei esse WA da Dell, mas pela rapida olhada que dei no digitalversus falando sobre ele, não achei lá tããão bom assim pra ser considerado o melhor TN, ele se saiu médio em todos os testes, depois analisarei melhor por que analisando rápido pareceu que até o da LG é melhor que ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, comprar um monitor Full HD e não aproveitar pra assistir filmes com essa resolução também é meio que vacilo.

Pra mim, são coisas totalmente diferentes. Pra filmes eu uso TV. Não tem nem comparação.

Acho que um nível de contraste ajuda e muito em certos jogos não tão rápidos mas com belas paisagens, estou visando mais os futuros jogos que serão lançados (StarCraft 2 e Diablo 3), pelo que ví os dois terão ótimos niveis de contraste e não sei se o tempo de resposta ajudaria tanto neles.

O que me diz? Nesse caso será que compensa mais ou samsung mesmo?

Ainda acho que pra jogos o mais importante é o tempo de resposta. Contraste é coisa secundária.

Eu vi o 2233Rz pra vender, achei que seria mais caro mas o preço esta até bom, pena que o nivel de cores dele é bem ruim, só o tempo de resposta que é excelente.

Não pesquisei esse WA da Dell, mas pela rapida olhada que dei no digitalversus falando sobre ele, não achei lá tããão bom assim pra ser considerado o melhor TN, ele se saiu médio em todos os testes, depois analisarei melhor por que analisando rápido pareceu que até o da LG é melhor que ele.

Leia de novo então com mais calma.

De qualquer maneira, não há LCD que seja bom em tudo. Você vai ter que escolher qual é a sua prioridade. Se você joga single player apenas e se preocupa tanto com o contraste, não há dúvida que o Dell 2408WFP é o melhor.

Pra jogadores online, o Samsung é melhor, devido à melhor fluidez nas imagens e menor input lag.

O Dell 2209WA tem até menor input lag que o Samsung, mas não tem tanta fluidez, pois é 60Hz. Em compensação tem melhor ângulo de visão e melhor reprodução de cores. O tempo de resposta não é tão diferente também (tempo de resposta é diferente de taxa de atualização). Se eu fosse comprar hoje, com certeza seria esse. Combina muitas qualidades e um único defeito: um contraste um pouco menor. Como não vejo filmes no PC, não faz muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, são coisas totalmente diferentes. Pra filmes eu uso TV. Não tem nem comparação.

É relativo. Nesse caso eu teria que além de comprar um monitor novo, teria que comprar uma TV 1080p sendo que eu poderia simplesmente instalar um leitor de Blu-Ray no pc e assistir pelo monitor sendo que meu pc fica no meu quarto de frente pra minha cama.

Ainda acho que pra jogos o mais importante é o tempo de resposta. Contraste é coisa secundária.

Se for com relação a jogos de fps eu creio que sim, mas e pra jogos estilo starcraft e diablo 3? Estou comprando pensando nesses 2 além de assistir filmes. Antes não compensava muito assistir filmes pois ver filmes num monitor de 19" deitado na minha cama não era muito comodo, mas num de 24" compensa mais.

Leia de novo então com mais calma.

De qualquer maneira, não há LCD que seja bom em tudo. Você vai ter que escolher qual é a sua prioridade. Se você joga single player apenas e se preocupa tanto com o contraste, não há dúvida que o Dell 2408WFP é o melhor.

Citei esse monitor mas por enquanto ele pra mim é apenas um sonho de consumo hehe, tenho por volta de R$ 800 pra gastar nesse novo monitor.

Pra jogadores online, o Samsung é melhor, devido à melhor fluidez nas imagens e menor input lag.

O Dell 2209WA tem até menor input lag que o Samsung, mas não tem tanta fluidez, pois é 60Hz. Em compensação tem melhor ângulo de visão e melhor reprodução de cores. O tempo de resposta não é tão diferente também (tempo de resposta é diferente de taxa de atualização). Se eu fosse comprar hoje, com certeza seria esse. Combina muitas qualidades e um único defeito: um contraste um pouco menor. Como não vejo filmes no PC, não faz muita diferença.

Esse samsung que você diz é o 2233Rz, certo?

Todos os monitores até agora pelo que ví tem um tipo de vantagem acima dos demais, a maior vantagem desse Dell 2209WA pelo que ví é o angulo de visão. Mas bem, mesmo que eu fosse optar por esse monitor da Dell, não consegui acha-lo pra vender :( (dei uma olhada rápida por falta de tempo, meus ultimos dias tem sido corridos :wacko: ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citei esse monitor mas por enquanto ele pra mim é apenas um sonho de consumo hehe, tenho por volta de R$ 800 pra gastar nesse novo monitor.

Então não sobram muitas opções, os Dell ficam acima. A melhor opção disparado é o Samsung 2233Rz, que passa um pouco disso. Se quiser ir nas opções mais tradicionais, mas também boas, tem o T220 e o 2252TQ.

Só não esqueça que com o Samsung 2233Rz você precisa de uma placa de vídeo capaz de entregar 120 frames por segundo para o monitor. E por ser TN não serve como TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
(...) a maior vantagem desse Dell 2209WA pelo que ví é o angulo de visão. Mas bem, mesmo que eu fosse optar por esse monitor da Dell, não consegui acha-lo pra vender :( (dei uma olhada rápida por falta de tempo, meus ultimos dias tem sido corridos :wacko: ).

Cara, está à venda sim, mas não pelo site. No site não tem esse monitor mesmo. Liguei dia 18/09 no 0800 970 3384, falei no ramal 6836 (Gabriela, que tem um sotaque gaúcho maravilhoso:D) e fui muitíssimo bem atendido. Ela falou de todas as especificações direitinho, sem nenhum erro, inclusive informando que demoraria a chegar (até 10 de outubro, mas há quem tenha esperado 40 dias) pelo fato desse monitor ser importado. Comprei em 12x sem juros no cartão (12x R$ 82,41 - preço total R$ 989). Se você não tiver pressa, é um excelente negócio pelo custo x benefício.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
(...) sendo que eu poderia simplesmente instalar um leitor de Blu-Ray no pc e assistir pelo monitor sendo que meu pc fica no meu quarto de frente pra minha cama. (...) Antes não compensava muito assistir filmes pois ver filmes num monitor de 19" deitado na minha cama não era muito comodo, mas num de 24" compensa mais. (...) Todos os monitores até agora pelo que ví tem um tipo de vantagem acima dos demais, a maior vantagem desse Dell 2209WA pelo que ví é o angulo de visão. Mas bem, mesmo que eu fosse optar por esse monitor da Dell, não consegui acha-lo pra vender :( (dei uma olhada rápida por falta de tempo, meus ultimos dias tem sido corridos :wacko: ).

Cara, tem um tópico muito bom sobre o monitor Dell 2209WA eIPS aqui.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!