Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz o circuito em anexo para accionar um relé a partir de um sinal de 1.5v funcionando bem com uma pilha de 1.5 ou até mesmo com menos.

O sinal de 1.5v que pretendo accionar o relé provem de uma placa electrónica, e:

Quando ligado de acordo com o esquema ou invertendo a polaridade não funciona.

Se ligar o positivo do sinal á fonte de alimentação neste caso (3v) e o negativo á entrada do esquema (1.5v) o relé é activado e desactiva quando é dado o impulso de 1.5v(ou seja funciona ao contrario)

Se trocar os fios o relé é activado mas quando é dado o impulso não desactiva fica na mesma.

Como posso alterar o esquema do circuito por forma a quando o sinal de 1.5v seja activado active o relé e quando desligue desactive o relé?

Agradeço desde já qualquer ajuda possivel,...

P.S. - Favor indicar referencia dos componentes

post-557565-13884951944671_thumb.png

• Membro VIP
Postado

O esquema está correto e se não funciona deve ter algo errado com sua montagem.

jorgeletronico , um só transistor pode não ser suficiente, pois pode ser baixa a corrente deste sinal.

Lucas Scoppio, a maioria dos MOSFET com potência para acionar um relê precisam mais que 1,5V para funcionarem como chaves.

Postado
Fiz o circuito em anexo para accionar um relé a partir de um sinal de 1.5v funcionando bem com uma pilha de 1.5 ou até mesmo com menos.

O sinal de 1.5v que pretendo accionar o relé provem de uma placa electrónica, e:

Quando ligado de acordo com o esquema ou invertendo a polaridade não funciona.

Se ligar o positivo do sinal de acordo com o esquema e o negativo ao positivo da fonte de alimentação (3v) o relé é accionado e quando o sinal é activado o relé desliga.

Se trocar os fios acontece o mesmo...

Como posso alterar o esquema do circuito por forma a quando o sinal de 1.5v seja activado active o relé e quando desligue desactive o relé?

Agradeço desde já qualquer ajuda possivel,...

P.S. - Favor indicar referencia dos componentes

Você ligou o GND do circuito de acionamento ao GND deste circuito seu?

Se não for feita esta ligação, o transistor Q1 não irá conduzir.

Ligar o GND do circuito de acionamento ao positivo do seu circuito está errado.

Em vez de usar um BC337 em Q1 use um BC547 que tem um ganho de corrente maior.

• Membro VIP
Postado

jorgeletronico, o correto é um NPN chaveando um PNP (como no circuito postado. Por isso eu disse que está correto. Se fossem 2 x NPN, o primeiro cortaria o segundo.

A outra dica que deu é viável: ''use um transistor com chave aterrando a bobina do rele''

Porém só usando um darlington como o BC517.

Bem lembrado, Murder_fox.

A entrada de controle tem que ser +1,5V em relação ao GND.

Postado

O esquema que fiz funcina com muito pouca corrente por parte do sinal(se usar uma piha mesmo pequena o esquema funciona perfeitamente), acho que não é um problema de ampliação, o problema está no sinal proveniente de uma placa electronica que é um pouco esquisito, se ligar o gnd do sinal ao do circuito como dizem que deveria ser nao dá certo (favor ver a alteração que fiz ao texto do topico).

Se possivel alguem me poderia fazer um esquema integrado no que está feito ou não por forma a que quando fosse dado o impulso de 1.5v accionasse o relé

Peço desculpa mas não tenho muitos conhecimentos de electronica...

Agradeço desde já a quem possa ajudar,

Postado

Não estou compreendendo os termos "positivo do sinal" e "negativo do sinal".

Você está se referindo ao positivo e negativo da fonte de alimentação do circuito de onde provem o sinal?

Geralmente, o GND é conectado ao polo negativo da fonte de alimentação.

Dê mais detalhes sobre este circuito de onde provêm este sinal.

Postado

o circuito esta correto,testei ele,e isto mesmo grande soschip,quando recebe o sinal de 1.5 ele aterra a base do pnp,q conduz entre emissor /coletor.Vai ver nao e uma tensão e sim um pulso de 1.5v.

Postado

Já descobri o problema o sinal funciona ao contrario em vez de ser o gnd fixo o o (+) a dar o impulso é (+) fixo e o negativo a dar o impulso dai ter o comportamento acima descrito...

Obrigado,

• 11 anos depois...
Postado

Como sempre a ajuda vem , agradeço muito, pois para conquistarmos um espaço no mundo e ter tranquilidade sempre necessitaremos de ajuda de pessoas boas como você. Obrigado de coração Deus lhe proteja imensamente.

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!