Ir ao conteúdo

Monitor Philips 107 et9 - Led não liga e monitor emite "estalos"

taumaturgo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal.

Seguinte: quando pressionado o botão L/D, não acende o LED, mas dá pra escutar estalinhos contínuos e ininterruptos característicos de arma/desarma. Já tentei encontrar o esquema deste monitor, aqueles datasheets onde tem a hierarquia dos problemas, tipo assim: "se resolveu passe para o proximo passo se não verifique componente tal". Sabem? Não sou nenhum expert, mas com o manual e com dicas de colegas aqui ja consegui resolver muito problema de monitor.

Se alguém tive uma dica ou o endereço de manuais de serviço pra esse monitor em específico (Philips 107 et9, 17") vou ficar muito agradecido.

Grande abraço.

Postado

Bom, Ptronzio, obrigado por responder, mas parece que esse arquivo ta corrompido, ja havia baixado. De qualquer maneira vou tentar usar sua dicas. Tenhum um outro monitor aqui igual. Basta me dizer qual o ci que controla o horizontal que eu troco para poder verificar se o problema está aí.

Obrigado.

Ps.: se não der certo tenho medo de testar o flyback e queimar o que esta bom. O que me diz.

• Coordenador
Postado

Estranho! colega Taumaturgo, eu baixei ele normal aqui!, tenta por este outro link abaixo:

http://www.4shared.com/file/37260981/68556ea2/philips_107et9_monitor.html?s=1

No esquema, o transistor de saida horizontal é o Q403 (2SC5411), mas teste os fet's e diodos próximos a ele, pois qualquer um queimado provoca este defeito!, se ao remover o saida da placa a fonte armar normal e as tensões ficarem normais!, é sinal que ele estava com fuga ou em curto mesmo...

Postado

A referência do transistor que eu tenho aqui, localizado na mesma Q403, é C5929. Não sei se já foi substituido por uma peça equivalente, mas o monitor não tem cara de que já foi aberto. Tudo no lugarzinho. Fico completamente perdido com esses esquemas. Pra curioso que nem eu tem que ser aqueles service manual, que diz o defeito e a solução.

Bem, em todo o caso o comportamento, medindo em escala de diodo com um multimetro digital, em qualquer posição em que eu coloco as pontas de prova nas 3 perninhas do componente, o multimetro bipa. Isso quer dizer que o transistor está aberto né?

TEnho um outro monitor igualzinho aqui, mas antes gostaria de saber se isso realmente indica que o componente ta com defeito, para não ter todo o trabalho em vão de abrir o outro retirar a peça, colocar no lugar, sem ter certeza de que estou fazendo a medição corretamente. Como já disse não sou expert, nem sei testar transistor direito. Pelo que ja pesquisei o ideal é com multimetro analogico. Mas não tenho.

E desde já agradeço toda a ajuda que ja tens me dado colega Petronzio (kkk, gostei disso).

Abração.

• Coordenador
Postado
Bem, em todo o caso o comportamento, medindo em escala de diodo com um multimetro digital, em qualquer posição em que eu coloco as pontas de prova nas 3 perninhas do componente, o multimetro bipa. Isso quer dizer que o transistor está aberto né?
Quando o multiteste Bipa, significa que o componente esta em curto-circuito, como eu te previ!, as causas para isso é o flyback ruim, bobina do yoke ruim ou o capacitor de largura aberto/fagunhando! e alguns diodos que compõe este circuito, é arriscado você retirar o componente de um outro e colocar neste!, pode queimar ele num piscar de olhos se for o capacitor de largura aberto/fagulhando e diodos e flyback em curto!, verifique antes os seguinte componentes: C418 e C419 (4nF/2Kv), o diodo D412 e o duplo diodo D408. e os resistores na base do transistor de saida, R495 (22R), R428 (1R), R427 (22R) e o diodo D405 (1N5817), estes componentes tem que serem medidos fora da placa ok?, se todos estiverem bons?, o flyback ainda pode estar com defeito!, ponha um transistor novo no lugar!, se ele ficar com aquecimento excessivo!, troque também o flyback...
Postado

Nossa, quanta coisa hein colega Petronzio! :)

Bem, como eu não tenho capacímetro acho que vou substituir os capacitores que você citou e testar os resistores e os diodos. Que tal?

Outra coisa, "o transistor novo no lugar", a que voce se refere é o mesmo de saida horizontal que você havia indicado antes, correto?

Outra coisa, o Diodo que você mencionou, o D412, não está presente, mas tem um jumper no local. E o resistor R495 não conseguimos encontrar. Ah, e o R428 está bipando em ambos os polos. Também significa que está em curto?

• Coordenador
Postado
"o transistor novo no lugar", a que voce se refere é o mesmo de saida horizontal que você havia indicado antes, correto?

É o que diz no esquama, mas o que estava em sua placa 2SC5929 é mais forte, ("guenta melhor o tranco"), estes componentes que não estão presentes ai, pode ser porque eles estavam só previsto no projeto inicial, mas devem ter sido retirados em atualizações do projeto e no esquema ainda consta..., o R428 está certo ele é de 1Ω somente...

No teste com o multimetro, se os diodos apresentar leitora mormal (conduzir só para um dos lados), não precisa troca-los, já os capacitores C418 e C419 (4nF/2KV) estes sim!, aconselho troca-los, pois nos testes com capacimetro e multiteste eles apresentam bons!, porém quando submetidos a altas tensões eles fagulham internamente, levando a queima do saida horizontal no primeiro pulso!...

Postado
já os capacitores C418 e C419 (4nF/2KV) estes sim!, aconselho troca-los, pois nos testes com capacimetro e multiteste eles apresentam bons!, porém quando submetidos a altas tensões eles fagulham internamente, levando a queima do saida horizontal no primeiro pulso!...

Deixa ver se entendi, não é bom colocar capacitores matados de outras placas, pra não correr o risco de queima do transistor se aqueles capacitores não estiverem bons, é isso?

Colega, muito obrigado pela ajuda viu? Você me deu o caminho das pedras aqui. Valeu pela boa vontade e parabens pelo conhecimento.

• Coordenador
Postado
Deixa ver se entendi, não é bom colocar capacitores matados de outras placas, pra não correr o risco de queima do transistor se aqueles capacitores não estiverem bons, é isso?

Exatamente!, a não ser que tenha absoluta certeza que eles estão bons!...

Colega, muito obrigado pela ajuda viu? Você me deu o caminho das pedras aqui. Valeu pela boa vontade e parabens pelo conhecimento.

Ok!, obrigado!, estamos por aqui...

Abraços

Boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!