Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clapper


Posts recomendados

Fala Jorgee, beleza meu camarada? Rapaz... Montei o circuito e ficou show de bola. Está como no esquema, só mudei o capacitor de entrada; coloquei um de 22nf no lugar do 33nf não ficou muito sensível nem muito fraco, ficou no ponto! :D Outra coisa que estou alimentando ele com uma bateria de 9 volts. Logo vou comprar um regulador 7805 e ligar ele em uma fonte.

post-391650-13884962851051_thumb.jpg

post-391650-13884962851783_thumb.jpg

post-391650-13884962852458_thumb.jpg

post-391650-13884962853093_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguém pode me explicar melhor por favor o funcionamento desse diodo em paralelo com a bobina?

Não entendi como ele em paralelo vai impedir carga reversa .....

Eu montei igual ao do Danilo aqui e funcionou também!

Aqui é 220v daí eu comprei o 4007, posso fazer essa troca ?

Outra coisa é que eu quero usar um BC548 no lugar do BC337 isso pode dar problema com a corrente alternada que ele vai receber no coletor?

Então, só falta acoplar à rede 220v, ja mentei tudo so falta resolver essas dúvidas sobre a junçao das duas etapas 5v - 220v, cada módulo ta funcionando certinho separado , to doido pra juntar a parada ,

aguardo a ajuda de vocês!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Fala Jorgee, beleza meu camarada? Rapaz... Montei o circuito e ficou show de bola. Está como no esquema, só mudei o capacitor de entrada; coloquei um de 22nf no lugar do 33nf não ficou muito sensível nem muito fraco, ficou no ponto! :D Outra coisa que estou alimentando ele com uma bateria de 9 volts. Logo vou comprar um regulador 7805 e ligar ele em uma fonte.

Danilo, poderia me enviar o esquema do circuito?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, também estou interessado nesse esquema e tentando reduzir o circuito. A imagem infelizmente não permite ler as referências dos componentes.

Entretanto, dá pra perceber que usas um monoestável com 555 e um duplo flip-flop tipo D para as duas palmas. Dá pra reduzir o circuito substituindo o 555 por este aqui:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/147-circuitos-digitais/5755-cir976.html

Perderíamos a função das duas palmas, mas o circuito ficaria com um CI a menos e funcional.

Tem como postar uma imagem legal do seu esquema, Danilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Alguém sabe me dizer se um rele de 12v também serve?

Eu fiz todo o circuito certiiiiinho, mas da um certo trabalho pegar os fios de um interruptor pra conectar a corrente alternada na protoboard, então usei 2 pilhas ligadas em um led (pois vi vários testes de clappers no youtube com led) e depois ligadas ao rele de 12v. Queria saber qual o problema, o rele ou até o microfone, pois acho que não soldei muito bem, não tenho certeza, levei em conta essa possibilidade também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim rele de 12v serve. Eu fiz com um de 12v e tá funcionando 100% !! A questão é saber se a alimentação que esta usando vai acionar o relé... só isso.

No meu caso eu usei uma fonte de celular que ta dando 8v dc ... é só fazer o teste direto no relé antes, se ele tiver armando vai dar certo.

Valeu .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu assisti esse vídeo e acho que meu rele veio com defeito. Aos 0:42 ele mostra que há uma resistência de 80 a 100 ohms entre 2 terminais, no meu rele não tem nenhuma resistência assim, apenas a resistencia muito baixa que ele mostra aos 1:45. Eu também fiz o teste direto e não ouvi o click que nem o dele, aos 1:22. Acho que o problema é o rele mesmo, mas eu nao entendi porque meu led conectado ao rele deu certo, ele apenas não apagou com as duas palmas

Então galera, eu consegui fazer o rele armar e agora surgiu um outro problema.. eu bato palma e o led acende, mas ele volta a apagar (quando está no normalmente aberto do rele) ): a mesma coisa no normalmente fechado, eu bato palma e ele apaga, mas volta a acender sozinho

e mais uma coisa, só precisa de uma palma pra acender, não duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

diisenese,

Provavelmente você nao fez um circuito de memoria que é necessario para manter o relé ligado até o proximo evento.

Ola pessoal,

Construir um interruptor ativado por son microcontrolado. Com esse projeto os problemas de ruidos intermitentes foram sulucionados, o sistema não ativa ou desativa a lampada quando por exemplo um garfo cai no chão ou um cachorro late.

Coloquei o link do video, caso interesar a alguem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
diisenese,

Provavelmente você nao fez um circuito de memoria que é necessario para manter o relé ligado até o proximo evento.

Ola pessoal,

Construir um interruptor ativado por son microcontrolado. Com esse projeto os problemas de ruidos intermitentes foram sulucionados, o sistema não ativa ou desativa a lampada quando por exemplo um garfo cai no chão ou um cachorro late.

Coloquei o link do video, caso interesar a alguem.

Nossa, será que você pode postar os circuito desse projeto?? Eu gostaria de fazê-lo pra apresentar na escola e achei muito interessante. Se não tiver problemas em postá-lo gostaria que o fizesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
diisenese,

Provavelmente você nao fez um circuito de memoria que é necessario para manter o relé ligado até o proximo evento.

Ola pessoal,

Construir um interruptor ativado por son microcontrolado. Com esse projeto os problemas de ruidos intermitentes foram sulucionados, o sistema não ativa ou desativa a lampada quando por exemplo um garfo cai no chão ou um cachorro late.

Coloquei o link do video, caso interesar a alguem.

Deve ser isso mesmo, mas como eu faço um circuito de memória pro relé? Pois eu segui o circuito desse tópico igualzinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, por favor me ajudem aqui. Eu já refiz todo esse circuito umas 2 vezes e não está funcionando D:

O 4013 está devidamente aterrado e alimentado e todos os valores de todos os componentes estão iguais aos do circuito (http://img693.imageshack.us/img693/5409/imagemkb.png), exceto pelo R5 que ta com 3K3 ohms.

vou relatar tudo o que aconteceu dessa última vez: Coloquei um led no normalmente fechado do relé para me basear. Eu coloquei o fio positivo da bateria no circuito. Quando eu coloquei o fio negativo, o relé mudava de estado e apagava o led. Porém, eu batia palma e o led não acendia de jeito nenhum, não acontecia nada. Tirava e colocava o mesmo fio e o rele continuava mudando de estado. Depois de um tempo eu coloca os dois fios da bateria e não acontecia mais isso. Li um pouco por esse tópico e coloquei um led azul no pino 3 do 555 com o 4013. Alimentei o circuito, não aconteceu nada com o relé (o led ligado ao NF continuava aceso), mas o led azul no pino 3 acendeu, sem eu fazer nenhum tipo de barulho para o microfone captar.

O que me leva a minha pergunta: O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Como o led azul está aceso se não estou fazendo nenhum tipo de barulho.

Já testei com com o BC338 e o BC548 ligado ao rele e não mudou nada. E também testei com 100 ohms e 2k2 ohms, também sem resultado.

Minha bateria já está um pouco velha, está com uns 6 a 7 volts, e a tensão do led no pino 3 está com 3,5V.

E mais uma coisa: o 555 esquenta bastante? Pois quando eu testei esse circuito com uma fonte (bem vagabunda por sinal) o 555 esquentou tanto e eu não percebi. Quando tirei o 555 da protoboard, ela estava um pouco deformada hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu consegui fazer ele funcionar \o/ mas tem um problema: ele para de funcionar depois de algumas palmas D:

Eu descobri o que eu tava fazendo de errado. Em vez de eu continuar a pinagem dos CI's de baixo pra cima do lado direito, eu fiz de cima pra baixo UAHEUAHEUAHE arrumei tudo e ele funcionou mas depois parou de funcionar, aí eu tenho que tirar a alimentação e depois conectar de novo pra voltar a funcionar e para novamente, etc etc.

Acontece a mesma coisa que o gustavo555 disse nesse post http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4060214&postcount=57 só que eu não sei como colocar esse led pra descobrir como trava.

E a pergunta: como eu faço pra não parar de funcionar?

Edit: me desculpem postar por 3 vezes seguidas, mas eu preciso ressucitar o tópico pra alguem ver a minha dúvida D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só que eu não sei como colocar esse led pra descobrir como trava.

Inicialmente, você poderia ligar um LED na saída do 555 (pino 3) para ver se o problema é deste ponto para frente ou para trás.

Para ligar o LED é simples: anodo do LED do pino 3 do 555, catodo dele num terminal de um resistor de 1 K e o outro terminal do resistor no negativo da alimentação.

O LED deverá piscar quando você bater palmas. Veja se ele continua piscando quando o circuito não estiver funcionando.

Se o brilho do LED ficar muito fraco, use um resistor de 560 R.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente, você poderia ligar um LED na saída do 555 (pino 3) para ver se o problema é deste ponto para frente ou para trás.

Para ligar o LED é simples: anodo do LED do pino 3 do 555, catodo dele num terminal de um resistor de 1 K e o outro terminal do resistor no negativo da alimentação.

O LED deverá piscar quando você bater palmas. Veja se ele continua piscando quando o circuito não estiver funcionando.

Se o brilho do LED ficar muito fraco, use um resistor de 560 R.

Nossa cara, obrigado, isso me ajudou a sacar um pouco o circuito. Agora o problema é o seguinte: quando eu alimento o circuito sem o led no 555, depois de uma palma ele apaga o led do rele e nao acontece mais nada, fico batendo palma e ele nao acende, quando eu alimento o circuito COM o led azul no 555, o led azul detecta as duas palmas, mas o led do relé não muda de estado

E o led azul não continua piscando quando eu não estou batendo palma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode deixar o LED ligado na saída do 555 o tempo todo, pois, ele não afeta em nada o funcionamento do circuito. Ele deve piscar somente quando você bater palmas. E deve piscar todas as vezes que você bater palmas. Fora isso ele deve ficar apagado, senão já é sinal de mal funcionamento dessa etapa do circuito.

Onde eu escrevi "Veja se ele continua piscando quando o circuito não está funcionando" me referi a ver se continua piscando a cada palmada, mesmo quando o relé não está comutando.

Você poderia ligar também um LED na saída do primeiro flip-flop do 4013 para acompanhar o que ocorre ali, dessa forma:

Clapper5.png

Você fez a montagem em protoboard?

Se puder, poste várias fotos de vários ângulos da sua montagem para que possamos analisa-la e talvez percebamos algum erro que esteja passando despercebido por você.

É recomendável ligar um capacitor eletrolítico de 100 uF entre o positivo e o negativo da alimentação em circuitos que usar o 4013.

Um teste para ver se o problema é no segundo flip-flop do 4013:

Desconecte o pino 1 do pino 11. Desconecte R7 do pino 13. A seguir ligue R7 no pino 1 e teste o funcionamento. Nesse caso deverá funcionar com com apenas uma palmada.

O valor de R7 do circuito que você postou (http://img693.imageshack.us/img693/5409/imagemkb.png) me parece muito baixo. Apenas 100 ohms. Isso poderia danificar a saída do 4013. Recomendo usar um de 3K3.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou colocar o led na saída do 4013 e checar mais uma vez o circuito para ver se não liguei nada errado. Se der certo eu aviso aqui, senão eu tiro umas fotos e posto. Você e meu professor estão me ajudando nisso, amanhã eu até vou levar pra escola para ele dar uma olhada.

Eu apenas não entendi porque voce não fez a ligação do led no 4013 do mesmo jeito que voce ligou no 555.

E eu não sei se voce calculou o R7 baseado no Vcc circuito que voce postou, que é 12 volts, pois estou alimentando o circuito com 5 volts.

edit: cara, eu acho que já fiz tanta ligação errada nesse circuito que queimei todos os 4013 e 555 que eu tinha. Porque não é possível, cada CI que eu coloco tem um resultado diferente. Antes ele acendia o led no 555 e com uma palma o relé mudava de estado, aí eu batia outra palma e outras duas e o circuito não funcionava mais. Aí fiz o que voce disse para ver se o problema era no segundo flip-flop, batia palma e não acontecia nada. Troquei de 4013, bati palma e não aconteceu nada. Agora troquei de 4013 de novo porque eu tenho uns 6 aqui, coloquei, alimentei o circuito e aconteceu a mesma coisa da primeira vez. Uma palma o relé mudava de estado e depois parava de funcionar. Aí eu tiro o fio negativo da bateria, coloco logo em seguida e funciona nada. Não da pra entender. Ja já vou colocar as fotos.

E todos os testes foi com R7 no valor de 3K3 ohms.

Agora mesmo, coloquei para enviar a mensagem editada, testei de novo o circuito e ele funcionou com duas palmas, depois eu bati duas palmas de novo e nada aconteceu, nem o led do 555 acendeu. É como se o circuito se desligasse depois que o relé muda de estado uma vez só. O circuito está muito instável, estou começando achar que o problema está na protoboard.

Qual é o funcionamento correto do led no 4013? Pois eu coloquei ele exatamente como está no seu circuito e quando eu bato palma, o led azul do 555 acende e apaga e o led verde do 4013 acende e continua aceso até a segunda palma. Eu bato palma pela segunda vez, o led azul acende e apaga e o led verde apaga. Pelo o meu ver, está tudo funcionando até o momento, que não sei porque, o circuito trava. O led azul nao conta mais nenhuma palma. E mesmo quando tava funcionando, o relé não estava comutando.

Edit: ta aí as fotos.. no momento eu que eu tirei, a situação do circuito era assim, uma palma o relé comutava, apagava o led ligado a ele (voce pode ver na foto) e o led verde do 4013 ligava. Aí o circuito travava e tinha que retirar a alimentação e ligar de novo. O led ligado ao 555 é azul mas como ele só acende no momento da palma, não consegui tirar a foto e devido ao flash da camera, em uma foto ele parece ser branco e estar aceso.

1002941.jpg1002943n.jpg1002945a.jpg1002946u.jpg1002948r.jpg1002951dt.jpg1002952j.jpg1002953t.jpg1002954t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diisenese, analisando as fotos, não encontrei nenhum erro na sua montagem.

No caso do R7, mesmo para uma tensão de alimentação de 5 V, 100 ohms é um valor muito baixo, pois, sujeitaria a saída do 4013 a uma corrente de cerca de 40 mA e as saídas dos flip-flops do 4013 não foram projetadas para fornecer correntes dessa ordem, creio. Foi por esse mesmo motivo que usei um transistor para acionar o LED. Já o 555 pode fornecer até 200 mA na saída e, então, não tem problema de ligar o LED direto.

O capacitor que você ligou no pino 5 do 555 é de 100nF? Pelo tamanho parece ser de valor menor.

O comportamento do LED ligado na saída do 555 indica se o circuito está funcionando corretamente até aquele ponto. Para estar funcionando corretamente, o LED tem que acender e apagar todas as vezes que você bater palmas. Pelos valores de R4 e C4, ele deve ficar aceso por 0,1 segundo. http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm555.pdf

Como você relatou que houve um momento em que esse LED não acendia quando você batia palmas, provavelmente há um problema antes desse ponto do circuito. Pode ser algum componente com defeito, mal contato ou até mesmo erro de quem desenhou o circuito. Recomendo que você desconecte o fio que liga o pino 3 do 555 ao pino 3 do 4013 e teste, ou seja, verifique se o LED ligado no pino 3 do 555 acende e apaga todas as vezes que você bate palmas.

Alguns posts atrás você relatou que havia ligado errado o 555 e que ele havia esquentado bastante. Ele pode ter sido danificado. Melhor substituir por um novo para ter certeza de que o problema não é com o 555.

O funcionamento correto do LED ligado na saída do primeiro flip-flop do 4013 (pino 1) é mudar de estado todas as vezes que você bater palmas (uma batida apenas). Se estava apagado, acende e se estava aceso, apaga. Já a saída do segundo flip-flop (pino 13) muda de estado a cada duas batidas de palmas. Nessa página da internet tem uma explicação do funcionamento do 4013: http://www.doctronics.co.uk/4013.htm

Eles recomendam ligar um capacitor eletrolítico de 47 uF ou 100 uF entre o positivo e o negativo da alimentação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser algum mal contato cara. Pois agora há pouco o circuito funcinou CERTINHO, te juro, funcionou perfeitamente. Aí depois de bater palma umas 12 vezes, o circuito travou de novo. O led verde do 4013 está aceso, como se faltasse uma palma para bater e o relé comutar e o led azul do 555 não está mais acendendo para nada.

O capacitor é de 100nF pois na marcação dele está 104.

O circuito varia toda hora, as vezes funciona com uma palma e depois trava, as vezes nao funciona nada, as vezes ele apaga o led do led, acende o led verde e trava e só uma vez funcionou perfeitamente.

Creio que o circuito está com mal contato ou a protoboard está dando mal contato. Porque as vezes eu retiro o fio negativo da bateria e coloco, o led verde não acende e o circuito nao funciona, aí eu retiro e coloco de novo, o led verde funciona mas o circuito nao funciona. Parece até que está funcionando como um contador, sei la. Coloquei o capacitor de 47uF mas só por seguraça mesmo, porque não mudou nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato pode ser mal contato. Se o LED azul não acende, isto indica que o problema está da saída do 555 para trás, não significando que não exista outro problema para a frente.

Você vai ter que tirar e recolocar todos os componentes e fios para ver se elimina o mal contato.

Mas, se o 555 esquentou a ponto de derreter a protoboard, eu não confiaria muito nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!