Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura muito em alta no AMD 7750/ MB M3A78-EM


Arcannos

Posts recomendados

Estou com um computador novo, mas percebi que a temperatura ta ficando alta, imaginei que com esse gabinete ja seria o bastante e ainda mais que nem placa de vídeo off coloquei ainda, mas parece que não, vou postar umas imagens para facilicar. A Máxima que a MB deve chegar é 45° e ela está ficando nessa temperatura por muito tempo todo dia, sem nem eu estar exigindo muito do computador, e o processador em jogos nem tão pesados também chega aos 59° e é aconselhável que não passe de 60° por comprometer a vida útil né, mas a temperatura máxima que ele pode alcançar é 73° segundo o manual, vou postar também uns testes em IDLE e Full.

post-508599-13884952196528_thumb.jpg

post-508599-13884952197058_thumb.jpg

post-508599-13884952197597_thumb.jpg

post-508599-13884952197901_thumb.jpg

post-508599-13884952198192_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Arcannos, uma opcao para baixar a temperatura da mobo seria colocar um fan de 120mm na lateral do seu computador, ela ja possue um grill então bastava colocar ele na parte de dentro jogando ar fresco em cima da mobo, talvez isso ajude a baixar a temperatura, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a versão da Bios que você usa? pela sua SS o Vcore está muito alto.

Veja se no site da Asus não há uma mais rescente.

Veja tambem se o Cool'n'Quiet está ativado.

Ja atualizei para mais recente pelo que lembro, a 1805.

Não estava ativado, esse programa ajuda assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja atualizei para mais recente pelo que lembro, a 1805.

Não estava ativado, esse programa ajuda assim?

Na verdade é um utilitário na bios, e dê uma olhadinha no gerenciamento de energia do windows na parte de processador, fixe o mínimo em 5% e o máximo em 100%. Depois verifique usando o Everest - Ferrramentas - CPUID, se o clock está sendo reduzido, ( idle ) assim como seu multiplicador, não me lembro do kuma, certamente seria: 1250 - 6,25x - 1,08V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também olhei esses 2 modelos, qual aconselham:

http://www.ibyte.com.br/index.php?controller=product&cat=HDW&subcat=COO&product_id=00189

http://www.ibyte.com.br/index.php?controller=product&cat=HDW&subcat=COO&product_id=05388

Na verdade é um utilitário na bios, e dê uma olhadinha no gerenciamento de energia do windows na parte de processador, fixe o mínimo em 5% e o máximo em 100%. Depois verifique usando o Everest - Ferrramentas - CPUID, se o clock está sendo reduzido, ( idle ) assim como seu multiplicador, não me lembro do kuma, certamente seria: 1250 - 6,25x - 1,08V.

E onde vejo isso de gerenciamento de energia do windows na parte do processador? Não achei aqui no painel de controle, aqui é Windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também olhei esses 2 modelos, qual aconselham:

http://www.ibyte.com.br/index.php?controller=product&cat=HDW&subcat=COO&product_id=00189

http://www.ibyte.com.br/index.php?controller=product&cat=HDW&subcat=COO&product_id=05388

E onde vejo isso de gerenciamento de energia do windows na parte do processador? Não achei aqui no painel de controle, aqui é Windows XP.

Faz tempo que não uso XP, provavelmente não tem este recurso.

Olhando mais sua SS percebi um detalhe, gostaria que você averiguasse e postasse os resutados. O Evereste mede a velocidade do chassi. Atualize a versão do Everest e veja se os plugs estão conectados corretamente, Fans e CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entre os dois modelos que voce citou o segundo é melhor, mas eu pegaria essa: http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=64&osCsid=emau6v3b01s41mju3fh5shtar4

muito bom cooler alem de 90 cfm de fluxo de ar.

valeu!

Mas o frete para cá dai sairia mais caro do que o próprio objeto "/

Ah também achei essa opção sendo aqui do Ceará fica mais fácil, o preço é maior do que o segundo do anterior, mas melhora muito em relação ao outro?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99603289-ventilador-fan-cooler-arctic-coolling-120mm-56cfm-silencioso-_JM

Faz tempo que não uso XP, provavelmente não tem este recurso.

Olhando mais sua SS percebi um detalhe, gostaria que você averiguasse e postasse os resutados. O Evereste mede a velocidade do chassi. Atualize a versão do Everest e veja se os plugs estão conectados corretamente, Fans e CPU

Acho que ja estou usando a versão mais atual assim do Everest Ultimate Edition, a velocidade do chassis ali ta baixa? a média que fica os dois é 1,1 e 3,1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se a versão do Everest é 5.1 a leitura está errada, não pode ser chassi, pois esta leitura ser refere aos Fans, se fosse mesmo a leitura do Processador, ela com o processador a 73Cº estaria a ± 6000RPM. Veja as temperaturas na Bios de sua Placa, veja se coincidem com as do Everest

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se a versão do Everest é 5.1 a leitura está errada, não pode ser chassi, pois esta leitura ser refere aos Fans, se fosse mesmo a leitura do Processador, ela com o processador a 73Cº estaria a ± 6000RPM. Veja as temperaturas na Bios de sua Placa, veja se coincidem com as do Everest

Em outras horas ja olhei lá, a temperatura era a mesma, e o pc não chegou a 73° pra estar a isso, o que eu disse foi que no manual tem dizendo a temperatura máxima que ele pode atingir é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh!! amigo, desculpa, mas estas coisas são stressantes mesmo.

Vi que você atualizou a SS do Everest, agora as temperaturas estão dentro do normal.

Verifique se a função Q-Fan de sua placa está ativada.

Se queiser melhorar ainda mais ponha mais um Fan de 120mm na parte frontal com o fluxo de ar direcionado para dentro do gabinete, e se quiser abusar um pouco mais, substitua o duto por mais um fan de 80/90mm com o fluxo direcionado para dentro, isso vai servir prar aliviar tambem seu chipset, já que o cooler sopra o ar para as memórias e Mosfet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que dar um pouco de trabalho, mas tenta por na frente, o fluxo de ar fica mais eficiente. O Q-Fan fica na aba Power da bios de sua placa, pela SS ele esta habilitado.

a rotação está no máximo.

Você tem experiencia em montar computador? senão ai vai uma dica.

Te sugiro:

Se tiver pasta térmica, bom trocar, tira os grampos que fixam o cooler, verifique se ele estar perfeitamente encaixado, faça isso com movimentos giratórios curtos, ajuste ao centro, sem erguer o cooler depois o grampeie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que dar um pouco de trabalho, mas tenta por na frente, o fluxo de ar fica mais eficiente. O Q-Fan fica na aba Power da bios de sua placa, pela SS ele esta habilitado.

a rotação está no máximo.

Você tem experiencia em montar computador? senão ai vai uma dica.

Te sugiro:

Se tiver pasta térmica, bom trocar, tira os grampos que fixam o cooler, verifique se ele estar perfeitamente encaixado, faça isso com movimentos giratórios curtos, ajuste ao centro, sem erguer o cooler depois o grampeie.

Mas isso da pasta térmica seria só para o processador né, e o que ta preocupando mais agora é a placa mãe, e um dia desse um técnico olhou a pasta térmica dele e tinha era muito ainda da que vem, computador novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, eu percebi uma parada, sua Fan traseira está com o cooler jogando ar pra dentro ou tirando o ar de dentro?Porque por exemplo, em fans de baixa qualidade, quando aquela parte que tem o adesivo com o nome da empresa e tal, é o lado que ela joga ar.Se estiver jogando ar pra dentro, inverta, coloque pra tirar o ar de dentro.Se não, você pode tentar colocar uma pasta térmica de qualidade.Uma coisa também, verifica se a sua fonte está tudo correto, ela pode estar passando alguma tensão incorreta, verifica ela.Se for colocar pasta térmica, nao coloque muita, e pra você tirar a que vem com o processador, porque depois de um tempo ela gruda com o dissipador, é só tiro o processador junto com o cooler, pegar um secador de cabelo, ai ele desgrudar do cooler, ai depois é só você limpar com alcool isopropílico(sei la se é assim hehe).Depois de tudo isso, verifica, veja se você está colocando o cooler corretamente, se estiver, verifica sua fonte, se estiver tudo certo então eu não sei, verifica por exemplo, se a temperatura mostrada está correta, como: coloque a mão no seu dissipador, verifica se ele tá muito quente assim, se não, pode ser um erro da sua Bios(sim, eu já ví placas-mãe, asus também, mostrando temperatura do processador em 80°C, sério), se estiver muito quente, então é o seu processador mesmo.E mais uma coisa, desabilita função Cool´n Quiet da AMD, já ajuda, desabilitando você mantêm a velocidade da FAN sempre no máximo dela, e essas fan da amd não sao barulhentas.Qualquer coisa posta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, eu percebi uma parada, sua Fan traseira está com o cooler jogando ar pra dentro ou tirando o ar de dentro?Porque por exemplo, em fans de baixa qualidade, quando aquela parte que tem o adesivo com o nome da empresa e tal, é o lado que ela joga ar.Se estiver jogando ar pra dentro, inverta, coloque pra tirar o ar de dentro.Se não, você pode tentar colocar uma pasta térmica de qualidade.Uma coisa também, verifica se a sua fonte está tudo correto, ela pode estar passando alguma tensão incorreta, verifica ela.Se for colocar pasta térmica, nao coloque muita, e pra você tirar a que vem com o processador, porque depois de um tempo ela gruda com o dissipador, é só tiro o processador junto com o cooler, pegar um secador de cabelo, ai ele desgrudar do cooler, ai depois é só você limpar com alcool isopropílico(sei la se é assim hehe).Depois de tudo isso, verifica, veja se você está colocando o cooler corretamente, se estiver, verifica sua fonte, se estiver tudo certo então eu não sei, verifica por exemplo, se a temperatura mostrada está correta, como: coloque a mão no seu dissipador, verifica se ele tá muito quente assim, se não, pode ser um erro da sua Bios(sim, eu já ví placas-mãe, asus também, mostrando temperatura do processador em 80°C, sério), se estiver muito quente, então é o seu processador mesmo.E mais uma coisa, desabilita função Cool´n Quiet da AMD, já ajuda, desabilitando você mantêm a velocidade da FAN sempre no máximo dela, e essas fan da amd não sao barulhentas.Qualquer coisa posta.

Não sei se o fan traseiro é ruim assim, da Cooler Master, mas vou verificar isso.

E isso da fonte passar tensão incorreta, como olho?

E mais onde fica o dissipador? sou meio iniciante nisso ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simplificando... baixa teu vcore pra 1.25 e seta o multiplicador em 14x (isso é o original)

o fan traseiro como exaustor

o fan frontal jogando ar friu

se eles nao diminuirem a temperatura...

coloca um fan lateral jogando ar friu em cima do processador, e outro abaixo do mesmo jogando ar friu em cima do resto da placa-mãe...

de preferência todos de 120mm

e eu recomendo esses dois modelos ak q sao mtoooo bons e silenciosos...

Cooler Master R4 ou Zalman F3

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=24_132&products_id=1503

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=24_132&products_id=2026

ta ai ;D

abraço fera e pode fazer isso q to falando q nao tem outro jeito nao ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!