Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir distancia do Aeromodelo em relação ao controle


Alphax71

Posts recomendados

Cabteixeira, você não entendeu.. o avião estaria com o emissor e você estaria em terra com o receptor, o receptor sim teria um VU de leds ;)

Esses equipamentos são confiáveis porém caros e tem modelos que funcionam em algumas centenas de metros e outros a alguns quilometros

Minha ideia não é essa...

Se o operador do rádio controle conseguir visualizar o brilho de um LED que estivesse no avião (poderia ser um na barriga, um na ponta da cada asa e um na deriva vertical - ou seja: em vários lugares ao mesmo tempo), nós poderíamos utilizar o receptor que está dentro do modelo como medidor de sinal.

Assim, a medida que o modelo se afaste do emissor do controle remoto, o sinal de rádio que chega até o modelo iria ficando mais fraco... Então, bastaria recolher uma amostra desse sinal em algum ponto do circuito do receptor e comparar a sua intensidade... Se a intensidade do sinal que o receptor está captando fosse abaixo de um determinado nível, o conjunto de LEDs no modelo começariam a piscar (como as luzes de navegação das aeronaves fazem). Isso indicaria ao operador que a aeronave está se afastando demais do controle remoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é interessante, porém ao invés de leds de altobrilho, poderiamos ter o avião inteiro iluminado, porém essa ideia é completamente furada pois infelizmente a grande maioria voa com seus modelos durante o dia, e um led de altobrilho contra o sol ou a mais de 12m na luz do dia é praticamente invisivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se funcionaria... mas não custa dizer minha ideia...

Se o avião e o controle tiverem os dois um relógio sincronizado, não seria possivel enviar um pulso que transmitisse junto o segundo que ele foi lançado? Assim o avião o receberia e seria capaz de calcular a distancia entre o tempo de envio da onda e o tempo de recebimento do pulso e então sabendo a velocidade dessa onda seria capaz de saber a distancia...

Bom, foi só uma ideia.

O problema dos leds não é realmente um problema, ao invés de piscar, ele poderia enviar um comando para o controle começar a beepar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos,

Quanto a enxergar ou não o aeromodelo a uma distancia de 1Km não importa muito, pois futuramente estou pretendendo fazer voos virtuais, com cameras acopladas no aeromodelo e oculos de vídeo, isso eliminaria a necessidade de visualização a distancia do aeromodelo, mas ainda não esta em teste pois falta uma única peça. Essa no link abaixo:

Encontrei também um sistema muito interessante de GPS para o aeromodelo. Algo bem profissional também, no momento estou querendo algo mais simples. Mas vale a pena postar aqui, veja os links abaixo:

sistema gps para aeromodelos:

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=60&products_id=848

video demonstrativo do gps:

Alguem se habilita a desenvolver algo mais simples?

Leandro

___________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais simples até o momento é aquele do vu de leds que vai diminuindo a escala de acordo com a distância, aí com um programa você pode jogar esse vu direto no hud virtual...

Porém, se você quer um projeto que funcione de verdade e tal, sugiro que contrate alguém para fazer o equipamento, porém, irá sair talvez mais caro do que comprar esse GPS aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Isso ai me parece um datalogger onde um jogo de sensores e um transmissor fica instalado no aeromodelo e envia para a estação os dados coletados que pode ser temperatura, velocidade entre outros, não é algo la muito difícil de se fazer o problema é fazer o sistema para calcular a distancia em relação a base.

se alguem tiver alguma ideia prática...

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai me parece um datalogger onde um jogo de sensores e um transmissor fica instalado no aeromodelo e envia para a estação os dados coletados que pode ser temperatura, velocidade entre outros, não é algo la muito difícil de se fazer o problema é fazer o sistema para calcular a distancia em relação a base.

se alguem tiver alguma ideia prática...

abs.

eu tava pensando aqui, se fizer duas bases uma a uns 10 metros da outra e colocar um transmisso no avião( talvez sejam nescessarios 4 bases) e usar um programa, talvez prescisse ser num notebook que calculasse a diferença de sinal entre as bases e desse a distancia

é claro que é só uma ideia , e precissa de muito trabalho pra ficar prtat, mas essa triangulação seria omelhor método pois não vejo como sem usar um GPS

(antigamenete usavam essa técnica pra detectar submarinos e navios, só que nesse caso era uma base em cada continente com um radar de longo alcance)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal.

|

Que bom retomarmos a esse assunto ainda não resolvido.

Em minhas pesquisas, passaram-me os dois links abaixo, mas são recursos caríssimos, não tenho certeza de serem a solução e ainda estão muito além do que procuramos.

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/advanced_search_result.php?keywords=FPV&x=8&y=14

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138484451-asa-espi-fpv-aeromodelo-gigante-completo-p-vou-virtual-_JM

No momento estou preparando uma pergunta no link abaixo, pois eles têm muitos produtos da eagletreesystem empresa que postei aqui no fórum.

Vamos ver no que dá.

http://www.rctoys.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=SRCH&Search=Eagle+Tree+MicroPower

Assim que tiver alguma resposta, posto aqui.

Até....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto pesa o transmissor e o receptor de radiofrequencia de um aeromodelo convencional. Na verdade se fosse possivel colocar um transmissor desses no avião seria uma coisa beeeem possivel de se fazer. Basta modular que nem acontece no GPS uma onde de baixa frequencia. O aviao recebe o sinal e transmite o complementar dele. Assim o seu receptor estaria recebendo na verdade a distancia de voce ate o aviao e do aviao ate voce. Basta então dividir a distancia por dois tendo o erro do processamento do sinal pelo microncontrolador que fique no aviao. Acho mais fácil do que sincronizar o sinal. porém voltamos ao ponto do transmissor e seu peso.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Antigo o tópico... mas estava lendo e tive uma ideia...

em robotica se usa acelerometros de tres dimensões que podem "integrar" as distâncias percorridas....

Esse acelerometros "sentem" a aceleração da gravidade e as impostas a um corpo de modo que é possi

vel fazer uma previsão do movimento total...Os celulares integram esses tipos de sensores e estes são 

vendidos em sites de componentes... Além de tudo os erros inerentes a medição se acumulam e a precisão 

pode não ser a necessária... 

Isso tudo é teórico e não tenho um circuito.. além do mais creio que são necessários conhecimento avançados... 

mas como acredito que a disseminação de idéias seja útil , estou escrevendo...

abraço a todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Carlos Gois Brito ,

 

Bem vindo ao CDH, meu amigo.

 

Sua ideia até poderia dar uma aproximação de medida. Mas pense bem : você confiaria nisto para controlar o voo de um avião de mais de R$10.000,00 ?  Ou um hexacóptero que pode retornar automaticamente ao local de pouso em caso de perda de sinal ? Se sua medida estiver errada, ambos podem não chegar até o local.

 

Em ambos os casos usa-se GPS de alta qualidade, justamente para diminuir o erro ao máximo.

 

Eu tenho isso tanto no meu avião como no meu hexacóptero, e tenho telemetria e calculo a distância até o meu radiocontrole a cada segundo. Investi num GPS que é considerado um dos melhores para isto, e ainda assim tenho erros de 4 metros...

 

Mas continuando a sua ideia, uma controladora de voo teria de ter muito poder de computação para ficar integrando todos os vetores fornecidos a todo instante, e ainda conseguir controlar o aeromodelo.

 

Ainda não vi nenhuma com poder para algo deste tipo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!