Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial : Introdução ao uso de PIC´s em BASIC com o PIC Simulator IDE - Parte 1/2


Posts recomendados

Ola amigos do forum bom dia.

Estou precisando da ajuda de vocês, estou postando esse codico, botÃo e led.

Funciona da seguinte maneira.

Quando aciono o botÃo o led acende

quando solto o botÃo o led apaga.

No etanto agora que pega.

Nesse mesmo programa estou querendo colocar outro botÃo separado

quando for acionado tambem ira acender outro led, independente, 0 cod. É esse:

#include <p18f452.inc>

__config _config1h, _xt_osc_1h

__config _config2h, _wdt_off_2h

__config_config2l,_bor_on_2l & _borv_42_2l

__config _config4l, _lvp_off_4l

org 0

movlw b' 00000111'

movwf adcon1

movlw b' 00000001'

movwf trisa

repete

btfsc porta,0

bra dfesliga_led

bra liga_led

bra desliga_led

bcf porta,2

bra repete

liga_led

bsf porta,2

bra repete

end

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe amigo aphawk, desculpe mesmo obrigado tenha um bom dia.

amigos do forum felicidades,

estou postando aqui nesse forum esse codico;

mas antes deiche eu explicar o que eu quero, é o seguinte quando eu apertar dois botões ao mesmo tempo o led acende, quando eu soltar o botao o led apaga tem como fazer ? desde de já brigado a todos.

program logica

symbol botao=portb,o

symbol botao1=portb,1

symbol led =portb,2

main:

cmcon=7

trisb=%00000011

if portb.0 and portb.1=0 then

setbit (portb,2)

else

clearbit(portb,2)

goto main

end if

end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, isso não funcionaria ...

if botao1 and botao2=0 then

Esse tipo de teste deveria funcionar assim : primeiro, faz o AND entre as duas variáveis, e se o resultado desse AND for 0, continuaria executando após o THEN.

Se , com os dois botões apertados, ambas as variáveis deveriam ser 0, o teste correto deveria ser este :

if botao1 or botao2=0 then

Assim só se ambos fossem 0 que o resultado seria 0 !

Mas o PSI não aceita esse tipo de teste, quase sempre dá pau no software !

O correto SEMPRE é voce fazer a operação lógica e armazenando o resultado em uma variável, e logo depois voce TESTA essa variável.

Eu fiz este programa e testei, funcionou direitinho, claro que dimensionado para um PIC16F628A, com cristal de 4 Mhz :


Define CONF_WORD = 0x3f70
Define CLOCK_FREQUENCY = 4
AllDigital
TRISB = 11111011b
Dim b1 As Bit
Dim b2 As Bit
Symbol botao1 = PORTB.0
Symbol botao2 = PORTB.1
Symbol ledout = PORTB.2
ledout = 0 ' apaga o LED
inicio:
b1 = botao1 ' le o botao
b2 = botao2 ' le o segundo botao
[COLOR=Red]b2 = b2 Or b1[COLOR=Black] ' se ambos estiverem em 0, resultado sera 0, senao sera 1[/COLOR][/COLOR]
[COLOR=Red]If b2 = 0 Then[/COLOR]
ledout = 1 ' acende o LED
Else
ledout = 0 ' apaga o LED
Endif
Goto inicio
End

Repare as instruções em vermelho, ok ?

MA2008,

Veja se isso resolve o seu problema !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia amigo.

botei pra copilar esse codico e deu esse erro será que esqueci de mais alguma coisa?

Define CONF_WORD = 0x3f70

Define CLOCK_FREQUENCY = 4

AllDigital

TRISB = 11111011b

Dim b1 As Bit

Dim b2 As Bit

Symbol botao1 = PORTB.0

Symbol botao2 = PORTB.1

Symbol ledout = PORTB.2

ledout = 0 ' apaga o LED

inicio:

b1 = botao1 ' le o botao

b2 = botao2 ' le o segundo botao

b2 = b2 Or b1 ' se ambos estiverem em 0, resultado sera 0, senao sera 1

If b2 = 0 Then

ledout = 1 ' acende o LED

Else

ledout = 0 ' apaga o LED

Endif

Goto inicio

End

erro:

0 1 mBPic.exe -DBG -pP16F628A -MSF -Y -DL -O11111114 -fo4 -N"C:\logica.mbppi" -SP"C:\Arquivos de programas\Mikroelektronika\mikroBasic PRO for PIC\defs\" -SP"C:\Arquivos de programas\Mikroelektronika\mikroBasic PRO for PIC\Uses\P16\" -SP"C:\" "__Lib_Math.mcl" "__Lib_MathDouble.mcl" "__Lib_System.mcl" "__Lib_Delays.mcl" "__Lib_CType.mcl" "__Lib_String.mcl" "__Lib_Conversions.mcl" "__Lib_Time.mcl" "__Lib_Trigon.mcl" "__Lib_Trigonometry.mcl" "__Lib_Button.mcl" "__Lib_Keypad4x4.mcl" "__Lib_Manchester.mcl" "__Lib_OneWire.mcl" "__Lib_PS2.mcl" "__Lib_Sound.mcl" "__Lib_SoftI2C.mcl" "__Lib_SoftSPI.mcl" "__Lib_SoftUART.mcl" "__Lib_EEPROM.mcl" "__Lib_PWM_b3.mcl" "__Lib_UART_b21.mcl" "__Lib_CF.mcl" "__Lib_GlcdFonts.mcl" "__Lib_Glcd.mcl" "__Lib_LcdConsts.mcl" "__Lib_Lcd.mcl" "__Lib_RS485.mcl" "__Lib_T6963C.mcl" "logica.mbas"

0 155 Available RAM: 208 [bytes], Available ROM: 2048 [bytes]

0 133 Compilation Started C:\\logica.mbas

1 1015 Hint: Compiling unit "C:\\logica.mbas" logica.mbas

2 303 Identifier "Define" was not declared logica.mbas

2 303 Identifier "Define" was not declared logica.mbas

2 304 Syntax error: Expected "end" but "Define" found logica.mbas

2 304 Syntax error: Expected "." but "CONF_WORD" found logica.mbas

0 102 Finished (with errors): 07 jul 2010, 08:02:13 logica.mbppi

amigo umildemente por favor.

desde de já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Jorge,

Não é bem assim ... tem de ver a tabela-verdade da operação OR :

0 ou 0 = 0

0 ou 1 = 1

1 ou 0 = 1

1 ou 1 = 1

Se o nivel da porta de entrada é 1 quando em repouso, e quando apertado o botão passa a ser 0, e o nosso amigo quer que o LED acenda apenas quando os dois botões forem apertados, tem de ser do jeito que eu falei mesmo, 0 ou 0 , concorda ?

Se fosse usado o AND, daria errado, faça a tabela-verdade e veja !

Amigo MA2008,

voce tentou usar o MIKROBASIC ... não vai rodar nele !

Instale o PIC SIMULATOR IDE, tem todas as instruções no tutorial , baixe ele e compile o programa. Pode usar a versão demo mesmo que vai rodar sem problemas.

Um abraço.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo obrigado, cimulei no proteus e deu tudo certo, agora acrecentei outro botao agora são tres, vou testa-lo no proteus, o codico ficou assim.

Define CONF_WORD = 0x3f70

Define CLOCK_FREQUENCY = 4

AllDigital

TRISB = 11110111b

Dim b1 As Bit

Dim b2 As Bit

Dim b3 As Bit

Symbol botao1 = PORTB.0

Symbol botao2 = PORTB.1

Symbol botao3 = PORTB.2

Symbol ledout = PORTB.3

ledout = 0 'apaga o LED

inicio:

b1 = botao1 'le o botao

b2 = botao2

b3 = botao3 'le o segundo botao

b3 = b3 Or b1 'se ambos estiverem em 0, resultado sera 0, senao sera 1

If b2 = 0 Then

ledout = 1 'acende o LED

Else

ledout = 0 'apaga o LED

Endif

Goto inicio

End

tenho mas duvidas, porque tive que colocar b3 = b3 Or b1 antes era b2=b2 or b1 porque, desculpe não quero ser chato nem uma mala sem alça, mas é q não sei estou aprendendo, por favor.

aguardo retorno

desde ja obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, sem erro, meu amigo, agora pelo menos estamos falando a mesma lingua.... fica BEM mais fácil !

Este trecho :

b3 = b3 Or b1 'se ambos estiverem em 0, resultado sera 0, senao sera 1
Está errado... voce não está testando o botão b2, certo ?

Se o LED só tiver de acender com os 3 botões apertados, troque esse código por este :


b2 = b2 or b1
b2 = b2 or b3 ´ o resultado só será 0 se todos os 3 botões forem 0 !

Ou seja, se qualquer um dos botões estiver sem estar apertado, o resultado final será , invariávelmente, b2 = 1 e o teste logo em seguida irá falhar !

E claro que voce está aprendendo... só de acertar o valor do TRISB já mostra que está no caminho certo ! Quanto a entender essas malditas lógicas tipo OR, AND, XOR, NAND, etc....., só mesmo fazendo e testando ! Mas o bom de usar o PSI é que voce consegue VER o LED acendendo ou não, acrescentando os hardwares dos Leds, faça isto e vai ver que aprender vai ficar MUITO mais fácil, ok ?

Deixe o PROTEUS para depois de estar todo o projeto pronto, utilize sempre o PSI pois é bem mais fácil e rápido ver tudo funcionando.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ma2008,

Eu estou aqui justamente para ajudar a quem quer mesmo aprender !

Mas, por favor, baixe e leia bem o meu tutorial, faça os experimentos que estão lá ( pelo menos usando o PSI ), e leia os programas e as explicações, e só depois ,caso tenha algo que não tenha compreendido, me pergunte, ok ?

É que quase sempre as perguntas estão respondidas no tutorial, e como hoje eu estou totalmente voltado para o tutorial para AVR's , fica difícil eu voltar a pensar em termos do PSI e dos PICs.

Mas, como disse, pode perguntar o que voce não entender, que eu sempre responderei !

Jorge_Eletronico,

Hehehe , é muito fácil a gente confundir estas coisinhas se não usamos isso direto no dia a dia !

É que eu já escreví muiiiiito software para microprocessadores, sempre voltado a controle de processos industriais, claro que isso foi entre 1985 - 1989, mas ainda não esqueçí da maioria dos truques que eram decorebas....

As tabelas-verdade são pura decoreba, mas a gente naturalmente fica com a impressão ( no cérebro ! ) que quando apertamos um botão, o nivel dele é 1, mas quando implementamos nos PIC's e AVR's, quase sempre economizamos os resistores e ligamos os botões ao terra, e a lógica tem de ser invertida e a cabeça se confunde fácil, fácil !

Mas lembre-se, é para essas horas que existimos aqui no fórum, não só eu, mas o Mestre Felipe principalmente, entre tantos outros, estamos aqui para ajudar a quem REALMENTE quer aprender !

Um abraço a todos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulo hoje logo pela manhan entrei no forum, que alegria ouvir essas palavras de encentivo e´como eu estivesse num tunel sem saida e na escuridão, e de repente varias saidas aparecesem, sabe tenho 43 anos e ontem meu neto nasceu as 19:hora

o nome dele é Isac, casei cedo tenho tres filhos luto muito na vida, abri mao de meus ideais para educar meus filhos, graça a Deus ele me deu esse entendimento, meu filho tem 21 anos, minha filha tem 19anos, e o casulinha tem 4 anos, minha filha casa ano que vem, e somos uma afamilia abençoadá por Deus, ano passa que consegui terminar meu 2º grau, estou agora concluino o curso técno em eletrônica, só agora volto a me dedicar aquilo que tenho plazer a eletronica. e esse mundo estraordinário que é os microcontroladores, que bom que achei vocês, só tenho a agradecer, como sei que vocês são observadores, sou cristão, e tento errar menos na vida. sinceramente pensso que quando vocês tambem começaram a programar pics tambem tiveram alguma dificuldade, gostaria que vocês me dessem um retorno para mim, pra que sirva de uma força pra mim continuar, obrigado a todos e peço a Deus que nos abençoe.

volto só final de semana, vou curtir o neto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores....

Apenas com o intuito de contribuir de forma positiva, somando se possivel meus parcos conhecimentos aos do grupo, abaixo segue uma rotina por mim usada e que testa o apertar de dois botões simultaneamente, usando a operação AND.

espera:

If sw_mnu_menos = 0 And sw_mnu_mais = 0 Then

If flags.6 = 0 Then

flags 0.6 = 1

menu = 0x00

GoTo menu_prog

Else

GoTo testa_sw_on_off

End If

Else

flags = 0x00

End If

Ela é parte do projeto de um CLP de baixo custo por mim desenvolvido, destinado a automatização de uma empacotadeira industrial, onde aciono de forma cíclica 12 relés, com tempos de operação e desoperação programaveis, leio um teclado multifunção de 5 teclas e tenho 4 sinais externos de controle. Possui um menu de 32 itens onde ajusto os parametros de funcionamento tais como quantidade/minuto, pontos de operação e desoperação de cada um dos relés de acordo com o estado de 4 sensores, já implantada e em funcionamento em uma pequena industria. Evidentemente que devo o resultado satisfatório obtido aos integrantes deste forum, em especial ao Paulo pelos sábios ensinamentos e incentivo. O meu próximo desafio é implementar um sistema automatizado, controlado por duas balanças eletrônicas.

IAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ma2008,

Acho que nem precisamos falar nada, voce mesmo já disse tudo !

Continue no mesmo rumo de tua vida, já é uma vitória tudo o que voce realizou, e ainda vai realizar mais, com a ajuda de Deus !

Todos tivemos dificuldades, e tem de ser desse jeito, pois o aprendizado só acontece quando entendemos o porquê que funciona do jeito que tem de funcionar... muitas vezes tentamos de tudo quanto é jeito, e aparece alguém e fala uma coisa que estava na nossa cara o tempo todo, mas não conseguíamos enxergar da maneira correta. E , neste momento, aprendemos muito mais.

Como eu falei muitas vezes para outros aqui no Fórum : faça a sua parte, meu amigo !!!! Só voce pode ter a vontade de ler os tutoriais, e ler também todos os posts deste tópico, existe muito conhecimento compartilhado por muitos de nós, sempre no intuíto de ensinar a quem deseja DE VERDADE aprender.

De minha parte, e de tantas feras que frequentam este tópico, sempre iremos ajudar a quem tem dúvidas e mostra que quer mesmo aprender.

Continue estudando, faça as simulações no PSI, e voce vai aprender naturalmente !

Basta postar que estamos sempre prontos a ajudar !

IAS,

Nossa, que satisfação em ler o que voce escreveu, ver o resultado de seus esforços serem recompensados e ver que novos horizontes profissionais estão se abrindo é algo que me deixa muito feliz ! Acredito que voce também se surpreendeu ao implementar seu projeto em uma indústria !

São estes momentos que compensam o esforço em escrever os tutoriais, e estar presente quando solicitado a ajudar !

Que este seu exemplo sirva para tantos outros, como o amigo ma2008, para que vejam aonde podemos chegar com uma linguagem muito simples de programação, e usando microprocessadores de baixo custo !

Mas lembro aqui que muitos outros estão presentes com seus conhecimentos, seja em hardware, seja em software, e é isto que torna o aprendizado tão eficiente.

Obrigado pelas suas palavras, IAS, e agradeço de verdade pelos seu depoimento e disposição em compartilhar seus conhecimentos para o benefício de todos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Satisfação ver esse tópico rendendo de forma positiva.

Agora venho com as perguntas, Paulo você que estava interessado em trabalhar com audio usando os AVR, saberia me dizer onde consigo um equivalente ao PGA2311? Eta bicho caro e nem na farnell tem...

Estou fazendo um Pre - digital para controlar o modulo de potencia de meu carro, ja fiz basicamente a IHM com um lcd 16x2 e estou implementando as rotinas da SPI e calculo do ganho em db, porém o PGA esta sendo uma pedra no sapato...

Estou gostando dos AVR, em especial o set de instruções dele, e a quantidade absurda de RAM e memoria de programa, da pra subistiuir um PIC24 da microchip sem problemas e pela metade do preço e velocidade semelhante, pois o PIC24F roda a no maximo 16MIPS ja os AVR possuem a mesma velocidade e memoria de programa, fora a RAM e EEPROM absurda e principalmente 131 instruções para eu me divertir.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

Pois é, é bom ver as coisas acontecendo , não é ?

Olha, eu achei esses PGA numa loja nos USA baratinho, e fiz uma relação de itens iteressantes para aproveitar a compra. Se voce quiser, eu compro alguns para voce, vou mandar para o endereço da warehouse que temos em Miami, e como tenho outras importações vindo de lá para alguns clientes, vou colocar junto. Demora umas 2 a 3 semanas.

Eu fiz um pré-amplificador simples, de baixo ruído, com transistores e o controle de tom Baxandall usando pot digital, vou te passar o esquema ainda hoje quando chegar em casa, acho que vai ficar interessante juntar isso tudo.

Quanto aos AVR´s, nem preciso falar... eu também adorei esses bichinhos, ontem fiz um teste de deteção de tom usando fft ( Goetzel ) , e funcionou direitinho, claro que com o Bascom.... e os custos deles são mesmo muito bons. Dá uma olhada no ATMEGA32, tendo ganho no ADC programável, e ainda podendo fazer medidas no modo diferencial, é um baita brinquedo, estou tentando fazer o analizador de espectro com ele, só estou levando ferro nas rotinas de fft... tudo o que acho é em C, e eu não entendo patavina disso, fica bem complicado.

Seguem abaixo dois links de controles de tom diferentes, o que eu acho melhor é o que usa um FET, mas tenho de recalcular a polarização para 12v. A ideia é simples, basta trocar os dois potenciometros por 2 pots digitais.

http://www.redcircuits.com/Page123.htm

http://www.tecluv.com/bass-and-treble-control-transistor-single-supply-baxandall-tone-control/

O PGA eu achei na Mouser ELetronics, tá na faixa de us$ 10 cada um, e tem no formato DIP.

Agora, eu tava dando uma olhada em alternativas para ele, achei um pot digital da Intersil ( XICOR ) muiiito interessante, acho que podemos trocar esse PGA por 2 desses pots , o interessante é que não dá para mensurar a distorção do bichinho, pois ele funciona diferente dos outros, dá uma olhada no site e veja o que voce acha, custa na faixa de us$ 3 cada um deles.

Acho que usar um PGA hoje é meio fora de propósito, tem tantos pots digitais de baixa distorção e ruído abaixo de -100 db , dá para substituir sem nenhum problema. Tá certo que os PGA tem ruido abaixo de -140 db, mas o amplificador de potência e o aparelho reprodutor para uso automotivo tem ruido entre 70 e 90 db, acho besteira usar um PGA...

Veja o que voce acha melhor, aliás, acho melhor criar um tópico para isto, não é ? Tá meio fora do assunto prIncipal ( BASIC .... ) !!!!

Um abraço.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Paulo, mais uma vez os meus sinceros agradecimentos a todos os que fazem este forum andar, e render frutos - sei que alguns "experts" até torcem o nariz ao se falar em desenvolver em BASIC mas... através dessa linguagem e com o auxilio do PSI também é possivel obter bons resultados mas, ainda resta muito a aprender sobre os PIC's e tambem sobre o PSI: até o momento ainda não tive necessidade de maior quantidade de memória ou recursos além dos fornecidos pelos PIC16F877, porém acredito que a migração para um chip de maior poder de fogo seja algo natural e decorrente do aprendizado - devo estar recebendo nos proximos dias o kit de desenvolvimento para os PIC's da famííla 18F, já que o uso de USB é cada vez maior - Os AVR's terão que esperar um pouco. Mas como citei acima ainda restam muitas dúvidas a respeito do PSI: uma coisa que parece boba mas ainda não encontrei o caminho foi acender o display LCD com a instrução lcdcmdout LCDDISPLAYON - dá erro de compilação no PSI, evidentemente que essa instrução segue os mesmos parâmetros e sequencias mencionadas no seu tutorial. Um outro projeto nosso, já montado, testado e em funcionamento é o comandar 64 relés e receber 4 alarmes pela porta serial do PC usando um simples PIC16F628.

Abraço a todos....

IAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IAS,

Dizem que conselho bom deveria ser cobrado.... mas eu não migraria para o PIC18, voce ainda vai ter grandes limitações na linguagem, se vai usar para uso profissional.

O PSI é maravilhoso para iniciantes e para usos simples em projetos caseiros, mas tem muitos limites, devido aos próprios PICs. Pouca memória RAM mata qualquer compilador.

Agora, voce não é mais um iniciante, e já conhece bem a linguagem BASIC, e como ela se relaciona com o microprocessador. Mudar de um PIC para um AVR não vai ser nenhuma novidade para voce, são muito parecidos, e quanto a linguagem, BASIC é uma linguagem simples e não importa qual a versão dela, quem conhece bem uma versão com certeza conhece imediatamente pelo menos uns 80% de uma outra versão, concorda ?

Experimente dar uma olhada no tutorial dos AVR, a linguagem BASIC é muito parecida, os comandos são muito parecidos, o hardware interno ( portas, timers, pwm, interfaces seriais ) é práticamente o mesmo dos PIC's, só que um AVR de mesmo preço que um PIC roda 4 vezes mais rápido no mesmo clock e tem até 4 vezes mais memória FLASH de programa e até 8 vezes mais memória RAM ! Já imaginou o poder dos seus programas, tendo 2048 bytes de RAM, em vez dos míseros 256 bytes ?

E aliado a tudo isto, o BASIC do BASCOM é muito, mas muito mais poderoso do que o do PSI. Trabalha com todo tipo de função matemática, tem tudo de trigonometria, trabalha com numeros reais e fracionários, com funções para tudo que é tipo de hardware, como por exemplo comandos prontos para dispositivos de comunicação Internet, suporte para pilha TCP/IP, rotary switchs, suporta todas as variantes de comunicação I2C ( o PSI só suporta 1 tipo... ) , TWI, possui funções para tratar relógio automático, com cálculo de datas, etc, etc, etc .... !

Dá uma olhada pelo menos no tutorial para AVR que estou escrevendo, voce vai ver que é bem simples.

Quanto à sua dúvida, o comando LCDCMDOUT LCDDISPLAYON apenas liga o cursor do display, só isso. Eu acabei de testar, usando o próprio exemplo LCD.BAS do PSI, e incluindo esse comando, testei e compilou sem nenhum problema.

Desisntale o seu programa, faça o reboot, e instale novamente, e volte a testar.... se ainda der problemas, atualize a versão para a 6.86, que é a que estou usando hoje, ok ?

Um abraço !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Paulo, estou a pouco mais de 1 ano com os chips da ATMEL, estou sentindo em peso a diferença entre eles e os MCU da microchip e estou novamente tomando gosto pelos 8bits.

hoje microchip, estou a usar PIC32 e dsPIC mas apenas em algo que envolva IHMs mais complexas e necessidades de um RTOS, 8bits eu uso para praticamente tudo,

Pra ter uma ideia um AVR pode subistituir sem muitos problemas um PIC24F de 16bits no quesito Velocidade e Flash por um preço e encapsulamento bem mais em conta.

Os Atmega1280 por exemplo ja roda a 20MIPs, com 128K de flash e 4K de RAM e EEPROM, fora a porrada de pefiféricos poderosos disponiveis.

Em alguns modelos da pra usar PLL e fazer a bagaça rodar a 64MHz,

Quanto a programação, quem entende a arquitetura e organização de memória dos PIC consegue migrar de um Assembly para o outro brincando, sem contar q fica até mais fácil, pois tem instrução pra tudo que é coisa.

No caso do BAsic a coisa fica ainda mais fácil de modo que você tem apenas de saber o nome dos SFR, e quais configurar, fora fato de que no reset todos os perifericos do AVR vem desabiitados evitando conflitos. O que ja não acontece na familia PIC, qqr um que ja programou um 877 da vida vai ter que mexer dos registradores CMCON, e ADCON pois sempre eles vem ativados...

Migrar hoje para 18F nao vale a pena pois alem da velocidade e memoria ser inferior, eles são incrivelmente caros, e não tem um desempenho nem de longe bom quanto aos AVR (Soschip vai ler isso e vai se matar de rir).

O que realmente mantem a microchip estão popular é a quantidade de documentação, codigos prontos e notas de aplicação bem elaborada, enchendo os olhos de quem quer a´prender.

porém a ATMEL ja da sinais de adotar essa politica, um exemplo é o site do AVR freaks, que tem uma carga de informação grande e bem explicada.

é bom que nem o suporte da Microchupa? Não não é e esta longe de ser, mas isso ja mostra interesse, por parte da ATMEL, em popularizar seus chips, mas se tiver paciencia consegue se aprender a dominar os AVR e ganhar uma poderosa solução de 8bits e de baixo custo.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos deste forum me desculpe por ser o meu primeiro contato aqui.

O que eu quero é aprender um pouco de como programar pic por ex: pic 12f675 / pic 16f84. Sou tecnico em eletronica trabalho há 14 anos com monocanal (telefonia rural), mas não entendo nada de programação, sera que ainda com 63 anos posso aprender? acho maximo esse tipo de projeto.

Obrigado a todos.

Guilmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!