Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial : Introdução ao uso de PIC´s em BASIC com o PIC Simulator IDE - Parte 1/2


Posts recomendados

Interessante!

Eu montei e simulei os três primeiros circuitos e todos os três funcionaram como está descrito no tutorial.

A chave colocada no primeiro circuito não tem atuação nenhuma, como está descrito no próprio tutorial. "Ela não é usada no primeiro projeto".

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=70225&stc=1&d=1255989613

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que azar, infelizmente essas coisas acontecem.

Olha, embora tinha aquele erro de descrição no texto, o projeto funciona sim, eu mesmo simulei e montei todos os circuitos em protoboard, porisso sei que eles estão corretos.

Pode ser que eu tenha me enganado em algum texto explicativo, mas que funcionam, funcionam !!!!!

Tche, pode perguntar o que quiser, não fique encabulado não... é para isso que o tutorial foi escrito, para que vocês aprendam, peguem experiência, e claro que as dúvidas são sempre naturais !

Só peço que tenham um pouco de paciência, pois eu tenho de "voltar" a minha cabeça para o tutorial novamente, para entender qual a dúvida, e poder esclarecer da melhor forma possível, e isso às vezes pode demorar um ou mais dias, dependendo do que que eu esteja envolvido no momento.

Um abraço a todos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meus amigos,

A minha novela continua. Comprei um novo PIC para tirar as dúvidas. Após varias tentativas e aprendendo a trabalhar com o gravador Willem constatei que ele não está conseguindo gravar os arquivos hex feitos pelo PIC SIMULATOR IDE, através do teste escrita e leitura dá erro e ao ler o PIC ele mostra tudo com ZEROS. Peguei um arquivo hex qualquer para teste e ele gravou beleza, deu teste ok comparando o que foi lido com o escrito. Se alguem tiver uma dica a me dar fico agradecido. Um abraço aos amigos,

Enio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi jorgeletronico eu estou usando o PIC16F84A da Motorola. Os arquivos com estensão asm gerados pelo PIC SIMULATOR IDE ele grava na integra e os que acompanha o programa com extensão hex também porém, os gerados a partir dos exercicios da apostila do Paulo não, o programdor põe tudo ZERO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Jorge eu já estou com 2 PICS 16f84a pois achei que havia defeito no primeiro. Será que comprar outro resolveria. Veja só eu peguei o arquivo ASM gerado no PIC SIMULATOR IDE e pensei em criar um HEX usando o MPASM para testar porém, o MPASM acusa erro nesse arquivo ASM. Já desinstalei e reinstalei de novo o SIMULATOR mas a coisa continua.

MINHA MAQUINA

Processador Athlon 64 3500+

Windows XP SP3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o icprog para conhecer mas não é possivel usa-lo pois o software que acompanha o gravador willem ele é dedicado quando voce informa o modelo de chip automaticamente é fornecido em qual soquete vai o chip e como deve ser configurada as chaves de seleção para aquele chip sendo que cada um tem uma configuração especial. Com o iceprog acendeu tudo que é led do programador mostrando a incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos ká estou eu de novo.

O projeto 1 da apostila do Paulo, o arquivo hex gerado pelo SIMULATOR IDE dá erro na hora de gravação no WILLEM ele grava tudo zero.

O seguinte:

A linha 1 do programa = Define CONF_WORD = 0x0001

==> O Jorge me deu um programa para teste onde dizia "Define CONF_WORD = 0x3f50

E o programa do jorge passou no gravador então, coloquei esta instrução na linha 1 do projeto do Paulo e não é que gravou, vejam só não preencheu mais com os ZEROS COMO antes. Ao final dá gravação deu um erro (error blowing fuses address 0x2007) mas as instruções estavam todas lá. O que acham disto? Alguma sugestão!

EM TEMPO:

Apenultima linha do programa 1 em hexadecimal =>0:02400e00503f21 ele preenche com caracteres bem diferentes o resto perfeito deve ser nesta linha que ele se refere ao error blowing fuses address 0x2007

Um abraço a todos,

Enio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai Jorge,

ALELUIA! finalmente o pisca pisca funcionando........

Como eu disse a instrução da primeira linha tem que ser: DEFINE CONF_WORD ox3f50 e faltou setar corretamente no Programa Willem o OSC para XT e ai não deu erro na gravação. Valeu as dicas, vamos seguir em frente.

A PROPOSITO

Qual a diferença entre a notação 0x0001 e a 0x3f50 já que a primeira dá erro no programador Willem.

ESTOU DISPONIBILIZANDO AO AMIGOS, principalmente aos novatos como eu um LINK onde postei uma versão em PORTUGUES do manual do PIC SIMULATOR IDE.

http://new1.flyupload.com/files/view/Zc49HIeZun6jLIQQrERl

SEGUE TAMBÉM ABAIXO LINK COM UMA COLETÂNEA IMPERDÍVEL DE PROJETOS

http://rapidshare.com/files/297856225/PROJETOS_PIC.part1.rar.html

http://rapidshare.com/files/297856390/PROJETOS_PIC.part2.rar.html

http://rapidshare.com/files/297854964/PROJETOS_PIC.part3.rar.html

http://rapidshare.com/files/297819312/PROJETOS_PIC.part4.rar.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Tenho uma dúvida:

PIC12C6XX ==> 8 pinos

TRISIO = 000001b ==> parece que é essa a notação

Agora é o seguinte ele tem portas GP0 até GP5 como me refiro a estas portas?

Seria PORTP.0 até PORTP.5 ==> O PIC SIMULATOR não aceita.

O PIC16F84 eu tenho RB e chamo PORTB.0 a PORTB.7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mestre,

Existe algum comando que fixe por ex. a portB.1 = 1 e a rotina do programa rode livremente até receber um nivel 1 na portb.3 determinando qua a portB.1 volte a zero. O waitms fixa temporáriamente o valor da porta, porém trava a rotina e você envia um comando em determinada porta e esse comando só é lido quando termina o waitms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jorge é com nós mesmo.

O seguinte:

UM CIRCUITO CORTA CORRENTE

Digamos que eu mande um pulso positivo em uma porta alimentando um circuito qualquer por determinado tempo e depois esse sinal passa a pulsar avisando que vai desligar e nesse momento ou antes disso eu tenho que mandar um sinal por outra porta para que o pulso fixe em 1 indefinidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Professor,

Resumindo:

SEM TRANCAR A ROTINA

1-Como mantenho uma porta em nivel 1 com a rotina processando?

Waitms não serve tranca a rotina.

Digamos que em determinado tempo eu aperte um botão e a porta deve retornar a zero e para isso a rotina tem que estar rodando.

2-Como enviar um trem de pulso em curto tempo em uma porta?

FREQOUT GP1, 600, 500 ==> não serve tranca a rotina por 500 ms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!