Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação Configuração - Upgrade R$ 900 (VGA, Fonte, Gabinete)


Posts recomendados

Saudações a todos.

É a primeira vez que posto neste forum, apesar de conhecê-lo a um bom par de anos. Inclusive tenho recomendado a leitura desta e de outras seções aos meus irmãos e parentes, como referência para futuros upgrades.

Segue abaixo a configuração atual do meu sistema, que foi adquirido no começo do ano:

Processador: AMD Athlon AM2 X2 5200 Brisbane

Placa mãe: Sapphire PI-AM2RS780G

Memória: KINGSTON DDR2 800 2GB (KVR800D2N6/2G)

Hard Disk: SAMSUNG Sata II 500GB HD502HI 16MB

Gravador: DVD LG SATA GH22NS30 Preto

Gabinete: GMC R2-TOAST preto

Fonte: Seventeam 350BKV

As minhas questões são as seguintes:

a) Pretendo daqui a 2~3 meses fazer um upgrade parcial nesta máquina. Tenho visto que a AMD lançou alguns processadores novos recentemente. A placa mãe que possuo é capaz de suportar os novos modelos apenas com um upgrade de BIOS ou é melhor partir para uma placa mãe baseada no AM3? Se for o caso, qual a placa mãe sugerida?

B) Até o momento a placa onboard de vídeo (uma ATI HD 3200) tem me servido bem para os programas que uso (MS Office, MMORPGs, Simuladores, a série Total War e estratégia em geral). Não curto muito FPS, RTS, Corridas e Esportes.

Pretendo adquirir uma placa de vídeo a médio prazo, com um limite de 350 a 450 reais no máximo.

Não precisa ser uma placa "TOP" mas uma que não tenha consumo muito alto, e que seja capaz de rodar Empire: Total War no médio e preferencialmente, um modelo da ATI.

c) O gabinete atual (GMC) tem me servido bem até o momento, mas a longo prazo, ele seria uma boa opção? Quais seriam as alternativas na faixa entre R$ 150 a R$ 200,00?

d) Fonte: Suponho que a SevenTeam suporte a minha configuração atual, usando uma calculadora de consumo que inclusive tem sido recomendada neste forum. Mas, para upgrades futuros quais as fontes na faixa de R$ 150 a R$ 250 que poderia considerar? Existe alguma fonte relativamente confiável que pode ser adquirida via PY?

Desde já agradeço as sugestões dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A- Acredito que sua placa mãe suporte sim processadores AM3.

B- Com baixo consumo de energia recomendo a HD4770 que custa R$400.

C- Fica a seu critério trocar de gabinete ou não. Parece que esse gabinete tem refrigeração boa, mas pode trocar pelo Cooler Master Elite 330 que custa R$130.

D- A Seventeam 350W irá segurar sua configuração, mas eu pegaria a Corsair 450VX para ter segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a)prefiro não falar bobagem e deixar para quem entende disso mais que eu

b)uma HD4770 seria sem sombra de dúvidas a melhor opção em termos de custo/benefício

c)Esse aguenta sua configuração de boa, mas como o @nolonger disse você pode pegar um coolermaster elite 33x

d)a fonte aguenta sossegado, deixe para investir em outro pente de memória(que melhorará MUITO seu desempenho), mas para futuros upgrades na faixa de até R$250 a melhor seria a OCZ 500W StealthXStream - R$239 - JustShop.

Espero ter ajudado:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, muito obrigado, nolonger e gibinhabru, pelas dicas e sugestões. As coisas começaram a ficar um pouco mais claras. :)

Acho que vou continuar com o GMC R2-TOAST, por mais algum tempo. De fato, não tenho queixas quanto a refrigeração (além do cooler que veio com ele, comprei mais um extra).

O único contra do gabinete seria talvez a posição estranha do DVD-ROM, que não me inspira muita confiança.

VGA: Li alguns reviews da HD 4770 e realmente fiquei impressionado com a performance dela e do custo/benefício.

Sei que a placa está em falta em muitos sites, mas espero que a situação melhore a partir de meados de agosto. Quando montei o micro, esta placa não tinha sido lançada. Só torço para que o custo dela caia quando voltar 'as lojas.

Fonte: Como a 350 BKV não tem um conector de 6 pinos dedicado, creio que precisarei comprar um adaptador, correto? Anotei as sugestões oferecidas para compra futura.

RAM: Concordo com o que o gibinhabru disse. 2 GB de RAM é bom, mas 4 GB nunca é demais. :D

Quanto ao processador, alguma sugestão? Agora seria o momento certo para comprar ou é melhor esperar a nova safra de processadores da AMD? A x2 5200 teria algum problema de gargalo com a ATI 4770?

Mais uma vez, muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Update 11/09/2009:

- Upgrade de 2 para 4 Giga de Ram DDR2 800 Mhz (Agosto);

- Inclusão da placa de vídeo ATI Radeon HD 4770, versão da XFX (Setembro);

A minha questão agora seria a respeito da fonte. A 4770 aparentemente está funcionando bem junto com a minha Seventeam, mas pretendo adquirir uma fonte mais "parruda" (tenho planos para reaproveitar a Seventeam no meu antigo Sempron 2400+ :lol:).

Inicialmente pretendia comprar a Corsair 450 VX (os meus irmãos montaram suas configurações com base nesta fonte), mas notei que ela andou "sumindo" das lojas da região e mesmo no Paraguai.

Quais seriam as fontes com melhor custo-benefício e sobretudo, confiabilidade, além da Corsair 450 VX?

Desde já agradeço as sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!