Ir ao conteúdo

Protetor elétrico

lmamede

Posts recomendados

Postado

Caso eu não tenha como fazer um aterramento em meu quarto eu poderia usar esse Protetor elet. contra surtos Clamper e-Terra 127/220V? que tem na Atera por http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=E-TERRA

e caso eu compre ele, eu poderia usar ele plugando no meu Nobreak APC BE600-BR ou melhor... estou interessado em aposentar meu no-break e comprar um Filtro de linha APC Surge Protector P7T, 1080J 7 tomadas (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T)

Resumindo eu posso usar esse Protetor (adaptador da clamper) + um Filtro ou no-break?

Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado
Caso eu não tenha como fazer um aterramento em meu quarto eu poderia usar esse Protetor elet. contra surtos Clamper e-Terra 127/220V? que tem na Atera por http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=E-TERRA

e caso eu compre ele, eu poderia usar ele plugando no meu Nobreak APC BE600-BR ou melhor... estou interessado em aposentar meu no-break e comprar um Filtro de linha APC Surge Protector P7T, 1080J 7 tomadas (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T)

Resumindo eu posso usar esse Protetor (adaptador da clamper) + um Filtro ou no-break?

Desde já agradeço.

Analise comigo, eletricamente, a resposta para sua pergunta...

Veja ai, tirado do site da Clamper, o esquemático do e-Terra:

E-TerradaClamper.jpg

Do lado esquerdo é a entrada da linha, a tomada da parede. Do lado direito é a saída da linha, aonde você vai ligar seu no-break, seu equipamento ou seu supressor de surto/filtro de linha..

Esse e-Terra, eletricamente não vai interromper jamais a linha de alimentação para seus equipamentos e isso para mim é um erro grave.

Veja que seu fusível só interrompe a ligação do varistor, protegendo o mesmo de explodir de pegar fogo, mas nada de interrupção de linha quando se trata de seu equipamento. dane-se ele... A proteção vai salvar o varistor e só...

Quanto ao nome e-terra a um possível aproveitamento do neutro como terra, esqueça. Veja que não tem nada disso embora tenha... Sua proteção está disposta entre fase e neutro, e só, nada mais. O nomezinho e-Terra foi só para enganar bobo, no seu caso conseguiu...

Tanto é assim que você pensou na colocação dele por não ter aterramento, correto???

Só tem uma coisa que realmente substitui o aterramento... É o próprio aterramento e deu...

Agora, se não puder ligar o PC por não ter aterramento, mais ou menos uns 90% da planta de PC's do Brasil não poderia ser ligada...

Veja ai , da própria Clamper o modo correto de se fazer proteção: Isso dai está dentro da proteção Computer Protector Pró, da própria Clamper...

ComputerProtectorPrProtees.jpg

Veja lá o modo inteligente de proteger... Ao abrir o fusível térmico, F3 ou F4, abrirá também a alimentação para seus equipamentos... Ai protege mesmo...

Veja com atenção o F2 e V2. Não é exatamente o mesmo arranjo encontrado no e-Terra. então ele já está , já existe dentro de uma proteção decente. Não vá colocar e-Terra se dentro de uma proteção decente já está lá feito esse arranjo... Não vá atrás do nome...

Mesmo as proteções da APC e tantas outras mundialmente famosas mundo afora, como Belkin. Tripp-Lite, Monster Cable, etc.. usam de fusíveis térmicos que abrem seus equipamentos, seccionam a alimentação dos mesmos na hora de um surto mais avantajado. O e-Terra não faz isso e de nada vale, ou de muito pouco vale ai numa config. Só elimina surtos de baixa energia de exceção.. Mais vale partires para uma boa proteção, que se em 110 Volts pode ser dessas da APC que são muito boas e se for 220 Volts usar uma Clamper Computer Protector Pró...

Abraço...

Postado
Analise comigo, eletricamente, a resposta para sua pergunta...

Veja ai, tirado do site da Clamper, o esquemático do e-Terra:

E-TerradaClamper.jpg

Do lado esquerdo é a entrada da linha, a tomada da parede. Do lado direito é a saída da linha, aonde você vai ligar seu no-break, seu equipamento ou seu supressor de surto/filtro de linha..

Esse e-Terra, eletricamente não vai interromper jamais a linha de alimentação para seus equipamentos e isso para mim é um erro grave.

Veja que seu fusível só interrompe a ligação do varistor, protegendo o mesmo de explodir de pegar fogo, mas nada de interrupção de linha quando se trata de seu equipamento. dane-se ele... A proteção vai salvar o varistor e só...

Quanto ao nome e-terra a um possível aproveitamento do neutro como terra, esqueça. Veja que não tem nada disso embora tenha... Sua proteção está disposta entre fase e neutro, e só, nada mais. O nomezinho e-Terra foi só para enganar bobo, no seu caso conseguiu...

Tanto é assim que você pensou na colocação dele por não ter aterramento, correto???

Só tem uma coisa que realmente substitui o aterramento... É o próprio aterramento e deu...

Agora, se não puder ligar o PC por não ter aterramento, mais ou menos uns 90% da planta de PC's do Brasil não poderia ser ligada...

Veja ai , da própria Clamper o modo correto de se fazer proteção: Isso dai está dentro da proteção Computer Protector Pró, da própria Clamper...

ComputerProtectorPrProtees.jpg

Veja lá o modo inteligente de proteger... Ao abrir o fusível térmico, F3 ou F4, abrirá também a alimentação para seus equipamentos... Ai protege mesmo...

Veja com atenção o F2 e V2. Não é exatamente o mesmo arranjo encontrado no e-Terra. então ele já está , já existe dentro de uma proteção decente. Não vá colocar e-Terra se dentro de uma proteção decente já está lá feito esse arranjo... Não vá atrás do nome...

Mesmo as proteções da APC e tantas outras mundialmente famosas mundo afora, como Belkin. Tripp-Lite, Monster Cable, etc.. usam de fusíveis térmicos que abrem seus equipamentos, seccionam a alimentação dos mesmos na hora de um surto mais avantajado. O e-Terra não faz isso e de nada vale, ou de muito pouco vale ai numa config. Só elimina surtos de baixa energia de exceção.. Mais vale partires para uma boa proteção, que se em 110 Volts pode ser dessas da APC que são muito boas e se for 220 Volts usar uma Clamper Computer Protector Pró...

Abraço...

Olá faller!! muito obrigado pela resposta! ela foi muito elucidativa, como todas as suas!!

abraço

Postado

Faller, esse protetor da Clamper possui um LED de cor azul que se apaga quando a proteção é desconectada, como dá pra ver no esquemático, o LED se apagará, alertando o usuário de que a mesma deve ser trocada. Essa orientação deve vir no manual do produto.

Eu presenciei um caso de uma fonte de Nintendo Wii que teve o seu varistor danificado por sobretensão. Era um varistor pequeno de 150V junto com um fusível. Ambos fusível da fonte como o disjuntor que alimentava o circuito desse nintendo atuaram. To dizendo isso só pra mostrar que um varistor curto-circuitando pode fazer o disjuntor no quadro de luz atuar tb caso a proteção local não possua um fusivel, apesar do disjuntor levar mais tempo.

Eu não descartaria esse tipo de protetor da Clamper, especialmente se for utilizao em conjunto com DPS de quadro geral. São práticos de ser instalados e relativamente baratos, além de utilizar o neutro mesmo pra proteger linha telefônica e coaxial nos modelos com essa proteção. Se não me engano esses modelos utilizam Termistores PTC, não sei se a função deles é proteger o usuário ou o aparelho ligado à linha de sinal ao ser curto-circuitada com uma linha AC, no caso o neutro, que está aterrado. Não creio que essa proteção utilizando o neutro seja de todo ineficaz. Além da proteção Fase-Neutro da linha de força que vai proteger contra os picos de tensão mais corriqueiros.

Agora sim, ele não substitui um aterrmento, o nome e-Terra é mais uma jogada de marketing pra vender mais o produto pra aqueles pensando que o mesmo vai substiuir as funções de aterramento, mas novamente digo que a proteção telefônica e coaxial, usando o neutro, que é um condutor aterrado, pode ser eficaz pelo menos em alguns casos. Não vou confirmar 100% isso porque nunca pude testar a eficácia do produto.

EDITADO:

Esse é o esquemático do E-Terra Duel - com proteção telefônica:

duel.jpg

Qual é a real função desse PTC aí. Tem alguma coisa haver com a utilização do neutro como meio de escoamento de surtos da linha de sinal? porque comumente o que vemos em qualquer proteção pra linha de sinal é o uso do condutor de proteção (fio terra) para escoamento dessas correntes de surto e não o neutro, apesar de ser aterrado tb.

• Membro VIP
Postado

Existe um diferença entre descartar e não incentivar, não indicar para uso. Eu definitivamente não incentivo seu uso, pois sua contribuição é mais ou menos como a mosca do cocô do cavalo do bandido.. Compará-lo com um DPS do quadro de entrada chega a ser uma heresia.

Aqueles tem geralmente uma capacidade de tráfego de corrente de pico da ordem de 45.000 Amperes contra uns 2.000 Amperes desse dai..

Quanto a aproveitar o neutro como terra para a proteção da linha de telefonia tenho sérias restrições..

Veja que no esquemático que mostraste isso não fica nem um pouco claro...

Imagine-se você fazendo esse referencial dai, sem ter certeza absoluta da colocação do neutro, pois sendo um plug de dois pinos nada se pode afirmar.

Pergunto, como, com que inteligência você escolheria entre um pino ou outro do plug para ser o neutro???

Desse modo acho que nem só o nomezinho e-Terra é balela como também esse tal de referenciamento da linha telefônica. Lembro que certa época alguém postou fotos internas de um e-Terra. Não as achei. Se lembrares cita o link pois lá acho que dá para deduzir tudo isso dai..

Quanto aos PTC's são resistores dependentes da corrente, com coeficiente positivo, ao contrário dos termistores (NTC), esses dai ao passar corrente acima de seu "trip point" eles aumentam substancialmente a resistência interna, praticamente "abrindo" como fosse um fusível. Ao esfriar retomam sua baixa resistência..

Abraço..

Postado

Concordo com o faller somente um aterramento real pode dar proteção total a voce não ao equipamento, para esse usam-se outras coisas, e quanto ao neutro não se deve como aterraemto de forma alguma, este destina-se a preservar o equilíbrio entre fases e não deve ser usado para tal fim.

Se quer um aterramento que lhe garanta proteção mas não tem como fazer de modo tradicional compre um transformador de isolação ou mande fazer um de acordo com a potência necessária ao seu equipamento.

Caso não saiba o que é isso, nada mais é do que um meio de isolar a corrente elétrica fornecida pela concessionária para a que voce vai usar no seu computador, isso consiste em um transformador onde o primário é igual ao secundário.

A energia elétrica fornecida pela concessionária é aterrada portanto se voce encostar em um fio estando descalço irá levar um choque porque fechou o circuito entre o gerador seu corpo, o solo e o terra da concessionária.

Ja o transformador de isolação terá o seu secundário livre de aterramento, voce pode pegar em uma fase que não irá levar choque a não ser que feche o circuiro segurando nas duas fases ai não tem jeito.

Com base nisso uma empresa criou algo chamdo de módulo de isolação que nada mais é do que uma mistura do que eu citei acima com as proteções existentes em estabilizadores, fontes, etc.

• Membro VIP
Postado
Se quer um aterramento que lhe garanta proteção mas não tem como fazer de modo tradicional compre um transformador de isolação ou mande fazer um de acordo com a potência necessária ao seu equipamento.

Transformadores isoladores protegem ao usuário da sensação de choque ao tocar descalço sua carcaça, mas não necessariamente ao equipamento.

Se o problema é a sensação de choque, pode até adotar, sabendo que vais consumir cerca de 10% a mais de energia..

Se o problema for de proteção ao seu PC ou outro equipamento, use o que o mundo inteiro usa, uma boa régua de proteção, ou surge supressor, ou surge protector ou filtro de linha..

Se necessitas de aterramento. Coloque aterramento. Lembre-se que somente o próprio consegue substituir o mesmo..

Abraço...

Postado

Nâo entendi porque o usuário não consegue fazer um terra padrão, eu morava em uma casa fiz até na sala quando fui trocar o piso, e quando fui para um apto onde devido ao terra provavelmente estar interrompido levava choques no registro, pedi autorização ao síndico, furei o painel dos relógios e chaves faca dos aptos, comprei as hastes, quebrei uma pequena parte do solo, coloquei as hastes, liguei um condutor e liguei junto como o terra antigo, ai problema resolvido.

Caso não obtivesse permissão para fazer, teria como opção fazer na minha garagem que é fechada, usaria o conduite que leva os fios de alimentação da minha chave faca, ou disjuntores, dai subiria para o meu apto pelo conduite que vai dessa chave localizada no terreo até o apto caso não houvesse um instalado, já que no meu caso existia mas deveria estar interrompido talvez no solo.

Postado

tenho um No-breack APC BACK-UPS ES 600VA BRAZIL cujas espeficicações estão nesse link http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BE600-BR

Nele consta que ele tem "Estabilizador automático interno (AVR) onde na caixa conta o seguinte:

-Incrementa a tensão de linha em 10% quando a tensão da rede está entre 94V e 105V. Decrementa a tensão de linha em 6,5% quando a tensão da rede está entre 122V e 131V.

-Decrementa a tensão de linha em 14% quando a tensão da rede está entre 131V e 140V

-Decrementa a tensão de linha em 45% quando a tensão da rede está entre 190V e 220V

-Decrementa a tensão de linha em 50% quando a tensão da rede está entre 220V e 240V.

Aqui em minha cidade a rede é 110 e tem constantemente um "apaga e volta na força", por esse motivo eu comprei o no-break, só que estou meio entre a cruz e a espada, visto que, fico entre as agressões que o estabilizador faz com a fonte ou com a segurança da bateria "segurar as pontas" nessas paradas repentinas de energia?

Outra dúvida, esse no-break é recomendado pela DELL, a qual ofereçe opções de garantia de até 5 anos. Será que os engenheiros da Dell não sabem o que os estabilizadores fazem com as fontes? Já que a Dell tem um esquema de trocar toda peça que der defeito? Como a Dell tem uma espécie de parceria com a APC, não seria melhor ela indicar apenas o filtro de linha da APC?

Ultima dúvida... Estou para comprar um novo pc e nele vou colocar a fonte OCZ de 400W com PFC Ativo. Qual seria a sua escolha para esse novo pc, usar meu no-break (levando em consideração as quedas bruscas de energia) ou deixar esse no-break de lado e comprar apenas o filtro de linha da APC, como o P7T?

Postado

Também penso como voce, porque os caras que deveriam nos orientar nessa sentido se omitem? Seria ética, corporativismo, interesses outros?

No caso do meu, um SMS Revolution 2,5 tem como especificação "- Atende a norma brasileira para Estabilizadores de tensão NBR 14373" o que dirá tal norma?

Se na prática não serve para nada porque o nosso INMETRO não se pronuncia?

Vou pedir a Rede Globo, no seu programa de Domingo, o Fantástico que faça essa pesquisa para nós assim algo vai ter que acontecer.

Já pedi, mandei esse texto para a emissora através do site:

Gostaria que o Fantástico solicitasse ao INMETRO que resolvesse a polêmica que existe na internet em vários fóruns de discursões, sobre a necessidade de usar ou não estabilizador de tensão e que o mesmo atestasse ou não a eficiencia desse produto porque segundo opiniões de técnicos ligados no assunto, eles garantem que além de nao proteger ainda prejudica. Esse é um assunto de interesse nacional já que computadores estão presentes nos lares de milhares de brasileiros sendo que estes tem o direito de saber e o poder público obrigação de informar.

Postado
Existe um diferença entre descartar e não incentivar, não indicar para uso. Eu definitivamente não incentivo seu uso, pois sua contribuição é mais ou menos como a mosca do cocô do cavalo do bandido.. Compará-lo com um DPS do quadro de entrada chega a ser uma heresia.

Aqueles tem geralmente uma capacidade de tráfego de corrente de pico da ordem de 45.000 Amperes contra uns 2.000 Amperes desse dai..

Faller, não comparei-as, apenas fiz um comentário sobre proteção em cascata. DPS alta capacidade > Dps menor capacidade. Divisão de trabalho...

A instalação de proteção em cascata é conhecida por qualquer profissional que entenda dessa área de proteção contra picos de tensão. Usualmente é feita em três níveis. Entrada - ponto médio - ponto final com redução de capacidade entre DPS's quando mais próximo for chegando ao equipamento a ser protegido - não necessariamente um pré-requisito já que todos os três niveis poderao ter o mesmo nivel de proteção.

Quanto a aproveitar o neutro como terra para a proteção da linha de telefonia tenho sérias restrições..

Veja que no esquemático que mostraste isso não fica nem um pouco claro...

Imagine-se você fazendo esse referencial dai, sem ter certeza absoluta da colocação do neutro, pois sendo um plug de dois pinos nada se pode afirmar.

Pergunto, como, com que inteligência você escolheria entre um pino ou outro do plug para ser o neutro???

Realmente! Não havia pensando na questão da polarização da tomada. O terminal do centelhador no esquemático que deveria estar ligado no neutro poderia muito bem ter um fase ligado ali, correto?

Agora fiquei com um pé atrás com essa escolha da Clamper. Ainda duvido que ela não tenha tomado uma precaução contra isso, precisamos de um protetor desses aberto já que a Clamper tem costume de errar nos seus esquemáticos.

Desse modo acho que nem só o nomezinho e-Terra é balela como também esse tal de referenciamento da linha telefônica. Lembro que certa época alguém postou fotos internas de um e-Terra. Não as achei. Se lembrares cita o link pois lá acho que dá para deduzir tudo isso dai..

Não me lembro de ter visto essas fotos.

Quanto aos PTC's são resistores dependentes da corrente, com coeficiente positivo, ao contrário dos termistores (NTC), esses dai ao passar corrente acima de seu "trip point" eles aumentam substancialmente a resistência interna, praticamente "abrindo" como fosse um fusível. Ao esfriar retomam sua baixa resistência..

Abraço..

Na posição que eles estão no esquemático não dá pra saber então a função deles ali, certo? Que nível de corrente passaria de um lado pro outro pelos dois condutores de sinal pra ativar o "trip point"? É, esse esquemático aí tá

esquisito mesmo.

Abraço!

Concordo com o faller somente um aterramento real pode dar proteção total a voce não ao equipamento, para esse usam-se outras coisas, e quanto ao neutro não se deve como aterraemto de forma alguma, este destina-se a preservar o equilíbrio entre fases e não deve ser usado para tal fim.

Caso não saiba o que é isso, nada mais é do que um meio de isolar a corrente elétrica fornecida pela concessionária para a que voce vai usar no seu computador, isso consiste em um transformador onde o primário é igual ao secundário.

A energia elétrica fornecida pela concessionária é aterrada portanto se voce encostar em um fio estando descalço irá levar um choque porque fechou o circuito entre o gerador seu corpo, o solo e o terra da concessionária.

Ja o transformador de isolação terá o seu secundário livre de aterramento, voce pode pegar em uma fase que não irá levar choque a não ser que feche o circuiro segurando nas duas fases ai não tem jeito.

Com base nisso uma empresa criou algo chamdo de módulo de isolação que nada mais é do que uma mistura do que eu citei acima com as proteções existentes em estabilizadores, fontes, etc.

MiterJohn, o esquema proposto por você, de aterramento, é um clássico TT. Só recomendável com a precaução de adotar um dispositivo DR e proteção pra surtos em modo comum.

A alta impedância de um esquema TT de aterramento não permite com que uma falta em curto franco Fase-Terra faça com que um disjuntor atue, protegendo o usuário de um choque na carcaça metalica de um equipamento. O esquema adotado pra isso deve ser um TN-S ou TN-C-S tomada as devidas precauções, mas estudos feitos já há um bom tempo, tanto em TT como em TN-S ou TN-C-S, devido as complexidades pra se conseguir uma boa coodernação entre comprimento de condutores num esquema TN, pra que os disjuntores atuem rapidamente numa falta Fase-Terra, o dispositivo DR passou desde 1997 a ser obrigatório seja qual esquema de aterramento for utilizado, excetuando aí o TN-C que é condenável em qualquer lugar.

Esse aterramento proposto por você, pode ser simples de implementar, mas longe de ser seguro por si só. A única função capaz desse aterramento simples é escoar pequens fugas naturais, um choquinho no chuveiro, um choquinho na carcaça do PC, tudo por fugas naturais do equipamento, mas numa falha real, esse aterramento vai te deixar a ver navios sem a presença de um Dispositivo DR e proteção contra descargas atmosféricas em modo comum (N/T).

tenho um No-breack APC BACK-UPS ES 600VA BRAZIL cujas espeficicações estão nesse link http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BE600-BR

Nele consta que ele tem "Estabilizador automático interno (AVR) onde na caixa conta o seguinte:

-Incrementa a tensão de linha em 10% quando a tensão da rede está entre 94V e 105V. Decrementa a tensão de linha em 6,5% quando a tensão da rede está entre 122V e 131V.

-Decrementa a tensão de linha em 14% quando a tensão da rede está entre 131V e 140V

-Decrementa a tensão de linha em 45% quando a tensão da rede está entre 190V e 220V

-Decrementa a tensão de linha em 50% quando a tensão da rede está entre 220V e 240V.

Aqui em minha cidade a rede é 110 e tem constantemente um "apaga e volta na força", por esse motivo eu comprei o no-break, só que estou meio entre a cruz e a espada, visto que, fico entre as agressões que o estabilizador faz

com a fonte ou com a segurança da bateria "segurar as pontas" nessas paradas repentinas de energia?

Outra dúvida, esse no-break é recomendado pela DELL, a qual ofereçe opções de garantia de até 5 anos. Será que os engenheiros da Dell não sabem o que os estabilizadores fazem com as fontes? Já que a Dell tem um esquema de trocar toda peça que der defeito? Como a Dell tem uma espécie de parceria com a APC, não seria melhor ela indicar apenas o filtro de linha da APC?

Ultima dúvida... Estou para comprar um novo pc e nele vou colocar a fonte OCZ de 400W com PFC Ativo. Qual seria a sua escolha para esse novo pc, usar meu no-break (levando em consideração as quedas bruscas de energia) ou deixar esse no-break de lado e comprar apenas o filtro de linha da APC, como o P7T?

Essas "agressões" são o de menos. As quedas e voltas rapidas sao muito mais danosas, até porque as fontes, especialmente as boas, vão filtrar esses pequenos transitorios (ruidos e pequenos picos) gerados pelo estabilizador. O próprio nobreak tem em sua eletronica, atenuadores desses picos gerados pelos relés. Não esquente a cabeça quanto a isso!

Postado

No caso do meu, um SMS Revolution 2,5 tem como especificação "- Atende a norma brasileira para Estabilizadores de tensão NBR 14373" o que dirá tal norma?

Boa pergunta. Será que dizem ser obrigatório ou recomendado o uso em fontes chaveadas?

Se na prática não serve para nada...

Não é bem assim. Existem aplicações onde se justifica o uso do estabilizador. Não é junto ao ETI.

...porque o nosso INMETRO não se pronuncia?

Creio não ser função do INMETRO. Se o equipamento foi certificado e testado conforme normas internacionais e o fabricante cumpe com as determinações exigidas, não existe motivo para qualquer ingerência do órgão.

Não se esqueça que o mesmo ocorre com o cigarro. Muitos dizem ser prejudicial.

Você concorda?

Vou pedir a Rede Globo, no seu programa de Domingo, o Fantástico que faça essa pesquisa para nós assim algo vai ter que acontecer.

Será que a ABINEE permitirá?

.

Postado

Pedir isso à Globo, pedir aquilo outro ao Inmetro... confiar como uns confiam numa emissora de TV é o fim da picada, ainda mais na Globo! Já vi alguns usarem a afirmação:

"Passou na Globo..."

como argumento pra defender alguma coisa.

Os interesses de certas industrias estão muito acima do que o povo precisa saber. Se a massa sabe de algumas coisas, não que essa não deva lutar pra sabe-las, muita briga e cabeças podem rolar.

Alguém por acaso aqui lembra do teste feito pela Proteste em 2005 sobre os estabilizadores? Eu tenho o PDF desse teste salvo aqui! Lembram que um fabricante de estabilizadores conseguiu na justiça pra que seu nome não fosse divulgado? Até hoje o nome não foi divulgado, mas dá pra ter quase certeza que era a Ragtech. Do que que ela tinha tanto medo?

Vejam aí:

http://www.4shared.com/file/129758408/da04134/PROTESTE.html

Postado

Alguém por acaso aqui lembra do teste feito pela Proteste em 2005 sobre os estabilizadores? Eu tenho o PDF desse teste salvo aqui! Lembram que um fabricante de estabilizadores conseguiu na justiça pra que seu nome não fosse divulgado? Até hoje o nome não foi divulgado, mas dá pra ter quase certeza que era a Ragtech. Do que que ela tinha tanto medo?

A ABINEE mostrando sua força.

Sem nenhum "ato secreto". :D

.

Postado

ola _rau_

Não gosto da rede Globo por todos motivos conhecidos e desconhecidos, mas queria apenas ver a cara de pau dos caras dizendo que foi aprovado ou não, me refiro aprovado para proteção real e efetia e não aprovado porque o produto corresponde ao especificado.

Falando em aterramento, não sou da área eletrônica e para mim fio terra destina-se a proteção do homem não do equipamento, por isso aqui em casa (apto) é tudo aterrado.

Mas penso que não é por causa desse que temos que conviver com irregularidades como a que vou descrever e gostaria de saber como sanar:

-A maioria dos micros que costumam dar choques pelo menos os que senti, foram em que tinham monitores CRT.

-Tenho 4 micros em casa e um deles estando conectado no estabilizador, mas tudo desligado inclusive o estabilizador, ao encostar o fio terra na estrutura metálica do gabinete aparecem centelhas (faíscas) e uma vez medi com o multímetro marcou 40 VAC que é uma tensão razoável.

Qual a origem dessa descarga e ela apesar de não ser sentida por causa do fio terra está prejudicando alguma coisa no micro?

Ps: Essa descarga só cessa após desconectar o plug do estabilizador da tomada, mas o fio terra está conectado junto ao gabinete.

Postado

bom dia, se serve de ajuda para o amigo vou falar minha história. eu usava módulo isolador após ler a vários tópicos tirei o mesmo, e fiquei com a carcaça dando choque comprei o computer pro da clamper aumentou, mas com ajuda de faller e raul usei adaptadores que aqui na minha terra chamam de T, que pega tomada tripolar e transforma em bipolar, diminuiu muito, e me deram mais algumas dicas que podia ser algum fio da fonte que fica encostanto na carcaça, peguei um outro computador que também dava choque e abri a fonte e isolei fios as partes que encostavam tambem na carcaça da fonte, e testei para surpresa era a fonte e ai acabou o choque no antigo pc, nesse meu que estou agora nao posso abrir, mas com certeza tem uma fonte generica e vou comprar uma fonte de qualidade e levar na garantia para trocar e com certeza acabara meus choques, então se teu caso for isso você pode tentar isolar ai tua fonte e fazer o teste, compra um teste desse de 10 reais e tente isolar. ha só lembrando que esse pc é o que esta com monitor crt.

Postado

Sim, fio terra se destina à proteção humana, é pra isso que ele foi criado e pra isso a coisa vai muito além que enficar hastes no solo!

Apareceram depois de algumas décadas da criação do fio terra as normas européias que passaram a exigir maior compatibilidade eletromagnética entre os equipamentos, dai passaram a criar filtros EMC. Justamente esses filtros que passaram a jogar corrente em cima do fio terra, pouca, mas o suficiente pra causar sensação de choque.

Os filtros EMC estão referenciados em cima do aterramento e eles sempre apresentam um nível de miliamperes de fuga pro fio terra daí sem o mesmo, as carcaças então passaram a dar choques quando não aterradas, já que não teria um meio de escoar esses miliamperes em fuga.

Mas há outros equipamentos que não possuem carcaça aterrada e mesmo assim dá choque, geralmente são elétrons que conseguem fugir da fiação e ficarem estáticos na carcaça até serem dissipados por alguém que aterre a carcaça seja pelo corpo, seja com um fio terra.

Nesse tempo começaram a ver que havia necessidade de proteger as linhas elétricas de energia e sinal ao mesmo tempo que as pessoas. O meio seguro encontrado pra proteger as linhas de sinal foi pelo meio de protetores que descarregam as correntes de surto ao fio terra. Mas o mesmo fio terra obrigatorio para agora a proteção dos equipamentos e as pessoas, introduzia problemas ao se utilizar protetores entre as linhas de força durante descargas atmosféricas devido DDP's entre malhas DDP entre condutores aterrados causada internamente e externamente pelas descargas atmofericas, aqui falo da malha de aterramento do neutro e malhas de terra separadas, mas de para-raios, etc.

Outros disturbios, principalmente de alta frequência, que causam problemas em modo comum ou seja, entre os condutores de força e o de proteção começou a exigir sistemas de aterramento que melhorasse a compatibilidade eletromagnética e proteção contra disturbios em modo comum, dai hoje pra equipamentos informáticos e maior segurança das pessoas contra DDP's (o toque de uma pessoa em duas superficies condutoras aterradas em potencial diferente é faltal...) é exigido que todas as malhas sejam equalizadas ou seja, que tenha seus potenciais equiparados, equipotencializados durante qualquer condição, seja em descargas atmosféricas, seja em falhas na rede de média/baixa tensão, então hoje a boa prática manda interligar todas as malhas e superficies metalicas expostas aterradas e estranhas à rede elétrica e sinal. Tudo isso não resolve todos os problemas e podem criar alguns outros, dependendo do tipo de equipamento, daí estudos mais recentens ainda já recomenda o uso de diferentes topologias de aterramento numa mesma construção desde que esses equipamentos e estruturas metalicas estejam eletricamente separados.

Num tipo de aterrmento de malhas separadas temos uma corrente de curto-circuito fase-terra muito baixa, e se isso ocorrer, as massas metalicas darão choque, mas o disjuntor não desarmará, matendo a falha e pra isso há muito tempo é expressamente obrigatória a instalação de dispositivo DR em todos circuitos com equipamentos aterrados em TT ou seja, com malha separada. O DR detecta pequenas fugas à terra e desliga o circuito... Já um aterramento do tipo TN, as correntes de curto-circuito são elevadas e logo um arco elétrico costuma ser criado num curto fase-terra (TN) o que proibe o seu uso onde a atmosféra é inflamavel ou contenha produtos inflamável, apesar de existir técnicas de aumentar a impedância num circuito TN e logo diminuir as correntes de curto-circuito nesse sistema e é utilizada em alguns locais e países. Esse arco voltaico tb pode danificar equipamentos.

Há diversos cuidados e técnicas de aterramento, complexidades essas que torna as vezes muito difícil conseguir um sistema de aterramento ideal em algumas construções, o que obrigaria um reforma grande e como é algo que não interfere no funcionamento da maioria dos equipamentos, só dão conta quando acontece algum problema sério ou uma morte.

Enfim, aterramento é uma ciência complexa, eu não entendo tudo, to tentando aos poucos ir aprendendo o suficiente pra pelo menos não fazer indicações erradas, mas vejo que cada vez que estudo algo sobre o assunto, mais complexo fica. :)

Postado
bom dia, se serve de ajuda para o amigo vou falar minha história. eu usava módulo isolador após ler a vários tópicos tirei o mesmo, e fiquei com a carcaça dando choque comprei o computer pro da clamper aumentou, mas com ajuda de faller e raul usei adaptadores que aqui na minha terra chamam de T, que pega tomada tripolar e transforma em bipolar, diminuiu muito, e me deram mais algumas dicas que podia ser algum fio da fonte que fica encostanto na carcaça, peguei um outro computador que também dava choque e abri a fonte e isolei fios as partes que encostavam tambem na carcaça da fonte, e testei para surpresa era a fonte e ai acabou o choque no antigo pc, nesse meu que estou agora nao posso abrir, mas com certeza tem uma fonte generica e vou comprar uma fonte de qualidade e levar na garantia para trocar e com certeza acabara meus choques, então se teu caso for isso você pode tentar isolar ai tua fonte e fazer o teste, compra um teste desse de 10 reais e tente isolar. ha só lembrando que esse pc é o que esta com monitor crt.

As fontes têm um fio verde ou verde/amarelo atado na carcaça, se isolar esse fio os choques somem, é justamente o condutor de proteção que ta atado na massa da fonte e logo do gabinete.

Algumas fontes não tem o fio verde, a propria placa de circuito tem contatos diretos com o parafuso de fixação e a massa.

Postado
As fontes têm um fio verde ou verde/amarelo atado na carcaça, se isolar esse fio os choques somem, é justamente o condutor de proteção que ta atado na massa da fonte e logo do gabinete.

Algumas fontes não tem o fio verde, a propria placa de circuito tem contatos diretos com o parafuso de fixação e a massa.

rapaz só sei que eu isolei o fio verde e nada, depois fui isolando as partes que ficam em contato com a fonte e ai parou, eu vou comprar uma ocz 400w espero que nao me der mais esse choque, por ser uma fonte de marca boa, se não vou ter que isolar o gabinete por dentro. palpite seu continua dando choque ou nao?

Postado

Você isolou os parafusos que prendem a placa de ciruito com a carcaça? Se não isolou, isola! São 4 parafusos geralmente.

Postado
Você isolou os parafusos que prendem a placa de ciruito com a carcaça? Se não isolou, isola! São 4 parafusos geralmente.

raul isolei foi tudo na antiga fonte de outro pc, mas essa nova fonte que vou compra na ocz 400w será que vem com a mesma coisa de descarrega na carcaça? nao pergunto como fosse adivinhação apenas conversando mesmo.

Postado

Qualquer fonte pra PC das mais ruins às melhores, possuem uma fuga de corrente pra carcaça, mas é certo que as melhores tão dentro das normas pra um limite máximo de fuga permitido.

Todas elas possuem capacitores em cima do fio terra que é a principal causa de fuga de corrente pra carcaça.

Postado

Essa é uma exigências de órgãos regulares internacionais, pra limitar as interferencias, aumentar a a EMC - Compatibilidade eletromagnética.

Essa mesma fuga por exemplo limita o número de computadores monitorados por um mesmo dispositivo DR já que a fuga de uma única fonte pode chegar a 3.5mA, só na fonte do gabinente, ainda tem monitores, impressoras... um DR pra operar sem desarmar à toa, tem que ficar abaixo de 40% da sua sensibilidade máxima, 30mA.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...