Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Delay_ms ou Timer1


sennamaral

Posts recomendados

Meus amigos, estou iniciando com pic e graças a indicação do Paulo iniciei pelo Basic que me parece mais fácil. A minha duvida é se existe muita diferença entre usar a função delay e o timer, já que o delay é muito mais fácil.

Como a temporização é relativamente pequena (2 minutos) pensei em usar dois delays de 1 minuto cada. Funciona?

Outra duvida é, como vou iniciar o circuito assim que ligar meu carro, eu devo tomar algum cuidado especial com o hardware? (quando se da na partida, algum ruido ou queda de tensão afeta o pic?) Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso delay. mas tem menos precisao

não é bem isso, na verdade o usar um delay apesar de ser mais fácil, essa rotina opera com base na execução de ciclos de maquina sem fazer nada, ou seja se teu programa precisa realizar outra tarefa enquanto aguarda a contagem do tempo, é melhor que voce use um modulo de Timer. Mas em casos geral e so raciocinar, a base de tempo do timer é a mesma base de tempo de um ciclo de instrução!

logo: a precisão é a mesma!

voce não poder chamar dois delays de 1 minuto, mas pode chamar primeiro 1000 vezes 1 mS e repetir esse procedimento 120 vezes com um contador.

so coloque os capacitores de desacoplamento proximo ao PIC (100nF entre VCC e GND) e ative o fuse PWRTE, para mante - lo no reset ate que a tensão estabilize!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sennamaral, uma maneira fácil é fazer assim, em Basic :

DIM A as byte

SYMBOL RELE = PORTB.0

TRISB=0X00

RELE=FALSE

FOR A=1 TO 2

WAITMS 60000

NEXT A

RELE = TRUE

WAITMS 1000

RELE = FALSE

END

Bom, a grosso modo é isso aí ok ?

A função WAITMS do PIC SIMULATOR IDE pode aceitar valores de 1 word, ou seja, até 65535, que é em torno de 65,535 segundos.

Mas esta funão tem sempre um pequeno erro de chamada, pois o tempo envolvido na chamada não é exato. Quanto menos vezes voce usar o WAITMS em um loop, mais preciso será seu programa ok ?

Paulo

Outra duvida é, como vou iniciar o circuito assim que ligar meu carro, eu devo tomar algum cuidado especial com o hardware? (quando se da na partida, algum ruido ou queda de tensão afeta o pic?) Grato.

Só agora que lí esta pergunta ...

Sim, pode ser afetado sim, porisso que recomendo uma excelente filtragem, e também recomendo o uso de Watchdog do Pic , para evitar um travamento logo no início devido à ruídos.

Mas isso é complicado para iniciantes, então eu recomendo um circuitinho de hardware, para manter o seu PIC resetado por alguns segundos, enquanto a tensão da bateria se estabiliza, e só depois liberar o RESET para que o seu PIC saia executando o programa ok ?

Por exemplo, um circuito simples de carga RC ligado em um comparador, cuja saída esteja controlando o RESET do PIC. Fácil e funcional !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, um circuito simples de carga RC ligado em um comparador, cuja saída esteja controlando o RESET do PIC. Fácil e funcional !

Esse circuito já vem integrado. Procura na net (Microxipo têm, ON SEMI, tb têm) por VOLTAGE SUPERVISORY ou RESET SUPERVISORY, alguma coisa assim.

O 33064 da ON SEMI é um deles!

[]´s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu, esse forum é DEMAIS. Obrigado a todos. Espero também, daqui a algum tempo, estar colaborando com outros iniciantes...

Bom vou abusar, e pedir alguma sugestão de pic, já que as instruções são minimas. pensei no pic12F675, que inclusive saiu em um artigo na revista uControl, usando o WDT na base de tempo, mas achei muita complicação para uma aplicação simples como a minha. vocês acham que ele poderia dar conta do recado? o ideal seria um Pic de 8 pinos para reduzir o tamanho do montrengo quando estiver encaixotado:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha de familia 12F eu entendo kkkk (comecei com eles e até hoje prefiro eles do que os famigerados 628A e 16f84a) são bons onde voce precisa de poder de processamento e poucos pinos, podem rodar com cristal externo de ate 20MHz.

minha opiniao é, pode usa lo sem medo que ele da conta!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!