Ir ao conteúdo

Trocar cooler BOX - Phenom II 955

nelsonspbr

Posts recomendados

Postado

Dalhe broders...

Estou com um problemaço... montei um pc ontem, testei, configurei BIOS, instalei SOs... particionei... enfim já estou nos finalmente...

Só notei agora que a temperatura em idle do processador é de nada mais nada menos que 55ºC.

Configuração

AMD Phenom II 955 BE (stock)

Cooler BOX

Mãe M4A79T

Memória OCZ 4GB

Vídeo HD4870X2

2 HDs SATA

Bom eu tinha lido em mil lugares que o cooler BOX era mais do que suficiente para aguentar o processador... li até que ele aguentava over leve, até 3,6 GHz (leve naquelas...)

O meu não aguenta nem em underclock... quando vi a temperatura em 55ºC (mesmo com o fan em quase 7000 RPM :eek::eek::eek: - parecia até uma furadeira) corri e peguei o ventilador de casa (daqueles de taxista, pequeno porém que dá pro gasto) e deixei ele metendo ar direto no processador. Resultado: temperatura caiu para 34ºC (idle) e o fan pra 3500 rpm (nem se ouve - é claro que o ventilador a gente ouve e muito bem). Não testei ainda em full, nem precisa: ou eu instalei errado o cooler (improvável, a instalação é a prova de imbecis) ou ele é uma ******. Queda de 20ºC é um absurdo.

Como estou confiando na segunda hipótese, o que preciso é de um cooler novo, bom, SILENCIOSO (pelo amor de Deus!!!) e que não exija nenhum procedimento extra, tipo desmontar o pc inteiro. Deu o maior trabalho para montar e eu sou bem leigo na área... não sei nem como deu certo de primeira assim. Ou seja, vou tirar o cooler atual, limpar o elastômero com isoprop (sem tirar o processador de preferência - sabe como é, medão, cagasso), passar pasta térmica decente no cooler novo, colocar o cooler, fixar e correr pra galera.

A fixação do cooler box é através daquelas pinças, bom vocês devem saber melhor do que eu. Então o cooler novo precisava ser no mesmo esquema.

Difícil?

Aproveitando o tópico, vou pegar também um cooler traseiro de 12cm pra por no gabinete. Aí eu levo esse processador nas alturas... :rolleyes::rolleyes: Se quiserem opinar sobre esse fan, ESTOU ABERTO (:eek:) à sugestões.

Valeu broders...

Postado

Talvez se voce melhorar a circulação de ar (a refrigeração) do seu gabinete, melhore muito as temperaturas.

A refrigeração mínima recomendada é: Um fan frontal soprando ar pra dentro do gabinete, e um traseiro tirando o ar do gabinete.

Pelo que me fez entender, seu case não tem nenhum deles.

Tenta fazer isso primeiro (ja que é uma forma bem mais barata pra baixar as temperaturas) e ve se melhora um pouco aí.

E caso queira partir pra um cooler bom pro processador e que seja silencioso, tem o Akasa Nero-967 por R$135 na HardPlus.

http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=7AK967NE

Postado

Na verdade o Box do PII 955 dá e sobra para esse processador, isso se realmente for o com base de cobre e 4 heatpipes, pois se você comprou o processador com a caixa aberta, pode ser que tenham trocado por aqueles Box fajuto só de aluminium.

E nenhuma instalação é "a prova de imbecis" pois erros sempre podem ocorrer. O heatspreder pode estar engordurado com as suas possíveis digitais, as presilhas podem estar encavaladas ou mal fixadas, etc.

Além do mais, o cooler Box dos PII 955 não aguenta um overclock até 3.6Ghz, no máximo uns 3.4Ghz com Vcore stock ou algo similar.

E se você realizou um overclock com o cooler Box, lembrou de setar manualmente a tensão do processador na Bios ou manteve o valor em "Auto"?

Abra também o CPU-Z e verifique qual a tensão que está sendo distribuida para o processador, sendo que em stock, deve estar entre 1.32v a 1.36v.

Postado

Você travou o cooler?

O processador possui algum adesivo de garantia?

Está usando o duto de ventilação que acompanha vários gabinetes?

Postado

Que é a prova de inbecis num sei, mas que tem modelos é à prova de fracotes(sei por mim) ainda tem. A cara tem que fazer muita força pra encaixar a presilha.:D

se seu cooler for original, tem que aguentar o processador.

Se tiver um selo de papel em cima do processador, usado pra fins de grantia, aí está seu problema.

Cara acho que o negáocio aí e má ventilação de seu gabinete.caiu muito só com um vetiladorzinho, já ví caso de ventilados de Salão com as duas laterais do gabinete aberto num resolver o problema.

Se nada resolver vai de AKASA Nero por R$135,00.

pode ser que num deu sorte aom seu exemplar, ví isso uma vez com um Q6600 GO que esquetentava mais que o 1º Q6600 lançado.

Também vi um X4 9550 que deu trabalho pra esfriar, teve que além de trocar o cooler, colocar um 12x12 jogando ar em cima dele, fazer um mod no gabinete e colocar um cooler jogando ar pra cima/fora.

Postado

Bom galera, agradeço as respostas de todos...

Adotei uma estratégia mais leve, adquiri uma pasta térmica Arctic Silver 5 na WAZ (espero que chegue terça, no mais tardar quarta), vou tirar o cooler, limpar o elastômero, checar as condições da interface cooler-processador, aplicar pasta térmica (de acordo com um vídeo que vi aqui no Clube) e encaixar de novo o cooler. E ver no que dá.

Até lá mantenho o ventilador. Se não funcionar, vou partir para um cooler novo mesmo.

Valeu novamente, e se eu resolver (ou não) volto a postar.

Abrass..

Postado

você tava usando elastrometrô, vixi, tinha entendido que não estava.

quanto a AC5, vai ter que esperar o tempo de cura de uma a duas semanas pra ela dar seu melhor desempenho.

Não se esqueça de lêr sobre essa pasta térmica, se usa só um pouquinho de nada, e ela é tipo um durepox mesmo, não se preocupe.

• 5 meses depois...
Postado

eu queria adaptar um cooler apache no lugar do cooler do box...usando daqueles adaptadores, pois o dissipador com heat pipes do X4 955 parece muito bom, e o que me incomoda é só o ruído...alguem ai tem um review sobre o cooler do box?

• 6 meses depois...
Postado

Olá pessoal, após um bom tempo tomei enfim uma decisão que trouxe excelentes resultados. Comprei um Noctua NH-U12P na WAZ: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=96031

- Load contínuo de 100% (múltiplos VirtualDubs)

Temperatura CPU: 46°C

Temperatura MB: 36°C

Rotação fan CPU: 1400 rpm

Rotação fan traseiro: 1100 rpm

Vale dizer que os fans são inaudíveis - é serio, não dá para saber se o computador está ligado ou não.

Fica a dica.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!