Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

S.m.a.r.t.: Qual A Diferença Em Desempenho?


pepai

Posts recomendados

Não foi isso que você falou e quem acacbou por se confundir a si mesmo e quem sabe a terceiros foi você... você falou que usuários que utilizavam placas supostamente "tomo de linha" não teriam problemas com o uso do smart o que é um equívoco... vá no setup de placas "topo de linha" e leia o aviso que tem sobre o smart... Marca de placa não significa desempenho, principalmente em relação ao smart, visto que o que provoca a lentidão é o constante envio e recebimento de informações que produzirá u efeito indesejado... sejam placas e discos "topo de linha" ou não serão afetados, pois o smart não ficará ocioso mas sempre ativo... se você ficou chatedao com o que eu falei, me desculpe, não foi minha intenção te ofender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jmlsilveira@27 ago 2004, 11:06

Marca de placa não significa desempenho, principalmente em relação ao smart, visto que o que provoca a lentidão é o constante envio e recebimento de informações que produzirá u efeito indesejado...

Opa... Se você afirma isso APENAS com relação ao SMART, eu concordo. Mas se você afirma "no geral", então uma M810 da vida com chipset SiS teria (eu disse: "teoricamente" teria) o mesmo desempenho de uma motherboard com chipset nVidia, e sabemos que isso não é verdade.

...

A principal questão sobre "SMART x Desempenho" é: considerando o SMART ativado, em que momento o HDD faz uso dele? Partindo dessa questão, surgem outras:

A ) Apenas no POST, quando os dispositivos IDE são detectados?

B ) Constantemente, durante todo o período de funcionamento do HDD, ou seja: desde que o PC é ligado até o momento em que é desligado?

C ) Apenas em operações de escrita/leitura?

D ) Em intervalos pré-definidos pelo fabricante do HDD?

Se a pergunta A estiver correta, o SMART em nada influencia no desempenho.

Se a pergunta B estiver correta, aí sim o SMART poderia prejudicar, mas seria necessário levantar outras questões: qual o volume de dados (acredito que seja pequeno), se o log é gravado apenas quando ocorrem erros (pois para dizer que está "tudo bem com o HD" seria bobagem), etc...

Se a pergunta C estiver correta, cai mais ou menos na questão B, só que o impacto seria ainda menor.

Se a pergunta D estiver correta, o impacto no desempenho só aconteceria nesses momentos (TALVEZ causando lags durante algum game, só para citar um exemplo), mas acho que também seria algo mínimo.

Estou pesquisando junto à alguns fabricantes e aguardando respostas de alguns contatos que eu fiz. Assim que tiver um resposta realmente esclarecedora, eu posto aqui para tentarmos por um fim na questão (antes que o assunto se desvie e o tópico acabe sendo bloqueado...).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ericksen@25 ago 2004, 05:00

Simples, a placa que irá interpretará o S.M.A.R.T. do jeito que ela quiser!!! De acordo de como ela foi projetada (por isso varia o desempenho de chipset para chipset, cada placa é uma placa diferente!).

Não concordo.

Dependendo da motherboard, o BIOS apenas tem um programa que lê e identifica os valores de status do SMART, e faz aparecer uma mensagem do tipo "SMART enabled and Status OK" quando está tudo bem, ou algum código de erro quando não está. Isso se a opção "SMART" estiver habilitada no setup.

É a mesma coisa que checar os status dentro do Windows com programas do tipo "DiskCheckUp" ou "ActiveSMART", ou algum utilitário do fabricante, ou Everest, Sandra2004, etc.

O programa S.M.A.R.T. está presente na própria placa controladora do HDD, portanto é o HDD quem vai determinar a resposta para a questão "desempenho cai se estiver ativado em motherboards cujo BIOS tem opção para ativar?"

Ou seja: o BIOS fica à todo momento "perguntando ao HD como ele está", ou só faz isso no POST?

Uma coisa é certa: o SMART apenas deixa disponíveis os status para o programa que quiser essas informações, é diferente da ideia de que o SMART por si próprio fica gravando logs à todo momento. Agora, se algum outro programa (seja ele qual for) estiver lendo os status do SMART à todo momento, isso sim pode (teoricamente) prejudicar o desempenho.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é o monitoramento do smart e não os logs que são por ele gerados...

Aê clemente, não esquenta... é que o rumo da conversa havia sido mudado sem necessidade tá a ver? é só dar uma olhada geral nos posts...

Além do mais nós não estamos falando da escala do "prejuízo" no desempenho que o smart ativo possa causar. Independetemente da porcentagem a questão é: Causa ou não?...

Sim, marca não signigfica desmpenho... e sim o modelo... é obvio que sabemos que há marcas de boards que sabemos que não terão um desempenho elevado como outras... é como gol e ferrari! É mais ou menos assim: Gol é Wolkswagen não é? Mas o novo Passat é também não é? Entendeu agora a diferença... A maraca ão quer dizer nada, mas sim o modelo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô jmlsilveira, você foi muito grosso cara!!!

1º - Foi uma opinião q eu postei neste fórum!

2º - Quanto ao meu último post, não errei em nada e não retiro o q disse!!

3º - Eu coloquei a minha opinião sobre o assunto e se você concorda ou não, opinião sua, respeito. Faça como fez o Clemente Silva, deu a sua opinião sobre o assunto, e não deixou ninguém chateado.

Eu dei o toque a você referente àquele post q você fez dizendo q ECS não é topo de linha, enfim, isso não me importa eu só disse para você falar sobre placas-mãe em outro lugar. Aqui é S.M.A.R.T., deixei isso claro no meu último post. Se você não entendeu o q eu quis dizer, sinto muito.

Então cara, não fica querendo arranjar brigas, confusão, etc. aqui no fórum.

Quanto ao S.M.A.R.T., disse no 1º tópico o q poderia ser uma verdade, pois não há nada provado ao respeito, por isso disse o q aconteceu comigo e q alguém postasse algo parecido com o meu caso (Leia o final do tópico), e meu propósito não foi desandar o assunto, pois sei claramente o q estou dizendo.

Fiquei chateado com a sua resposta jmlsilveira, mas vou desculpá-lo, pois não estou aqui para brigas. E talvez eu tb tenha me excedido.

Afinal isso aqui é um lugar para descutir idéias, e não para brigas!!!

Tomara q isso não se repita novamente (pelo menos por minha parte não!)

Sem recentimentos, beleza? :joia:

Flws...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Leo03@29 ago 2004, 19:12

Executei o Diskcheckup e, nos 2 hd deu smart habilitado, mostrando os valores de todos os atributos.  Mas no CMOS setup, está desabilitado. Dá para entender??

Isso porque o SMART está no próprio HD, e não na motherboard. Quando você habilita o SMART no setup, na verdade está apenas permitindo que o BIOS recupere os dados dos status no HD, do mesmo modo que o DiskCheckup faz, por exemplo.

Ou seja: não dá para desabilitar o SMART, o que dá para fazer é evitar que os status sejam recuperados, nesse caso, pelo BIOS durante o POST.

Porém, suponhamos que haja algum problema, sendo que o uso poderá agravá-lo ou mesmo inutilizar o HD: o SMART habilitado no BIOS vai fazer com que o problema seja detectado ANTES do boot, evitando uma possível perda do disco.

A dúvida é: qual a influência da habilitação do SMART no setup do BIOS? Ele monitora o HD o tempo todo ou só durante o POST?

É isso que eu estou pesquisando, se eu obtiver uma resposta eu coloco aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusão, se você tem um HD de 20GB acima, pode ter certeza que a velocidade de comunicação dele é ATA/133, então conclui-se que se a opção S.M.A.R.T. estiver desabilitada você estará usando somente 1/4 da capacidade de comunicação do seu HD.

O colega me perdoe, mas falou algo equivocadamente nesse texto... Não é imperativo q hds maiores de vinte gigas são necessariamente ata 133, isso não tem o menor fundamento... Muito pelo contrário, apesar do padrão ata 133 ter surgido, tal tecnologia não se difundiu muito... Pelo menos no mercado nacional, onde a MAIORIA dos discos comercializados SÃO ATA 100.

Isso de que a opção SMART desabilitada, o hd usa 1/4 da sua capacidade de comunicação, é outra loucura sem nexo!! você está confundindo status SMART com habilitação do bus mastering (que otimiza a transferência dos dados)!!!

Estude um pouco mais, antes de escrever certas coisas, ler e interpretar bem é importante...

Com relação ao status SMART, é importantíssimo abilitá-lo e inclusive usar um bom programa monitor. Isso não vai tornar seu computador significativamente lento... Um bom programa monitor é o System Doctor da Symantec, além de mostrar o status SMART, monitora todos os parâmetros do seu pc e é totalmente configurável... Ótimo software... (máquinas antigas, estas sim, podem ficar lentas com muitos monitores de sistema rodando... especialmente se contarem com pouca memória)

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Davidsondg@25 fev 2004, 01:32

S.M.A.R.T. abilitado serve para que a BIOS utilize o protocolo S.M.A.R.T. para que o sistema receba informações do HD mais rapidamente.

A IDE comunica-se com o HD na velocidade padrão que é ATA/33.

Hoje no mercado existem HD´s com a velocidade de comunicação de ATA/33,66,100,133.

Conclusão, se você tem um HD de 20GB acima, pode ter certeza que a velocidade de comunicação dele é ATA/133, então conclui-se que se a opção S.M.A.R.T. estiver desabilitada você estará usando somente 1/4 da capacidade de comunicação do seu HD.

Há algumas MB que ném vem com esta opção na BIOS, pois já ficam habilitadas.

Acalme-se não é apenas habilitar o S.M.A.R.T. que seu micro ganhará desempenho, o que acontece com a maioria das opiniões contra o S.M.A.R.T., você não deve habilitar o S.M.A.R.T. se você estiver usando no seu HD um cabo flat comum de 40 vias, o S.M.A.R.T. só fará o seu papel se você usar um cabo flat UDMA, cabo com 80 vias, custa por volta de R$14,00 contra R$8,00 do cabo comum. Vale a pena investir neste cabo pois o ganho de pesempenho é surpreendente.

Se você não usa o WINDOWS XP, ainda não acabou, você precisa mostrar para o seu PC que você esta usando um cabo UDMA, opção esta já ativada no WINDOWS XP.

Entre no " Gerenciador de Dispositivos "( onde você olha se os drive tem a interrogação amarela). Lá embaixo entre na " Unidades de Disco>Generic IDE DISK TYPE 46/47 " se não houver selecione algo que pareça identificar Discos Rigidos ( IDE ), marque a opção DMA e clique em OK. Reinicie o micro.

Agora sim, seu HD esta comunicando na real velocidade, seja ela qual for ATA/33,66,100,133.

LEMBRE-SE O S.M.A.R.T. SERVE PARA O HD SE COMUNICAR-SE NA SUA REAL VELOCIDADE EM UM HD INTEGRO, SE O S.M.A.R.T. COMEÇAR A ACUSAR ERROS, FIQUE ATENTO, SEU HD PODE PARAR DE FUMCIONAR A QUALQUER MOMENTO, NÃO PRECISA SE DESESPERAR PARA COMPRAR OUTRO HD, ELE PODE PARAR HOJE OU DAQUI A ALGUNS ANOS.

ESSA DICA SERVE PARA QUEM VAI ADIQUERIR UM HD USADO, USE O S.M.A.R.T. NELE E SE ACUSAR ERROS, NÃO COMPRE.

Quando houver erros e você não puder comprar outro HD não utilize o S.M.A.R.T. para não haver travamentos no post.

AGORA A ESCOLHA É SUA: HABILITAR OU NÃO O S.M.A.R.T. ???

:-BEER

Finalmente uma boa resposta para o tópico. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tony Topete@13 out 2004, 00:51

Na minha Abit, não tem opção pra desligar a BIOS.

Mesmo que na sua motherboard não tenha opção de habilitar o SMART, ele vai funcionar da mesma maneira: basta usar um programa que faça leitura dos atributos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Com certeza com S.M.A.R.T. Abilitado a máquina vai perder desempenho porque ele vai estar verificando se há problemas, mas aconsselho fazer isso apenas em HDs antigos ou que se desconfie da integridade fisica do mesmo...

Comprei um novo essa semana e com certeza não vou usar S.M.A.R.T., também porque minha máquina já não é tão potente, quanto menos agravante melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por leandroserra@29 de dezembro de 2004, 23:12

como desabilitar ou habilitar a S.M.A.R.T????  tem algum modo se saber se o meu hd possui esse recurso ou se mesmo esta ativado???????????????

Esta opção fica na BIOS da placa mãe. Quem habilita ou não este recurso é a Bios da Placa Mãe.

Para saber se o recurso esta rodando legal, basta fazer a verificação pelos programas citados aqui neste tópico, eles informarão se não há como fazer caso o HD não possua este recurso.

Obs: A mairia dos Hd´s mais novos tem o recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!