Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor de botstrap e charge-pumping techniques


gabriela_goes

Posts recomendados

Boa tarde, primeiro queria agradecer a atenção, tem me ajudado bastante.

Quanto as baterias, são 12 baterias AA de 1,2v 1200mAH HR6(não sei o que significa o ultimo valor..) ligadas em serie.

ok assim ja temos ums ideia da corrente em causa

quando puder meça

Ligando o motor diretamente na fonte de bacada, os valores ficaram em torne de 1.5A mesmo, mas o circuito final precisa suportar 10~15A (mesmo que eu tenha que trocar as baterias)

Tevo ter feito alguma coisa muito errado hoje ou ontem, mas descobri que tinham 2 mosfets em curto e o HIP tambem queimou.. verifiquei todas as ligações e depois troquei os componentes queimados.

Com as modificações agora o HIP só recebe 12v, e não mais a tensão da bateria como esta no circuito que postei.

O diodo que estou usando não é o UF1002DICT escrevi errado, não achei esse e estou usando o MBR1545CT parece ser equivalente.

Ao fim de tudo, a ponte esta funcionando!

o HIP tambem funcionou bem e até conseguiu receber o sinal do PIC

O motor foi acionado por um bom tempo e os mosfets não aqueceram nem um pouco!

porém... o circuito não esta confiavel.. alguma esta errada com o HIP pois na maioria das vezes ele recebe o sinal e ativa a ponte por um segundo e então desliga novamente, porém quando ele funciona funciona bem.

Alguma ideia do porque desse comportamento? porque o HIP não funciona em 100% dos casos?

de novo.. abrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, primeiro queria agradecer a atenção, tem me ajudado bastante.

de nada e fico muito contente que esteja a conseguir e nao tem de agradecer

good good good

---------------------

primeiro que tudo veja o circuito nas ligaçoes do 4N33

note que me parece ter 2 problemas no seu circuito

os opto 4N33 estão ligados directamente as saidas da pic

e tem resistencias de 100ohm em serie

isto pode estar a sobrecarregar as saidas da pic e dar problemas

pois estas tem um valor maximo de Iol e Ioh

veja a corrente maxima das saidas da pic e altere o valor da reistencia mas pode ter que alterar o circuito pois as portas da pic nao devem ter capacidade para atacar o diodo do 4N33

confirme pelo datasheet

o circuito que enviou tem outro erro na saida do 4N33

os 4n33 nao devem ser ligados assim

pode ligar em colector comum ou emissor comum

mas faltam as resistencias de colector ou de emissor

uma simples resistencia de 2 k resolve

corrija

-----------------------------------------------

Quanto as baterias, são 12 baterias AA de 1,2v 1200mAH HR6(não sei o que significa o ultimo valor..) ligadas em serie.

essas baterias podem estar a causar problemas

note que o motor pode exixir 1,2 A em rotaçao normal

a questao esta no momento de arranque

nesta fase a corrente vai ser muito maior e isto pode fazer com que a tensão baixe mesmo que por tempo curto

HR se for a mesma notaçao das que uso siggnifica HIGH RATE isto é sao baterias que podem fornecer correntes superiores ao valor nominal por curtos periodos de tempo , mas so vendo as especificaçoes do fabricante

penso que deveria pensar num outro tipo de alimentaçao

----------------------------

Ligando o motor diretamente na fonte de bacada, os valores ficaram em torne de 1.5A mesmo, mas o circuito final precisa suportar 10~15A (mesmo que eu tenha que trocar as baterias)

mais uma razao para pensar numa alimentaçao diferente

por experiencia sei que muitos dos erros se devem a fontes incorrectas e mal dimensionadas

quase sempre se ve que a fonte fornace xx Amps

mas quase sempre se esquece o aspecto dinamico da fonte

quando a coloca a funcionar com cargas que variam de forma intensa (no maxino entre 0 e 100% ) ai o caso e bem diferente

---------------------------------------

Tevo ter feito alguma coisa muito errado hoje ou ontem, mas descobri que tinham 2 mosfets em curto e o HIP tambem queimou.. verifiquei todas as ligações e depois troquei os componentes queimados.

Com as modificações agora o HIP só recebe 12v, e não mais a tensão da bateria como esta no circuito que postei.

O diodo que estou usando não é o UF1002DICT escrevi errado, não achei esse e estou usando o MBR1545CT parece ser equivalente.

Ao fim de tudo, a ponte esta funcionando!

o HIP tambem funcionou bem e até conseguiu receber o sinal do PIC

O motor foi acionado por um bom tempo e os mosfets não aqueceram nem um pouco!

boa boa boa

parabens

erros todos cometemos

so e bom e admitir isso e corrigir

-------------------------------

porém... o circuito não esta confiavel.. alguma esta errada com o HIP pois na maioria das vezes ele recebe o sinal e ativa a ponte por um segundo e então desliga novamente, porém quando ele funciona funciona bem.

que tipo de montagem esta a usar na sua experiencia ? protoboard ?

se sim isso pode ser a causa pois pode originar maus contactos , capacidades distribuidas etc

verifique bem as ligaçoes de todo o circuito

se se lembra noutro ponto indiquei o diodo e os condensadores diferentes

os diodos já mudou

tente usar condensador de 20 uf em paralelo com 0,1uF , e use condensadores de boa qualidade e baixas fugas

ligue condensadores de 0.1 uF entre os terminais de Vcc e gnd de TODOS os CI´s com os fios o mais curtos possivel, isto e um MUST DO em todos os circuitos digitais

--------------------

outro teste

outra experinencia que pode fazer e isolar a pic de todo o resto do circuito e activar os sinais de entrada manualmente e ver se o circuito nao para

isto pode ajudar se tiver algum bug de software na pic

se separar o circuito como pedi vai poder vertficar isso

mesmo

que pic esta a usar ?

------------------------------------------------

Alguma ideia do porque desse comportamento? porque o HIP não funciona em 100% dos casos?

corrija o circuito da parte de 4N33

depois faça os testes e sugestoes anteriores para vermos os resultados

para evitar transientes do motor podemos depois pensar numa solução mas so quando definir a tensão final que usar

e PF sempre com calma e tentando nao cometer erros

alem disso faça as alteraçoes uma de cada vez e va observando os resultados

ja agora corrija actualize o circuito e coloque aqui

e veja a sua imagem alterada so para ter ideia do que digo

------------------------------------------

de novo.. abrigado pela atenção

de nada sempre as ordens e veja a sua imagem alterada so para ter ideia do que digo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde!

Queimei outro HIP !! ! ! ! !

estava acionando o hip diretamente, sem o acoplador, ele estava acionando o motor e desligando depois de certo tempo, (como estava antes) foi então que o circuito queimou. Depois de acionar o motor, passava no max 1s e desligava, alguma coisa devia estar errada e como eu insisti em continuar testando acabou queimando. Note que este erro é independente do acoplador e do pic (que nem estava presente).

Agora estou sem CI's pra continuar e o pior, não faço a menor ideia do que pode ter causado o problema. Com leds tudo funcionava muito bem, só pode estar acontecendo algo com o motor.

-Um dos CI's queimou com os diodos ligados ao motor, e outro queimou sem os mesmos.

-Mesmo funcionando, o CI desligava os mosfets depois de algum tempo, ontem chegou a durar mais.

Visto os recentes acontecimento e o fato que deve demorar um pouco pra eu conseguir novos CI's resolvi jogar todo o circuito em um programa de simulação e ver o que acontece.. vou usar o multiSim 10,1 nunca mexi com esses programas, mas ta ae uma bela chance de começar né..

respondendo as perguntas, estou usando um PIC18F452 e esta tudo ligado em uma protoboard.

Se alguem tiver uma teoria pra explicar essas coisas, por favor..

Obrigado pela ajuda! Assim que tiver mais informações eu coloco aqui!

ps:pelo menos dessa vez eu ACHO que as mosfets não queimaram, fiquei meio P* e nem quis testar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriela, voce fez o que disse em topico anteriores? coloccou o diodo ou um capacitor em antiparalelo com o motor!

se continuares usando sem essas precauções ira queimar varios HIP até achar o problema!

agora responda me uma pergunta que ja fiz a um temppo nesse topico, qual a capacidade de corrente que essa bateria esta fornecendo?

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe_Eletronic

ja foi respodido no post #26 auestao das baterias

e que quer dizer com diodo em antiparalelo ?

pode colocar aqui esquema de como faz isso ?

ja agora porque estão a queimar os hip?

Boa Tarde!

Queimei outro HIP !! ! ! ! !

estava acionando o hip diretamente, sem o acoplador, ele estava acionando o motor e desligando depois de certo tempo, (como estava antes) foi então que o circuito queimou. Depois de acionar o motor, passava no max 1s e desligava, alguma coisa devia estar errada e como eu insisti em continuar testando acabou queimando. Note que este erro é independente do acoplador e do pic (que nem estava presente).

Agora estou sem CI's pra continuar e o pior, não faço a menor ideia do que pode ter causado o problema. Com leds tudo funcionava muito bem, só pode estar acontecendo algo com o motor.

julgo que como já lhe indiquei anteriormente deve testar cada parte do seu circuito

começa por testar a ponte com leds

depois pode inserir uma carga resistiva na ponte de valor identico ao do motor

que sera de 8 ohm

--------------------

depois de verificada a ponte pode passar ao hip

teste apenas o hip so sem a ponte e a pic

altere as entradas e verifique as tensoes de saida que activam o transistores da ponte

veja se ha alteraçoes e se os sinais sao estáveis

-----------------------

agora

testa a pic e os 4N33 ,mas corrija o circuito destes poisesta incorrecto

-----------------------------------------------

se tudo funcionar teste o circuito completo mas sem o motor

com os leds e com a darga resistiva de 8 ohm

---------------------------------------

se tudo funcionar ate aqui vai ter de ver o motor

pode testar o mesmo apenas ligado aos 12v e medir a corrente que consome e a tensão da bateria

-----------------------------------------

-Um dos CI's queimou com os diodos ligados ao motor, e outro queimou sem os mesmos.

-Mesmo funcionando, o CI desligava os mosfets depois de algum tempo, ontem chegou a durar mais.

a que diodos se refere ?

POR FAVOR redesenhe o circuito exactamente como esta a usar e com todos os componentes

note que quando fala en diodos nao sei a quais se refere

o certo e que neste momento julgo nao ter a certeza de ser o hip ou outro componente que pode estar a provocar isso

------------------

Visto os recentes acontecimento e o fato que deve demorar um pouco pra eu conseguir novos CI's resolvi jogar todo o circuito em um programa de simulação e ver o que acontece.. vou usar o multiSim 10,1 nunca mexi com esses programas, mas ta ae uma bela chance de começar né..

por isso mesmo e que deve testar cada parte do seu circuito individualmente

--------------------------

respondendo as perguntas, estou usando um PIC18F452 e esta tudo ligado em uma protoboard.

a pic nao vai actuar correctamente dado nao ter capacidade de drive para o 4N33 com o esquema que enviou

penso que deve corrigir isto

--------------------------

Se alguem tiver uma teoria pra explicar essas coisas, por favor..

Obrigado pela ajuda! Assim que tiver mais informações eu coloco aqui!

ps:pelo menos dessa vez eu ACHO que as mosfets não queimaram, fiquei meio P* e nem quis testar direito.

gabriela_goes

veja os comentarios atras e as informações do post anterior que coloquei

tenha especial cuidado com as ligaçoes no protoboard e quando efectuar qualquer das experiencias verifique sempre a corrente consumida e a tensão de alimentaçao

nos meus trabalhos uso sempre uma fonte de tensão regulada e com controlo da corrente de saida

desta forma evito destruoir muitos compnents

e mais uma vez sem ter um esquema correcto do seu circuito e tambem do esquema de cada um dos testes que esta a efectuar torna-se difícil saber o que esta mal

faça esses esquemas e quando se referir a um componente PF refira qual

note a fugura que coloquei atras pois alem do 4n33 alguns sinais podem estar errados pelo menos no desenho que colocou , por exemplo BHI / AHI nao me parece estarem correctos

confira com o exemplo do datasheet onde tem como deve controlar estas entradas BHI / AHI e BLI / ALI

depois de ter cada parte testada pode identificar-se o problema

(note que os testes que indiquei nao incluem o motor ligado no seu circuito) e se necessario ver como proteger o circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriela_goes

julgo que o seu erro esta aqui

veja o circuito que colocou pois tem erro

os sinais se BHI e AHI devem estar invertidos se BHI=0 => AHI=0

e o mesmo para BLI=1 ==> ALI=0

os sinais de controlo tem de ser cruzados na ponte

da maneira como tem no desenho vai provocar que que os mos de um lado da ponte vão conduzir ao mesmo tempo e destruir o circuito

para corrigir :

ou usa inversores

ou 4 sinais de saida da pic e os respectivos 4N33 ( com circuito corrigido)

confira com o exemplo do datasheet onde tem como deve controlar estas entradas BHI / AHI e BLI / ALI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oceano, foi um bom palpite mas acho que não pode ser isso.

O CI tem portas lógicas internas, que desligam a mosfet superior caso a inferior entre em condução. De fato deixar os pinos AHI e BHI sempre em nivel alto está sugerido no data sheet, pois facilita o controle da ponte através de ALI e BLI, e mesmo se estes dois pinos forem ativados ao mesmo tempo o fabricante garante que todo o chip é desligado.

Mas agora que você sugeriu que as mosfets do mesmo lado podem estar entrando em condução, é possível que após esse "curto" as mosfets continuem a funcionar? Isso explicaria o funcionamento intermitente. As mos conduziriam, após o curto elas desligam e passam a conduzir novamente, o processo se repete até queimar o circuito todo. Será que pode ser isso?

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok

se tem a certeza que funciona assim , note que nao tenho esse CI para testar

de qualquer forma eu testaria os sinais

e tambem testaria as diferentes partes do seu circuito separadamente como indiquei atras

---------------------------------

e ja agora veja a parte do 4N33

segundo percebi tem o colector do transistor do 4N33 ligado a +5v e o emissor as entradas do hip

a minha pergunta :

como as entradas vão ao nivel logico 0 que se nao estou enganado e 1 V max para 25ºC ?

PF veja este ponto

veja o circuito abaixo

-----------------------

e verifique tambem os sinais de High-side turn-on DELay e

High-side turn-on DELay

------------------------

para ver se tem algp a ver com o motor use em vez deste uma carga resistiva equivalente como indiquei antes

--------------

julgo que depois de tudo isso feito so mesmo com osciloscopio se poderá ver o que esta a acontecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza funciona mantendo os pinos AHI e BHI em nível alto permanentemente. O HIP possui uma lógica interna de proteção que permite que isto seja feito, de modo a facilitar o controle da ponte.

Falando nisso, já tive problemas em usar o HIP de outra forma: liguei AHI com BLI e BHI com ALI. Usando nesse modo o HIP não acionava corretamente os mosfets superiores, que então esquentavam bastante e queimavam. Pra corrigir isto bastou desfazer a ligação dos pinos de entrada "cruzados" e deixar AHI e BHI permanetemente em nível alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lokasso

ja agora pelasua experiencia nesse Ci o que acontece se ALI e BLI estiverem

ambos a +5V ?

Obrigado

Se ambos estiverm em nível alto o HIP corta os sinais AHO e BHO e deixa em nível alto os sinais ALO e BLO, deixando os dois terminais do motor ligados ao terra.

Há uma tabela verdade no datasheet do HIP, por ela é possível verificar que de todas as combinações possíveis das entradas do HIP nenhuma resulta em uma condição proibida.

Gabriela, quanto aos pull down não sei te dizer ao certo, pois nunca os usei com o HIP, mas ACHO que não estão muito baixos não. Estimo que eles estejam drenando no máximo uns 15 mA, bem abaixo da capacidade de fornecimento de corrente do HIP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff...

AHI e BHI estão em +5V.. saiu errado no desenho.

desculpa pessoal.

Só uma coisa, existe a chance dos resistores de Pull-Down estarem muito baixos?

Amanha ou depois eu consigo um HIP4081A de novo.. e não pretendo queimar esse. palavra..

Obrigado

ja conseguiu ver o problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriela_goes,

estou vendo seu problema agora e tenho algumas dúvidas:

- Que tipo de motor você está usando? (Corrente continua com escovas, etc. etc.)

- Qual o objetivo final do projeto?

O circuito deverá controlar a velocidade do motor?

A rotação será reversível?

Que carga será acionada pelo motor?

Essas respostas vão permitir uma melhor análise de seu circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia a todos...

Retomando(finalmente) o meu projeto.. vamos lá

Resumo..

Preciso utilizar um HIP4081AIPZ para controlar uma ponte H feita com mosfets,

o CI vai ser acionado por PIC que envia os sinais através de acopladores ópticos. O pic trabalha em 5v o HIP com 12v e os mosfets vão chavear 15v-20v

Após a montagem o circuito funcionava muito bem com leds no lugar do motor, porém ao incluir o motor o circuito funcionava por um tempo e depois queimava. Partindo disso muitas sugestões foram dadas, vamos lá...

1)Isolei o circuito e testei apenas as saidas do HIP, estão todas de acordo com a tabela verdade que planejei, e as saidas para controlar os mosfets superiores estão em uma tensão bem superior conforme o esperado(charge-pumping)

2)Foi sugerido colocar um resistor de 8R no lugar do motor, não entendi bem a ideia do teste mas fiz assim mesmo e os resultados foram um resistor que fritou. Pensei em usar um resistor de fio, será que era essa a ideia? Até o resistor queimar estava tudo funcionando conforme planejado. Tirei o resistor e o circuito continua como antes, nada se danificou.

3)O motor é CC sem escovas, a velocidade deve ser controlada e a direção também. Quanto a carga do motor, uns 12Kg estou usando uma redução porém não sei melhores detalhes..

4)Pesquisei na internet e achei um circuito que tinha um capacitor em paralelo com o motor. 0,1uF cerâmico. Isso pode me ajudar?

5)Quanto a corrente reversa, que tipo de diodo utilizar? Lembrem que já tentei utilizar o 1N4148 e se for mesmo essa a causa do circuito queimar esse diodo não funciona(como me disseram depois)

Acho que é isso...desculpem a demora pra postar novas informações, mas a falta de CI's + umas semanas de prova acabaram me atrasando..

Obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos...

Retomando(finalmente) o meu projeto.. vamos lá

3)O motor é CC sem escovas, a velocidade deve ser controlada e a direção também. Quanto a carga do motor, uns 12Kg estou usando uma redução porém não sei melhores detalhes..

Acho que o seu motor é com escovas, certo ? Caso contrário (se ele fosse BLDC) no máximo ele iria dar uma leve mexida (alguns graus apenas) e ficaria pra sempre nessa posição. Sem falar que a imensa maioria dos BLDC possuem 3 fios, enquanto os com escovas possuem geralmente 2.

4)Pesquisei na internet e achei um circuito que tinha um capacitor em paralelo com o motor. 0,1uF cerâmico. Isso pode me ajudar?

Pode ser útil sim, ajuda a "filtrar" transientes de tensão gerados pela comutação no motor.

5)Quanto a corrente reversa, que tipo de diodo utilizar? Lembrem que já tentei utilizar o 1N4148 e se for mesmo essa a causa do circuito queimar esse diodo não funciona (como me disseram depois).

Esse 1N4148 você usou onde ? Se não me engano eu sugeri que você os usasse somente pro bootstrap. Já para proteção dos Mosfets eles não são adequados. Eu usaria talvez um diodo TVS (transient voltage supressor) ou talvez até um varistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok ok... o meu motor é com escovas, já que ele possue dois fios e gira muitos graus.. eu o retirei de uma parafusadeira 12v

Já para proteção dos Mosfets eles não são adequados. Eu usaria talvez um diodo TVS (transient voltage supressor) ou talvez até um varistor.

eu utilizei 4 diodos, dois para cada lado do motor. O diodo foi ligado invertido entre o Vcc e o motor e o Vss e o motor.

Como são esses diodos TVS? qual a especificação?

gostaria de lembrar que graças ao forum o circuito esta todo funcionando, porém não tenho coragem de colocar o motor e testar com correntes mais altas.

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o teste com resistencias em vez do motor seria para ver se o motor era a causa do problema

mas claro tem de ser de potencia correcta ou então queimam

os tvs pode ver por exemplo os desta serie 1.5KE e tera que escolher o de tensão correcta

e volto a insistir no circuito que colocou os opto isoladores nao estão com circuito correcto salvo se alterou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriela_goes,

Todos os procedimentos que você informou foram na parte de hardware.

Como está o software?

Um resistor de 8R em 12V tem uma corrente de 1,5A e gera uma potência de 18W. Se o resistor não for compatível com essa potência, vai torrar.

Minha sugestão é que você, para os testes, substitua o motor por uma lâmpada de 1W ou 2W/ 12V, que manterá uma corrente baixa e aceitará corrente nos dois sentidos que a ponte pode fornecer, coisa que não acontece com LEDs.

Para girar num sentido, deverão conduzir BHO e ALO.

Para girar no sentido inverso, deverão conduzir AHO e BLO.

A velocidade poderá ser controlada por PWM na entrada ALI, com BLI em zero para um sentido, invertendo-se essa condição para o outro sentido (PWM em BLI, ALI em zero).

No seu esquema não aparece a forma de comandar o PIC para ligar/desligar o motor, bem como para alterar o sentido de rotação e a velocidade. Como isso é feito?

gabriela_goes,

O datasheet do IRF1404 indica os seguintes parâmetros:

40V / 202A / Qg= 131nC

Para conduzir, é necessário carregar o gate (como se fosse um capacitor). Por isso, não acho que seja interessante colocar um resistor de pulldown. Esse resistor não permite uma carga rápida do capacitor do gate (porta).

A quantidade de carga para esse transistor chavear é muito grande, necessitando uma corrente muito alta, que o HIP pode não estar capacitado a fornecer. Talvez uma solução é a colocação de um resistor entre o HIP e os gates dos transistores, para limitar as correntes de carga dos gates.

O datasheet do IRF530N fornece os seguintes parâmetros:

100V / 17A / Qg=37nC

Um transistor muito mais fácil de chavear. Necessita menos corrente para carregar o gate.

Talvez a substituição dos MOSFET IRF1404 por outros com capacitâncias menores dos gates possa solucionar o seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja no post 22 disse que as resistencias so prejudicariam

diodos em paralelo com os mosfet para que se os mesmos ja tem diodos incluidos ?

a corrente do motor com a alimentaçao igual a da ponte tambem nao sabemos

se a gabriela_goes nao colocar um esquema correcto e completo do que esta a fazer vamos andar aqui as voltas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja no post 22 disse que as resistencias so prejudicariam

O resistor de pull-down eu realmente acho inútil, salvo no caso de deixar o circuito energizado sem o HIP, o que poderia queimar os mosfets.

Quanto aos resistores em série com o gate, podem ter certa utilidade se usados em paralelo (ou antiparalelo, dependendo do ponto de vista) com diodos, de forma a retardar a ativação dos msofets sem prejudicar o desligamento dos mesmos (para desligar a corrente fluiria pelos diodos). Isto ajuda a proteger o circuito contra "shoot-through", embora seja uma proteção redundante, uma vez que o HIP possui delay interno para realizar tal função.

diodos em paralelo com os mosfet para que se os mesmos ja tem diodos incluidos ?

Os diodos que sugeri em antiparalelo com gate-source dos mosfets é pra amenizar os transientes de tensão. No chaveamento do motor aparecem transientes com tensão bem acima da tensão de alimentação (em alguns casos superiores ao máximo Vds suportado pelo semicondutor), e se não houver certo controle pode levar à queima do circuito.

a corrente do motor com a alimentaçao igual a da ponte também nao sabemos

Se não me engano ela passou só os valores de corrente sem carga no motor né ? Seria interessante ter os valores de corrente pro motor com carga e na tensão que vai ser usada...

se a gabriela_goes nao colocar um esquema correcto e completo do que esta a fazer vamos andar aqui as voltas

Concordo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gabriela_goes,

Uma alternativa que deverá funcionar em seu sistema seriam os transistores IRL520N, que o fabricante garante que podem ser acionados por sinais de nível lógico (Logic-Level Gate Drive) e que já contam com os diodos internamente.

Tensão de 100V. Corrente de 10A. Qg de 20nC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria o capacitor em paralelo com o motor!

Um simples experimento como este resolveu um problemão que eu estava tendo um tempo atrás com uma ponte h!

Ele ajudava na filtragem!

E mais...

Uma fonte de 3.6V que usei em outra ponte H simplesmente desarmava todo o circuito no momento da partida do motor! Claro que não tomei os devidos cuidados de isolar a parte lógica da digital, até porque tudo estava a funcionar com 3,6V. Mas um capacitor eletrolítico de 470uF resolveu meu problema! Praticamente não havia queda de tensão no momento da partida do motor, a não ser a queda normal devida a carga.

Uma sugestão:

Seria possível fazer uma rampa de partida suave nesta sua ponte H? isso a cargo do PIC..

O tu precisa partir com esse motor em plena carga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!