Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv LG 29C84M Chassis MC-69A


kitt2

Posts recomendados

Pessoal estou com uma tv lg 29 esquema 29c84m que não liga, quando ligo na lampada serie a TV acende o Stand by e apaga, estava medindo a fonte separada da placa de video e as tensões da fonte estavam todas baixas, somente a de 5V estava funcionando, porém ainda não medi as 2 partes juntas.

Alguém já viu este defeito e pode me ajudar???? estou com a tv a 3 semanas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, já verifiquei os capacitores da fonte e havia um com fuga, porém mesmo assim a depois da troca a TV não liga, na verdade o stand by acende e apaga depois de 2 segundos, creio que a fonte esteja funcionando porém o micro deve estar desarmando, mais ainda não tive tempo de medir os pontos com as 2 placas conectadas. Amanhã vou medir e testar melhor estes pontos. Saida horizontal e flyback parecem estar ok......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então achei um capacitor com fuga C824, troquei ele e a tv voltou a funcionar, ficou 2 horas ligada, porém depois que desliguei para colocar a tampa ela não aparece mais imagem somente som.

Pelo que vi no esquema está faltando uma tensão de 9v, na verdade está dando 1v, que vai para o tubo junto com o RGB e alimenta vários CI´s.

No esquema mostra um regulador para 9v, mas na placa não tem este regulador, parece que a tensão de 9v vem do vertical que alimentado por 27V do Flyback, que também não está chegando está tensão. Minha pergunta será que é o flyback??? Devo substituir ele???

O estranho é que a TV funcionou bacana durante 2 horas......

Porém nunca fiz o procedimento de descarregar o tubo para troca do flyback, somente sei a teoria.... por favor me ajudem.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o problema é que não tem o CI IC807 regulador de 9v, a tensão está vindo através do ponto VP ou V-OUT, porém somente com 1v e não com 9V, a tensão de filamento também não existe será que o fly back deu defeito????

Outra coisa o chassis da TV é MC-69A e não MC-59K, alguém pode postar o esquema da MC-69A pois procurei e não achei....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, estou me baseando pelo esquema da 29C84M chassis MC-59K mesmo!, não encontrei o esquema para a MC-69A...

Mas você diz que esta tensão vem do ponto "VP", esta não é a abreviação de "Vertical Pulse"?, se for, tanto este como a tensão do filamento é AC e não DC...

PS: separei os tópicos por se tratar de TV's diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo,

Medi AC só por medir, e dá 0,5vac no lugar dos 9v e na tensão de filamento dá 0vac, porém esta tensão não pode ser AC, pois ele vem do Flyback saida de 27v que passa por um diodo retificador que também não está dando nada em AC antes do diodo e nem em DC depois do diodo.

Sem a tensão de 9v e filamento o tubo acaba não acendendo, dá até pra se basear no esquema do MC-59K, verifique ao sair do FLy back a tensão passa por um diodo e vai o para o pino 13 da saida vertical, depois o pino 2 do saida vertical para o r314 que vai para o barra pino a partir dai so temos 1v e não 9v.

A tensão de filamento heater também vem do flyback se baseando no esquema MC-59K e só passa por fusistor até ir para o tubo e não a tensão nenhuma nem em AC e DC.

Pela minha análise deve ser o fly back, não vejo outro componente que pode ser, todos os diodos fusistor, resistores no caminho do filamento e tensão de 9v etão bons. O Que acha????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, no caso do flyback estar parado, a tensão que alimenta os transistores RGB estará igual ao +B, dê uma verificada...

Antes de condenar de vez o flyback, verifique se no momento que você colocou a tampa, a placa principal não ficou mau encaixada provocando trincas nas trilhas..., pois é estranho o flyback parar do nada! (não que seja impossível, mas é difícil...), no caso do sinal do pino 2 do ci vertical para a R314....., como eu disse, é o sinal VP (vertical Pulse), não se preocupe com ele agora..., observe a figura abaixo:

post-359338-13884953179955_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No screen, comece com um pouco menos da metade e vá aumentando gradualmente...

Sobre estar tudo na mesma, é sinal que algo passou batino na verificação que te propus: Verificar possíveis trincas na placa, soldas ruins... etc....

Como eu havia te dito!:, "pois é estranho o flyback parar do nada! (não que seja impossível, mas é difícil...)", refaça seus passos e verifique o que te escapou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, já refiz tudo e não encontrei nada de estranho, já bati muito na placa com a tv ligada e não dá nenhum sinal somente o som aparece....

Preciso do esquema correto para seguir os pontos e fazer as medições de malhas corretas....

Há não há tensão de filamento, tensão de 200v está 115v, e a tensão de 9v está com 1v, já olhei tudo que está ao meu alcance e conhecimento.... o que eu faço???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! "Muita calma nesta hora!"..., mesmo sem esquema você pode fazer algumas verificações!, verifique se ela possui como CI de sinal o TA8880CN, (IC501), se for, verifique se ele esta recebendo a alimantação no pino 5 (Hvcc= 9V), vem da fonte!, é ele que vai gerar o pulso horizontal e fazer o flyback entrar em funcionamento!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora estava trabalhando, acabei de chegar, vou medir agora o ponto que pediu e já te passo o resultado....

Pelo que eu chequei a tensão que você pediu também está de 1v, porém vi um coisa interessante, o ponto de 9V também está ligado ao coletor do transistor Q501 onde sua base é proveniente da tensão de ABL que está em 31,2V. Fazendo os calculos o transistor Q501 está conduzindo o que justifica ter uma queda 1V no resistor de emissor, pois mais a queda de 0,7v de base emissor e mais a queda 29,2v.

Mas a tensão de Abl está correta??? Segui as trilhas e ela acaba vem do flyback e com uma amostra de +B, porém não se a tensão está correta.

Achei o regulador de tensão de 9v, como eu sou burro... ele estava com 2 soldas trincadas, arrumei e liguei a tv novamente deu pra sentir o horinzontal partindo porém entrou em proteção e o horinzontal queimou, porque sera????

Troquei o saida horizontal, porém ao hora que fui ligar novamente e por 2 segundos fez um barulho de xiado na chupeta e ai eu desliguei e o barulho continuou, como se tivesse queimando alguma coisa no tubo, será que vazou alta tensão????

Bom resolvi bem na hora que voltei o flyback antigo, pois embaixo do flyback tinha um fio torcido, achei que não era para ligar em nada, deveria ser o terra. Pois no flyback antigo este fio era um pino também ai nem me liguei. Depois que troquei o flyback e coloquei o antigo a tv ligou e está funcionando perfeitamente.

Bom várias de dor de cabeça, mas valeu a pena de investido uma grana no conserto desta tv, pois elevou o meu conhecimento técnico, consegui colocar o meu conhecimento téorico na prática... Agora só deixar testando e delvover a tv a dona.

Amigo obrigado mesmo pela ajuda, sem suas dicas não teria conhecido. E vou pedir ainda mais uma ajuda, estou procurando emprego se souber alguma coisa posta no meu e-mail por favor [email protected]

Muito obrigado mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eu é que fico agradecido pelo seu retorno colega!, afinal o mérito do reparo foi todo seu!!!...

Quanto ao seu último pedido de ajuda!, eu só posso indicar que, Monitore, e/ou, abra um tópico nas áreas do link abaixo!...

http://forum.clubedohardware.com.br/bolsa-empregos-certificacoes/f70?s=&daysprune=-1&f=70

Com certeza você encontrará auxilio em uma das áreas!...

Muito boa sorte a você!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!