Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte x Gravação ICSP de uC PIC


projetPIC

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Estou com um problema que não consigo entender o motivo, e gostaria de uma opinião.

Estou enfrentando problemas com a gravação ICSP, se eu uso uma fonte chaveada de 12V 500mA e a tensão de saída desta fonte é acima de 13,5V consigo gravar o PIC, mas se eu usar uma outra fonte de fabricante diferente com a mesma especificação e a tensão de saída ficar entre 12,5 e 13V a gravação ICSP dá erros. Aguém sabe por que? Que coisa maluca:confused:

Outra dúvada, em uma PCB posso cruzar as linhas PGD e PGC?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Bcpetronzio,

Vou fazer o que você me sugeriu.

Tipo eu sempre pensei que mesmo que a fonte não fosse lá grandes coisas, o circuito de alimentação poderia evitar estes problemas. Tipo, na entrada do meu circuito de alimentação tenho um capacitor de 470uf seguido de um 100nF e depois do regulador, tenho um de 100uF e 100nF, além dos capacitores de desacoplamento.

E já aproveitando para responder ao nosso amigo Felipe,

Eu não sabia que os capacitores eletrolíticos eram grandes vilões, então quando for fazer um filtro é melhor usar os cerâmicos ou poliesters? Usar os eletrolíticos apenas para reter carga?

Vocês acham que a segunda fonte que eu citei tem muito ruído? O filtro de entrada do meu circuito já não resolveria este meu problema?

Uma última pergunta, vejo muitos projetos onde as pessoas colocam um eletrolítico antes do poliéster ou cerámico, ou vice versa, qual é a sequência recomendada, e por que?

Brigadão.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Eu não sabia que os capacitores eletrolíticos eram grandes vilões, então quando for fazer um filtro é melhor usar os cerâmicos ou poliesters? Usar os eletrolíticos apenas para reter carga?
Todos eles são importantes na filtragem!, os eletroliticos se desgastam mais rápido, é por isso que nosso colega Felipe disse que eles são os vilões!...
Uma última pergunta, vejo muitos projetos onde as pessoas colocam um eletrolítico antes do poliéster ou cerámico, ou vice versa, qual é a sequência recomendada, e por que?
Como estão todos em paralelo, não tem uma sequência a ser seguida!, o que se costuma fazer é, colocar os capacitores de poliester/cerâmica, o mais próximo do circuito alimentado, para evitar interferência de RF neles...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!