Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Protetor anti-surtos (raios)


xhendrix

Posts recomendados

Estive analisando muito bem antes de comprar protetores anti-surtos para proteger meu computador. Quando digo PROTETOR, estou me referindo a um aparelho que realmente impeça de acontecer algum dano ao meu equipamento, e não esses filtros de linha e estabilizadores que tem aí no mercado que não servem pra nada.

Estive muito em duvida, e fiquei indeciso entre APC e CLAMPER. Mas um vendedor amigo meu da loja eletrica daqui de BH me enviou um video que eu fiquei de cara, abismado, e tive que comprar o protetor da CLAMPER. Segundo este meu amigo ele já presenciou estes testas no laboratorio da clamper e ficou boquiaberto com a qualidade e o desempenho dos protetores.

Só pra ter ideia nesse video aí ele aguentou um pico de 7 mil volts!!! Isso mesmo, 7 mil volts!!!

Pra quem quiser comprar eu comprei numa loja aqui em BH, mas achei tb no site das americanas e no site waz.com.br

Abraços a todos.

O Video:

http://www.clamper.com.br/simulacao_eterra/

:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não estou condenando o produto, só quero dizer que uma proteção completa exige muito mais que um produto como esse. Exige práticas corretas da instalação elétrica, principalmente do sistema de aterramento além de depender de como ocorreu essa descarga, onde ele caiu nas redes metálicas. Esse produto no caso não utiliza o fio terra, mas o neutro que é aterrado, só que não oferece todo tipo de proteção.

Esse e-terra é um dos produtos mais básicos da Clamper, que oferece sim um nivel de proteção, mas não é 100% efetivo. Esse produto por exemplo não oferece proteção em modo comum como surtos entre Neutro/Aterramento. Ele não tem uma suportabilidade de corrente muito elevada, acima de 5kA por exemplo. Ele não tem um fusível em série a linha de força, ele apenas protege o componente de proteção, o varistor, de pegar fogo. Num curto-circuito ele vai atuar por temperatura em seu corpo, mas ao atuar, a energia continuará passando pro equipamento, mas pelo menos o produto possui um LED indicador que isso ocorreu ou seja, hora de trocar o protetor.

Esse Slogan "O terra eletrônico" é perigoso! O fio terra foi feito primariamente pra proteger as pessoas contra choques elétricos e secundariamente pra desvio de correntes de surtos e ruidos de diversas linhas, de energia, de sinal, etc por meio de protetores adequados. Agora um ingênuo compra esse produto achando que agora tem um aterramento!! Me admira muito uma empresa do porte da Clamper usar um slogan desse tipo, ludibriador!

Esse produto não tem nada de novidade. Utiliza varistores de óxido de zinco como em muitos outros protetores. Utiliza fusivel térmico pra proteção do varistor e centelhador pra proteção de sinal. Tudo coisas bem comuns. A clamper só não divulga como é feita a polarização do neutro pra que a saida que escoará o surto em um centelhador por exemplo receba o neutro de forma correta. E no caso de tiver invertido os "polos" da tomada e o fase ficar no terminal de saida de um centelhador? A principio creio que ela assume que todas tomadas tão polarizadas corretamente e como o produto só tem dois pinos, é fácil o usuário inverter a posição do protetor.

Não vou me alongar mais, mas dê uma lida nesse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-proteger-equipamentos/722002

PS: Eu gosto dos produtos Clamper, tenho 7 VCL Slim em minha casa, 1 pra cada fase na entrada 4 no quadro de disjuntores, 1 pra cada fase + neutro e pretendo adquirir outros protetores pra uso final, após as tomadas, mas notei que você é de minas, estado de origem da Clamper, e você só se registrou aqui pra postar esse vídeo que a Clamper poderia ter disponibilizado no site deles, mas não o fez, pelo menos não encontrei. Posso estar enganado, mas só to postando pra "constar"...

Atualização:

Eu queria entender o circuito apresentado pela Clamper pra proteção telefônica do E-terra. Ai abaixo vai o esquemático, mas como garantem que o neutro será ligado corretamente no centelhador para garantir que uma fase de 220V não chegue esse ponto ai circulado em vermelho. Alguém poderia explicar esse circuito de proteção usando só o neutro?

eterra.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!