Ir ao conteúdo

[ARQUIVO] Notebook Philco PHN 15008

omestresteam

Posts recomendados

Postado
Grato, mas minha observação do S.O. foi em cima de uma consulta que fiz a AT da Philco, atendente KATIA (inclusive, a mesma que fez o recall). Ela informou que faria o Recall com o note tendo qq S.O., desde que comprovadamente oficial ou de livre distribuição (LINUX). Eu particularmente não considero ético levar um notebook com S.O. pirata para uma AT, mas é uma questão pessoal. :)

Com certeza não é ético, mas eles não podem fazer isso, eles são obrigado a dar assistência independente de o sistema operacional ser pirata ou original.

MestreSteam.

Postado
GUIA: Undervolting em seu PHILCO 15008 - By: Arface

É importante, aliás, é obrigatório que você desabilite o gerenciamento de clock de processador do windows. Caso contrário, o windows conflita com o rmclock e fica baixando e aumentando os clocks do processador freneticamente. No windows 7, fica em energia -> configurações avançadas de um dos profiles de energia, diretivas de gerenciamento de processador. Coloque o mínimo e o máximo para 0. Isso faz com que o windows desista de querer mexer nos clocks, que é a função do nosso querido RMclock.

Além disso, o RMclock tem que estar aberto SEMPRE. Se estiver fechado a tensão e os clocks voltam ao padrão sozinho.

Antes de mais nada, baixe os seguintes programas:

RMCLOCK v2.35 - http://cpu.rightmark.org/download/rmclock_235_bin.exe

ORTHOS CPU LOADER - http://www.overclock.net/attachments/downloads/36840d1165737486-orthos-v20060420-orthos_exe_20060420.zip

HW MONITOR - http://www.cpuid.com/hwmonitor.php

REGKEY - http://www.mediafire.com/?hcmyjgzonmm

(Não baixe se o seu for x86!) RTCORE64.SYS PARA WINDOWS x64 - http://www.flipfire.net/download/rtcore64.zip

1. Instale os PROGRAMAS no note, não mexa nos outros ainda

2. (PARA X64 SOMENTE) Extraia o arquivo RTCORE64.sys na pasta do RMCLOCK

3. Abra o HWMonitor e o ORTHOS. Mande o orthos forçar sua carga somente em cima do processador por 10min. Anote as temps (que vão over 9000) e feche tudo

4. Abra o RMCLOCK. Em ADVANCED CPU SETTINGS, marque a caixinha lá em baixo como CPU TYPE: mobile e apply settings at startup

5. Clique em PROFILES -> PERFORMANCE ON DEMAND. Marque USE P-STATE TRANSITIONS para a tomada e bateria e marque todas as caixinhas com os multiplicadores em baixo. Isso faz com que esse profile possa modificar os clocks para baixo e para cima quando precisar. Note que as voltagens ainda estão do jeito que a intel configurou o proc pra funcionar normalmente

6. Agora, em PROFILES -> MAXIMAL PERFORMANCE marque os p-state como no passo anterior MAS, ao selecionar os multiplicadores em baixo, SÓ SELECIONE O MAIOR MULTIPLICADOR. No nosso caso, é 11x se tudo estiver certo

7. Agora, em PROFILES, desmarque a caixinha "auto adjust blabla" ali em baixo e marque todas as caixinhas de multiplicadores e voltagens em cima

8. Ainda em PROFILES, mude o profile padrão de AC POWER para MAXIMAL PERFORMANCE nas duas caixas em baixo e, para a bateria, mude para PERFORMANCE ON DEMAND

9. Como você é uma pessoa inteligente, seu note vai estar ligado na tomada antes de começar a fazer os testes e o RMCLOCK vai automaticamente ajustar seu profile para MAXIMAL PERFORMANCE. Seu CPU está em 2,1ghz permanentemente nesse profile. Ou seja, você quis fazer o undervolt mas ainda levou um bônus pra casa se você usa o note pra jogos e aplicativos pesados

10. Feche o RMclock e rode a regkey. Abra o Rmclock novamente. O maior multiplicador tem que ter ido pra 11x. (o nosso é 10,5x mas o processador nao deixa subir pra 11 e o rmclock nao aceita multiplicador fracionado)

11. Agora começam os testes. Abra o HWmonitor, o ORTHOS e deixe o RMCLOCK aberto. Como eu não sei se dei muita sorte ou se 0,925V é meio que padrão para esse meu processador, vá baixando a tensão do maior multiplicador aos poucos e rode o orthos por meia hora. Se o pc não travou e o orthos não deu mensagem de erro, isso é um bom sinal. Se der BSOD, não entre em pânico, seu pc não vai torrar por causa disso. Reinicie e aumente um pouco a tensão até achar uma estável

12. Depois de achar a tensão estável, deixe o orthos rodando por no mínimo 1 hora para confirmar que essa é mesmo a tensão boa pro teu note

13. PROFIT! Seu note vai receber o undervolt sempre que o RMCLOCK estiver aberto. Existe uma opção para fazer o windows carregar o RMCLOCK dentro das opções do programa

14. Meus resultados foram 0,925V como tensão mínima para todos os multiplicadores, 65ºC em full load sem base de refrigeração. Jogando, as temps vão para 70 tanto na gpu quanto no processador

16. Postem seus resultados no tópico!

PS: Tenho esse note a pouco tempo e até agora, além de uma coisa ***** no vídeo sempre que eu mexo alguma coisa muito rápido na tela que eu acho que é coisa de LCD, não tive problema nenhum com meu note.

Sobre esse "problema", sempre que eu arrasto alguma coisa rápido na tela ou aparece algo renderizado muito poligonal na tela, o vídeo fica louco em cima desse lugar (por frações de segundo, mas é notável) e aparecem uns riscos pretos como se tivesse um lag somente em cima do lugar onde era pra ter a janela ou o polígono. Não é artefato, eu não tenho problema no olho e a placa de vídeo não está superaquecida. Isso é muito rápido, quase imperceptível, mas meu maldito cérebro é detalhista e fica reparando nesse tipo de coisa. Jogos atuais, tipo dragon age origins, não têm essa coisa. Não acontece em vídeos, só em jogos ou programas que usem 3d. Pode ser coisa do catalyst modificado pra note também, sei lá. Aliás, acabou de passar pela cabeça que pode ser o tal de ghost no lcd. Se alguem souber algo sobre isso por favor poste aí.

RESULTADOS:

COM UNDERVOLT

semttulo2bv.png

SEM UNDERVOLT

semttulop.png

10 graus a menos com cpu e gpu moendo! Achei engraçado que a temp da gpu ficou na mesma. Em jogos ela fica um pouco menor com o undervolt...

Benefícios do undervolt:

O usuário disse que com o undervolt a bateria durou cerca de 15 ~ 20 minutos a mais, e a temperatura do processador caiu drasticamente, e ainda disse que jogando a temperatura da placa de vídeo deu uma abaixada.

MestreSteam.

Mestre fiz esse procedimento acima só que o meu não apareceu 11X

Fiz teste orthos por 30 min temperatura ficou em 68graus e pelo everest cooler ficou em 30%

Esta certo????

Porque será que o meu não apareceu 11X??

Obrigado

Postado
Mestre fiz esse procedimento acima só que o meu não apareceu 11X

Fiz teste orthos por 30 min temperatura ficou em 68graus e pelo everest cooler ficou em 30%

Esta certo????

Porque será que o meu não apareceu 11X??

Obrigado

Não sei dizer pois eu ainda não fiz o undervolt :(.

MestreSteam.

Postado
Problema resolvido, eu tinha feito tudo certo, o problema tava só no discador mesmo, instalei outro de funcionou de boa, o único problema aparente é o aquecimento, que também não é tão alto assim, mas temos que ficar de olho.

valeu HarryMason, vi o post que você me falou e aproveitei para pegar os links dos outros drivers tb, o do modem deu certo com o Agere HDA do windows.

Note bom, melhor custo-benefício, e quem tem medo de comprar por causa dos problemas, temos que considerar que várias outras marcas tb tem problemas, e é mais fácil aparecer problemas em notes que são mais vendidos, vejam no Extra, o PHN está entre os mais vendidos e com ótimos comentários, e eu aqui jogando Street Fighter IV de boa, auhaahuahuahu.

Problemas realmente acontecem com qualquer aparelho.

Mas acho que no caso específico do PHN 15008 tem nego que mexe demais.

O meu tá aqui também funcionando 100%, nada o que reclamar.

Postado

Pois é gente, isso mesmo... domingo fui ligar o note e dai do nada sem mexer em nada, logo após o boot, na tela de senhas é que a loucura começou.

Imaginem quando vocês estão configurando o microfone do note e de repente dá um microfonia daquelas, agora imagine um com tudo em 100%!!! fui justo isso que por aqui.

reiniciei o note, entrei no modo de segurança e lá apareceu que o driver de som estava com problemas mas alterei em nada apenas desliguei o microfone, liguei novamente e pronto.

mas que raiva me deu! e o barulho!!! e desde domingo até agora nada de nada mais aconteceu com o som, até o relato de muitos ai em que o som trava quando jogando e ele ligado em mais de 75% aqui está perfeito.

Postado

ei galera, também tô usando o PHN 15008. Até o momento o bixo deu uma travada federal no Grid (novidade hem?) que tive que desligar no power. E ficou dando umas travadinhas (lembrando lag) no Borderlands. Alguém aí usa esse programa EVGA Precision? Tô usando aqui e consigo setar o cooler em 100%.

phn15008.png

By josevalviana at 2010-02-18

S.O. WIN7 Ultimate 64 bits

Driver de Som: Realtek HD Audio v2.42

Driver de Video: O que vem no windows mesmo, já que o 9.9 é beta. Tô aguardando o 10.3 que já vem para Mobility sem precisar do Modder. :)

Postado
ei galera, também tô usando o PHN 15008. Até o momento o bixo deu uma travada federal no Grid (novidade hem?) que tive que desligar no power. E ficou dando umas travadinhas (lembrando lag) no Borderlands. Alguém aí usa esse programa EVGA Precision? Tô usando aqui e consigo setar o cooler em 100%.

phn15008.png

Driver de Video: O que vem no windows mesmo, já que o 9.9 é beta. Tô aguardando o 10.3 que já vem para Mobility sem precisar do Modder. :)

Esse programa seta a ventoinha da placa de vídeo (GPU) e não o cooler do processador que é o caso do 15008 e, além disso, EVGA Precision é um software voltado apenas as placas GeForce da marca EVGA, de modo que somente proprietários destas placas devem utilizar o aplicativo.

Postado
Esse programa seta a ventoinha da placa de vídeo (GPU) e não o cooler do processador que é o caso do 15008 e, além disso, EVGA Precision é um software voltado apenas as placas GeForce da marca EVGA, de modo que somente proprietários destas placas devem utilizar o aplicativo.

sei que aqui tá funcionando e a temperatura baixa rapidinho :) e é isso ki importa não?

Postado
sei que aqui tá funcionando e a temperatura baixa rapidinho :) e é isso ki importa não?

Amigo, você poderia fazer um teste em algum jogo assim, deixando o Everest marcando a temperatura em quanto você joga:

1- "Jogo escolhido" - 1Hora de jogo - Cooler 30% - Tantos º

2- Espere 15 minutos

3- "Mesmo jogo" - 1Hora de jogo - Cooler 100% - Tantos º

Obrigado,

MestreSteam.

Postado

Sobre a carga de 8 horas da bateria, meu note chegou hoje, li o manual, e o coloquei para carregar, mais agora, umas 3 horas depois que coloquei, notei que a luz laranja(no lado direito do note) que estava acesa, apagou, só queria saber se isso é normal mesmo. Obs: a luz da fonte continua acesa normalmente. Obrigado ^^

Postado
Quando testar coloca aqui os resultados, ^_^

MestreSteam.

phn15008.png

O Grid meu também travava estranhamente, tipo, o som ficava travado na nota que tivesse tocando e a tela preta ou com umas listras, mas era superaquecimento, tenho qse certeza, porque eu jogava em cima duma mesa de madeira, sem espaço quase pro cooler dissipar o calor..

Postado
Problemas realmente acontecem com qualquer aparelho.

Mas acho que no caso específico do PHN 15008 tem nego que mexe demais.

O meu tá aqui também funcionando 100%, nada o que reclamar.

Digo mais! Tem gente que "acha" demais!-_-

Postado

Fiz o teste que me pediram.

Meus resultados foram:

Jogo: Borderlands (1h de jogatina e muitos kills)

não houve diferença entre a ventoinha setada em 30% ou 100% durante o jogo, chegando a incríveis 97.5oC quando a carga da GPU estava a 100% com clocks de 550Mhz e 697.5Mhz (core e memory respectivamente).

a menor temperatura foi de 56oC no início do jogo com clocks de 220Mhz e 405Mhz (core e memory).

Já a temperatura máxima da CPU foi a 80oC.

o que percebi no entanto é que:

com um bom tempo de jogo a ventoinha aumenta a rotação (perceptível) mesmo quando setada a 30%

com a ventoinha setada a 100% após o término do jogo a temperatura diminui de forma mais rápida!

em resumo o bichinho esquenta mermo! detalhe que estou no CE e aqui faz um calor até mais ou menos.

testem também e comentem para tirarmos conclusões.

Postado

O HarryMason disse tudo.

Cada um faz o que bem entender com o notebook, depois não adianta reclamar ou dizer que o notebook não tem qualidade.

Conheço 3 pessoas que também adquiriram esse notebook e até agora nenhum problema.

Todos com o Windows 7.

No meu também instalei o Windows 7, que para minha surpresa reconheceu e instalou automaticamente todos os drivers.

Tive problemas com o jogo Grid apenas quando o volume está acima de 50% e a qualidade no high.

OBS: Se ligar o som do notebook numa caixa de som externa o jogo não trava.

Jogos

Mass Effect 2

GTA 4

Pro Evolution 2010

Crysis

COD World at War

E mais uns 76 jogos, todos rodaram perfeitamente no high.

Programas

After Effects, Photoshop, AutoCAD, Sony Vegas,

3D Studio, Multisim e outros.

Não tive nenhum problema até agora.

A respeito do erro que tive no jogo Grid que fez o notebook travar, foi um erro no driver da placa de video.

Normal, o driver da ATI para o Windows 7 ainda é beta.

Creio que em pouco tempo esse problema será solucionado pela ATI/AMD.

Excelente notebook, custo x beneficio não existe melhor até o momento.

Pra mim o único contra é o teclado barulhento, mas já vi piores.

Algo que me deixou bastante satisfeito foi a qualidade do som.

A respeito dos supostos problemas de refrigeração.

Não existe problemas de refrigeração nesse notebook.

Pelo contrário, muitos notebooks com processadores inferiores, sem placa de video, esquentam muito mais que o Philco 15008.

A refrigerção desse notebook é bastante eficiênte.

Postado
Sobre a carga de 8 horas da bateria, meu note chegou hoje, li o manual, e o coloquei para carregar, mais agora, umas 3 horas depois que coloquei, notei que a luz laranja(no lado direito do note) que estava acesa, apagou, só queria saber se isso é normal mesmo. Obs: a luz da fonte continua acesa normalmente. Obrigado ^^

Normal.

Depois que a carga da bateria está em 100% essa luz apaga.

Postado

aí galera eu pedi o meu ontem , agora semana q vem chega , como toda critica e construtiva obrigado pelas Review pois me ajudo bastant e na espctativa ^^ para chegar logo abracao...

Postado

Galera, eu e o fenixgm decidimos criar outros 2 tópicos para melhorar a organização, os tópicos são:

Review - http://forum.clubedohardware.com.br/review-notebook-philco/777428

Dúvidas - http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-notebook-philco/777458

Review é o review do notebook, dúvidas é o tópico que contém o FAQ e qualquer sobre o Philco PHN 15008 deve ser feito lá, e não no tópico do review, peço a todos que não postem dúvidas no tópico do review, e sim no tópico de dúvidas, as perguntas postadas no tópico do review não deverão ser respondidas.

Grato,

SOLICITO O FECHAMENTO DO TÓPICO Nº 723982.

MestreSteam.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...