Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

Uma coisa que eu sonho muito, mas que acho q não deve acontecer de novo...é o crossfire entre placas de gerações diferentes...

tipo HD5850-HD6850...

Agora vamos ver os preços no lançamento......q dependendo...não vai me ajudar com esse cross...mas pode me ajudar com o cross de 5850....jogando o preço dela pra baixo....

• Membro VIP
Postado
Uma coisa que eu sonho muito, mas que acho q não deve acontecer de novo...é o crossfire entre placas de gerações diferentes...

tipo HD5850-HD6850...

Isso provavelmente nunca irá acontecer.. como cada placa cria um quadro em alternância, imagine a salada que ficaria com arquiteturas distintas processando o jogo.

• Membro VIP
Postado
http://www.fudzilla.com/graphics/item/20545-cayman-xt-and-pro-are-radeon-hd-6970-and-hd-6950

Série HD 69xx deve sair até dezembro, ao que entendi um "problema" que vão ter é referente ao famoso TDP

Ele não disse problema, apenas disse que um Porsche GT3 é muito mais carro (muuuuuuuuuito) que um Toyota Prius, mas que ele gasta mais combustível.

Ele dissse que este será o maior e mais quente chip que a ATI já fez.

3 joelhadas na madeira.. a ATI já fez o R600, não achei que viria coisa pior -_-

Postado
nenhuma notícia sobre a eficiência dos SPs?
agora, o melhor a fazer é esperar os testes de sexta feita.

Uma coisa que acho importânte relevar é que aparentemente a 5830 e a 6870 são muito parecidas em specs: 1120 Sp's para ambas, uma com 900 e outra com 800 (aqui é a maior diferença...) e 4Ghz vs. 4.2Ghz em 256Bits GGDR5 (5830 e 6870 respectivamente).

Para saber se ouve melhora, basta comparar a 6870 com a 5830 + 100mhz de clock no núcleo e 200Mhz no clock na memória, para se igualarem. ESPERO que algum review tenha essa ideia

Postado
Ele dissse que este será o maior e mais quente chip que a ATI já fez.

3 joelhadas na madeira.. a ATI já fez o R600, não achei que viria coisa pior -_-

Isso ocorre porque eles estão presos em processo de 40nm desde as HD4770.

Uma coisa que acho importânte relevar é que aparentemente a 5830 e a 6870 são muito parecidas em specs: 1120 Sp's para ambas, uma com 900 e outra com 800 (aqui é a maior diferença...) e 4Ghz vs. 4.2Ghz em 256Bits GGDR5 (5830 e 6870 respectivamente).

A contagem de shaders não é mais feita da mesma forma. Na R900 eles retiraram 1/5 dos shaders (as unidades T), que ficavam inativos a maior parte do tempo nas R600-R800. Não é totalmente justo, mas para normalizar a comparação você tem que tirar 20% dos shaders da R800 (ou adicionar 25% aos shaders da R900).

• Membro VIP
Postado
Isso ocorre porque eles estão presos em processo de 40nm desde as HD4770.

Então aquele boato de que eles iriam atrasar o lançamento das placas pra pegar os 28 nm no começo, lá pra janeiro, furou, certo ?

Espero que eles façam um chip menor que o Fermi e com consumo semelhante, na pior das hipóteses.

Eu não gosto dessa de "quanto mais forte melhor, independente do resto".. só estou esperando os testes das 6800 pra me posicionar.

A contagem de shaders não é mais feita da mesma forma. Na R900 eles retiraram 1/5 dos shaders (as unidades T), que ficavam inativos a maior parte do tempo nas R600-R800. Não é totalmente justo, mas para normalizar a comparação você tem que tirar 20% dos shaders da R800 (ou adicionar 25% aos shaders da R900).

Ahm, só mudou isso ?

Eu vi que tem 2 rasterizers (o que o RV870 já tinha, se bem me lembro), menos ROPs e aparentemente mais L2, você sabe de algo sobre isso ?

Postado
Então aquele boato de que eles iriam atrasar o lançamento das placas pra pegar os 28 nm no começo, lá pra janeiro, furou, certo ?

Furou. Tinha gente que achava que a AMD não iria mais fazer chips gigantes, como a Nvidia, pois o lucro é maior com chips menores, e é o que a AMD tradicionalmente tem feito. Mas apesar das otimizações na R900 para salvar espaço, se eles ainda estão nos 40nm o chip high-end deve aumentar em relação à geração anterior para realmente ter melhor desempenho.

Ahm, só mudou isso ?

Eu vi que tem 2 rasterizers (o que o RV870 já tinha, se bem me lembro), menos ROPs e aparentemente mais L2, você sabe de algo sobre isso ?

Não, devem ter mudado mais coisas, mas sinceramente não venho acompanhando tudo nos mínimos detalhes atualmente, como você já percebeu no caso do meu erro sobre o processo. Dê uma olhada nos tópicos no Beyond3D que você deve achar o que procura.
  • Membro VIP
Postado

Ahm, só mudou isso ?

New features:

-HD3D

-UVD 3.0

-HDMI 1.4a

AMD HD3D is equivalent NVIDIA 3D Vision, and there is a 3D display support for games, movies and videos of separate glasses. HD3D includes support for Blu-ray in 3D, and a third-party 3D applications. UVD3 namely Universal Video Decoder 3 is a new version of the graphics within an integrated hardware-based support for H.264 and você-1 video decoding formats. AMD's graphics in the current scene using a UVD 2.2, which is, inter alia, support for two video streams , which can deliver a Picture-in-Picture feature.

HDMI has been updated to the latest version 1.4a, which was released last March. 1.4a adds support for the two mandatory 3-D format (Side-by-Side Horizontal & Top-and-Bottom), which was dropped from the original 1.4 version.

46300780.th.jpg

• Membro VIP
Postado
Furou. Tinha gente que achava que a AMD não iria mais fazer chips gigantes, como a Nvidia, pois o lucro é maior com chips menores, e é o que a AMD tradicionalmente tem feito. Mas apesar das otimizações na R900 para salvar espaço, se eles ainda estão nos 40nm o chip high-end deve aumentar em relação à geração anterior para realmente ter melhor desempenho.

Particularmente eu não gosto disso, mas pelo visto alguém quer a coroa de desempenho em placa monochip..

Não, devem ter mudado mais coisas, mas sinceramente não venho acompanhando tudo nos mínimos detalhes atualmente, como você já percebeu no caso do meu erro sobre o processo. Dê uma olhada nos tópicos no Beyond3D que você deve achar o que procura.

Somos 2 então, eu prefiro esperar mais 2 dias e ver os artigos saírem em forma simples e bem explicados do que caçar tópicos com informações ricas e avançadas.

"Cada macaco no seu galho". ^_^

New features:

-HD3D

-UVD 3.0

-HDMI 1.4a

AMD HD3D is equivalent NVIDIA 3D Vision, and there is a 3D display support for games, movies and videos of separate glasses. HD3D includes support for Blu-ray in 3D, and a third-party 3D applications. UVD3 namely Universal Video Decoder 3 is a new version of the graphics within an integrated hardware-based support for H.264 and você-1 video decoding formats. AMD's graphics in the current scene using a UVD 2.2, which is, inter alia, support for two video streams , which can deliver a Picture-in-Picture feature.

HDMI has been updated to the latest version 1.4a, which was released last March. 1.4a adds support for the two mandatory 3-D format (Side-by-Side Horizontal & Top-and-Bottom), which was dropped from the original 1.4 version.

46300780.th.jpg

Bem, UVD, HDMI e 3D estereoscópico eu não vejo como revolucionários. Vai ajudar, mas não é fundamental.

Já sobre a tabela, bem, se comparar a 6850 com a 5770, é um belo salto, agora se comparar a 6850 e a 5850, parece que tem coisa faltando, e TMU não é algo que se possa descartar assim (a não ser que sejam bem melhoradas, o que eu duvido).. pelo menos os ROPs foram mantidos.

Postado

Bom, como já disseram as 68XX vieram pra substituir a 57XX...

Mas ao que tudo indica com o tempo elas vão bater a 5850~70, isso com uma TDP bem menor(60W é bastante coisa).

E como eu já tinha comentado umas 5 páginas atrás, 6970 OGRICE!

Quero só ver se sairá uma versão MSI Hawk da 6970, imagina que tenso uma 6970 com 22% de overclock de fábrica? 8.5GHZ?! Jesus HAUHAUAHUHA

• Membro VIP
Postado
Bom, como já disseram as 68XX vieram pra substituir a 57XX...

Mas ao que tudo indica com o tempo elas vão bater a 5850~70, isso com uma TDP bem menor(60W é bastante coisa).

Certo, mas se não vier no preço das 5700, não adianta muita coisa, concorda ? ^_^

E o TDP parece que está mais pra 5850 do que 5770, o que é previsível já que o chip cresceu.

Sobre 6990, quem precisa de tanto poder de fogo em jogos ? :unsure:

Postado

Eses aumentos de tamanho e TDP das 69*0, resultado da maldita falta de processo menor, também me decepcionam.

Mas, naquelas do "vâmu fazê o quê?", é o legítimo do "se não tem remédio, remediado está"...

Mas ainda acho que a 6870 devia bater a 5870, não só a 5850. Ou andar junto!

Agora, q coisa, Xita! Q q tu tem contra um quadCF de 4 AMD Radeon HD6990??? :D

Postado
O que você tem contra a itaipu?:D

Estava pensando a mesma coisa...

mas nada que uma pequena Usina nuclear com uns 4 reatores de 30GW não resolva... (exclusivo pro pc claro...) não resolva...hauhauha

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...