Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Aí é que entra aquela velha história: Lei da Oferta e Procura..

Sem um concorrente a altura para HD5000, a ATI pôde se dar ao luxo de manter os preços, na época das 4000, a briga tava feia e a ATI acabou vencendo... ficando com a série 4000 para um nível de desempenho e a 5000 para outro...

Vamos ver como fica com a série 6000 :D

Na época das GTX200 contra as HD4000 a briga era mais equilibrada, mas a ATI forçou a barra e conseguiu aparecer bem, já com a série 5000 foi covardia 9sem placa de mesma geração, consumo baixo..), assim como foi com as GF8800 (G80) anteriormente.

Mesmo as HD5000 não sendo baratas elas fizeram os preços caírem. GTX260/HD4870 por 500 pratas era algo difícil, assim com o uma GTX285 por milão.

Postado

e repetindo o q já disse:

perdeu parte da fatia, mas continua a amd na frente.

e, se me permitem, mas mais efeito dos "fusions by intel" que da nvidia... a amd perdeu 2.7% da share, mas a nvidia subiu só 0.5%!

Postado

acho que o conjunto i3+GF300 e Athlon II/Phenom II + 880M, acabou atrapalhando bastante a venda de chips gráficos da AMD, o que em Desk foi bom, no segmento móvel não foi lá essa coisas.

Postado

agora final de ano queda nos preços??/

acho uma missao impossivel... esse periodo nego compra mesmo o preço esteja nas alturas...

então nao existe motivo para baixar o preço agora... NVIDIA baixo porque ta ****** no mercado...

Postado

Azael, as HD6000 lançaram SEXTA... nem entraram no mercado ainda(pelo menos não aqui)...

Espere algum tempo, cerca de 1~2 meses, você vai ver os preços caindo mais e mais, e promoções de Natal/Fim de Ano nas lojas, mais e mais.

Tô no aguardo das 69XX.

Postado

com certeza deve ser crítica ao tamanho e consumo... informação de desempenho acho q ainda tá longe...

P.S.: se aquela performance for aquilo mesmo... tá começando a ficar divertido o negócio... ;)

Maldita seja a falta do shrink porém! :)

• Membro VIP
Postado

Eu não digo 100%, até porque o desempenho (fps) não depende somente das placas, mas sim um conjunto todo...

Mas, se aproveitar 80% já está ótimo, acho que neste caso do Metro 2033, é porque o game estava com "CPU" sobrando...

Não vejo outra maneira de ele ter alcançado essa proporção....

Postado

Que sejam 50~60% de aumento de desempenho em qualquer jogo já seria ótimo.

Mas tem alguns jogos que praticamente não fazem diferença alguma, tipo L4D1 & 2, eu rodava com single HD5770 pegando 120FPS em High, com Xfire pegava 140, HEUAHEAUHEA num aumentava nada :(

Postado

Pelo que entendi o R300, foi um chip que fez a ATI aparecer no mercado, tomando posição da Nvidia? to viajando na maionese? os mais "velhos" podem contar melhor essa história? Obrigado :D

Postado
AMD está confiante no Cayman e diz ser o novo R300.

Fonte: Fudzilla.

TOMARA que sim :D. porém vale lembrar que naquela epoca era um cenario totalmente diferente. O R300 não tinha competidor a altura, ja que o NV30 era fraco em operação de Texturas em FP32 (devido a retirada do sistema tradicional de Vertex Pipelines, e colocando um sistema de arrays que funcionava bem em Texturas de precisão simples (FP16), ja em FP32.... era fraco demais, e obrigou a Nvidia a lançar o esquema PS 2.0a (_( .

Hoje o cenario é outro, o FERMI apesar de desbalanceado em certas areas, é uma GPU MUITO PODEROSA, principalmente em se tratando de Poder Geometrico.

Eu acredito que a GTX 580, devera ser uma reformulação basica do GF100. Eles não tem condições de aumentar transistores na GTX 580, e portanto na minha concepção, devera ser um rebalanceamento do GF100.

Portanto eu espero um Cayman poderoso, e uma GTX 580 tambem poderosa.

Outro detalhe, vocês acreditam em um Cayman em 384 Bits? Digo isso porque os engenheiros da antiga ATI, nunca gostaram de um barramento desse tipo. E a Julgar pelo historico, é mais provavel a AMD lançar o Cayman em 256 Bits, usando as novas GDDR5 em 6 e 7 Gbps, do que no barramento de 384 bits.

Gogo especular galera ^_^.

Pelo que entendi o R300, foi um chip que fez a ATI aparecer no mercado, tomando posição da Nvidia? to viajando na maionese? os mais "velhos" podem contar melhor essa história? Obrigado

Sim, devido ao problema de performance que eu ja mencionei. A nvidia teve problemas com o esquema de performance em FP32. O detalhe ironico, é que o NV30 teve o "azar" de que na epoca que foi lançado, o DirectX 9 ja estava começando a usar o esquema em FP32 :). porém vale lembrar que apesar da performance fraca, de uma maneira ABSURDA a serie GF FX5000 foi umas das que mais venderam..... qual a logica disso? Nenhuma, apenas diz claramente o quanto de Nvidia fanboys tem na terra do tio sam :).

• Membro VIP
Postado
Pelo que entendi o R300, foi um chip que fez a ATI aparecer no mercado, tomando posição da Nvidia? to viajando na maionese? os mais "velhos" podem contar melhor essa história? Obrigado :D

R300 era o chip que equipava as Radeon 9700.

Outro detalhe, vocês acreditam em um Cayman em 384 Bits? Digo isso porque os engenheiros da antiga ATI, nunca gostaram de um barramento desse tipo. E a Julgar pelo historico, é mais provavel a AMD lançar o Cayman em 256 Bits, usando as novas GDDR5 em 6 e 7 Gbps, do que no barramento de 384 bits.

Gogo especular galera ^_^.

Eu também acredito que SE existir um GF110, ele será um GF100 melhorado (assim como temos melhorias no R600 a um bom tempo..), mas nada revolucionário.

Sinceramente eu não sei, depois de ver o anand dizer que ter clocks altos nas memórias exige um bom trabalho no controlador, eu não duvido de bits "quebrados" no Cayman.. a bola de cristal anda falhando muito aqui, acho melhor ficar quieto e esperar acontecer hehehe.

--

Eles bem que poderiam ter feito Boxter, Cayman e Carrera né ? :D:D

--

Sim, devido ao problema de performance que eu ja mencionei. A nvidia teve problemas com o esquema de performance em FP32. O detalhe ironico, é que o NV30 teve o "azar" de que na epoca que foi lançado, o DirectX 9 ja estava começando a usar o esquema em FP32 smile.gif. porém vale lembrar que apesar da performance fraca, de uma maneira ABSURDA a serie GF FX5000 foi umas das que mais venderam..... qual a logica disso? Nenhuma, apenas diz claramente o quanto de Nvidia fanboys tem na terra do tio sam smile.gif.

Além disso, também tinha o preço baixo das FX5200/5500 e o marketing da "jefórsse de duzencincuentesseis méga.."

Postado

Além disso, também tinha o preço baixo das FX5200/5500 e o marketing da "jefórsse de duzencincuentesseis méga.."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Po essa é das boas tirar do fundo do baú!!!

Eu me lembro das R300 e das FX5500 que nem o Need for speed Underground 2 aguemntava rodar no maximo! rsrsrs

Bom continuo o aguardo para saber o verdadeiro desempenho na pratica das novas HD6000, mesmo sabendo que não vou comprar nenhuma delas!! rsrs

Agora só troco de placa de video para as HD7000!!:D

• Membro VIP
Postado

Eles bem que poderiam ter feito Boxter, Cayman e Carrera né ? :D:D

Um Panamera e um Cayenne cairiam bem :P

Aqui na cidade, ainda se vende muito a FX5200 de 256Mb, e custa caro ! Tem loja que oferece por até 280,00.

Mas ela tá caindo em desuso, sabe o porquê ? Simples, ela não roda todas as frescuras do Aero perfeitamente ¬¬'

Postado
Outro suposto teste que saiu no BitTech.

3D Mark Vantage

HD6970 ... 23499

HD5870 ... 19337

GTX480 ... 21106

Unigine Heaven

HD6970 ... 36,6

HD5870 ... 17,3

GTX480 ... 29,5

Link.: http://www.bit-tech.net/news/hardware/2010/10/25/ati-radeon-hd6970-benchmarked/1

E aí...?

Engraçado como as coisas mudam de um benchmark para outro.

No Unigine Heaven:

HD 6970 é 10.19% mais rápida que a GTX 480 e 17.72% mais rápida que a HD 5870.

No 3DMark Vantage:

HD 6970 é 24.06% mais rápida que a GTX 480 e 111.56% mais rápida que a HD 5870.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...