Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

O Fudzilla soltou mais uma:

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20759-some-cayman-radeo-hd6970-specs

Eu tenho certeza que ele pegou isso daqui:

1819579eohguh98bobbuff.jpg

Que por sua vez veio daqui.

A imagem nos mostra 24 SIMDs mas não fala nada sobre quanto SPs por SIMD terá, então ficaram discutindo lá no fórum. Pode ser tanto 16x4 (que daria 1536) quanto 20x4 (que dariam 1920), embora tudo indica mesmo que sejam 16, mas só quero mostrar a vocês como esse Fuad é ridículo, ele fica lendo os fóruns mais técnicos e coletando informações/especulações e depois vem dizer "minhas fontes seguras, minhas fontes isso, coletei essas informações, etc..", quando na verdade quem está dando o furo da notícia são usuários de um fórum comentando e deduzindo sobre uma imagem que veio de algum lugar, possivelmente real. Porque ele não posta a imagem? Porque se isso se confirmar (e tudo indica que sim), ele sai por cima levando crédito.

O jornalismo que esse Fuad faz é ridículo e oportunista. Porém, não dava pra esperar nada melhor dele.

Hoje em dia esses blogs e sites de notícias de hardware funcionam assim, principalmente quando o assunto é GPU: A origem (o source) da notícia vem 99% das vezes da China, pois é lá que as placas passam primeiro devido a fabricação de componentes e montagem das mesmas. Aí algum gerente de montagem/teste pega uma placa de amostra e posta em algum fórum chinês e em pouco tempo isso cai nos fóruns como Beyond 3D e afins, de onde surgem os comentários e deduções técnicas, que é de onde esses "jornalistas" coletam informações. Essas são as incríveis fontes que esses caras (Fuad, Charlie e etc.) tanto citam. Muita gente pensa que eles tem ligações com o pessoal dentro das empresas. Pura conversa, suas fontes são as mesmas que as nossas.

As mesmas informações/especulações ficam disponível para todos ao mesmo tempo, então qualquer um de nós pode montar um blog especulativo, tudo com base nos fóruns chineses.

Postado

A imagem nos mostra 24 SIMDs mas não fala nada sobre quanto SPs por SIMD terá, então ficaram discutindo lá no fórum. Pode ser tanto 16x4 (que daria 1536) quanto 20x4 (que dariam 1920), embora tudo indica mesmo que sejam 16, mas só quero mostrar a vocês como esse Fuad é ridículo, ele fica lendo os fóruns mais técnicos e coletando informações/especulações e depois vem dizer "minhas fontes seguras, minhas fontes isso, coletei essas informações, etc..", quando na verdade quem está dando o furo da notícia são usuários de um fórum comentando e deduzindo sobre uma imagem que veio de algum lugar, possivelmente real. Porque ele não posta a imagem? Porque se isso se confirmar (e tudo indica que sim), ele sai por cima levando crédito.

O jornalismo que esse Fuad faz é ridículo e oportunista. Porém, não dava pra esperar nada melhor dele.

Hoje em dia esses blogs e sites de notícias de hardware funcionam assim, principalmente quando o assunto é GPU: A origem (o source) da notícia vem 99% das vezes da China, pois é lá que as placas passam primeiro devido a fabricação de componentes e montagem das mesmas. Aí algum gerente de montagem/teste pega uma placa de amostra e posta em algum fórum chinês e em pouco tempo isso cai nos fóruns como Beyond 3D e afins, de onde surgem os comentários e deduções técnicas, que é de onde esses "jornalistas" coletam informações. Essas são as incríveis fontes que esses caras (Fuad, Charlie e etc.) tanto citam. Muita gente pensa que eles tem ligações com o pessoal dentro das empresas. Pura conversa, suas fontes são as mesmas que as nossas.

As mesmas informações/especulações ficam disponível para todos ao mesmo tempo, então qualquer um de nós pode montar um blog especulativo, tudo com base nos fóruns chineses.

Ninguém merece esse Fuad. ¬¬

Postado

Não querendo dar uma de "chato" mas não tem como ter certeza de onde ele tirou as informações, se foi daí ou de outra fonte ou se essa mesma fonte que surgiu em um fórum não foi conseguida por alguém do próprio fudzilla que posteriormente confirmou. Vai saber.

Vejo diariamente o fudzilla. Eles erram muitas coisas, mas acertam outras tantas. Coisa normal na área deles. Até porque, enquanto não saí é tudo especulação.

Tantos outros fazem a mesma coisa (techport, Guru3D, expreviem, etc).

Ele puxa o saco pra Nvidia? verdade. Isso não posso questionar.

Ainda assim ele acertou muitas coisas sobre as HD 68*0, bem como das GTX4**, tudo antes do lançamento.

Está última semana tem sido intesivo Nvidia por causa do suposto lançamento da suposta GTX 580.

Lembro que alguns dias antes do lançamento da AMD 68*0 o fudzilla tava cheio de notícias sobre ATI/AMD. E aposto que será igual com a data se aproximando do dia 22 (se é que haverá lançamento nessa data).

Ainda assim, o fudzilla é muito menos sensasionalista que o Charlie (e nem estou discutindo sobre o que cada um usa de concreto e o que é especulação).

O fudzila tem 2 tipos de notícia: Aquelas com fontes e aquelas que não aparecem fontes.

Basta separar o joio do trigo ;)

No direito nós sempre dizemos que "não basta alegar, tem que provar".

Gostaria de ver o que você vai falar se ficar confirmado o suposto número de Stream Processors anunciado pelo fud. talvez eles não acertem essa notícia mas algumas das lançadas eles com certeza vão acertar.

Agora se você acha o fudzilla oportunista e rídiculo você vai ter que atribuir as mesmas qualidades para uma tonelada de sites que se dizem confiáveis.

Eu por exemplo gosto muito do Kitguru. O site tem notícias boas e de vez enquando lançam aquelas "predições" do que virá e tenho que admitir, acertam muitas delas (que também não citam fontes, apenas diz "nossas fontes") com meses de antecedência.

Postado
Não querendo dar uma de "chato" mas não tem como ter certeza de onde ele tirou as informações, se foi daí ou de outra fonte ou se essa mesma fonte que surgiu em um fórum não foi conseguida por alguém do próprio fudzilla que posteriormente confirmou. Vai saber.

A imagem acima caiu ontem na rede, 1 dia antes do Fuad soltar a notícia. Além disso, você já viu o Fuad postar de domingo? Quase nunca. Veja que ele mesmo dá a entender no próprio texto (onde não há menção da fonte), dizendo "We managed to get some specs of the soon-to-launch, well at least on paper, AMD Radeon HD 6970 card."

"Certeza certeza" é aquilo né amigo, só a morte, mas se formos honestos com nossa inteligência vamos ver que ele tirou sua "bomba" daí. Óbvio que ele não vai falar "vi essa imagem num fórum chinês" porque isso tiraria a credibilidade dele.

Gostaria de ver o que você vai falar se ficar confirmado o suposto número de Stream Processors anunciado pelo fud. talvez eles não acertem essa notícia mas algumas das lançadas eles com certeza vão acertar.

Pera aí, anunciado pelo Fud? Antes do "furo" do Fud, esse screenshot já estava rolando na rede um dia antes e sendo largamente discutido nos fóruns, não só no B3D. Se o Fud anunciou alguma coisa, os usuários do ChipHell fizeram bem antes, então se confirmado eu não vou dizer nada, só constatar aquilo que eu já sei, de que 99% das informações que temos em vésperas de lançamento de hardware vêm da China ou de empregados das parceiras das empresas que participam de fóruns.

Agora se você acha o fudzilla oportunista e rídiculo você vai ter que atribuir as mesmas qualidades para uma tonelada de sites que se dizem confiáveis.

Site confiável pra mim não tem em tonelada não, conta-se nos dedos de uma mão. Mas ao menos existem muitos sites bons com bons profissionais que não se baseiam em boatos nem ficam lendo os fóruns pra lançar "bombas" assinando a notícia como se ele tivesse acesso à informação que ninguém tem.

Eu não reclamo do site Fudzilla, percebo que lá tem gente que trabalha sério, a maioria das notícias são boas. Eu falo só do Fuad, ele, apesar do dono da coisa, é quem destoa seu próprio site.

Pra finalizar, esse negócio de "acertar", "não acertar", é tudo questão de "atirar" na opção mais lógica. Não vejo esses "acertos" como grandes coisas, e se for ver, o pessoal de fóruns (nós por exemplo) acerta também muitas coisas e com muito tempo de antecedência. E aí? Créditos para os incríveis jornalistas com suas fontes secretas? Então dê os devidos créditos também aos fóruns chineses e usuários de tantos outros, que dão a informação muito antes dos "espiões infiltrados" desses figurões como o Fuad.

abs.

Não só o mad.onion acha, mas o pessoal do Beyond 3D disse, que a fonte provavelmente é a imagem do colega lá do Chip Hell. http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1491157&postcount=4569

Exatamente, está na cara. Horas depois da imagem do ChipHell e de uma larga discussão rica no B3D, o Fudzilla vai lá e solta a "bomba" com todos os números que se discutia no B3D.

Ou ele recebeu uma ligação enquanto dormia de seu espião secreto e infiltrado revelando tudo a ele, ou nessa ele não soube nem disfarçar. Fico com a última.

Bom, por mim chega desse assunto Fudzilla, já se estendeu demais o off.

abs.

• Membro VIP
Postado

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20770-cayman-reportedly-plagued-by-manufacturing-issues

Cayman parece ter problemas de fabricação. Ele fala aí em 3 bilhões de transístores pro chip.

http://www.techpowerup.com/134120/Radeon-HD-6970-Launch-May-Face-Delays.html

6970 pode atrasar.. (e tem algumas fotos)

http://www.anandtech.com/show/4002/amd-radeon-hd-6850-overclocking-roundup-asus-xfx-msi

Teste de 3 6850 diferentes. ^_^

Postado

Se de fato esse chip tiver 3 Bilhões de transítores, ele não vai ter o mesmo tamanho do Fermi "Original"?

E se isso se confirmar, a probabilidade de rolar problemas com a fabricação deverá ser bem grande, assim, como a Nvidia já teve, ou estou viajando?

O mais chato é que até agora não rolou nenhuma informação concreta sobre as specs -.-"

Postado

3 Bilhões de Transistores? Eu imaginava algo entre 2.7 a 2.9 Bilhões. Claro que é o Fuad :D que esta dizendo, mas não ta longe do que se tem ate agora.

O Fermi tem 3.2 Bilhões de Transistores, e devido a isso enfrenta ate hoje problemas de rendimento. A Nvidia se viu obrigada a fazer uma revisão do chip (GF110) para poder ter um Fermi FULL.

Entre o Cypress (2.15 bilhões) e os numeros não oficiais do Cayman (3 Bilhões) temos 850 milhões de transistores a mais aqui no mesmo processo. eu imagino 2 cenarios aqui:

* Ou a AMD investiu severamente em Shading Power e Texture power (SIMD Cores).

* Ou finalmente mudou o esquema do Setup Engine unico ^_^.

Claro que temos a possibilidade de ter ROPS mais poderosos, mesmo com o barramento de 256 bits. Mas os rumores não estão dando dicas disso :(.

So que esse rendimento sei não hein.... :unsure: . Parece que certas lições não estão sendo devidamente aprendidas.

Postado
Ahhh espero que não role esse atraso, deve ser mais uma mentira básica do Fuad. :D

Pior que essa infomação acerca do atraso, não saiu somente no Fudzilla, o Techpowerup também disse que podem haver atrasos, contudo, uns dizem que o atraso se deve a produção da TSMC (novidade) outros apontam a problemas com BIOS e drivers, o que é verdade não sei, mas, pode ser que sejam as duas coisas.

A AMD pode se dar mal com um atraso muito grande nisso, já que final do ano ta chegando daqui a pouco lançam isso em Janeiro e terão perdido a vendas de final de ano.

Postado

Existem rumores e mais rumores, dentre estes existem os que dizem que haverá atraso devido a TSMC, outros devido a problemas de rendimento (semelhante aos do Fermi), outros cogitam a hipótese de que a AMD, vendo que a nVidia surgiu do nada com uma tal GTX 580, decidiu adiar o lançamento da placa para revisa-la e consequentemente deixa-la mais rápida. Por fim ainda existem mais rumores que alegam que a AMD teria "jogado verde pra colher maduro", ou seja, ela está tentando evitar "leaks" a respeito de informações e também previews da placa. Provavelmente por questões de marketing.

Só nos resta mesmo é esperar.

Postado

Esta informação veio de um lugar só, um tal de TechEye, não houve várias fontes confirmando, só um lugar, e então vários blogs apenas espalharam a notícia.

Totalmente estranho a AMD ter problemas de rendimento com 40nm, e rendimentos na casa de 1 dígito apenas, logo após dominar o processo de 40nm por 2 gerações? Isso não faz o menor sentido. Essa seria a terceira geração da AMD nos 40nm, e mesmo que o Cayman meça seus 450mm2 (o que falam é que será bem menos), seria muito improvável este tipo de problema.

Vamos lembrar que o chip teve seu tape-out a muito tempo atrás (se bem me lembro é Abril.) e se houvesse algum problema com o rendimento já teríamos sabido a meses. Falar de problemas de rendimento só agora, 2 semanas antes do lançamento, é no mínimo estranho, não acham?

Pode ser uma notícia plantada ou pela Nvidia ou pela própria AMD. A primeira faria isso para desencorajar o consumidor a esperar pela placa da AMD e a segunda por sua vez faria isso para confundir a concorrência ou pegar quem está vazando com as informações. Se lembrarmos que a AMD plantou um monte de notícia falsa propositalmente em 2009 no lançamento da série HD 4000, isso não soa impossível. Soa menos impossível ainda no caso da Nvidia, o qual faz até mais sentido.

Só pra constar, 100% do pessoal mais técnico de 2 fóruns gringos (B3D e SA) está duvidando desses problemas, exatamente pelos motivos acima.

Aposto que essa notícia é fake.

Mais infos do Chiphell. A tradução é uma lástima, mas deu pra pegar que, segundo um usuário de lá, a GTX 580 corre perigo (??), pois o desempenho da 6970 será no mesmo nível.

Mais aqui (tem que traduzir do chinês pra inglês)

http://www.chiphell.com/thread-136291-1-1.html

Originally Posted by rjc View Post

In this chiphell thread today:

As usual had trouble getting the sense of the translation, the first quote particularly - think basically saying they are pushing 6970 to 580 level. Only a slight change though makes the sentence read "580 is of little danger, performance is strong, is equivalent to 580."

Followup post is much more direct the 6970 is below the 5970(at vantage score i guess), many games play well though, currently driver is a mess and if they get it right should lead to noticeable improvements,

Edit: Later in thread Napoleon also accidently mentions he has one as well as a friend of Tom Smith for testing

--------------------------------

First quote says that the GTX580 is in danger, not dangerous. 6970's performance good and is at least on par with GTX580.

Postado
Ahhh espero que não role esse atraso, deve ser mais uma mentira básica do Fuad. :D

Tomara mesmo. Ninguém merece esses atrasos no lançamento.

3 Bilhões de Transistores? Eu imaginava algo entre 2.7 a 2.9 Bilhões. Claro que é o Fuad :D que esta dizendo, mas não ta longe do que se tem ate agora.

O Fermi tem 3.2 Bilhões de Transistores, e devido a isso enfrenta ate hoje problemas de rendimento. A Nvidia se viu obrigada a fazer uma revisão do chip (GF110) para poder ter um Fermi FULL.

Entre o Cypress (2.15 bilhões) e os numeros não oficiais do Cayman (3 Bilhões) temos 850 milhões de transistores a mais aqui no mesmo processo. eu imagino 2 cenarios aqui:

* Ou a AMD investiu severamente em Shading Power e Texture power (SIMD Cores).

* Ou finalmente mudou o esquema do Setup Engine unico ^_^.

Claro que temos a possibilidade de ter ROPS mais poderosos, mesmo com o barramento de 256 bits. Mas os rumores não estão dando dicas disso :(.

So que esse rendimento sei não hein.... :unsure: . Parece que certas lições não estão sendo devidamente aprendidas.

Só espero que a AMD não repita o fiasco da NVIDIA com o Fermi. Me lembro de já ter visto em algum lugar uma montagem mal feita de uma foto da GeForce GTX 480 ligada direto numa usina nuclear, representando muito bem o que essa placa monstruosa faz.

Postado

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20797-hd-5970-drops-to-%E2%82%AC389

AMD's HD 5970 is currently available for €389 in Austria and we're expecting the drop to go into effect in other markets soon, but we are still not sure about the new MSRP, so take the €389 figure with a grain of salt.

Powa, se de fato os preços cairem pelo resto do mundo assim, até eu um mero mortal poderia sonhar com uma HD 5970 ^_^

Postado

ok, pra minha felicidade, a nvidia então lançou algo que começa a prestar....

bem vindas sejam as quedas de preços... E não vejo a hora de ver a HD6990 entrar no páreo! :D

• Membro VIP
Postado

Atraso das HD6900 se deve a falta de um componente:

Partners not getting their AMD Radeon HD 6970 boards in time has led many to speculate AMD is indeed facing yield issues with its upcoming flagship GPU. However, an insider has shared a contradicting piece of news: the card's delay is not due to yield issues - production is perfectly fine, but rather a shortage of a particular component from Texas Instruments (TI) is the root cause of the hold-up.

This TI component is an integrated driver-MOSFET (DrMOS) that was first used on AMD's Radeon HD 6800 Series. This DrMOS is so new to the point there is no information on it on the Web, not even from the manufacturer itself.

Supply of this DrMOS is limited, and since the Radeon HD 6800 Series and upcoming HD 6900 Series share the same VRM design, any (tight) supply from TI is shared between all the cards. This leads to a delay in HD 6970 card manufacturing, with partners receiving their final boards late as well.

It is interesting to note that AMD has also withheld the final BIOS from partners. It is an open question as to whether NVIDIA's just-launched GeForce GTX 580 flagship GPU and its performance figures has anything to do with this. That aside, the initial 22nd November date may be set to change; AIBs will only know the final launch date from AMD at the end of this week.

Peguei do VR-Zone através de proxy, por isso, sem link.

Postado
Se lembrarmos que a AMD plantou um monte de notícia falsa propositalmente em 2009 no lançamento da série HD 4000, isso não soa impossível. Soa menos impossível ainda no caso da Nvidia, o qual faz até mais sentido.

A série HD 4000 foi lançada em 2008, não 2009 ;)

Postado

É aquela história, nada confirmado, MAS... A TI estava realmente com problemas horríveis de desabastecimento de componentes analógicos no semestre passado: prazos imensos para entrega, estoques vazios, etc. Então existe realmente uma possibilidade não-nula de que esse seja realmente o motivo do atraso.

Postado
A série HD 4000 foi lançada em 2008, não 2009 ;)

Verdade, obrigado.

Pois é, e os blogs da vida falando em rendimento na casa de 1 dígito, em menos de 4 horas zilhares de blogs já estavam noticiando algo totalmente sem sentido como isso. :rolleyes:

Qualquer um que acompanha as placas de vídeo não iria acreditar numa bobagem dessas.

Eu falo, a mídia de hardware internacional de forma geral tem raiva da AMD, não sei por qual motivo, mas tem. Por isso quando surge um cara como o Charlie, todo mundo pega simpatia por ele.

abs.

• Membro VIP
Postado

Eu falo, a mídia de hardware internacional de forma geral tem raiva da AMD, não sei por qual motivo, mas tem. Por isso quando surge um cara como o Charlie, todo mundo pega simpatia por ele.

abs.

Digamos que eles não se esforçavam muito pra ter um bom relacionamento com todos os caras da imprensa..

A Intel gosta e falar, tem o IDF, enviam processadores ES pro Anand e eles tem um departamento de marketing bem melhor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!