Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado
Digamos que eles não se esforçavam muito pra ter um bom relacionamento com todos os caras da imprensa..

A Intel gosta e falar, tem o IDF, enviam processadores ES pro Anand e eles tem um departamento de marketing bem melhor.

É bem por aí Evandro, você está certo mesmo. Já ouvi falar que o PR da AMD realmente não é lá essas coisas.

Bem, não sou jornalista, mas acredito que isso não poderia influenciar tanto assim na distorção das notícias. É impressionante como qualquer coisinha vira motivo de um sensacionalismo negativo para o lado da AMD.

Definitivamente a AMD é uma empresa que não pode cometer nenhum erro, tem que ser perfeita, senão já viu.

abs.

• Membro VIP
Postado
É bem por aí Evandro, você está certo mesmo. Já ouvi falar que o PR da AMD realmente não é lá essas coisas.

Bem, não sou jornalista, mas acredito que isso não poderia influenciar tanto assim na distorção das notícias. É impressionante como qualquer coisinha vira motivo de um sensacionalismo negativo para o lado da AMD.

Definitivamente a AMD é uma empresa que não pode cometer nenhum erro, tem que ser perfeita, senão já viu.

abs.

Parece que de uns tempos pra cá as coisas mudaram pra beeeeeeeem melhor. ;)

Postado

Ai galera em quantos porcentos a 6970 será mais rápida que a 5870 e se ela vai ficar perto ou passar a 5970, se ficar perto quantos porcentos mais ou menos ?

Abração

• Membro VIP
Postado
Ai galera em quantos porcentos a 6970 será mais rápida que a 5870 e se ela vai ficar perto ou passar a 5970, se ficar perto quantos porcentos mais ou menos ?

Abração

Só vamos saber quando sair... ;)

Eu chuto que ela vai ficar quase no mesmo nível da GTX 580. Se é pra mais ou pra menos, aí eu já não sei... :D

Postado

Valeu cara, também to achando que ela deve ficar no mesmo nivel queria confirma minha tese sobre isso, eu estou doido para ver a performance delas. :D

Valeu e Abração.

Postado

Comentário oficial da AMD a respeito do atraso do Cayman: Nova data de lançamento deve ser na quinquagésima semana do ano (na semana do dia 13 de dezembro pra ser mais específico).

"Cayman não atrasou por falta de componentes da TI e também não atrasou por que queríamos, mas por que precisávamos".

"Nas especificações originais, a HD 6970 não seria superior a GTX 580, portanto teremos mais três semanas para fazer melhoras e testes".

Fonte: Fudzilla.

Postado

Ainda sobre o atraso das Cayman, foi engraçado ver o cara dizer que ainda estão vendendo bem a série HD 5000, e as novas que foram lançadas estão bem posicionadas, então podem se dar ao "luxo" de segurar um pouco o lançamento e tentar pegar a GTX 580. O mais engraçado ainda foi ler nos comentários os fanboys da Nvidia metendo o pau na AMD/ATI uaeheauheauhae levaram uma ownada, quanto ao atraso de 6 meses do Fermi que o cara deve estar procurando a dentadura debaixo da mesa até agora uaeheauheauhae.

Mas, se conseguirem fazer o desempenho ficar bem próximo e com preços menores, teremos uma disputa MUITOOOO interessante para o nata :D

• Membro VIP
Postado
Comentário oficial da AMD a respeito do atraso do Cayman: Nova data de lançamento deve ser na quinquagésima semana do ano (na semana do dia 13 de dezembro pra ser mais específico).

"Cayman não atrasou por falta de componentes da TI e também não atrasou por que queríamos, mas por que precisávamos".

"Nas especificações originais, a HD 6970 não seria superior a GTX 580, portanto teremos mais três semanas para fazer melhoras e testes".

Fonte: Fudzilla.

Detalhe, as duas frases que você traduziu são de autoria do Fudzilla, o cara da AMD foi João sem braço e saiu pela tangente, deu uma desviada noa ssunto falando que a demanda para a série 5000 ainda é boa.

Ainda sobre o atraso das Cayman, foi engraçado ver o cara dizer que ainda estão vendendo bem a série HD 5000, e as novas que foram lançadas estão bem posicionadas, então podem se dar ao "luxo" de segurar um pouco o lançamento e tentar pegar a GTX 580. O mais engraçado ainda foi ler nos comentários os fanboys da Nvidia metendo o pau na AMD/ATI uaeheauheauhae levaram uma ownada, quanto ao atraso de 6 meses do Fermi que o cara deve estar procurando a dentadura debaixo da mesa até agora uaeheauheauhae.

Mas, se conseguirem fazer o desempenho ficar bem próximo e com preços menores, teremos uma disputa MUITOOOO interessante para o nata :D

Então, ele não disse, não diretamente, só falou que elas vão atrasar, mas todo mundo sabe o porque. Se bem que, como ele não disse nada, pode ser falta de componente mesmo.

Outra coisa que pode ter acontecido: eles fariam um paper launch e desistiram da ideia, porque mudar algo no chip a esta altura, não dá.

Postado

Se a AMD tá com problema de atender a demanda das 6800 também, isso poderia indicar que algo em comum em ambas está gerando o problema, certo?

Dado que chips do tamanho do 6800 em 40nm são mais do que sabidos pra AMD como fabricar... pareceria que a notícia do componente aquele que tá faltando no distribuidor é que seria uma causa mais provável! ;) Certo?

• Membro VIP
Postado
Se a AMD tá com problema de atender a demanda das 6800 também, isso poderia indicar que algo em comum em ambas está gerando o problema, certo?

Dado que chips do tamanho do 6800 em 40nm são mais do que sabidos pra AMD como fabricar... pareceria que a notícia do componente aquele que tá faltando no distribuidor é que seria uma causa mais provável! ;) Certo?

Nah, é mais provável mesmo que eles esperaram a NVIDIA antecipar sua jogada e agora vão ajustar o Cayman pra ser mais rápido e eles falarem que tem o singlebilauGPU mais rápido do oeste..

Agora, se eles tentarem isso, a 6990 vai ser vendida a peso de platina.. e aí só vai faltar aparecer outra ostra pra falar "Game over NVIDIA". (_(

Postado

mas eles já tem a doublebilauGPU mais rápida do leste, oeste, norte e sul, uuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiii! Eita coisa mais ***! :D

Voltando ao assunto, o que que ainda daria tempo de modificar? No máximo, ajustar-se-íam as especificações de clocks e TDP juntas, que não consigo imaginar que eles não tenham uma tabela gigante pronta, e o driver... porque placa, lógica, componentes e cooler, já tem que tá tudo fechado!!!

• Membro VIP
Postado
mas eles já tem a doublebilauGPU mais rápida do leste, oeste, norte e sul, uuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiii! Eita coisa mais ***! :D

Mas eles não tem a single.. falta este troféu (é, é frescura mesmo)

Voltando ao assunto, o que que ainda daria tempo de modificar? No máximo, ajustar-se-íam as especificações de clocks e TDP juntas, que não consigo imaginar que eles não tenham uma tabela gigante pronta, e o driver... porque placa, lógica, componentes e cooler, já tem que tá tudo fechado!!!

Penso que eles podem tentar uma nova revisão, que antes não estava 100% ajustada, ou eles podem analisar quantos W alguns MHz a mais vão consumir..

Mas ainda fica mais plausível algum problema na produção, porque o que eles estão produzindo hoje é que chegará ao mercado dia 13.

Na pior das hipóteses eles colocaram uns 500 programadores pra trabalhar nos drivers e deixaram uma máquina e café Brasileiro no escritório.

Trancaram todos e disseram: se não conseguirem 15% de desempenho com esses drivers dentro de 20 dias, vamos trazer o Capitão Nascimento munido de saco e vassoura pra cá.

Postado
Trancaram todos e disseram: se não conseguirem 15% de desempenho com esses drivers dentro de 20 dias, vamos trazer o Capitão Nascimento munido de saco e vassoura pra cá.

Alguns vão gostar da ideia auehaeuhaeuaehuaeea

Mas, acho bem plausível a ideia de que tenham jogado um verde para ver o que a Nvidia tinha na manga, viram o estrago que a Nvidia fez, e vão tentar deixar as Cayman correndo de igual para igual.

Mas será um FAILLLL bem grande caso não consigam, digo isso, pois, conforme já foi falado em algum lugar no fórum quando a AMD erra algo ela é execrada pela maioria da imprensa. Por outro lado, se o desempenho não vir igual certamente eles vão ter de compensar isso jogando o preço para baixo, e EU particularmente não ficaria triste se isso acontecesse :P, afinal preço importa e MUITO :D

Postado

seria interessante esse último cenário... a AMD jogando o preço pra baixo na geração 6 baseada na gordura acumulada da geração 5, obrigando a nvidia a baixa o preço da geração 5 apesar de sem gordura da geração 4... :D

Postado

Engraçado, vocês ainda confiam na capacidade da AMD para optmizar Drivers, ainda mais de video?

Driver não faz milagre, essa história de que um Driver mais maduro, libera muitas vezes um desempenho maior, é muito relativo. ( EM MINHA OPINIÃO )

A sim uma melhora, mais falar de 10% ~15% é demais, a Nvidia nessa caso é mais madura, Driver para GeForce traz um bom resultado, pena que não tenha um grafico para mostrar qual é a mais eficiente, mais acredito em MINHA OPINIÃO, que a Nvidia seja MELHOR para optmização de seus drivers de video.

Driver, geralmente optmiza alguma tecnologia não prevista, ou uso de alguma não prevista para uso em um Game.

Não vejo Driver atuais como uma melhora de algo que já foi prevista.

Se é que me entendem.

( EM MINHA OPINIÃO )

• Membro VIP
Postado
Alguns vão gostar da ideia auehaeuhaeuaehuaeea

Mas, acho bem plausível a ideia de que tenham jogado um verde para ver o que a Nvidia tinha na manga, viram o estrago que a Nvidia fez, e vão tentar deixar as Cayman correndo de igual para igual.

Mas será um FAILLLL bem grande caso não consigam, digo isso, pois, conforme já foi falado em algum lugar no fórum quando a AMD erra algo ela é execrada pela maioria da imprensa. Por outro lado, se o desempenho não vir igual certamente eles vão ter de compensar isso jogando o preço para baixo, e EU particularmente não ficaria triste se isso acontecesse :P, afinal preço importa e MUITO :D

Não pensei nisso, boa Telminão !

Sobre ser Fail, se eles jogarem a placa com 10% menos desempenho mas 30% menos preço, quem é que vai ficar melhor ?

E outra, tem a 6990 pra sair..

PuNiShEr;4667200']Engraçado' date=' vocês ainda confiam na capacidade da AMD para optmizar Drivers, ainda mais de video?

Driver não faz milagre, essa história de que um Driver mais maduro, libera muitas vezes um desempenho maior, é muito relativo. ( EM MINHA OPINIÃO )

A sim uma melhora, mais falar de 10% ~15% é demais, a Nvidia nessa caso é mais madura, Driver para GeForce traz um bom resultado, pena que não tenha um grafico para mostrar qual é a mais eficiente, mais acredito em MINHA OPINIÃO, que a Nvidia seja MELHOR para optmização de seus drivers de video.

Driver, geralmente optmiza alguma tecnologia não prevista, ou uso de alguma não prevista para uso em um Game.

Não vejo Driver atuais como uma melhora de algo que já foi prevista.

Se é que me entendem.

( EM MINHA OPINIÃO )[/quote']

Nada é impossível e eu falei apenas como uma suposição.

E sobre ganho de desempenho, drivers de ambas já melhoraram o desempenho das placas. ;)

Postado

some a isso que a AMD geralmente lança seus driver muito mais próximo do máximo de performance que eles vão atingir do que a nvidia... Que basicamente lançar eles em geral "apenas o suficientemente maiores que a concorrência, sempre que possível".

Por isso acho que eles tão pirando mais é com clock e TDP... mas... Isso não leva 3 semanas!

Postado

Sempre que alguém discute sobre eficiência de drivers, vem alguém dizendo que a Nvidia é melhor que a AMD nisso, eu já penso o contrário, acho que uma empresa que não consegue desempenho próximo do total de uma placa nos primeiros drives é deveras incompentente, ou se não é, tá fazendo sacanagem com os usuários ao ficar "segurando" a performance com drivers imaturos propositalmente.

Postado

marquim: no caso específico, ainda mais dado o que já vimos de drivers da referida empresa ficando um tempão sem evoluir e depois dando um salto "no susto": tá de sacanagem com o usuário.

Novamente uma daquelas práticas que levam a fidelização de uma parcela do mercado, e que é visto popularmente como "pensa mais no usuário". ;)

Postado

Sobre ser Fail, se eles jogarem a placa com 10% menos desempenho mas 30% menos preço, quem é que vai ficar melhor ?

Isso sim iria ser o paraíso. E não é impossível, uma vez que a GTX 480 é um pouco mais de 10% mais rápida que a HD5870 e em dolares a 5870 é cerca de 20% mais barata. (dados retirados do newegg sendo gtx 480 $449,00 e 5870 sendo $349,00)

O que eu nao achei legal ao longo dessa serie 5000 é que ja se passou mais de um ano completo e a HD5870 permanece com o preço alto. Na 4000 foi bem diferente. Ela ja custava em torno 600~700 reais a partir de 1 ano que foi lançada.

Sempre que alguém discute sobre eficiência de drivers, vem alguém dizendo que a Nvidia é melhor que a AMD nisso, eu já penso o contrário, acho que uma empresa que não consegue desempenho próximo do total de uma placa nos primeiros drives é deveras incompentente, ou se não é, tá fazendo sacanagem com os usuários ao ficar "segurando" a performance com drivers imaturos propositalmente.

Concordo plenamente com você.

• Membro VIP
Postado
Isso sim iria ser o paraíso. E não é impossível, uma vez que a GTX 480 é um pouco mais de 10% mais rápida que a HD5870 e em dolares a 5870 é cerca de 20% mais barata. (dados retirados do newegg sendo gtx 480 $449,00 e 5870 sendo $349,00)

Em termos né meu caro ? R$ 1500 só na placa de vídeo ainda é f..

O que eu nao achei legal ao longo dessa serie 5000 é que ja se passou mais de um ano completo e a HD5870 permanece com o preço alto. Na 4000 foi bem diferente. Ela ja custava em torno 600~700 reais a partir de 1 ano que foi lançada.

A série 4000 tinha concorrência à altura. Mesma coisa pra Série 8, lembra dos preços da 8800GTS 640 MiB, da 8800GTX e ainda da 8800 Ultra ? Eles baixaram um pouco com a 9800GTX, mas ela caiu de 300 pra 180 dólares de um dia pro outro quando a 4850 falou oi pro mercado.

Concordo plenamente com você.

Eu também.

• Membro VIP
Postado

Vocês acham que o Cayman vai competir com a GTX 580? Se a Cayman tiver o mesmo desempenho que a GTX 580 não vai sobrar ninguém pro Antilles dar porrad... cof cof, competir. Em termos de mercado, é a mesma coisa que fazer uma placa de ouro com pérolas negras cravejadas: Mais forte e sem concorrente.

Para mim não faz diferença, não vou comprar um trem tão cedo. Mas analisando o cenário, acho mais provável que continue como estão as HD5K hoje, com a GTX 580 entre as duas high-end da AMD(GTX 580 mais fraca que o Antilles, mais forte que Cayman).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...