Ir ao conteúdo

PCBs de 2 layers

Sink00

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de saber se o unico modo de inteligar os dois lados de uma PCI de dois layers seria com furos metalizados? Caso eu deixe como cobre dos dois lados e passe um fico de aluminio e solde dos dois lados funciona bem? Bom qualquer dica para montar uma placa com duas faces e bem vinda vlew!!

Abs

Postado

Quando eu faço placas de duas faces, configuro o programa que gera o layout da placa para não permitir vias.

Quando não tem como ficar sem elas, eu soldo os dois lados com um pedaço de terminal de componente (resistor, capacitor, etc...) que é cortado após soldá-lo.

Eu tenho um saquinho cheio destes pedaços de terminais.

Postado

Boa noite,

Eu faço a mesma coisa que o Mulder_Fox, e sempre funcionou perfeitamente.

Eu acho que o mais complicado é acertar os furos dos dois lados, quando se faz uma placa de duas faces de modo caseiro. :D

Bom é isso.

Postado

Alguma dica para alinhar os dois lados? Caso nao sejam usadas vias a ideia seria itilizar o furo por exmplo de um resistor com cobre dos dois lados?

• Membro VIP
Postado

Se for confeccionar por transferência térmica, faça primeiro um lado. proteja o lado 2 e corroa o lado 1 normalmente.

Depois faça uns 2 ou mais furos perto das bordas, furos estes que também terão ilhas em comuns do lado 2. Limpe a placa e alinhe a papel da transferência pelos furos que fez. Faça a transferência... Proteja o lado já corroído e corroa o lado 2.

• Membro VIP
Postado

Qualquer tinta que não saia no percloreto.. não pode ser a base de água...pode até ser um verniz ou esmalte sintético com pincel ou spray.

Ficará fácil de remover depois com thiner. É claro que não preciso dizer (já dizendo) que só passe o verniz depois de transferir o toner do outro lado... né....

Postado

Ok então so conferindo seria algo como:

Lado 1 e 2

1 - transfere lado 1

2 - enverniza lado 2

3 - corroe lado 1

4 - limpa o verniz do lado 2

5 - fura 2 ou 3 vias

6 - alinha e transfere o lado 2

7 - enverniza o lado 1

8 - corroe o lado 2

9 - Tira o verniz do lado 1

correto?

Caso sim alguma dica de nome de verniz que funcione?

O thiner nao donifca o cobre de alguma forma?

Obrigado

Postado

Ao invés do thinner, recomendo usar acetona, destas que as mulheres usam para limpar o esmalte das unhas.

O thinner é muito forte, resseca e provocas rachaduras na pele.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!