Ir ao conteúdo

Problema "Falta NTLDR" ou "NTLDR Compactado"

Eamello

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Pelos tópicos nesse fórum, assim como outros voltados para TI, é muito comum encontrar esse tipo de dúvidas, e apesar de haver diversas dicas, muitas vezes a informação fica confusa ou acaba causando outros problemas.

Passei recentemente pela situação de encontrar um um micro onde ao iniciar o micro havia a mensagem de erro "Falta NTLDR Aperte CTRL+ALT+DEL para Reiniciar", e isso impedia o micro de arrancar carregando o sistema operacional na memória, porque isso pode ocorrer?

Existem vários motivos, uma desinstação de algum programa, uma queda de energia na hora que o sistema estava sendo carregado ou até mesmo por vírus.

O que esta acontecendo é que o arquivo que é responsável por checar o sistema não esta sendo encontrado.

Pesquisando pela internet para encontrar a melhor solução, em diversos sites, tanto em inglês como em português, algumas dicas podem piorar um pouco o problema.

Eu já tive esse tipo de problema em outras máquina e consegui recuperar apenas usando CD's de recuperação ou de analise do sistema como o Winternals, mas nesse erro, algumas vezes o Winternals não detecta o erro.

Uma das soluções mais propostas pela internet é você simplesmente copiar o arquivo de um CD de instalação do Windows XP, nesse caso, você copia o arquivo que esta corrompido ou faltando e teoricamente o Windows XP deve ser carregado novamente.

Em alguns casos isso basta, mas pode acabar gerando um outro problema e começar a gerar um novo erro "NTLDR Compactado Aperte CTRL+ALT+DEL para Reiniciar", percebam que agora apesar do arquivo ser o mesmo, o problema agora é outro, isso significa que o arquivo esta compactado, e isso pode ocorrer por se copiar o arquivo do CD que esta de certa forma compactado e colocar direto diretório C:/ o interessante que não é uma regra e pode funcionar em alguns casos e outros não, mas o erro é comum quando é utilizada a opção de compactação do windows para se ganhar espaço, uma ação que eu não recomendo justamente por esse tipo de problemas na hora de fazer um reparo de emergência.

Bem irei então citar as principais formas de resolver esses tipos de problemas, primeira opção é copiar o arquivo do CD, isso pode ser feito da seguinte forma:

1.Insira o CD do Windows XP Professional na unidade de CD e reinicie o Computador.

(Se necessário, você deverá alterar a ordem de BOOT do sistema para que ele inicie pelo CD e quando for solicitado na tela, aperta uma tecla para iniciar a execução do CD.)

Na tela de Boas Vindas da Instalção irá aparecer uma opção para apertar R e usar o console de recuperação do Microsoft Windows.

2.Pressione R para reparar a instalação do Windows XP usando o Console de recuperação.

3.Digite o número adequado para a instalação do WINDOWS. Por exemplo, provavelmente a instalação do WINDOWS poderá ser listada como 1: C:\WINDOWS e não como 1: D:\WINDOWS .

4.Caso seja solicitada, digite a senha de Administrador e pressione Enter . Se não houver uma senha, simplesmente pressione Enter . Esta não é a senha de usuário que você utiliza para acessar o Windows e sim a senha inserida na instalação do Windows.

5.No prompt, como você selecionou a instalação do WINDOWS de acordo com a Etapa 4 irá aparecer apenas C:\WINDOWS, digite:

Copy X:\I386\ntldr C:\I386\

Copy X:\I386\ntdetect.com C:\I386\

(Lembrando que X: é a únidade de CD onde se encontra o CD de instalação)

Em alguns casos você pode simplesmente copiar direto para o diretório C:, mas podem não funcionar também.

Feito isso digite Enter e veja se resolveu o problema, caso agora comece a dar a mensagem de NTLDR Compactado, não se desespere, vamos para o próximo passo:

1.Insira o CD do Windows XP Professional na unidade de CD e reinicie o Computador.

(Se necessário, você deverá alterar a ordem de BOOT do sistema para que ele inicie pelo CD e quando for solicitado na tela, aperta uma tecla para iniciar a execução do CD.)

Na tela de Boas Vindas da Instalção irá aparecer uma opção para apertar R e usar o console de recuperação do Microsoft Windows.

2.Pressione R para reparar a instalação do Windows XP usando o Console de recuperação.

3.Digite o número adequado para a instalação do WINDOWS. Por exemplo, provavelmente a instalação do WINDOWS poderá ser listada como 1: C:\WINDOWS e não como 1: D:\WINDOWS .

4.Caso seja solicitada, digite a senha de Administrador e pressione Enter . Se não houver uma senha, simplesmente pressione Enter . Esta não é a senha de usuário que você utiliza para acessar o Windows e sim a senha inserida na instalação do Windows.

5.No prompt, como você selecionou a instalação do WINDOWS de acordo com a Etapa 4 irá aparecer apenas C:\WINDOWS, não adiante tentar usar o comando cd.. ou C: para ir para C:\, você deverá digitar:

CD C:\

6. No prompt, digite:

attrib -c ntldr

e pressione Enter . (Esse comando apenas funciona se estiver direto em C:\)

7. No prompt, digite: exit

Pressione a tecla Enter e remova imediatamente os discos ou disquetes do Desktop para que ele possa se reinicializar.

A partir desse ponto o problema deve ter sido solucionado e o Windows deve subir normalmente, mas pode haver um erro no BOOT.INI também, se houve ele pode dar um erro acusando assim:

Arquivo BOOT.INI inválido

iniciando de C:/Windows/

No entanto o Windows irá carregar normalmente, sempre dando esse erro na hora de carregar, para resolver é bem simples:

1. Abra o Explorer;

2. Entre na pasta do Windows, dentro haverá o diretório (pasta) PSS;

3. dentro desse diretório deverá ter um arquivo BOOT.INI.Backup;

4. Copie esse arquivo para o C:\

5. Renomeie o arquivo retirando o "backup" dele e deixando apenas BOOT.INI;

6. Reinicie o micro e teste.

O problema deverá ter sido resolvido, você deve copiar e não mover, por que caso tenha problemas no futuro, não poderá mais contar com esse recurso, terá então que escrever o comando no bloco de notas, ou seguir o procedimento no link abaixo para corrigir:

http://support.microsoft.com/kb/330184

Reforçando, basta apenas ir em C:\Windows\pss copiar o arquivo Boot.ini.backup

Copie e cole em C:\ e renomeie o arquivo colado em C:\, retirando o backup e deixando apenas BOOT.INI

Caso você prefira, você pode criar também o arquivo BOOT.INI

Basta abrir o bloco de notas e escrever o seguinte comando:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

Terminado, salve o arquivo como BOOT.INI, direto no C:\

Espero que isso ajude a todos

• 5 semanas depois...
Postado

Olá, tenho um notebook acer 3GB RAM/250HD formatei particionando a memória em 3 partes, em uma das partes coloquei o linux (ubuntu), depois na partição C e D instalei o windows xp. Porém quando eu seleciono a opção para entrar no windows, aparece a mensagem "Falta NTLDR Aperte CTRL+ALT+DEL para Reiniciar". Seguindo os mesmos passos acima, copiei para a raiz (no meu caso D:\) os arquivos ntldr e ntdetect.com, mas ele continua dando o mesmo erro...o que posso fazer? qquer ajuda será bem vinda!!

• 2 semanas depois...
Postado

O erro mencionado continua como falta NTLDR ou NTLDR Compactado?

Outra coisa que como existem o Grub para redirecionar as partições, o sistema primeiro acessa o Grub para depois acessar o sistema operacional, sendo assim você deverá copiar o arquivo não para C: direto mas para unidade onde o windows foi instalado.

• mês depois...
Postado

Não usei ainda o Windows 7 e não creio que esses comandos funcionem nele da mesma forma, inclusive como mencionado no titulo, isso se aplica ao Windows XP, nem mesmo se poderia usar a risca para o Windows 2000 que possui uma estrutura bastante similar, apesar da diferença nos nomes de alguns arquivos e diretorios.

Não recomendo usar este método para o Windows 7

Abraços

Postado

No notebook da minha amiga teve um problema desses, achei que era algum erro do windows mesmo, mas tinha um problema: O leitor de cd não funcionava

E ainda era um notebook antigo, pentium 4 e tal... não tinha leitora externa e não dava boot pela USB

O jeito foi comprar um adaptador de HD de notebook pra PC e ligar no meu pc.

tive que formatar o hd e coloquei o windows XP, mas continuava não funcionando no notebook, devido aqueles drivers e tal, fiz até aquela marotagem de tirar os drivers e ligar direto no outro pc, numa opção do windows mesmo, mas não deu certo!

Meu pai teve a brilhante ideia de instalar o windows 98!!!

instalei pelo meu pc e instalei o HD no notebook, funcionou normal, coloquei o hd de volta no meu pc e copiei uma imagem do windows XP pro hd, coloquei de volta no notebook

Ai foi só ligar o instalador e instalar o xp por cima do 98 e funcionou!

deu muito trabalho, fiquei uns 3 dias me matando até meu pai falar do 98, depois foi facinho

fica ai uma dica pra quem tem um problema parecido...

• 2 semanas depois...
Postado

Um dica interessante de fato, as como você mencionou que instalou o XP por cima do 98, isso nunca é uma boa opção, o ideal é sempre instalar do zero, aparentemente você pode ter tido problemas por que estava talvez tentando instalar sem antes fazer a correção do sistema de arquivos, mas apenas para você ter uma ideia, se você instalou por cima do 98 em forma de atualização, seu xp esta usando FAT32 e não NTFS, eu recomendo que use o NTFS por ser um sistema mais rápido e prático, o FAT32 não é mais utilizado na criação de programas, outra coisa que o sistema possui uma maior suceptiblidade a travamentos dessa forma por usar arquivos diversos.

Agora se você instalou como um sistema a parte, mantendo o xp e 98 separados, as coisas mudam totalmente de figura. ;)

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Caro Eamello

Parabéns pelo seu tutorial :)

Mas quero discutir isso:

5.No prompt, como você selecionou a instalação do WINDOWS de acordo com a Etapa 4 irá aparecer apenas C:\WINDOWS, digite:

Copy X:\I386\ntldr C:\I386\

Copy X:\I386\ntdetect.com C:\I386\

(Lembrando que X: é a únidade de CD onde se encontra o CD de instalação)

Bom o que é NTLDR? É um programa o qual é carregado a partir de determinado setores de boot do HD que exibe um menu ao iniciar para o usuário escolher o SO nos Windows NT/2000/XP. Nas seguintes versões (Vista, Seven) foi substituído pelo bootmgr.

Antes havia um problema porque as pessoas esqueciam o disquete, não bootável, dentro do drive e aí o SO não iniciava. Agora tem que ser lido o arquivo boot.ini, que fica na que na raiz, e aonde temos também os dois aquivos: ntldr e o ntdetect. Sendo assim as suas instruções acima devem ficar assim:

copy X:\i386\ntldr c:\

copy X:\i386\ntdetect.com c:\

Bom aqui vai a documentação da MS :http://support.microsoft.com/kb/318728

Não concorda?

Abraços :D

• 2 meses depois...
Postado

Obrigado pelo complemento Diego_Moicano, como eu mencionei acima, montei esse tutorial voltado para o Win XP mas todo complemento que puder melhorar ele é muito bem vindo, nosso objetivo é colaborar com todos para resolvermos juntos o maior numeros de problemas :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!